Impressora 3D RepRap Prusa

O vidro normal não vai aguentar muito, eu comprei um vidro temperado de 30x30x4mm por 13€. O vidro temperado aguenta bem as temperaturas altas embora o melhor seja o borossilicato. Mas para o preço de 30€ mais vale comprar uma tela PEI, tenho usado na prusa e é muito melhor que o vidro. 2 telas de 30x30 compradas ***** fica a volta de 32€, eu queria comprar somente uma e por isso ainda nao comprei. Se tiveres interesse numa das tela avisa assim podíamos dividimos os custos a meias.

Ontem recebi um arduino due e ja consegui fazer os primeiros testes da smart ramps. Instalei dois raps128 (steppers 1/128) no x e y, no z e extruder pus 1/32. Para ja tudo funcionou bem, incluído autolevel, raps128. usei o firmware repetier e foi bastante fácil para fazer a transição entre a ramps 1.4 para a smart ramps. Não tive de alterar de caixa porque as furações e tamanho são idênticas nas duas placas. Ainda não fiz nenhum impressão e os testes foram basicos, mas para ja a placa promete muito...
 
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Tenho tudo quase prontinho, só me falta ligar a fonte e por os EndStops no Sitio...

estou como tu ! Tenho tudo reunido, recebi ontem a ramps sb que faltava! Falta ainda o mosfet, deve andar perdido algures, mas um bom companheiro daqui do forum em principio trás-me um " home made" este sabado! :001: Com uma semana de ferias pela frente tenciono avancar bastante, sempre com muita calma! Agora é que começa a parte divertida!

O vidro normal não vai aguentar muito, eu comprei um vidro temperado de 30x30x4mm por 13€. O vidro temperado aguenta bem as temperaturas altas embora o melhor seja o borossilicato. Mas para o preço de 30€ mais vale comprar uma tela PEI, tenho usado na prusa e é muito melhor que o vidro. 2 telas de 30x30 compradas ***** fica a volta de 32€, eu queria comprar somente uma e por isso ainda nao comprei. Se tiveres interesse numa das tela avisa assim podíamos dividimos os custos a meias.

Ontem recebi um arduino due e ja consegui fazer os primeiros testes da smart ramps. Instalei dois raps128 (steppers 1/128) no x e y, no z e extruder pus 1/32. Para ja tudo funcionou bem, incluído autolevel, raps128. usei o firmware repetier e foi bastante fácil para fazer a transição entre a ramps 1.4 para a smart ramps. Não tive de alterar de caixa porque as furações e tamanho são idênticas nas duas placas. Ainda não fiz nenhum impressão e os testes foram basicos, mas para ja a placa promete muito...

Épah, continuo muito tentado em investir nessa smart ramps. Se sentir que a velhinha ramps me falha nesta impressora, vou arriscar com a alfandega! Ainda me vêm com repetier um dia hehehe!
Quanto aos vidros , e vale o que vale, imprimi várias horas de seguida, ao fazer as peças da voron com o vidro "normal" a 90 para o abs+. Foi o mais alto a que esteve e aguentou-se .Agora nada impede que amanha, a 65º, do nada rache! Apesar de tudo, com o aquecer e arrefecer contrai e relaxa e pode criar microfraturas, até que com o tempo, estala! Estes já duram à mais de um ano de uso intensivo!

Porreiro ;)

Anda tudo com a pica das 30X30... ando a ficar tentado também :D

Tens mesmo de te juntar ao clube , hehehe, 200x200 a dada altura parece pouco.
Para depois compararmos storm trooper helmets feitos numa unica peça!

Agora mais a sério, so encontro um senão de ter tanto espaço de impressão disponivel: a duração da impressão em si! É por isso que neste momento estou muito indeciso se meto bloco e3d tradicional ou se vai já para bloco vulcano com nozzle 0,6 ( ou mais ) nem que seja para lidar melhor com as velocidades (teoricamente) superiores.

EDIT: @Filipe campos, acho a opção do PEI excelente, de tudo o que leio parece funcionar muito bem! A cama original da voron é com uma placa aluminio tic-6 ( se não estou em erro) com o PEI "fundido" na camada superior, comprada na Clever3d, alemanha. Supostamente nunca precisara de ser trocada.

Já agora quem tiver curiosidade, até porque fazem à medida, com furacoes, se necessario:
https://clever3d.de/en_US

Apenas mantenho o vidro pela facilidade em passar de uma print para outra sem intervalos. É só meter o segundo vidro, uns minutitos para aquecer e toca a imprimir.
A percepção que tenho com o PEI é que tem sempre de arrefecer para tirar a impressão , right?
 
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Para o PEI é preciso deixar arrefecer para as peças descolarem sozinhas, mas a maior partes das vezes consigo tirar as peças com a cama ainda quente usando um bocado de força. Não podes é ir com algo bicudo tentar descolar como normalmente faço com o vidro. Qualquer coisa cortante deixa marca no PEI.

