Impressora 3D RepRap Prusa

Alta ideia @yougurt !
Por acaso queria fazer uma box de acrílico para a minha.

Alguém me pode postar o esquema e fotos dos vossos apoios que fizeram para o sensor indutivo?

Já alguém viu este produto?
O XTC-3D é um bocado caro, mas o acabamento fica incrível, será que há opções mais baratas?
 
ora bem, o jbaiao quando fez o bracket dele para a extrusora, já cortou o aluminio a contar com o sensor. Umas páginas atrás tens as fotos e inclusivamente os planos para o bracket se quiseres ir por essa via.
No meu caso montei tudo sem sensor.
As primeiras prints fiz com leveling á la pata.. Não é dificil, dá só um pouquinho de mais trabalho ( mas acho que é importante aprender como se faz, até porque para instalares o sensor convém ter a bed leveled(minimamente hehe)) ( outra dica para mais tarde: o truque do papel debaixo do nozzle ajuda muito )

Depois foi só ir ao thinguiverse e imprimi um adaptador para a fan da extrusora Mk9. Só Tive depois que cortar uns parafusos para terem maior comprimento, a contar com a espessura do adaptador, nada que o dremmel de 14€ não resolvesse.( so encontrei varoes de 3mmx200mm e precisava de fazer um parafuso com cerca de 140mm)

Na altura imprimi tambem um para a fan da e3d. A ver se encontro o link.

Edit: Encontrei
http://www.thingiverse.com/thing:899919
ProbeOnFan_preview_featured.jpg
 
Última edição:
Ora aí está um desafio interessante @Pynto R! Já tenho feito pequenas pausas, por uma razao ou outra, e quando faço para continuar, tem corrido bem.
Agora a noite inteira, desligando a heatbed e a extrusora, tenho receio que com o reheat na manha seguinte as "coisas" não estejam no mesmo sitio...

Tentei pausar, mas em cerca de 5 segundos criou-se uma bolha de plástico no sitio onde ficou.
Não uso heatbead por enquanto, só imprimo em PLA e não tenho tido problemas de aderência.
Teoricamente, a pausa teria que ser efectuada numa parede exterior, mover o eixo para fora da área de impressão, e desligar o aquecimento.
O retorno teria que aquecer, confirmar que extrusa, subir o Z, e voltar ao ponto XYZ onde estava.
Mais para a frente farei testes no Marlin...

Pessoal como o meu amigo (dono da cnc) ainda não investiu em fresas meti as mãos à obra e andei a pedir orçamentos de corte a laser em aço, aço galvanizado e alumínio na área do Porto.
O mais barato que encontrei foi o corte de aço galvanizado de 3mm de espessura por 35,80€!!
iCut (www.icut.pt)

Por esses lados não existem FabLabs ou hackerspaces ou semelhante?

A frame estou em ir a uma fablab em lisboa, cortar o material acrílico 6mm ou madeira 6mm.

Acrílico 6mm transparente na Dagol. Foi o sitio mais barato nos distritos de Lisboa e Setúbal que encontrei, e ainda liguei para muitos lados. Ficou-me em 8€. De momento não me lembro dos tamanhos da placa, mas não é difícil calcular. Tem atenção ao máximo que a cortadora laser suporta, porque na horizontal fica apenas com a margem de 1 ou 2 centímetros.
http://www.thingiverse.com/thing:40465 ter as abas faz bastante diferença na estabilidade da máquina!

Com essa frame, existem umas diferenças na BOM da hephestos ou nas partilhadas aqui:
- A peça impressa para colocar o arduino/ramps é redundante, se usares frame de acrílico pois este não é condutor e o arduino pode ficar encostado à frame, que não causará curto circuito.
- A peça para a ventoinha não tem onde ficar nesta frame, mas podes fazer uns furos.
- As porcas que assentam na frame (cerca de 13) são preferíveis de nylon em vez de metal, ou então usar anilhas.
- Um dos varões roscados M8 tem que ser maior, para ligar às abas para maior estabilidade, e com ele são precisos mais 4 porcas e anilhas M8.
- Depois também precisas de mais 6 parafusos, porcas e anilhas M3 para ligar a frame às abas.
 
Última edição:
Olá pessoal!

Gostava de vir aqui partilhar com vocês a minha experiência com uma Hephestos 2 que adquiri acerca de 15 dias :).

A experiência até agora tem sido agradável, é uma impressora com um espirito maker mas com um toque mais profissional. Apesar de ter em casa uma prusa i3 resolvi avançar com esta, pois aparentemente não necessitava de tantas afinações com a prusa.

A impressora vem muito bem acondicionada mas vem com um manual de poucas palavras, no entanto é bastante ilustrado e não é dificil a sua montagem.

