Impressora 3D RepRap Prusa

@jmra , olha que ao inicio tambem me fazia confusão ver o veio a abanar por todo o lado, mas é mesmo para ser assim... Assim o eixo sobe e desce com maior facilidade.
 
Be careful. Unless you have anti-wobble installed on your x-ends, this mod will actually make the axis LESS STABLE. All threaded rod is inhearently bendy. There is good reason that Prusa designed the z-axis threaded rod to be free spinning (no bearing) at the top; the reason is that if you bind it at the bottom and the top then the wobble from the bendy threaded rod Must be expressed as movement in the middle (aka at our x-ends). If you leave it opened, as intended, then the wobble will be expressed at the top of the threaded rod instead, and is less likely to affect print quality. Basically, you dont want the threaded rod to fight the smooth rod for control of linear motion. Chromed smooth rods are accurate... threaded rod is not.

Apesar de haver quem defenda o uso dessa peça, retirei este comentario do thingiverse que postaste atras. Honestamente, sem ter experiencia na pratica, pareceu-me ser uma explicação devidamente fundamentada, mas se calahr mais tarde irei experimentar imprimir com apoio e sem no eixo roscado a ver no que dá...
 
Tá fixe.
O meu Z a descer faz exactamente o mesmo barulho!

Mede bem a distancia inferior entre o suporte do motor Z e a peça impressa do X (dos dois lados).
Esse ruido é proveniente do varão de 5mm e podes minimizar se estiver com distancias certas.
Outra coisa que ainda não tinha feito antes do vídeo é lubrificar o varão de 5mm (vaselina, óleo das maquinas, etc) que o ruido desaparece.
Inicialmente tinha também uma folga entre o veio do motor e o varão de 5mm, desaparafusei o conector e meti ambos a tocarem um no outro, deixou de fazer ruido.
 
Última edição:
@jbaiao , hehehe já vi a tua fonte no video que postaste... Pensei que estava em pior estado, lol

@Pynto R , boas dicas tks, mas estava a pensar fazer diferente.
Vou abrir a fonte e cortar e isolar tudo o que não vou usar, e soldar o green/black e eventualmente o 3,3v sense também, de modo a ficar dentro da atx (já tem switch de origem).
So vou deixar de fora uma linha 12v e eventualmente um conector molex caso queira usar uma fan adicional ou qualquer outra coisa, tudo devidamente sleevado para ficar bonitinho.

Desta forma, Para o power para a ramps, já vi videos suficientes para achar que nao vou fazer asneira.


A minha duvida por enquanto permanece em relação à ligação para a heatbed... Devo deixar uma linha adicional de 12 v? Ainda tenho de ir estudar este aspecto... Entretanto hoje vou comprar um multimetro

A amperagem é espalhada pelos cabos, não sei se apenas com um cabo tens energia suficiente para a impressora.
A heatbed é ligada à ramps, não precisa de energia externa.
 
A amperagem é espalhada pelos cabos, não sei se apenas com um cabo tens energia suficiente para a impressora.
A heatbed é ligada à ramps, não precisa de energia externa.

Ou podes ligar a um relé e alimentares diretamente pela fonte...... mas também trás alguns problemas.
Quando a heatbed atinge o valor máximo vai ligando e desligando para manter a temperatura. Se o relé "colar" PUMMMMMM
 
Última edição:
Apesar de haver quem defenda o uso dessa peça, retirei este comentario do thingiverse que postaste atras. Honestamente, sem ter experiencia na pratica, pareceu-me ser uma explicação devidamente fundamentada, mas se calahr mais tarde irei experimentar imprimir com apoio e sem no eixo roscado a ver no que dá...

Exactamente, e olha que quem fez o comentário percebem bem da coisa... esqueçam esse apoio deixem o veio andar á vontade.
 
Está quase.... mais uma arrumação final nos fios do ramps, depois de testar claro!

20151120_140959.jpg
 
Aquele problema que falei atrás, acontece apenas quando o hotend está a aquecer.
E parece que os motores funcionam apenas nos intervalos de tempo (milisegundos) em que a ramps não está a enviar energia para o hotend. Ou seja, ligam e desligam muito rapidamente...


A minha solução para o filamento:
CURJuKUXIAEbnxj.jpg:large
 
Bem pensado... isso é algo que terei de tratar no fim de semana, suporte para o filamento....

Ontem um "amigo" do fórum disse-me para fazer o autotune, já o fizeste?
 
Está quase.... mais uma arrumação final nos fios do ramps, depois de testar claro!

20151120_140959.jpg

Esses fios vermelho e preto ligados à alimentação da RAMPS são de que secção? Isso não é "demenos" para alimentar 4 motores e uma resistência? (fora mesa, que não deves ter, pela ligação).
 
Sim, são pequenos e finos, apenas provisoriamente.
Ligam à fonte de alimentação.
Não são os definitivos.

O fio da mesa está ainda por ligar, é o que está solto.
 
Bem pensado... isso é algo que terei de tratar no fim de semana, suporte para o filamento....

Ontem um "amigo" do fórum disse-me para fazer o autotune, já o fizeste?

