Projecto nº1

Pôr wc só tem um problema....é o banho que se apanha e o trabalho que dá quando se tem que retirar algum componente, a gráfica por exemplo. Por outro lado aquilo faz tão pouco barulho que qualquer barulho depois se torna insuportável. Uma ventoinha que vibra um pouco, um painel que faz ressonância. Mas é uma experiência gira, muito trabalhosa.

Acredito..! Se eu quisesse aplicar wc a board, processador e grafica por quanto fica +/-? só para ter uma ideia..
O teu trabalho ficou mt bom!!
comp'z
 
Depende do que conseguires arranjar em segunda mão. Com sorte em segunda mão consegues a metade do preço, normalmente a 2/3 do preço de novo. Quanto a preços de novo tens que escolher em primeiro lugar se queres alto fluxo ou baixo fluxo. O que eu fiz foi com baixo fluxo, conectores rápidos. O preço não é assim muito diferente, mas todo o sistema vai ser diferente se for para alto ou baixo fluxo. Podes pôr uns 70 euros para uma bomba, uns 50 para um rad, 40 euros de média para cada um dos blocos (atenção que há blocos desde 25 euros até ao quadruplo e mais), 50 para o depósito (aqui há de muitos preços, desde 15 euros), o controlador (uns 50 euros - este controla tudo, desde fluxos, a veloc de ventoinhas a temperaturas etc - o aquaero para baixo fluxo custa uns 100 euros novo, mas tens da alphacool para alto fluxo a metade do preço). Depois vêm os conectores e os tubos mais os liquidos. Cada conector desde 2 euros os simples até 3,5 euros os tês.
Olha, a coisa ainda fica cara, podes pensar para um sistema normal uns 300 euros. Tens a vantagem de poder ir mudando de computador e aproveitar grande parte das coisas. Só mesmo os blocos é que por vezes não se aproveitam, a não ser que sejam universais ou que faças adaptações, que foi o que eu fiz para o chipset.
Pessoalmente acho que vale a pena, só pelo barulho que desaparece e pelo gozo que dá a montar já compensa. Para não falar que se quiseres fazer oc ao computador só te safas com água. Já agora meter wc não quer dizer que as ventoinhas desapareçam do sistema. Pelo contrário, vais ter uma carrada de ventoinhas, mas todas elas controladas a baixa rotação sem barulhos.
Quanto a ires pondo só um bloco de cada vez á medida que vais comprando podes fazê-lo, só tens é que pensar num radiador logo grande, ou dois tipo um de 120 e outro de 240. Neste caso já podes meter só o bloco do processador e um rad de 120 e mais tarde mais um rad e outros blocos. Mas muito cuidado, isto tudo vem com um problema muito grande...é que se começas a gostar disto vais começar a trocar de componentes mais rápidamente e a gastar mais dinheiro. É um circulo vicioso, um "desporto" caro. Tipo agora uma 8800gtx ou duas e blocos e daqui a um mês um quadcore, e sempre a gastar....ou não.....
 
Última edição:
Depende do que conseguires arranjar em segunda mão. Com sorte em segunda mão consegues a metade do preço, normalmente a 2/3 do preço de novo. Quanto a preços de novo tens que escolher em primeiro lugar se queres alto fluxo ou baixo fluxo. O que eu fiz foi com baixo fluxo, conectores rápidos. O preço não é assim muito diferente, mas todo o sistema vai ser diferente se for para alto ou baixo fluxo. Podes pôr uns 70 euros para uma bomba, uns 50 para um rad, 40 euros de média para cada um dos blocos (atenção que há blocos desde 25 euros até ao quadruplo e mais), 50 para o depósito (aqui há de muitos preços, desde 15 euros), o controlador (uns 50 euros - este controla tudo, desde fluxos, a veloc de ventoinhas a temperaturas etc - o aquaero para baixo fluxo custa uns 100 euros novo, mas tens da alphacool para alto fluxo a metade do preço). Depois vêm os conectores e os tubos mais os liquidos. Cada conector desde 2 euros os simples até 3,5 euros os tês.
Olha, a coisa ainda fica cara, podes pensar para um sistema normal uns 300 euros. Tens a vantagem de poder ir mudando de computador e aproveitar grande parte das coisas. Só mesmo os blocos é que por vezes não se aproveitam, a não ser que sejam universais ou que faças adaptações, que foi o que eu fiz para o chipset.
Pessoalmente acho que vale a pena, só pelo barulho que desaparece e pelo gozo que dá a montar já compensa. Para não falar que se quiseres fazer oc ao computador só te safas com água. Já agora meter wc não quer dizer que as ventoinhas desapareçam do sistema. Pelo contrário, vais ter uma carrada de ventoinhas, mas todas elas controladas a baixa rotação sem barulhos.
Quanto a ires pondo só um bloco de cada vez á medida que vais comprando podes fazê-lo, só tens é que pensar num radiador logo grande, ou dois tipo um de 120 e outro de 240. Neste caso já podes meter só o bloco do processador e um rad de 120 e mais tarde mais um rad e outros blocos. Mas muito cuidado, isto tudo vem com um problema muito grande...é que se começas a gostar disto vais começar a trocar de componentes mais rápidamente e a gastar mais dinheiro. É um circulo vicioso, um "desporto" caro. Tipo agora uma 8800gtx ou duas e blocos e daqui a um mês um quadcore, e sempre a gastar....ou não.....

Pois.. Como eu pensava!! 300 euros? Pash.. Acredito que valha a pena, mas é caro! Mas obriagado pela explicação, ajudaste-me bastante!! fkB
comp'z
 
Parabens ! Nao existe uma palvara melhor que excelente? pois se existir apliquem na a este projecto!