Deixo aqui umas fotos do MARVIN lol. https://goo.gl/photos/eCxWDdqHCtQCu8Tk6

Vou voltar a seguir o tópico com mais afinco, só participei nele ao principio. Situações da vida que me levaram a abandonar o mundo 3D durante praticamente quase 2 anos... :(

Logo à noite a ver se posto umas fotos da minha menina :)

Abraços!
 
mais um entretantos dos meus...

Digam lá se esta não é o wire feeder mais "lindo" de Sempre:

Se é funcional ou não é outra conversa ( uns dizem que faz muito slippage, outros não) mas que é uma bela peça, não há duvidas! É daqueles que apetece fazer só para dizer que se fez lol!
 
mais um entretantos dos meus...

Digam lá se esta não é o wire feeder mais "lindo" de Sempre:

Se é funcional ou não é outra conversa ( uns dizem que faz muito slippage, outros não) mas que é uma bela peça, não há duvidas! É daqueles que apetece fazer só para dizer que se fez lol!

Esse feeder deve ter uma força bruta lol. É uma bela peça de engenharia 3D. Uma pessoa se não tem cuidado e não previne o "dangerous extruder" no firmware isso deve arrancar o hotend!!!
 
@JAR3D , bem vindo de volta! Que inveja, bela maquina, para já tenho lido bem da Hephestos 2... Já foge é bastante aos € que eu queria investir nesta "brincadeira"...

Este tópico está a ficar com uma dinamica engraçada nos ultimos meses... Quem sabe o @jmra ainda volta para montar a prusa dele e aproveita a boleia do @Digs,@mocito e do @XR400 ...
Abc
 
Última edição:
@JAR3D , bem vindo de volta! Que inveja, bela maquina, para já tenho lido bem da Hephestos 2... Já foge é bastante aos € que eu queria investir nesta "brincadeira"...

Este tópico está a ficar com uma dinamica engraçada nos ultimos meses... Quem sabe o @jmra ainda volta para montar a prusa dele e aproveita a boleia do @Digs,@mocito e do @XR400 ...
Abc
Viva!
É verdade, o projecto da minha prusa ficou em stand by por vários motivos, mas tenho vindo todos os dias ao tópico acompanhar as novidades...
Já agora, entre a beeprusa e a hephestos 2, qual escolheriam?
 
Última edição:
@jmra, Fiz só uma comparação muito superficial, mas acho que iria para a bee se tivesse que decidir neste momento

*dual extrusion
*cama quente mk3
*Maior area de impressão
*Penso que fica ligeiramente mais barata
*É tuga

E sem ter nada a ver com a printer propriamente dita, mas não sei se sabiam, a bee é parceira da ESA e ganhou o concurso para desenvolver partes da printer 3d que se pretende criar e enviar para a Estação Espacial Internacional. Isto é para mim um bom sinal da competência da equipa que esta por trás da bee prusa e da qualidade de alguns projectos made in PT
https://beeverycreative.com/press-release-european-space-agency-project-melt/
 
@jmra ,

A beeprusa parece-me ser uma máquina interessante, no entanto parece que não vem com auto level de série.

Eu optei pela Hephestos 2 porque pareceu-me ser robusta e já tinha o auto level de série. Não sei se é possivel meter o auto level na beeprusa mas há partida deverá ser.

Com a beeprusa poderás imprimir com ABS, se isso for imprescindivel para ti. Tem outro ponto a favor que é o dual extruder.

Sinceramente não conhecia a beeprusa, mas acho que mesmo assim continuava a ir para a hephestos 2.

Agora se afastasse a hipótese da Hephestos 2 e tivesse de escolher entre a beeprusa ou a Hephestos acho que escolheria a Hephestos.

A Hephestos tem bastante suporte documental e material online para te guiares. Acho que nesta fase não há grande vantagem no dual extruder. Aperfeiçoas-te na Hephestos e logo metes outro extruder na Hephestos.
 
Eu já tenho as peças impressas, os varões em aço, anilhas, porcas.
Já mandei vir correias, polias, rolamentos e adaptadores dos motores para os varões roscados..

Para a semana talvez mande vir os motores ( ainda não sei onde os comprar) ou a frame da BQ.

Entretanto como ainda não sei se vou usar fonte de um pc ou se vou comprar uma, estive a fazer um voltímetro para estar sempre a controlar as tensões, vou ficar com dois displays na impressora. :).

Segue o vídeo que fiz ontem com o voltímetro a funcionar apesar de me faltar acrescentar umas coisas ao circuito.
Reparem que tem 5 entradas, 3 estão a medir os 5V do pc as outras duas estão a medir a tensão de um carregador do netbook, sem carga tem ~20.4V coloquei um potenciómetro para variar a tensão na entrada.





