Impressora 3D RepRap Prusa

@Filipe campos o teu setup do eixo Z, e a estrutura da máquina, é de outra "guerra". Pela imagem não consigo ver se o eixo trapeizodal foi maquinado de forma a estar totalmente apoiado no conjunto rolamento/suporte.

Quanto à velocidade e para não me estar a enganar a mim e a vocês resolvi fazer um teste com duas peças, o cubo bádico e o famoso 3DBenchy. No slicer todas as velocidades foram postas a 160 mm/s, com excepção dos fundos e topos que foram a metade da velocidade.

Imagem do 3DBenchy acabado de ser impresso, o tempo marca 1:01 horas.

teste_1.jpg


O resultado das impressões.

teste_2.jpg


O 3DBenchy imprimiu bem com excepção da proa que em duas ocasiões o PLA não secou suficientemente rápido. A qualidade? Bem, foi impresso a 160 mm/s.

O cubo, atendendo à velocidade, eu diria que está perfeito.

Eu não tinha a noção exacta a que velocidade estava imprimir porque o meu método é ter um perfil generalista para cada filamento/qualidade de impressão (0.1, 0.2 e 0.3) e depois, quando a máquina começa a imprimir decido, em função da peça, dar mais – ou menos – velocidade. A imprimir PLA várias vezes pus a máquina com velocidades de 160, 200 e até 240%.
 
@JPulido continuo a não acreditar que está a imprimir realmente a 160mm/s e teres este resultado. Mesmo imaginando que tens um E3D v6 all metal ele só deveria permitir imprimir ate uns 120mm/s, acima disso deverias aparecer falhas de filamento na impressão. Na imagens que tens não vejo nenhuma falha de filamento aparente... qual o hotend que tens instalado?

Mas também tens de ver que há muitas coisas que podem te fazer pensar que estas a imprimir a velocidade altas e não está na realidade... Por exemplo depende dos valores da aceleração, jerk e velocidade maximas que tens configuradas no firmware. Se tiveres valores baixo de aceleração ele nunca chega aos 160 em trajectos pequenos.

Por exemplo encontrei este video no youtube onde foi imprimido a 100mm/s o benchy e demorou 37min

se fizeres um regra de relação simples, para teres imprimido numa hora deverias estar a imprimir a uns 50/60 mm/s.

Mas já que foi falado em concursos e que tal o pessoal postar videos/imagens do benchy a velocidade altas e respectivos tempos? Acho que não vale a pena definir velocidade, porque dependem de demasiado factores para ser objectivo. O melhor é por uma imagem da impressão e tempo que demorou. Quem tiver camera que ponha video.

O benchy tem de ter: 0.25 resolução, 15% infill, wall de 2 camadas, 3 camadas em baixo e 3 camadas em cima, usa cor escura (preta de preferiencia).
 
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@Filipe campos as tuas perguntas são pertinentes e só te sei, se sei, responder a algumas delas.
Em princípio o firmware não tem limites, ou eu ainda não os atingi, a verdade é que sempre que subo a percentagem da velocidade a máquina imprime mais rápido.
O Hotend é o da BQ teóricamente alimenta filamento a 0.2 mm por camada a velocidade até 160mm/s, a acreditar no que li.
Eu sei que a máquina não está sempre a 160 pelas razões que apresentas e isso ainda é mais válido em peças pequenas.
Tentei ver na internet tempos de impressão do 3DBenchy e não encontrei. Apenas me lembro de ter impresso este modelo com o meu perfil standard e ter demorado mais do que 2 horas.
A verdade é que coloquei no slicer, Cura 2.5, todas as velocidades a 160. O tempo que ele dá é de 40 minutos, demorou 1:01 horas.

A impressão foi feita a 0.2mm, 3 camadas e 3 paredes.

Seja como for, estou muito contente com a minha máquina.
 
