Impressora 3D RepRap Prusa

Eu optava por colocar a fonte atrás agarrada ao acrilico, ou fazes uma peça e "aparafusas" à perna da mesa.

Sim a BOM vira um pouco diferente, mas também sabes que só partilharei quando tiver a certeza que é a correcta.
 
Última edição:
@jbaiao e resto do pessoal, qual a espessura do vidro/espelho que têm em cima da vossa heatbed? Com a mk2 sei que existe a possibilidade do vidro dilatar na zona das resistências, então prusa da bq que sempre usei, montamos com um de 6mm. Quanto à mk3 creio que o facto de ser alumínio presumo que já não aconteça mas acho que não deve ser necessário um vidro tão espesso. Outra coisa, quem têm vidro, o thermistor está a tocar no vidro e não no centro do furo certo? O que interessa é a temperatura do vidro e não da cama. Se calhar alguns têm pouca aderência por causa disso.
 
Para já, está assim:
p6ryXn1.jpg
 
Esta a ficar um espectaculo... Estruturalmente parece muito solida!
O vidro que ca tenho tem 4mm, mas lá está, nunca o montei...

Este weekend vou distrair-me a mudar a fonte!
 
Eu uso vidro de 3mm. Tenho dois para nao ter de esperar que o vidro arrefeça.
Assim que a impressão termina tiro a peça juntamente com o vidro e meto o outro vidro..... e siga!

O termistor tenho no centro do furo e está colado com silicone de alta temperatura. Desta forma a temperatura é praticamente a mesma em toda a mesa.

Relativamente à questão de aderência, com o método da cola, estou a usar 55° para pla e garanto te que nao descola nem por nada.
 
Última edição:
Eu acrescentaria que até cola bem demais LOL (mentira... Eu é que devo ter diluido pouco. Ja estou a experimentar com maior diluição.)

De qq forma ja tive de trocar 2 tirinhas de kapton e aproveito para mostrar como tenho o setup da face de impressão para não ter nunca de desmanchar a protecção termica:
ujtJiiTl.jpg
 
@jbaiao, quando mandei vir o airtripper, comprei isto por 1.99€:
Aislante-800x800.jpg

Já vi deste isolamento nos akis e leroys, mas sempre em "bulk" e demasiado caro. O ideal seria usar o forro que se coloca entre as paredes e os aquecedores. A tesa vende uns nestas lojas, mas lá está, era sempre demasiado caro para a quantidade que iria usar. assim, aproveitei!

Já agora, e porque achei super interessante, acho que é desta que as nossas caras metades vão compreender as nossas máquinas. Quem sabe até começam a oferecer uns rolos de filamento...
http://diwo.bq.com/puzzle-para-la-cocina/

Em relação à cola:
Eu estava a usar 1/8 e acho que cola demais no kapton. Se calhar 1/5 é ideal para para o vidro.
Estou agora a usar 1/12
 
Boas pessoal tenho estado a pensar montar uma prusa.

Andei a ver de peças individuais mas as listas de peças que encontrei eram todas um pouco confusas, não sei se tenho tudo na lista.

Entretanto reparei que consigo o kit da BQ Hephestos por 395€ e fiquei a pensar que secalhar compensa mesmo que faça alguns upgrades.

O que acham do kit por este preço vale a pena ?
 
O preço é bom.
Tem atenção que o kit hephestos não trás mesa aquecida, lcd é o pequeno, fonte de alimentação não dá para mesa aquecida.
Por menos desse valor compras às peças e ainda sobra dinheiro para filamento, além de que ao comprares às peças também compras material suplente para os dias de azar.....
Mas claro um kit é um kit... não perdes tempo em pesquisas.
 
Boas pessoal tenho estado a pensar montar uma prusa.

Andei a ver de peças individuais mas as listas de peças que encontrei eram todas um pouco confusas, não sei se tenho tudo na lista.

Entretanto reparei que consigo o kit da BQ Hephestos por 395€ e fiquei a pensar que secalhar compensa mesmo que faça alguns upgrades.

O que acham do kit por este preço vale a pena ?
Esse preço é muito bom, comparado com o preço habitual. Se poderes partilha com o pessoal onde se encontra a esse preço :D
 
Qual é o objetivo da mesa aquecida ?

Na faculdade uso uma Makerbot Replicator 2 que também não tem mesa aquecida e costuma ser muito dificil tirar as peças. É para ser mais facil ?

Se calhar não estou a ver nos melhores sitios, mas vendo preços na bang good e ebay não deve ficar menos que os 400€
 
Voivode comprei a frame original, o kit dos veios, os motores e ainda um rolo de filamento tudo na bq, as outras peças vieram da china e neste momento devo ter gasto cerca de 340€, e podia ter gasto menos se opta-se outro tipo de frame e comprar cá os varôes.
 
Tenho um problema que não sei se mais alguém tem ou se sabem como resolver.
Em algumas impressões que contém briedgs, o nozzle bate e perco passos no X.
Ainda hoje aconteceu isso numa peça ...
Isto não é constante, depende da peça.
 
Queres-te rir... Eu ontem comecei a perder steps no Y numa print. O mais interessante é que é sempre na mesma altura perto dos 2,3 cm de height.

Vou rever a tensão dos belts, e também ver a voltagem dos steppers. Quem sabe, por ter os igus, que me parecem ser mais suaves mas em paralelo com mais fricção, por estranho que pareça, precisem de mais potencia.

Tambem li, que em determinadas prints, mudar de slicer pode corrigir o problema.

Vou testar tudo isto e digo como correu!

@Voivode , com esse preço imagino que estas a conseguir que alguem pague o IVA por ti.
Se for mesmo o preço de "rua", podes partilhar onde é? É que temos aqui malta a analisar onde melhor investir os €€€ e a esse custo pode ser uma boa opção para alguns, apesar de eu aqui continuar a concordar com a opiniao do Jbaiao, ás pecas fica mais barato e ja com upgrades!
 
Minha nossa... Nem parece a mesma... Essa pecas sao com que definicao? 0,1?
Vejo ai umas quantas que nao conheço. Estou curioso! Ja qgora, de q marca é esse azul? Gosto da cor.

Em algumas impressões que contém briedgs, o nozzle bate e perco passos no X.
Ainda hoje aconteceu isso numa peça ...
Isto não é constante, depende da peça.
Já csg resolver? A mim continua a acontecer, por vezes no y... Ainda hoje foi uma print ja com 4h para o galheiro

ontem revi os alinhamentos e apertei a duas belts, que tinham criado um pouco de folga. A print que me estava a dar dores de cabeça com este problema finalmente chegou ao fim ( virei 90° a ver se ajudava). Deixei a imprimir outra coisa, e voltei a ter o problema.

Já me lembrei que possa ser os steppers, que por estarem agora dentro da enclosure aqueçam mais. A temp ambiente aumentou 10 graus lá dentro. A ver se verifico isto hoje.

PS: a fonte ja esta fixa ao acrilico, na traseira :007:
 
Última edição:
Back
Topo