Como vantagens permite que a cama aquece e arrefece mais rápido, é muito leve o que é uma grande vantagem nas prusas, muito fino o que permite usar os sensor de metal, não precisas de aplicar laca embora se usares ajuda, permite aumentar a area util de impressão e usar totalmente o tamanho da cama isso porque o PEI é colado a cama e não precisa de usar grampos para segurar.

Para o PLA por exemplo consigo boa aderência a partir dos 75ºC e depois da primeira camada baixo para 60ºC. Usei essa técnica no inicio. Mas agora o que faço é aplicar uma ligeira camada de laca de cabelo no PEI e uso a cama a 60ºC e depois baixo para 50ºC, a laca permite imprimir a temperaturas mais baixas e assim reduzir os consumos.

Mas também tem alguns desvantagens, tipo ser mais frágil e se por acaso o hotend estiver a mais de 200ºC a tocar no PEI durante algum tempo vai deixar la um buraco, tens de imprimir a 1 camada mais lento (20mm/s), nao permite trocar logo tens de esperar que a mesa arrefece.

Sobre a smart ramps numa prusa não traz muito ventagens porque ela nao permite imprimir rapido, mas permite usar steppers de 1/128 reais e isso vai aumentar a qualidade de impressão, reduzir vibrações e reduzir muito o barulho. Quando tiver tudo instalado vou por ai um videos com os 1/32 e depois com os 1/128 para mostrar a diferença a nivel de barulho.
Mas agora numa delta ou corexy uma placa 32bit tipo essa smart ramps é quase obrigatoria. Eu ja tive uma corexy com um ramps 1.4 e tive muito problemas...
 
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Quanto aos vidros , e vale o que vale, imprimi várias horas de seguida, ao fazer as peças da voron com o vidro "normal" a 90 para o abs+. Foi o mais alto a que esteve e aguentou-se .Agora nada impede que amanha, a 65º, do nada rache! Apesar de tudo, com o aquecer e arrefecer contrai e relaxa e pode criar microfraturas, até que com o tempo, estala! Estes já duram à mais de um ano de uso intensivo!


Tens mesmo de te juntar ao clube , hehehe, 200x200 a dada altura parece pouco.
Para depois compararmos storm trooper helmets feitos numa unica peça!

Já agora quem tiver curiosidade, até porque fazem à medida, com furacoes, se necessario:
https://clever3d.de/en_US

A percepção que tenho com o PEI é que tem sempre de arrefecer para tirar a impressão , right?

Também usei os vidros normalíssimos e nunca tive problemas, mesmo a 100ºC. Mas poderia ter rachado. Cortei-me uma vez, por não ter pedido para arredondar as arestas.

Obrigado pelo link. 20x20 parece mesmo pouco, também queria imprimir um capacete de uma assentada.

Na minha MK2, se estou com pressa pego numa faca grande e uso o comprimento quase todo da lâmina (dobrando a faca) para descolar a peça, mas só faço isto com PLA. Tenho receio que com temperaturas mais elevadas possa descolar o PEI.
O PEI desde que esteja limpo e sem gordura das mãos, agarra que é uma maravilha. Eu costumo limpar com álcool e uso acetona pura de vez em quando. Há materiais como os flexíveis que aconselham a aumentar um pouco a altura da primeira camada inicial, para evitar ficar com essa camada permanentemente agarrada ao PEI. Felizmente nunca tive problemas, mas já tive peças que tive mesmo que esperar que a placa ficasse fria para conseguir descolar a peça. Há inúmeros relatos nos fóruns de peças que não descolam e as soluções apresentadas são fazer mais um ciclo de temperatura para ver se a peça descola, meter a mesa dentro do frigorífico ou usar "freeze spray". Para evitar estes problemas, se suspeitam que a peça vai agarrar a sério, podem usar cola branca de baton, para ser mais fácil descolar a seguir.
Adoro PEI :)
 
é Pah Eu sou tenho azar :P Cortei 3vidros com 4mm e partiram os 4, podiam ser vidros fracos, isto é, já tinham uns bons 20anos aqui guardados no armazém.
 
@FiwiPITO, hehehe, acho que não é azar, é mesmo os 20 anos em cima :)

Faltou só referir aqui o andar de olho no electrão dos shopings, por causa dos scanners! Para 20x20 já apanhei 3 dos quais recuperei os vidros para quando for preciso , molas, parafusos para plastico, optimos para algumas peças impressas e infelizmente apenas um varao de 8x400mm fantastico. Existissem mais assim. Convem é ter uma chave estrela (torx??) para abrir tudo.

Para 30x30 é mais complicado ir por esta via.
 