Imprimi o benchy com todas as velocidades postas no cura a 120mm/s, camada inicial a 50mm/s, 15% infill, 3 camadas, 3 paredes, 0,2mm definição, fan sempre a 100%.

Tempo total de impressão foi de 47min, mas tenho a certeza que a impressora não chegou quase nunca aos 120mm/s devido as curtas distancias. Tenho acelerações a 1500 e jerk a 20. Para obter mais velocidade teria de aumentar as acelerações e jerk para valores mais altos.

Como era de esperar a impressão saiu com bastantes problemas de extrusão inconsistente, falta de arrefecimento e da para notar algumas ondulações devido as mudanças brusca de direcção.

SH052ZB.jpg

76MF5uY.jpg

XSD5PGM.jpg

nj32VhB.jpg



@JPulido continuo a afirmar que não esta a imprimir a 160mm/s e provavelmente nem chegaste aos 100mm/s.

Mas também imprimir a estas velocidades e sair impressões cheias de problemas é estúpido. Eu com uma corexy não consigo bons resultados a mais de 120mm/s quanto mais uma prusa... Acho que obter bons resultados a mais de 100mm/s só mesmo com uma impressora delta.
 
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@Filipe campos, esta comparação é muito simples, se a tua impressão demorou 47 minutos isto só quer dizer que a tua máquina imprimiu mais rápido. Ponto.
Estive a ver os parâmetros de acelaration e jerk que agora referiste e eu tenho 3000 e 20. Já percebemos que a dimensão do objecto não permite que a máquina chegue à velocidade máxima colocada no slicer.
Eu quando disse a velocidade a que imprimia era com referência ao que é colocado no software, não tenho forma de medir a velocidade de outra maneira.
Eu prezo que as minhas peças tenham boa qualidade, embora muitas vezes tenha também que olhar ao tempo de impressão e esticar um bocado a corda.
Todas as peças que apresentei no Show Off têm qualidade, penso eu, tendo em conta que não são peças para vitrine mas sim peças de trabalho.
O 3DBency não é uma peça inocente em relação à dificuldade que coloca às impressoras. Estou convencido, e é o que a prática me tem mostrado, que muitas das peças que faço saem com boa qualidade impressas à velocidade com que imprimi o barquinho.
Guarda o teu 3DBenchy, eu vou guardar o meu, talvez um dia os possamos comparar.
Resumindo: nunca mais vou referir a velocidade de impressão, seja ela qual for.
 
@JPulido nunca pus em causa a qualidade de impressão da tua impressora. Já tive a ver as imagens no show off do teu carro RC e está muito bom.
Toda essa discução foi só para te demostrar que embora tinhas 160 mm/s no slider não quer dizer que a impressora vai imprimir de facto a essa velocidade. Velocidade só faz sentido até um certo ponto, não sei ao certo qual, depende muito da impressão que estas a fazer e outros valores relacionado com acelerações e velocidade de mudanças de direção. Podes fazer um simples teste e pores um valor absurdo tipo 500mm/s e vai ver que vai continuar a demorar o mesmo tempo a imprimir o benchy.
 
@JPulido não é intensão querermos criticar ou desmentir o que informas, não é esse o nosso espirito.
Até foi bom este debate, não só para clarificar alguns aspetos como também para demonstrar que devemos perder tempo a tentar perceber onde otimizar quer o slicer quer o firmware.

A minha intensão e do @Filipe campos é alertar e elucidar de que por vezes devemos ter em consideração as velocidades que temos no firmware.

Existem muitos mais parâmetros, alem das velocidades é importante saber também as temperaturas que devemos usar, bem como o retract. E é neste ultimo aspeto que partilho algumas infos.

Como alguns sabem, passei a utilizar à uns meses o firmware repetier na itopie. Não deixando de parte o marlin (uso na hephestos) posso salientar alguns aspetos que a meu ver são bastante uteis.