Ainda não sei quantas tensões vai ter a fonte, depois é só usar as tensões que quero eliminando as outras e colocar os V depois dos números e um texto a identificar qual tensão é. No vídeo só tem os números porque só tenho 16 caracteres no display, não cabia tudo ;).

Se a fonte for de pc, o botão vai servir para a ligar e desligar, se for uma comprada para a impressora, desactivo o botão e fica sempre a mostrar as tensões. Existe também a possibilidade de colocar um integrado da Dallas que tenho aqui por casa para medir e indicar a temperatura ambiente pois penso que também influencia nas impressões.
 
Que fixe, adorava saber fazer essas coisas. tenho que me inscrever um dia num workshop para iniciados...
Bom projecto. Quanto a usares a fonte de PC, desde que tenha os amp suficientes para a heatbed, é na boa.
Cheira-me que percebes de electronica o suficiente para nao te atrapalhares com essas coisas Hehehe

se precisar de dicas, ja sei quem vou chatear..
Abc
 
@JAR3D , bem cool! Por acaso gosto bastante do design, fica bem em qualquer canto da sala ou do escritorio!

Ontem estive a brincar um pouco com a menina... como podem ver, fiz uma kitty, em speed, baixa resolução, só para deixar a menina cá da casa mais contente.
Entretanto fiz asneira ; Corri o G28 com a nozzle fria, tinha um pouquito de plastico já rijo na ponta, e foi o suficiente para o sensor do Z não activar.
Em resumo, o eixo horizontal saltou das porcas com a pressão e no suporte superior de varao liso esquerdo partiu a ponta da peça ( á direita na foto)... Fiz uma peça rápida, 0,2 de layer, speed a 100% ( 40mm/s) so para ter um apoio para a impressão seguinte ( peça á direita)

No fim fiz então com mais calma, 0,1 layer, baixei para 36mm/s e mesmo assim imprimi a 80% speed., 90%infill(. 2 peças ao centro)
fiquei mesmo satisfeito, acho que já estou pronto para imprimir um kit de peças completo para ter de substituição.
FVLgW6m.jpg

Nota-se bem a diferença que o tamanho das layers e a velocidade de impressão têm nas peças

6ni8jKE.jpg

Quando me meti neste projecto estabeleci como um dos objectivo conseguir atngir uma qualidade de impressão semelhante às peças que na altura comprei via ebay, que achei estarem estupendas. A da direita é em abs hips e a minha, à esquerda. Acho que já não estou muito longe!:001:

Comecei a ter alguns problemas com a adesão, usando a simples fita azul. A fita fixa bem às peças, mas emprints mais longas começava a descolar da cama. Solução, pegando na dica do @jbaiao, cola uhu em tubo na cama, depois a fita azul e imprimo em cima. Resulta muito bem.
tentei so com a cola, sem a fita, mas o plastico na 1ª layer nao agarrava em certas partes.
 
@JAR3D , bem cool! Por acaso gosto bastante do design, fica bem em qualquer canto da sala ou do escritorio!

Ontem estive a brincar um pouco com a menina... como podem ver, fiz uma kitty, em speed, baixa resolução, só para deixar a menina cá da casa mais contente.
Entretanto fiz asneira ; Corri o G28 com a nozzle fria, tinha um pouquito de plastico já rijo na ponta, e foi o suficiente para o sensor do Z não activar.
Em resumo, o eixo horizontal saltou das porcas com a pressão e no suporte superior de varao liso esquerdo partiu a ponta da peça ( á direita na foto)... Fiz uma peça rápida, 0,2 de layer, speed a 100% ( 40mm/s) so para ter um apoio para a impressão seguinte ( peça á direita)

No fim fiz então com mais calma, 0,1 layer, baixei para 36mm/s e mesmo assim imprimi a 80% speed., 90%infill(. 2 peças ao centro)
fiquei mesmo satisfeito, acho que já estou pronto para imprimir um kit de peças completo para ter de substituição.
FVLgW6m.jpg

Nota-se bem a diferença que o tamanho das layers e a velocidade de impressão têm nas peças

6ni8jKE.jpg

Quando me meti neste projecto estabeleci como um dos objectivo conseguir atngir uma qualidade de impressão semelhante às peças que na altura comprei via ebay, que achei estarem estupendas. A da direita é em abs hips e a minha, à esquerda. Acho que já não estou muito longe!:001:

Comecei a ter alguns problemas com a adesão, usando a simples fita azul. A fita fixa bem às peças, mas emprints mais longas começava a descolar da cama. Solução, pegando na dica do @jbaiao, cola uhu em tubo na cama, depois a fita azul e imprimo em cima. Resulta muito bem.
tentei so com a cola, sem a fita, mas o plastico na 1ª layer nao agarrava em certas partes.
Eu acho que a impressão está bastante boa. Já as minhas não andam a sair grande coisa, mais logo posto aqui umas fotos.



