Impressora 3D RepRap Prusa

No fim-de-semana passado dei cabo do meu nozzle. Não fiquei muito preocupado porque tinha mais a caminho vindos da China. Uns deveriam ter chegado esta semana mas a encomenda foi dada como perdida pela ***** (também não era garantido que o tamanho fosse compatível) e os restantes são ***** e só devem chegar daqui por duas semanas.

Alguém me pode enviar um nozzle de 0.4 mm compatível com E3D V6? Quem estiver disponível envie PM com o seu e-mail visto que só posso enviar uma mensagem por dia.

Obrigado
 
@jbaiao Como já te tinha dito, mais uma vez parabéns pelo JBLab, pena eu estar tão longe senão podes ter a certeza que ia fazer uma visita ao espaço ;)

Eu realmente antes usava uns 90% de ABS e 10% de PLA, hoje em dia estes valores inverteram-se por completo.... desperdiçava demasiado ABS com peças grandes que saiam deformadas por mais spray...kapton ou "ABS Juice" que colocasse...
 
Boas,
Para quem tem prusa I3 e fonte de alimentação dedicada: têm-na fixa à estrutura da impressora ou deixaram "à parte"? De momento tenha a minha alimentada com o transformador de portátil, mas como tenho a fonte pronta a ser montada...
 
Eu tenho uma atx. Para uma fonte led, se tvieres reforço estrutural com varões de 8mm, podes prender a eles. No thingverse existem peças para isso.
 
Verifica o PID da mesa e hotend.
Aumenta 5° de temperatura do extrusor.
Verifica o PID da mesa e hotend.
Aumenta 5° de temperatura do extrusor.

Aumentei 5º à temperatura de impressão e 5º na primeira layer.
Aproveitei e diminui também a velocidade da primeira layer, acho que obtive uns resultados um bocado melhores :)
Ainda tenho muito que melhorar, mas acho que estou a ir por um bom caminho :)

s3VILw7.jpg


tt4u3CN.jpg


Última camada:

zuG7f7K.jpg


ChE44dE.jpg


Relativamente aos PID:

Cama:

//120V 250W silicone heater into 4mm borosilicate (MendelMax 1.5+)
//from FOPDT model - kp=.39 Tp=405 Tdead=66, Tc set to 79.2, aggressive factor of .15 (vs .1, 1, 10)
#define DEFAULT_bedKp 10.00
#define DEFAULT_bedKi .023
#define DEFAULT_bedKd 305.4

Hot end:

#define PIDTEMP
#define BANG_MAX 255 // limits curfrent to nozzle while in bang-bang mode; 255=full current
#define PID_MAX BANG_MAX
#define PID_FUNCTIONAL_RANGE 10
#define K1 0.95 //smoothing factor within the PID

#define DEFAULT_Kp 21.06
#define DEFAULT_Ki 1.28
#define DEFAULT_Kd 86.44
 
Última edição:
Directamente não.
Gerou o gcode e pelo browser envio para o octoprint....
Não sei se existe outra forma mas esta é a que utilizo e não tive problemas.
 
@cabul, a evolução é notória ! Bom trabalho! A dica do @jbaiao foi na mouche!!!
@jmra, julgo que o octoprint traz de raiz a possibilidade de usar cura directamente pelo rasp, ou seja mandas o ficheiro 3D e ele faz o slice na board. Ajuda ter o rasp3 para isto, do que me recordo. Como uso o s3d e como gosto de verificar o slice antes de imprimir, nunca explorei esta opção, mas é possível. Geralmente gero o g code no portátil e faço upload para o octo.
Abc

Edit: descobri isto:
http://plugins.octoprint.org/plugins/slicer/

Não é o built in mas parece ter mais opções...
 
Última edição:
Malta... Ainda não testei noutro PC mas no PC que tentei fazer upload do firmware para a printer dá-te erro...

Isto tem a ver com o quê? Estive a ver na net e vi algures que tinhas a ver com o Windows... Neste PC onde experimentei tenho win10... No outro que vou experimentar tenho 7...

O que acham que pode ser?

Obrigado.
cff8009763f9c56cd39965492166e04d.jpg
 
O problema é exactamente esse.. É que a porta é a certa. Instalei o driver selecionei a porta que me aparece no gestor de dispositivos do windows, e o tipo de placa que tenho.

Dá sempre esse erro.
 
@CyreX, Confirma o que o @joao1996f disse, se não tens por exemplo o slicer de eleicao ligado nessa porta. Nao podem estar ambos.

Lembrei-me também de mexeres nos valores de boudrate. Tive uma placa que por mais que tenta-se so me funcionava a 11520 e nao a 250000, percebi mais tarde que tinha a ver com o cabo usb de pouca qualidade que usava.


Na net encontrei isto quanto ao erro avrdude: stk500v2_getsync(): timeout communicating with programmer, sem ter de estar a meter codigo adicional.

"I get this problem sometimes with some of my boards. I usually solve the problem following these steps:

  • Set the compiler on debug/verbose mode to see what's happening
  • Launch compilation/upload
  • When the compile phase is done, and the upload process is about to start, press the reset button on the board
Usually that takes care of the problem."

experimenta.
 
Já andei à procura disto mas não encontrei. Onde posso alterar o valor da coordenada Z em que começa a impressão?

Começa a imprimir nos 0.3 mm.
 
Última edição:
@yougurt ainda nem o slicer está instalado... Preimeiro fui mesmo tentar o firmware.

Vou experimentar os valores de boudrate, acho que aí não mexi, ou então experimento com outro cabo também!

Eu também encontrei essa solução, só não queria experimentar porque tinha de desmanchar toda a eletrônica... [emoji17] mas em último caso, lá ter a de ser...

Obrigado a todos pelas respostas.
 
Malta... Ainda não testei noutro PC mas no PC que tentei fazer upload do firmware para a printer dá-te erro...

Isto tem a ver com o quê? Estive a ver na net e vi algures que tinhas a ver com o Windows... Neste PC onde experimentei tenho win10... No outro que vou experimentar tenho 7...

O que acham que pode ser?

Obrigado.
cff8009763f9c56cd39965492166e04d.jpg

Esse erro é muito genérico, pode ser mil e uma coisas, por experiência própria diria que são as drivers, uma vez que falaste no windows 10, a FTDI à uns tempos bloqueou nas drivers os chips contrafeitos, desinstala a versão que tens e instala esta: http://www.ftdichip.com/Drivers/CDM/CDM 2.08.24 WHQL Certified.zip basicamente estás a fazer um rollback para a versão antes de terem feito isso, isto se os drivers que tiveres forem instalados a partir do windows update.

Outras razões para isso acontecerem podem ser o chip conversor usb<->série que morreu (o tal ftdi), teres a placa mal seleccionada nas opções do arduino, o auto reset não estar a funcionar (para programar o arduino é preciso fazer reset para entrar no bootloader) ou o microcontrolador não ter bootloader gravado.

Tenho ver se arranjo um tempinho para postar umas fotos da minha prusa i3 mini finalizada, já a acabei à uns meses, mas ainda não tive muito tempo para brincar com ela e tenho um rolo de plástico à quase 2 meses na alfandega >(
 
@joao1996f , será o G92 de que estas a procura?

Ou seja, o meu ritual para nivelar e fazer o offset da extrusora é
G28 (home all)
G29 ( autolevel)
G92Z1.4 (descer a nozzle 1,4mm ou qualquer outro valor que pretendas. Se meteres um valor negativo, sobe)
Meter a imprimir
 
Back
Topo