O firmware repetier grava todas as informações na eeprom (o marlin tb, desde que se ative a função no firmware), sendo que uma delas é bastante útil para quem use extrusor bowden, que é o comando G10 e G11.
Para quem usa bowden sabe bem que é sempre difícil encontrar o melhor valor de retract.... eu perco imenso tempo (perdia)em afinações.

Este comando é responsável pelo rectract e un-retract. Através do octoprint, existe um plugin para ler e gravar na eeprom do repetier (tb existe para marlin) e podemos alterar em plena impressão este e os restantes parâmetros gravados na eeprom. Também permite alterar as velocidades do extrusor.

Para calibrar o retract é o ideal, podemos "testar" vários valores em plena impressão ate encontrar-mos o ou "os" indicados.

Por exemplo, para peças com deslocações curtas uso um valor (pequeno) e com maiores deslocações uso outro valor (maior).

O que é certo é que passei a conseguir peças com as qualidades que pretendo, além de que posso "manipular" o firmware à medida das minhas necessidades.

Apenas alerto que o único slicer que realmente permite utilizar o retract dado pelo firmware e utilizar as potencialidades todas é o SLIC3R.

Mas claro, é preciso perder tempo..... e como alguém me disse no fim de semana passado "Tu andas sempre em calibrações e não imprimes nada!" e tem razão....... agora chegou a altura de começar a imprimir a serio! Já chega de calibrações (desde 15 de Dezembro!)....
O que retiro de positivo foi muitos conhecimentos de firmware e slicer......

Fica a dica.
 
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@Filipe campos e @jbaiao, pacífico. Antes de me inscrever neste fórum tive oportunidade de ver algumas das 206 páginas e perceber a forma com as coisas são tratadas aqui. Se não achasse que o espírito vivido nesta páginas fosse positivo não me estariam a ver por aqui.
Criticas, opiniões e contraditório se os não usármos pouco aprenderemos.
 
@JPulido, @Filipe campos ,@jbaiao , que pena ontem nao ter tido tempo para me juntar a conversa!
Contudo adorei lêr! Acho que é assim que se aprende , com saudavel troca de experiencias, como foi o caso.

Até acho perfeitamente natural o JPulido ter ficado com esta percepção quanto as velocidades... com uma zum fechada, não haveria razao de andar a aprofundar estes aspectos.
Se tivesse uma print programada 80mm/s velocidade padrao , e aumentasse a velocidade em 100% , tambem acharia que estava a 160mm.
Para quem arrancou na area à 3 meses, acho incrível o nivel e qualidade de produção e mais uma vez os meus parabens ! Alem de que explorou outras areas que eu, em ano e meio ainda nao toquei, nomeadamente o design 3d ( adoro o show off hehe)

Eu proprio, quando programo para, por exemplo 60mm/s , demorei algum tempo para perceber que ao programar outros percentuais de velocidade para shell exterior, inner shels, infill, etc, acabo por ter uma velocidade media bem inferior a isto.
Exemplo, imprimo a shell exterior para 40% da velocidade padrao, ou seja , numa print a 60mm/s , nem a 30 chega...

Por outro lado quero elogiar o Filipe pelo esforço, em, de forma suportada pela experiencia, com direito a video e tudo, ter contribuido para o esclarecimento de todos os que leem este topico. é que estas coisas dão trabalho hehehe!

estava a par desta limitação no que diz respeito as velocidades atingiveis... e era com isto que queria contribuir, mas o filipe adiantou-se....
estamos limitados pela rapidez com que os blocos conseguem derreter o plastico e nao pela rigidez e estabilidade das frames. A volcano , permite ir um pouco mais além , porque, simplificando, aumentaram a area de aquecimento por onde o filamento passa, mas quem é que quer prototipar com nozzles de 0,8 ou mais? O que se ganha em rapidez perde-se em definição.


@JPulido, não fiques picado com a troca de ideias, percebo que te possas ter sentido assim, mas garanto- te, do que conheço da malta , é mesmo no espirito da partilha de conhecimento e experiencias ! ;)

Alguém sabe onde posso comprar rolos vazios em Lisboa?

