Impressora 3D RepRap Prusa

Ora viva, já há muito n vinha a este fórum,

Tenho uma prusai3 homemade e já conta com mais de 4km de filamento gasto.
Os upgrades que lhe fiz logo ao início foi mesmo varão liso em cromo. Tenho uns igus para trocar mas como estou a montar a segunda impreasora, Nota-se que estes encaixes não são preparados para os igus de plástico, pois ao serem apertados ficam amolgados com a força do aperto prendem muito.

Só consegui colocar os igus no eixo Y. O eixo X foi para esquecer mesmo com um carrinho X com as medidas para o igus.

De resto, os rolamentos chineses ainda duram, sem folgas e ainda muito suave. Uso apenas silicone em spray... Não acomula sugidade porque é a seco e é muito suave. Gostava de experimentar PTFE em spray, mas é muito mais caro..

Em relação a cama quente, tenho a funcionar o Ramps com uma ventoinha direta apontada, vale.mesmo a pena ventilar! Se quiserem poupar o Ramps da sobrecarga da cama quente, porquê não colocar um relé à saída da Ramps e assim ligam a cama quente direto a fonte?
 
Epá ainda nem comecei a construir a impressora e vocês já andam a dar ideias :biglaugh:
Isso era engraçado era com um laser mais potente que desse para corte...
 
@DinoVL , meu caro, nem te agradeci as dicas... bem vindo ao topico novamente!
4km de filamento é muita fruta, deves ter aí muita experiencia para partilhar!
Não percebi bem o que se passa com o ajuste dos igus. A minha sugestão, caso tenha percebido a tua dificuldade, imagino que já a tenhas tentado logo no inicio, mas se o prob é excesso de aperto ao ponto de deformar o rolamento, limar o encaixe por dentro, com paciencia, não te permitiria um ajuste melhor?

Hoje recebi a ramps 1.4 SB:
28PjDAml.jpg

TH7praCl.jpg

Logo à vista desarmada noto diferenças em relação às ramps que temos... Vejam perto das fichas da bed e extrusoras... Os diodos de protecção estão bem visiveis.

So uma questão, o dissipador fica em qual dos mosfets? Não encontrei em lado nenhum. Julgo que é o que na foto esta na vertical ( por ser o da bed (acho eu))mas não tenho a certeza.

terminei também o movel para a menina e todos os componentes são impressos:
IrcTnxBl.jpg

fwNYJ72l.jpg

Ainda não está pronto, tenho de terminar as ligações electricas da fan e montar a fonte do lado de fora, por baixo da prateleira onde fica a printer. Ainda tenho de pensar como vou alimentar com o filamento, se vindo de cima, ou por baixo.
meti um kit de leds do ikea com controlo RGB, que fica mesmo bem para dar ambiente!

Para mim o ideal seria colocar a caixa com o filamento na prateleira de baixo a alimentar pela traseira da box. Tenho receio é que exija muito do motor da extrusora e este não seja capaz.
PntHXjll.jpg

por agora estou a usar o movel para "expor" as prints hehehe
 
Última edição:
Esse móvel ... :clap::clap::clap::clap:
Para ficar perfeito, só falta pôr umas portas em baixo, enchê-las de garrafas e chamar-lhe "mini-bar". Assim sempre tinhas alguma coisa para te entreteres enquanto esperas pela impressão das peças...:banana:
 
Com mini bar era do melhor !!!! Hehehe. mas não vai dar lol no meu caso tinha de ser refrigerado. na verdade aprecio cervejas e pouco mais:beerchug:... assim sendo, vai mesmo ser para a caixa do filamento! lol

Já agora, as dobradiças da porta são feitas para poder retirar a mesma com facilidade para quando for necessario aceder à printer. São de encaixe!
 
Última edição:
@yougurt fiquei perdido com o móvel e esqueci-me de te falar na tua nova ramps, é bem bonita, o transistor da cama quente é aquele que está sozinho atrás das ligações da cama e segundo me recordo daquilo que li no site do fornecedor, eles referem que não é necessário utilizar dissipador no transistor, é uma questão de experimentares, se vires que ele aquece, a colocação de um dissipador só lhe faz bem.
 
obrigado @didocas, deu muito gozo montar o movel e ver já aplicações praticas das peças impressas para alem das brincadeiras que todos imprimimos.
também acho a placa bem bonita, apesar de com os meus cabos, por estarem sleeved e serem mais grossos, mal se vê quando montada. Em relação a colocar o dissipador... nao tenho nada a perder e so a ganhar. Vou instalar, Queria mesmo era confirmar que era o mosfet correcto e foste boa ajuda. Tks
 
Última edição:
Hmm agora fiquei arrependido de ter mandado vir a 1.4 em vez da SB.. Mas na verdade o meu orçamento já vai nos 380,33€.
Já está tudo encomendado, só me falta receber a Heatbed, os steppers, suporte para o E3D e os limpa nozzles.
Envio uma foto do meu material até à data.

