Impressora 3D RepRap Prusa

Olá, @CnD , bem vindo "long time lurker" hehehe !

Ora bem, hipotese mais rápida , comprar o rods and screws set da BQ, se for este o modelo que pretendes construir. Encontras em PT! ( o unico senão é que nunca consegui descobrir a dureza dos varoes lisos deles ( também nunca mandei email a perguntar ))

Hipotese 2 : pelo preço do set acima, e já fica para outros projectos, comprar uma rebarbadora low cost e um disco para inox. ( ficou-me ambos por 16€ numa das megastores da area ) . Na altura comprei tb um suporte para a rebarbadora no lidl por 15€ mas não é fundamental se tiveres, por exemplo um torno para agarrar o varao. ( embrulha em qq coisa para nao danificar com o aperto. Os roscados sao mais faceis, porque agarras com as porcas.)
Para o acabamento na zona do corte, uma lima grossa (não tenho melhor nome ) à là pata serve!

Lojas com varao (sempre sem corte e em varoes de 3 metros), so conheço na area de Lx. Uma na area do cacem e outra na baixa da banheira com inox aisi 304, cerca de 8 euros os 3 m, e depois em palmela outro local com barras de aço-prata ( ou cromo - vanadio ) , mais "duras", a 15€ e qq coisa + Iva a barra, que neste material são de 2 metros.

DO que leio, este ultimo será o ideal, pela dureza, mas dado que a maioria dos projectos por aqui apontam para o low cost ( mas numa perspectiva custo beneficio ) o aisi 304 encontra-se com mais facilidade a um preço melhor.
A minha hephestos tem kit rod da bq e nao acusa nenhum desgaste com rolamentos china. Na voron cortei varoes aisi 304 e só quando a tiver a funcionar é que poderei dar um feedback mais concreto..

No norte, alguem te terá de aconselhar. O mapa da RepRap não tem nada para esses lados.
Votos de boa build!

Edit: faltou só dizer que também é possivel serrar o varão à mão, (nunca o fiz ) mas acho que pelo baixo custo da rebarbadora, rapidez e qualidade do acabamento do corte, é uma hipotese a considerar. no fim uso a lixa da dremmel marca branca para chanfrar ( é este o nome correcto ? ) as bordas do varao.
Atenção só à segurança: sempre algum tipo de protecção para os olhos, e nem que seja as luvas do barbacue lá de casa.

Edit2 : acrescentei e corrigi algumas coisas.
 
Última edição:
para rodds e afins eu mando vir o material daqui:
https://www.dold-mechatronik.de

A loja é mais cara que no ebay mas o material é muito superior, tens a garanitia que não vais ter folgas e ruidos parasitas. Todo o material é enviado por correio muito bem protegidos. Já mendei vir por exemplo rodds de 16mm desta loja e vieram numa caixa em madeira.
 
para rodds e afins eu mando vir o material daqui:
https://www.dold-mechatronik.de

A loja é mais cara que no ebay mas o material é muito superior, tens a garantia que não vais ter folgas e ruídos parasitas. Todo o material é enviado por correio muito bem protegidos. Já mandei vir por exemplo rodds de 16mm desta loja e vieram numa caixa em madeira.

Imensas siderurgias em Portugal vendem varão liso calibrado, acho completamente desnecessário para um hobbie destes onde se tenta ter boa qualidade sem sermos assaltados, mandar vir varão de fora, esta é só a minha opinião, mas quem quiser mesmo, para mim nada como procurar fotocopiadoras na sucata e recuperar os varões lisos. Antes de nos preocuparmos com os varões, mais importante é os rolamentos de lineares, esses sim muitas vezes os LM8UU vêm cheiinhos de folgas.
 
Enviei um email para o Correia Parafusos e responderam agora mesmo (bem rápidos).
Varão roscado de 8mm custa 2€+IVA o metro. Como quero um varão para fazer um rock tumbler, nem quero saber se é preciso ou não, pelo preço é muito inferior a qualquer loja online.

O Rock Tumbler que estou a fazer:
http://www.thingiverse.com/thing:935252
 
O roscado de 8mm para esse tipo de projectos em que o varao serve para fixação, habitualmente trago do áqui ou leeroy.... abaixo desse medida costumam estar empenados por causa da forma como sao colocados em exposição e de tantas maozinhas que lhes sao postas em cima, mas os de 8mm costumam estar direitinhos.
Este fim de semana instalei o frame stiffener com varao vindo deste local

Edit:
Ficou assim. Foi só seguir o post do @jbaiao,
[Projecto] Impressora 3D RepRap Prusa

SANJsai.jpg


estou a gostar do resultado... aumentei já um pouco a velocidade padrao que habitualmente uso sem impacto na qualidade da impressão:

nfbr4Qt.jpg


De realçar também que as melhorias que o @JPulido me ajudou a fazer na peça de ventilação que uso muito ajudam! Tks! A restante metade fica para o show off!
 