Se quiseres dar um pulinho à terra do passos coelho, tenho todo o gosto em oferecer-te! qts precisas? ( lembrei-me que es dos lados do cristo rei. Se preferires tambem nao me custa nada , durante a semana, ao fim da tarde, parar um pouco na rot. do centro sul, por exemplo, para te dar isto. É só combinar. Abc)

Edit: por vezes vou fazendo as mensagens às mijinhas, entre um cliente e outro.... neste caso, escrevi esta, de "apaziguamento" e nao notei que o Jpulido ja tinha respondido! E que tudo ja estava apaziguado também, e ainda bem!

Edit 2 :
"Tu andas sempre em calibrações e não imprimes nada!"

Mas quem foi o malandro que disse isso? ( hehehe ) não posso negar que as calibrações valeram a pena, do que ja vi :)
 
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Partilhar convosco uma descoberta de há umas semanas de uma opção do Cura, penso que a partir da versão 2.3, que se chama Fuzzy Skin e está no separador Experimental. A função tem 3 parâmetros e o que faz é modificar a última camada das paredes.

A fotografia tem amostras de 2 x 1 cm com duas versões de parâmetros sendo que as linhas foram impressas a 0.1, 0.2 e 0.3.

Se experimentarem apertem bem os parafusos da máquina ...

fuzzy_skin_0.jpg


Usei esta função no banco e na figura e gosto do resultado que, pelo menos, é diferente das tradicionais linhas.
A figura está impressa a 0.2 e o banco a 0.3. O conjunto tem 9,5 cm de altura.

fuzzy_skin_1.jpg


fuzzy_skin_2.jpg
 
Hoje encontrei um serviço de reparação automática de STLs. É o "sucessor" do netfabb cloud. Infelizmente exporta apenas para 3mf e tem de ser convertido para stl (meshmixer), mas sempre é uma opção:
https://tools3d.azurewebsites.net/

Também existe o Makeprintable. Não é gratuito, mas parece-me que podemos reparar 10 modelos/mês gratuitamente:
https://makeprintable.com
O upload é lento, lento, lento, tal como a reparação. Após darem a ordem de reparação podem fechar o browser e voltar depois para consultar o resultado.

Quem tem o Windows 10 também pode usar o 3D Builder para converter para STL, ou mesmo para repar, tal como o Meshmixer e o Netfabb (basic).

O Cura supostamente pode ler 3mf, mas eu só estou a usar o Slic3r.

Se conhecerem mais reparadores online, digam.
 
ontem estive de volta do sensor para fazer o update da minha itopie para autoleveling, antes de montar e configurar no marlin estive a fazer testes, e consegui ter resultados com 5v (retirados da ramps) pin vcc, e ligando o pino de controlo (preto) ao endstop dos Z. Com o gcode para saber qual é o estado do endstop consigo ter o trigged quando aproximo o sensor de algum metal e ele acende o led, e open quando está longe de algum metal. Ou seja o mesmo comportamento do endstop mecanico.

Li pela net que havia a possibildade de alguns sensores pnp trabalharem com 5v apesar de no sensor estar descrito que opera entre 6-36v, isto terá alguma diferença na leitura? ou seja por estar ligado a 5v infuencia algum parametro da leitura?
 
Alguém já experimentou o PETG da reprap? Estou com dificuldades em acertar a primeira camada e fazer com que o filamento funda bem.

Edit: a caixa tinha os valores errados. Indicava 195-230, 45-60. Isto pareceu-me muito baixo, mas quis experimentar com o que vinha na caixa. Vi agora no site para imprimir a 230. E segundo a reprap, a mesa deve estar a 80. Logo volto a experimentar.