Terminei de instalar e configurar a smart ramps na minha prusa. Estou a usar dois raps128 para o X e Y e para o Z e extruder usei dois DRV8825. Ainda não tenho LCD por isso tenho a smart ramps ligada directamente ao pc para imprimir.
Como firmware estou a usar o repetier versão estável. De momento somente a versão de desenvolvimento do repetier permite ativar a epprom da smart ramps, para resolver o problema fiz download da versão estável e depois editei manualmente alguns ficheiros de forma a activar a epprom.

Algums fotos:
crBNLMn.jpg


vJyarrh.jpg


MaupBNk.jpg


video a imprimir:

A maior parte do som é da fan do pla que esta a 100%.

O teste da praxa.. o benchy: pla bq preto, 0.15mm, 40mm/s
f2HJjCT.jpg

TBGzU8Y.jpg


Com o uso dos steppers 1/128 e da placa 32bit notei uma melhoria a nível da precisão onde quase não se nota as camadas.
Ainda fiz muito poucos testes a placa, mas para já tudo funciona bem e ainda não encontrei nada de errado a apontar.
 
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@Filipe campos, mais uma vez, obrigado pela partilha! Os rasp128 custam quanto a unidade, por curiosidade?

Esse aspecto das camadas que referes é notório no teu benchy! Muito bom! ( ainda por cima impresso em preto! )

Partilho também um excelente pdf ( atenção a quem esta em mobile, é pesado ) , a respeito de algo que nem sempre dou a devida atenção:

Infill Patterns Guide

https://www.typeamachines.com/hubfs/TypeAMachines_Guide_To_Infill_Patterns.pdf?hsCtaTracking=95ed77a3-2d65-47af-88ba-2d61f946e71d|463718e1-a945-4909-b59c-4780e5e16346

É directamente relacionado com o Cura, merece ir para os favoritos, e deixou-me a pensar se uma opção como "internal supports only" não faria sentido nos slicers actuais. ( estou a lembrar-me de suportes estilo meshmixer no interior de algumas prints, poupando em infill, e tempo impressão, com a resistencia semelhante).

 
@yougurt cada raps128 custa a volta de 16 a 18€ a unidade. Tem um preço bastante elevados em relação a outro steppers...
No meu caso não tive de comprar nenhum, tinha 4 raps128 instalados na corexy e um de backup. subtitiu o do extruder na corexy por um de 1/32 e instalei-o na prusa (X e Y) juntamente com o de backup que tinha .
 
@Pynto R , sou franco, nunca achei muita piada à estrutura steel... porque não ponderas mudar para 2020? Parece-me uma opção mais sólida e com maior potencial de modificações e upgrades!
A ratrig tem um bundle de 5x1000mm por 38,95 + envio. ( nao fiz contas a ver se apenas isto chegava, é apenas a ritulo indicativo) Até me parece que seria um projecto mais "divertido".
Abc
 
Entretanto tenho uma BCN3D Sigma R17 nas minhas mãos. Para já apenas fiz impressões de teste com os PLAs fornecidos com a impressoras.
As impressões tem sido um pouco erráticas no que ao segundo extrusor diz respeito. Mas ainda só fiz umas 6 impressões.
 
É para a empresa. A ideia passa por fazer impressão de protótipos para validação de design com os specials da colorfabb e suporte solúvel (PVA).
As test print que recebi foram prometedoras. Vamos ver agora se consigo por isto tudo a funcionar como esperado e rentabilizar o investimento.

Para já reparei que além da impressora devia ter comprado o simplify 3D. --'
Recomendam algum outro software além deste e do Cura?

Tenho tido é problemas ao usar a versão 2.5 do Cura. Pois ao exportar os ficheiros a impressora não os reconhece e nem lê os outros que estão no cartão.
É que a versão do Cura da BCN3D é algo limitada no que aos suportes diz respeito.
 
É para a empresa. A ideia passa por fazer impressão de protótipos para validação de design com os specials da colorfabb e suporte solúvel (PVA).
As test print que recebi foram prometedoras. Vamos ver agora se consigo por isto tudo a funcionar como esperado e rentabilizar o investimento.

Para já reparei que além da impressora devia ter comprado o simplify 3D. --'
Recomendam algum outro software além deste e do Cura?

Tenho tido é problemas ao usar a versão 2.5 do Cura. Pois ao exportar os ficheiros a impressora não os reconhece e nem lê os outros que estão no cartão.
É que a versão do Cura da BCN3D é algo limitada no que aos suportes diz respeito.

Porreiro seria criares um tópico para essa maquina.
Com fotos e alguma documentação.
Fica a dica... até porque daria uma ótima ajuda a quem tenha essa maquina.
 
Boas malta.

Corrijam se estiver errado, mas cheguei ao ponto em que tenho toda a impressora montada, próximo passo é ligar a board ao PC e instalar firmware para depois começar a imprimir, certo?
 
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