Última edição:
Enviei um email para o Correia Parafusos e responderam agora mesmo (bem rápidos).
Varão roscado de 8mm custa 2€+IVA o metro. Como quero um varão para fazer um rock tumbler, nem quero saber se é preciso ou não, pelo preço é muito inferior a qualquer loja online.

O Rock Tumbler que estou a fazer:
http://www.thingiverse.com/thing:935252

Só para te dizer que vale muito para acabar peças em 3d, embora não use aquilo que vais fazer, já usei umas quantas vezes para testar uma versão industrial para acabamento de peças e ficam TOP os layers praticamente desaparecem :P Muito bom :) depois dá novidades dessa versão low cost.
 
Sabem onde se pode comprar ou quem venda PLA bq em pequenas quantidades (+- 100g)?
A Reprap vende ao metro mas a preços absurdos (30 cêntimos o metro).
 
Sem ser ao metro, por 14€ tambem lá vendem um pack com:
  • +/- 1m filamento de Madeira 1.75 mm
  • +/- 1m FLEX PLA Branco 1.75 mm
  • +/- 70gr Mistura de cores em PLA 1.75mm (inclui branco pérola, brilha no escuro, alguns fluorescentes e cores opacas)
  • +/- 2m PETg 1.75mm
  • +/- 2m HIPS 1.75mm
  • +/- 2metros ABS Branco e +/- 2metros preto 1.75 mm
É caro, mas pode ser que ajude.

Lembrei-me tambem dos packs de amostras de filamento dos chineses. Geralmente sao 20 cores, com 10 metros cada a 15/17€.
 
Imensas siderurgias em Portugal vendem varão liso calibrado, acho completamente desnecessário para um hobbie destes onde se tenta ter boa qualidade sem sermos assaltados, mandar vir varão de fora, esta é só a minha opinião, mas quem quiser mesmo, para mim nada como procurar fotocopiadoras na sucata e recuperar os varões lisos. Antes de nos preocuparmos com os varões, mais importante é os rolamentos de lineares, esses sim muitas vezes os LM8UU vêm cheiinhos de folgas.
Eu pessoalmente não conheço nenhum loja online portuguesa que vende este tipo de material com qualidade. Todas as que conheço somente revendem rolamentos e varoes comprados do ebay. e tambem não conheço siderurdias na zona da aveiro que vendem. Se souberes por favor podes indicar?

Da minha experiencia eu ja comprei desta loja que indiquei e do ebay. Posso garantir que o material não tem nada a ver com aquilo que se compra ***** ou ebay. Também é verdade que custam mais do dobro do preço, mas so faço uma vez a compra.. Não ando depois com igus bearing e outros sistemas porque a impressora faz muito barulho. Estou a montar uma prusa e ela levou com os varoes e rolamentos desta loja, ainda nao esta terminada mas ja imprime. Depois posso por um video para mostar o barulho que eles fazem. E os rodds são tao importantes como os rolamentos, porque bastam eles terem medidas erradas ou nao ter a dureza suficientes para causar problemas.
 
Sabem onde se pode comprar ou quem venda PLA bq em pequenas quantidades (+- 100g)?
A Reprap vende ao metro mas a preços absurdos (30 cêntimos o metro).
Diogo, se quiseres eu vendo-te o que tenho da BQ, à grama. Tenho azul, laranja, vermelho e amarelo. O preço é 20€/Kg, que foi o que paguei por ele.

A "malta" podia-se juntar para comprar filamento em quantidade. É o que tenho feito com amigos meus.
O único problema são arranjar spools vazias e enrolar o filamento. O problema das spools resolve-se com o passar do tempo ou imprimindo spools pequenas. O problema de enrolar é preciso ter a paciência. Levo +-30m para enrolar 500gr. Mas pelo menos fica melhor enrolada que as da BQ :D
 
O que eu estou a dizer é comprar filamento normal de 1Kg (ou 2.2Kg, ou mais, dependendo da loja) e dividir por mais pessoas.
Há muitas lojas que se comprares em quantidades maiores fazem descontos. Algumas até cortam os portes.

Tenho feito isto com filamento da RepRap.pt e Colorfabb.
Mas se houvesse mais pessoal disponível poderia experimentar outras marcas como a RigidInk, Filamentum, etc..

Filamento PLA sem rolo, só estou a ver essa possibilidade contactando uma fábrica e pedindo uma quantidade maior. Mas as fábricas devem comprar os rolos muito baratos, não interessaria muito ser sem rolo, até porque não me estou a imaginar a tentar enrolar rolos a partir de um "laço" de vários Kgs.

Se estás a perguntar sobre o filamento que eu quero vender, é simplesmente porque não gosto tanto dos resultados com filamento da BQ. Se o vender, substitui-o por outras marcas. Por isso, vendo ao preço que ele custou, só que à grama.


Aproveitando este tema, já alguém contactou a Filkemp? Eles fabricam (ou pelo menos "extraem") filamento PLA, PETG e Nylon). Se não, alguém pelo menos experimentou?
 
Diogo, se quiseres eu vendo-te o que tenho da BQ, à grama. Tenho azul, laranja, vermelho e amarelo. O preço é 20€/Kg, que foi o que paguei por ele.