Ontem experimentei pela primeira vez este PETG e adorei! A cor, o acabamento, a facilidade de uso.
Seguindo a regra de que imprime como o pla , mas com uma temperatura mais alta, assim fiz.
criei um novo perfil, mas com as definicoes de pla que uso. mantive a cama a 65 ( com laca ) , 230 1ª layer, 225 nas restantes. fan a 60% a partir da 3ª layer.

Só medi o calibre do filamento e ajustei, e revi que não tinha o retract a mais de 30mm /s de velocidade ( estava nos 30 certinhos).

A foto esta um pouco escurecida, esta côr , à luz é fantastica!

RWXKvUA.jpg


LW1fm6o.jpg


@devil_ , essa questão dos 5v tem que se lhe diga... ja varias vezes debatida, mas eu nao tenho ainda um concenso sobre isso.
vou deixar a malta da electronica aprofundar se quiserem, que eu nao me entendo muito com estes aspectos, mas vou dizer-te que à partida tens toda a razão na tua preocupação, mas vou so dizer que alguns sensores funcionam bem dessa forma.

Eu pessoalmente tenho um capacitivo ligado assim numa ramps com diodo, e que funciona bem! Pena ser tao sensivel a temperatura, mas isso resolve-se.
Os meus indutivos "colaram" todos (uns 3 pelo menos). Nem as experiencias do thomas bateram certo com a minha experiencia porque ele nao conseguiu ligar nenhum a 5v ( mas pode ter a ver com a placa arduino dele, dado que nao testou com ramps).

Pelo caminho, acho que ainda existe uma lotaria enorme quanto a qualidade dos sensores chineses. A dada altura cheguei a comprar tudo de sellers diferentes, para despistar este aspecto.
se este inductivo vier a falhar, avanço para o bltouch...
 
Deve ter comprado na reprap.pt. Podem enviar por correio ou vais lá buscar ao CC do Cacém.
Eu também já atinei com o PETG deles. A 235 funciona muito bem, tendo algum stringing. Mas o resultado é muito bonito.
A cama (com PEI) meti a 90 e agarra muito bem. Talvez bem demais, mas com um pouco de brim e fica fácil de levantar.
 
@yougurt por acaso já ando um tempão para experimentar isso, onde compraste o rolo de PETG?

Deve ter comprado na reprap.pt. Podem enviar por correio ou vais lá buscar ao CC do Cacém.
Eu também já atinei com o PETG deles. A 235 funciona muito bem, tendo algum stringing. Mas o resultado é muito bonito.
A cama (com PEI) meti a 90 e agarra muito bem. Talvez bem demais, mas com um pouco de brim e fica fácil de levantar.

Sim na reprap.pt eles vendem, têm muitas cores embora as amostras, não tenham de todas as cores.

Por acaso hoje fui lá comprar uma amostra para um amigo meu fazer uns testes na impressão do extruder para a minha Itopie

Já agora, se quiserem saber os preços:
  • Amostras (50 gr) 5€
  • Rolo (1Kg) 25€
Cores disponíveis:
  • Preto Fumado
  • Laranja Fluorescente
  • Amarelo Fluorescente
  • Amarelo Transparente
  • Verde Transparente
  • Vermelho Transparente
  • Azul transparente
  • Verde Puro Ral 6018
  • Vermelho RAL 3020
  • Azul Claro RAL 5015
  • Preto
  • Branco
  • Natural

Lrmul1.png
 
Última edição:
@yougurt pois eu pelos vistos tive sorte o meu ficou a funcionar bem com os 5v com a cama de aluminio e com o vidro vou tentar montar isso durante o fds e perceber se realmente faz o autoleving como devia fazer, estava a pensar que tinha de fazer o pulldown com resistencias mas foi mais facil que isso, eu penso que os sensores npn é que deve ser mais complicado fincionar com os 5v, os PNP já tive viste um video de um gajo que tb os conseguia meter a 5v.

@cabul vou ter de usar esse filamento para imprmir o suporte do hotend, ainda bem que o yougurt já testou vou usar as mesmas temperaturas que ele usou e ver como sai.
 
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