Uma forma, simples e bonita, de eu tirar, a a bomba e o radiodador, de dentro da minha caixa acrilica!

Segundo o que precebi, a caixa aproveitas - te uma antiga! Sera que é possivel fazer isso numa caixa daqueles mini pc's ? ou há alguma caixa apropriada ?
 
Desde que o que queiras pôr dentro da caixa caiba sem grandes alterações tudo bem. Se for só o radiador, as ventoinhas e a bomba não tens que te preocupar com sitio para controladores na frente da caixa. Mas vais ter sempre que fazer alterações, porque qq caixa tem baías. É só tapá-las.
Mas pelo que disseste tens uma em acrilico. Porque não fazer uma mais pequena tambem em acrilico? O conjunto ficava bem e já podias fazer a caixa do tamanho que precisas, á medida do radiador.
 
Mas n recomendam um pack de WC, tipo os da ***** ou assim ? :confused:
Fica mais barato, não?
A sensação q me dá é que por vezes mais vale gastar-se 180/200€ e ter-se um desempenho médio do que gastar 300€ ou mais (a mim faz-me diferença) pra ter 4 ou 5 graus a menos.

Mas vc's é q "mexem" ca coisa, eu estou só a ver, atento mas só vi ainda. E não tenho dúvidas q o teu projecto está mto bom. Comparado com o q tenho visto gosto bastante. ;)
Grande abraço a todos
 
Se te faz diferença o dinheiro (a quem não faz....) sempre podes comprar peças em segunda mão e poupar algum. Os kits que se vendem normalmente têm bombas mais fracas e blocos médios. Ninguem faz milagres. Primeiro acho que podes fazer a conta ao material em separado, o material que realmente precisas. Depois vês se existe algum kit que se aproxime. Comparas as diferenças e optas pela melhor opção qualidade/preço. Neste momento eu já não fazia nada do que fiz. O próximo será de alto fluxo. Um conselho é que não gastes muito dinheiro a pensar que o sistema vai ser definitivo. Á medida que vais aprendendo vais querendo outras coisas. Vai com calma. Tens bombas com deposito em segunda mão a 20 euros por exemplo.
Boa escolha e diverte-te que é o que se pretende...
 
Marley , a questao é ...
Tens WC desde 85 a 300 ++ €,
Na minha opiniao a diferença entre um de 200 e um de 300 nem é notavel...
Eu tenho um TT BigWater 745 , custou me 115 € e de 2.66 (stock) andava smp 62 ~ 70 º , e aos 70º fazia shutdown , e com wc a 3.33 Ghz 30 ~ 33 º em full :]
No meu caso ter gasto 200 ou 300 € , nao me ia fazer melhor nem pior , so por dizer que ia gastar o triplo :P

A questao é que , escolhes o wc conforme as tuas posses e necessidades :P
 
Quantos graus....tipo uns 2 ou 3 por componente, bom bloco e bom radiador. Mas há outras coisas tambem importantes. Uma boa massa termica bem aplicada e principalmente um bom processador de uma boa semana. Isso faz toda a diferença. Se tiveres sorte arranjas um processador que te faz 40 graus e outro que te faz mais 10 graus na mesma situação. Para além de que um será bom para oc e outro não sai do mesmo sitio sem aquecer que nem um desgraçado.
 
a caixa com o WC ta muito bem conseguida!

eu tenho uma ideia parecida, por enquanto so ideia, mas para "adicionar" a uma caixa normal, ja arranjei uma caixa antiga agora queria arranjar uma normal a bom preço, nao me apetecia estragar a minha:rolleyes:
 
Já agora, o erro que cometi foi que pus a saida e a entrada do bloco do processador ao mesmo nivel. Enquanto o sistema tem ar ele acumula-se no topo do bloco do processador e não arrefece em condições, ou em extremo a água não passa e o comp desliga tipo 10 segundos depois por excesso de temperatura. Qd tiver paciência mudo...agora tá tudo purgado...

boas ...
e cometes t outro erro ...
os parafuzos estao mal postos ...
a parte k tem o senas para meter a chave de cruz e para estar atras da board nao para a frente ...
por isso e k te da gande trabalhaeira a tirar o bloco ...
tens k tirar a board e o caraças ...
metes a parte k da para paertar com achave no lado de tras da board metes uma anilha de plastico e outra anilha do lado da frente da board, uma porca e dps metes o bloco
dps do bolco metes uma mola e meets a ultima porca k é maior para se poder tirar com a mao e ao tens k desmontar a board para tirares o bloco ....
fazes isso para tds os parafuzus ...
deve de fikar tipo isto:
blocorz6.jpg



espero ter ajudado ...
cumps. .....
 
Tens razão. Como é que não me lembrei disso. Tá-se sempre a aprender. Tambem estava a ver que tinha que haver uma forma de tirar o bloco sem ter que tirar a board toda.
Obrigado Tech

E já agora outra coisa que não é perceptivel mas que também errei. O reservatório é sempre antes da bomba seguindo o circuito do fluxo da água. Caso contrário deferra e é uma chatice para a ferrar.
 
Última edição:
desde já, parabens pelo projecto, tá 5 estrelas ;)

gostava de saber que tipo e lixa usas-te para lixar o acrílico

k eu aki entretanto vou precisar de lixar, e n sei o k usar =X

cump.
 
A caixita tá espetacular. Uma vista distraida confunde com uma UPS devido as dimensoes. Parabens, muito bem conseguido!
 
Última edição:
a propria caixa que tu cortast para fazer a rad era feia mas por onde cortast e aprefeituast txiiiii mesmo fixe e depois as cores embora bue ppl tenha as mesmas :s
 
Back
Topo