A "malta" podia-se juntar para comprar filamento em quantidade. É o que tenho feito com amigos meus.
O único problema são arranjar spools vazias e enrolar o filamento. O problema das spools resolve-se com o passar do tempo ou imprimindo spools pequenas. O problema de enrolar é preciso ter a paciência. Levo +-30m para enrolar 500gr. Mas pelo menos fica melhor enrolada que as da BQ :D

A mim dá-me jeito uma variedade de cores, mas como normalmente as peças que imprimo não são muito grandes não me faz sentido comprar rolos de 1kg. Além de não ter espaço para os guardar todos e protegidos da humidade, a questão económica também conta.
Vou-te mandar PM para combinar-mos a compra.
 
Eu pessoalmente não conheço nenhum loja online portuguesa que vende este tipo de material com qualidade. Todas as que conheço somente revendem rolamentos e varoes comprados do ebay. e tambem não conheço siderurdias na zona da aveiro que vendem. Se souberes por favor podes indicar?

Da minha experiencia eu ja comprei desta loja que indiquei e do ebay. Posso garantir que o material não tem nada a ver com aquilo que se compra ***** ou ebay. Também é verdade que custam mais do dobro do preço, mas so faço uma vez a compra.. Não ando depois com igus bearing e outros sistemas porque a impressora faz muito barulho. Estou a montar uma prusa e ela levou com os varoes e rolamentos desta loja, ainda nao esta terminada mas ja imprime. Depois posso por um video para mostar o barulho que eles fazem. E os rodds são tao importantes como os rolamentos, porque bastam eles terem medidas erradas ou nao ter a dureza suficientes para causar problemas.

Olha que a impressora mais silenciosa que tive era uma Prusa I2, varão liso comprado aqui numa loja perto de minha casa, drivers da G3D rolamentos Lm8uu do mais barato que encontrei, uns amortecedores nas quatro pernas, ás vezes parece que passei de cavalo para burro com a Prusa i3 :P, só troquei pela vontade que tenho em construir coisas, e porque esta prusa i3 tem um design mais arrumadinho.


@Filipe campos, vai ás páginas amarelas, aposto que por Aveiro existem várias empresas ligados ao metal.
 
Eu, pela mensagem fiquei a pensar que seriam rolos maiores, como este da pic, com 25 kg! Para depois dividir. Hehehe

10kg_rell_product_pic.png


De qualquer forma, e ainda por causa dos rolos embrulhados.... acho dificil acontecer no embalamento, a nao ser que o filamento parta, ja depois de estar no rolo.

É que as marcas , habitualmente compram em rolos de maior dimensão ( 10, 25, 50 kg ) ao fabricante, que produz para varias marcas. Depois, o enrolar é feito á maquina , a partir do rolo maior. Se as pontas estao presas em ambos os lados durante este processo, não vejo como possa ficar embrulhado durante este processo. Quanto muito, se o embalar for manual, que o funcionário perca a ponta final, mas será algo sempre visível, quanto a mim.

O melhor mesmo é nunca perder a "ponta" de vista quando se armazena o filamento em casa.


EDIT:

Vejam aqui e digam de vossa justiça:
Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades
 
Última edição:
Meus Caros,

Gostaria de saber se conhecem isto:

Sitall Glass for RepRap print Heat platforms.
Printing on U3D Sitall Glass from good adhesion.
Printing ABS, HeatBed 118-124 °C Glass is not processed. Kapton, glue stick, hairspray or adhesive tape were not used.
The product are sticking very tightly. Its hard to rip even with significant force. When printing will ends and HeatBed cools to 80 °C, model will unstick by itself.





Cumprimentos,

Fiwi.
 
Interessante! Desconhecia por completo.
Fiz uma busca rápida e até parece corresponder ao anunciado pelo que fui encontrando em foruns e alguns videos.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sitall
Isto explica o porque de ser uma empresa russa a comercializar!

No imediato, o custo do mesmo , quando comparado com o setup de vidro plain com laca, os bons resultados na adesão que tenho assim, e o baixo custo da laca, para alem que nao tenho de esperar que a cama arrefeça, é trocar o vidro e siga...

Os precos que encontrei para o vidro sitall 200x200 são entre os 50/60€. Demasiado caro. Se baixar bastante de prečo , quem sabe a conversa é outra.

Já agora, e no ambito das novidades, comecei a encontrar socks silicone v6 e kits thermistor clone e3d *****. Acho os preços um bocado altos ainda, mas com a procura irão baixar certamente. 3 socks a 7/8 € e kit thermistor, bloco e sock 17/18€.
 
Como é que imprimiriam este modelo?
https://www.myminifactory.com/object/death-trooper-32710

Não consigo que o Slic3r, Cura ou Kiss gerem o suporte interno.
Sei que posso usar o meshmixer para meter suportes onde preciso, ou aumentar o infill, mas gostaria de perceber se é possível gerar suportes internos.
Também já tentei cortar o modelo a meio, ficando com a face e com a traseira, mas mesmo assim, nada de suportes internos.
 
Back
Topo