Yep, com a Geeetech MK8 a 210 graus (comando M303 S210)
#define DEFAULT_Kp 21.13
#define DEFAULT_Ki 0.68
#define DEFAULT_Kd 163.13

Um pormenor, a minha ventoinha (em cima da ramps) estava a fazer circular o ar à volta do hotend, e portanto muitas vezes não conseguia aquecer e dava erro. Mudei essa ventoinha para 5V e já ficou tudo bem.
Mas usei a ventoinha de 80mm, com a de origem provavelmente não terás esse problema, mas verifica.

https://www.youtube.com/user/ThomasSanladerer
Este é umas das fontes que sigo neste mundo, ele algures tem um video a ajudar com o firmware.
 
Sim eu também já fiz, ambos ao hotend e heatbed.
Foi a primeira vez que liguei tudo..... estou maravilhado!
A mk3 atinge a temperatura rapidamente, para o PID usei 60° e atingiu em menos de 2 minutos.
O hotend usei 180° e tambem foi muito rapido a atingir esses valores.
Tudo a fluir perfeitamente.
Segunda será dia da primeira impressão.
E já gastei mais uns trocos..... comprei uma fonte comutada de 30A.
Ate chegar usarei um atx que comprei hoje de 18A.
 
Sim eu também já fiz, ambos ao hotend e heatbed.
Foi a primeira vez que liguei tudo..... estou maravilhado!
A mk3 atinge a temperatura rapidamente, para o PID usei 60° e atingiu em menos de 2 minutos.
O hotend usei 180° e tambem foi muito rapido a atingir esses valores.
Tudo a fluir perfeitamente.
Segunda será dia da primeira impressão.
E já gastei mais uns trocos..... comprei uma fonte comutada de 30A.
Ate chegar usarei um atx que comprei hoje de 18A.
Boas
Se poderes manda por PM mais detalhes dessa fonte comutada, já que não se pode referir lojas no forum...
Fontes ATX com mais amperagem que a "habitual", só encontrei a Nox Urano SX 500W
 
Malta...
Em primeiro lugar, @jbaiao , boas pics, a tua "menina" está cada vez melhor.
@Pynto R , esse mod em legos está muito baril!!! Sou bem capaz de fazer algo assim, aproveitando a tua ideia.
Também tenho vistos muitos dos videos do Tom. Efectivamente é uma boa fonte na area.

Entretanto, as coisas comigo começaram a avançar:
Para distrair, começei a trabalhar na fonte, que é provisória, só mesmo para usar sem heatbed, até porque quero ganhar "pulso" e começar a imprimir sem cama quente para poder avaliar as evoluções da máquina.
Usei o multimetro pela primeira vez (youtube is your friend) e a fonte ainda funciona, apesar de velhinha.
Uj8DQScl.jpg
20A NOS 12V, por enquanto serve...
VFuoVEFm.jpg
Nos 12 v não está mau(11,65), mas testei a linha de 5v e estava a 6,3... Será da idade?
Deixei tudo pronto para começar o corte e custura...
yhH7WWZm.jpg
No dia seguinte parecia o natal novamente...várias peças à minha espera quando cheguei a casa:
Md0HhYsm.jpg
Isto foi na quinta (não deu para trabalhar no projecto essa noite) e ontem a historia repetiu-se. Vieram as restantes electronicas , mais componentes mecanicos e heatbed...
Não resisti e comecei a testar... Mega + Ramps + lcd já liga, já meti o marlin para testar e estive a brincar um bocadinho. Estou a só à espera de uma chave ceramica para testar e calibrar os steppers. Não quero arriscar com uma metálica. Já me lembrei de tentar usar uma palheta...
Nv0VyhIm.jpg
Estava com a pica toda e iniciei a base:
UN6lwRNm.jpg
Não tinha "grease" para lubrificar os rolamentos e o eixo liso, de maneira que fiquei por aqui e vou tentar continuar hoje.
Entretanto partilho o " laboratório " onde a magia acontece, hehehe
Jjyu49hl.jpg
 
Muito fixe @yougurt.
Já vi que optaste pelo material que aconselhei, inclusive o sensor indutivo.
Para ligares o sensor é facil, a nossa ramps facilita nisso basta ligares assim ( não precisas de resistência ;) )
download_20151121_171540.jpg


Para lubrificar usei vaselina pura, na drogaria encontras umas bisnagas da marca Couto (embalagem branca)

Um conselho, faz tudo nas calmas e sem pressa... sei que a ansiedade é muita mas com calma e muita leitura e videos a coisa vai avançando.
Para firmware usei o marlin, é melhor que o da hephestos e permite selecionar PLA ou ABS.
Se quiseres mando-te o link do meu firmware prontinho, com mesa quente, sensor e lcd grande.

Nota: usa luvas para mexer nos rolamento para evitar ferrugem e se possivel unta com vaselina.
 
Aceito com todo o gosto o link do teu marlin. Vai ser util. Obrigado

Achas melhor vaselina?
Fui para a simples massa consistente por causa dos videos do Thom, de que o PintoR falou uns posts atrás em que ele usa este material.
 
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