ZksgLuc.jpg
E sim, sou baixinho, tive que subir para uma cadeira eehhehhe
 
@yougurt tá a ficar fixe o móvel. Para o filamento podes usar um tubo PTFE preso desde perto do rolo, até ao acrílico ou à madeira (furas), dependendo do espaço que tiveres dentro e do ângulo com que vai ficar.
Duas perguntas: Onde vais pôr o hardware? Porquê aquela ventoinha?
 
@Digs, percebo a tua perpectiva... Estavas a contar com 300/320€ e já vais acima desse valor. Por outro lado, esses 60€ em excesso justificam-se apenas com os igus e com a e3d... Já ficas com bons upgrades. Em relação à SB, mais mês menos mês podes fazer o upgrade. Para já verifica bm os apertos das fichas, e eu passei a dar um aperto nas minhas com regularidade, que aquilo com as vibrações desaperta ligeiramente .
quanto a mim essencial é mesmo o alarme de fumo para poderes sair da sala ou do escritorio mais descansado. Com 7€ fica a festa feita!

Tks @Pynto R. Então achas que se for uma montagem tipo bowden a ir da caixa para a printer o motor aguenta o Pull? Sao pelo menos 60 cm ou mais...

A printer vai ficar na " enclosure " de cima, fechada a acrilico. a fan é para quando começar com abs ter algum tipo de extração de fumos.
A peça que imprimi permite regular a abertura da fan. Quero também ter a temp mais controlada. Acredito que dentro da box a printer vai funcionar num ambiente a 30/35° Pelo menos... Depois verei com o termometro que lá meti. A caixa do filamento fica na prateleira do meio par poder meter o portátil em cima qd for preciso.

A " box " permite a frame, mas não com o lcd no topo, daí estar a fazer uma caixa para o mesmo. Tive de comprar flat cable e 4 conectores para aumentar a extenção da ligação. O Lcd ira ficar na box, a frente da printer.
 
Última edição:
Epá ... Na altura comprei o kit do chines, mas depois percebi que não tinha comprimento para o que pretendia... Comprei fio a metro, acabei por comprar terminais dupont com ficha para crimping ( fiz com um alicate ) , aproveitei algumas fichas molex, e para as fan bati o chines da zona, que tinha uns kits de leds com os conectores 2way que eu queria... resumidamente...Tive de inventar!!!
A ptrobotics perto do cacem tem uma boa seleção de terminais e fichas de crimping e envia pelo correio se precisares. Ve o site deles.
 
Última edição:
Já tenho apanhado aqui questões sobre o melhor local para comprar o filamento, e hoje descobri os melhores preços à data, desde que se compre 2 ou mais rolos.

vejam na ***** (tudo junto) (espanhol) e em consumiveis/ consumiveis 3d têm uma boa quantidade de filamentos.
para compararem, o pla premium da BQ que compro perto de casa custa 19€ e neste site fica a 14,95€. Noutro filamentos com um price range mais alto a diferença será mais substancial.
os portes ficam entre 5 a 6 euros para PT.

Acho que vale a pena e vou comprar lá na proxima.
 
Em principio o tubo não causará muito atrito, desde que esteja preso em ambas as pontas.
Podes partilhar a peça para a ventoinha?
A ventoinha está a extrair ou puxar? De qualquer das formas, para o ar fazer passagem pela caixa terá que entrar (sair?), nas fotos não reparei em furos ou parecido.

Os portes é que é pena. Em grandes superfícies, ainda só vi filamento à venda na media_censura_markt, pode ser que o al_pide_di ou a leroy_salazar_merlin venham a ter, como lá fora.

Ps:
WP_20160219_21_15_40_Pro.jpg
 
@Pynto R , aqui vai:
http://www.thingiverse.com/thing:529661

A fan está a extrair de dentro da caixa... O acrilico não está 100% justo... Na porta tenho cerca de 0,5 mm de folga, assim como nas laterais além do furo na traseira para os cabos.
Penso ser o suficiente para "respirar". Vou meter um potenciometro também para regular a velocidade da fan.

Esse projecto promete:001::001::001:!!!
estou curioso qual o set-up que vais fazer com essa rack. Fizeste um bom trabalho com o mdf!!!

Olha que nem acho os portes assim tao maus olhando para os preços que praticam... Ao fim ao cabo é uma reducão de 25%.

já agora, a BQ Espanha está a vender 2 packs diferentes de 5 rolos por 85 € cada. No caso deles os portes sao 1€. Também é uma boa oportunidade.
 
Back
Topo