Impressora 3D RepRap Prusa

Estou também interessado em fazer a Prusa i3.

Pergunto ao autor do tópico se o circuito eléctrico já vem pronto a dar sem precisar de soldar. Onde arranja essas cenas? E que para electrónica não tenho tanto jeito comi gostava de ter

Sim a electrónica já a podes comprar soldada, sem complicações. Eu comprei a minha na GADGETS3D.
Tudo o que imprimo tiro da Thingiverse.

Para já só tenho imprimido "Upgrades" para a impressora e pequenas "bugigangas".

Obrigado ZRCZ pela resposta, o deslocamento é no Eixo de Y mas para trás. A cada camada move-se 0,1mm +- para trás em objectos de grandes dimensões e por mais trocas que faça (Drivers, velocidade de acelaração, etc) nada parece resultar.

Tenho de meter aqui umas imagens.
 
Obrigado pela resposta.

Que material estas a usar, e podes colocar fotos detalhadas de uma peça feita na maquina? So para analisar o acabamento.

Porque existem tantos diametros de PLA? O mesmo extrusorr dá para os varios diametros?

edit: bozpet, ve os videos deste tipo pois tem info sobre calibraçoes que te pode ser util :)
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.

Que material estas a usar, e podes colocar fotos detalhadas de uma peça feita na maquina? So para analisar o acabamento.

Porque existem tantos diametros de PLA? O mesmo extrusorr dá para os varios diametros?

edit: bozpet, ve os videos deste tipo pois tem info sobre calibraçoes que te pode ser util :)

Sim basicamente há dois tamanhos. O extrusor dá para qualquer tamanho tens é de mudar o tubo PFTE.

Pois continuo cheio de problemas.... tenho mesmo de perder tempo e basicamento desmontar tudo.... Afinei os passos dos motores ao milimetro e mesmo assim nada.... sobreaquecimento dos drivers é impossivel porque eles pouco aquecem e ainda tenho uma ventoinha de 50mm apontada para arrefecer.
 
Aqui ficam mais algumas imagens.

Estas quatro fotos foram ontem impressas, antes de fazer algumas afinações.





Esta foto foi já depois de feitas as afinações, e um aspecto muito importante... depois de ter tirado a fan de 50mm apontada para a board. È o chamado "Ultimate Calibration Test" E correo bastante bem excepto as pontes inferiores que não ficaram grande coisa.


Aqui duas fotos da máquina (reparem no pormenor da fan de 40mm apontada para o topo do extrusor para evitar encravanços).



Mais algumas peças depois de feita a calibração.





Estas foram feitas já á algum tempo... As duas primeiras ficaram muito boas... as duas ultimas uma treta e especialmente a ulltima muito filamento gasto....


Já agora quem tiver uma impressora 3D que poste também algum dos trabalhos ;)

Cumprimentos
 
Última edição:
Boas quanto te ficou no total o preço dela e quando tempo demora o material a chegar? :)

Se for da RepRapWorld demora +- 1 semana, da Gadgets3D demora 3 dias, tudo o resto que possas mandar vir da china pode demorar de 2 semanas a 1 mês.

As peças plásticas podes comprá-las em portugal, quem sabe daqui a algum tempo até tas possa vender :P.

Quanto a valores... lá está... existem várias combinações possiveis por isso os preços podem variar muito também.

A que eu fiz custou perto de 600€, a contar com tudo mesmo... até 2 rolos de filamento, e algumas ferramentas que não tinha. Mas siceramente se algum dia a vendesse, não a venderia por menos de 700€, porque já investi muitas horas nisto.

Cumprimentos
 
Última edição:
eu tou a fazer uma maquina cnc e ela no total custarme a uns 500-600 euros, por isso nao estou tao aborrecido assim, pensei que essa maquina ficasse por uns 300 pouco mais xD no futuro quero fazer uma :P
 
Se for da RepRapWorld demora +- 1 semana, da Gadgets3D demora 3 dias, tudo o resto que possas mandar vir da china pode demorar de 2 semanas a 1 mês.

As peças plásticas podes comprá-las em portugal, quem sabe daqui a algum tempo até tas possa vender :P.