Sent from my SM-N910F using Tapatalk
 
Fiz mais umas experiencias, decidi fazer o seguinte modelo.
http://www.thingiverse.com/thing:458903
É feito em single layer, sem infil, e deu para experimentar o modo spiral vase, sem ter de estar a fazer o tipico vaso e numa hora e pouco está completo e aproveitar para testar a maquina em altura, o que nao tinha ainda feito ( tambem tinha lido umas coisas sobre o efeito da fan da ramps nas prints e resovi tirar a limpo, mas já abordo isto mais à frente)

A print é muito gira de se ver; foram 829 layers numa unica passagem continua. A vantagem é que não fica a marca vertical tipica do eixo z a subir por niveis. Por outro lado, surpreendeu-me que apesar de ter sido feito a 0,2 , o resultado final até parece 0,1!!!! Muito fixe para impressionar os amigos qd vêm visitar e no fim ate podem levar uma print para casa!

Tirei duas lições importantes e que partilho:
Lição n°1 : resolvi fazer mudancas no meu end code para levantar no eixo z 10mm no fim da print, fiz asneira e em fez de subir , desceu! Por isso nada de meter o gcode no codigo da print sem se saber o que se esta a fazer, como foi o meu caso, LOL ( rocket à esquerda)
5kUhRjP.jpg

Lição n° 2 e talvez a mais importante para quem tem a ramps montada na Frame da hephestos:

O primeiro rocket a ser feito foi o da Direita. Perto dos 8,5 cm de altura, a print começou a encolher do lado esquerdo, de tal forma que perdeu a adesão e tive de parar . É visivel o desvio na pic. não me parecia que fosse um efeito dos eixos, de modo que recomecei. ( foguete da esquerda ) No mesmo local, a print começou a desviar, mas fui a tempo de meter um envelope grosso a evitar o fluxo de ar da fan Ramps. Comecou a voltar ao sitio e teria ficado inteiro, não fosse o meu desaire com o GCode :(

À terceira foi de vez( foguete do centro), meti o envelope a bloquear o ar da fan desde o inicio e print completa sem desvios ou problemas de adesão. penso que o modelo ter estas caracteristicas single layers, ajuda a evidenciar este problema, mas já tinha sentido ao imprimir o suporte do lcd que naquele lado, mais perto da fan, a print "encolheu" de forma diferente devido ao ar mais frio que vem daquela area.

A solucao que encontrei:
http://www.thingiverse.com/thing:846476
GqtbQ2P.jpg


A foto não é grande coisa, ( vejam melhor no link) sorry, dps meto uma melhor e se melhorou ou nao o problema quando instalar este ramps fan shield. So acho é que estraga um pouco as " linhas" da printer mas pronto... Nao se pode ter tudo. Não queria estar a fazer uma box.

A solucao da cola uhu e fita azul resulta quase bem demais... So consegui sacar esta print com a faca da cozinha a fazer de alavanca...até suei e ia partindo a peça...
 
Última edição:
desculpem o abuso de posts, espero que nao se importem, mas tenho andado divertido acom isto e acho que sao coisas giras de partilhar:

Imprimi o kit de peças para este"hack" Ikea para proteger o filamento da humidade... Spool holder, bracket e spacers. Quando trocar o filamento novamente imprimo outra vez para misturar as cores.
http://www.thingiverse.com/thing:743280
v3SVEdK.jpg

KkktqhN.jpg
 
Olá pessoal!

Gostava de vir aqui partilhar com vocês a minha experiência com uma Hephestos 2 que adquiri acerca de 15 dias :).
...

Uma duvida, como funciona o auto level dela?
Pelos vídeos achei bastante interessante o sistema de medir a distancia e o utilizador é que calibra manualmente.
 
Uma duvida, como funciona o auto level dela?
Pelos vídeos achei bastante interessante o sistema de medir a distancia e o utilizador é que calibra manualmente.

Boas @Pynto R ,

O autolevel funciona com um sensor indutivo, funciona da mesma maneira que aqui os companheiros da Hephestos têm na impressora deles.

O que a bq aconselha, e isso não se vê nos manuais, é primeiro fazer um nivelamento manual com o auxilio do sensor indutivo, ou seja a cabeça de impressão posiciona-se em certas zonas da plataforma de impressão e nós manualmente vamos ajustando os parafusos da plataforma até que a luz do sensor indutivo acenda. E em segundo lugar fazer o auto level.

Espero ter ajudado :)
 
Back
Topo