Quanto a valores... lá está... existem várias combinações possiveis por isso os preços podem variar muito também.

A que eu fiz custou á volta 500€, a contar com tudo mesmo... até 2 rolos de filamento, e algumas ferramentas que não tinha. Mas siceramente se algum dia a vendesse, não a venderia por menos de 600€, porque já investi muitas horas nisto.

Cumprimentos

Onde se arranjam as pecas para uma prusa i3 em Portugal? Algum sitio barato e de confiança que recomendes
 
Se falas das peças de plástico é fácil. Depois o resto da estrutura se quiseres em aluminio basta ires a um serralheiro, se for em madeira, ou cortas tu ou arranjas que te corte.

As peças de plásticos se quiseres dou-te um contacto do que me arranjou as minhas.
 
.... A cada camada move-se 0,1mm +- para trás em objectos de grandes dimensões e por mais trocas que faça (Drivers, velocidade de acelaração, etc) nada parece resultar.

se a cada camada tens um deslocamento de 0,1mm, talvez seja o motor com algum problema, já tentaste trocar por outro???, Verificaste o aperto da roda dentada do motor?. Poderia ser também o eixo do Z não estar perpendicular ao eixo Y, o qual teria de estar bastante torto para dar esse desvio, no entanto podes verificar colocando um esquadro na mesa com o eixo Z na posição mais baixa, depois sobes para o maximo, e vez qual o desvio (se houver).
 
Última edição:
se a cada camada tens um deslocamento de 0,1mm, talvez seja o motor com algum problema, já tentaste trocar por outro???, Verificaste o aperto da roda dentada do motor?. Poderia ser também o eixo do Z não estar perpendicular ao eixo Y, o qual teria de estar bastante torto para dar esse desvio, no entanto podes verificar colocando um esquadro na mesa com o eixo Z na posição mais baixa, depois sobes para o maximo, e vez qual o desvio (se houver).


Obrigado pela ajuda ;)

Mas entretanto já tinha resolvido o problema. Além de um desvio no eixo Y a ventoinha conectada á board Ramps tava a gerar-me falhas de tensão para o motor.

Cumprimentos
 
Ando um bocado as aranhas.

Onde comprar os 5x motores NEMA17 a bom preço? preferencialmente na U.E. para evitar taxas alfandegarias :)

Sim a electrónica já a podes comprar soldada, sem complicações. Eu comprei a minha na GADGETS3D.
Tudo o que imprimo tiro da Thingiverse.

Para já só tenho imprimido "Upgrades" para a impressora e pequenas "bugigangas".

Obrigado ZRCZ pela resposta, o deslocamento é no Eixo de Y mas para trás. A cada camada move-se 0,1mm +- para trás em objectos de grandes dimensões e por mais trocas que faça (Drivers, velocidade de acelaração, etc) nada parece resultar.

Tenho de meter aqui umas imagens.



Qual o link da gadjets 3d para o kit? tem la varios com coisas que acho nem serem necessarias.


Por exemplo: esta imagem é do kit mais completo. No entanto, nao preciso do lcd e provavelmente mais algumas coisas. Quero a versao basica do prusa i3 single plate

MEGA-SET-500-500x500.png


o que nao faz falta?

EDIT: descobri este fornecedor do reino unido: http://www.3distributed.com/collections/all e este da belgica http://www.charlies3dtechnologies.eu/
 
Última edição:
Os motores comprei no ebay. Podes comprar apenas o que precisas não tens de comprar o kit completo.

Eu sei. Eu tinha questionado precisamente o que preciso.

-5 motores
-Ramps (isto tem este nome em todo o lado?)
-precisa dos limitadores de curso?

E que mais?
 
Basicamente do kit podes optar por não comprar a mesa aquecida, a correia GT2 e comprar a t2.5 que é mais barata, o LCD e os endstops 1.2.

Eu não comprei directamente no site, comprei através do ebay http://myworld.ebay.co.uk/fabster3d/&_trksid=p3984.m1423.l2754 este é o vendedor da gadgets 3d. Posso-te dizer que consegui muito melhores preços que no site, e claro mando vir numa sexta na segunda já tenho a encomenda....

Mas esse kit é muito bom e grande preço.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo