1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto pagina web

Discussão em 'Web Development' iniciada por nasic, 22 de Janeiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1270)

  1. nasic

    nasic Power Member

    Boas a todos!

    Vinha pedir a ajuda da malta mais experiente, pois não tenho muita experiência em web development e muito menos design.
    Surgiu me um pedido para criar uma página na internet para um pequena empresa. Esta página tem apenas o objectivo de dar a conhecer a empresa. Não posso adiantar muito mais porque ainda não falei com o "cliente".

    Recentemente, iniciei-me no flash, para um projecto da faculdade, e já sei fazer umas coisas. Por iniciativa própria explorei um pouco o Joomla e gostei muito do que vi. Como disse tenho poucos conhecimentos desta área.

    As minha perguntas são estas:
    1. O que me aconselham para este tipo de pagina?Utilizar o Joomla ou criar a pagina em Flash?
    2. Acham que recorrer a templates, tanto no Joomla como Flash, é inapropriado visto que é para uma empresa? É que design não é mesmo comigo. Obviamente os créditos destes são para ser mantidos!
    3. Existe um CMS melhor que o Joomla?

    Por agora penso que seja tudo, irão surgir mais dúvidas certamente mas depois coloco aqui :D
    Peço desculpa se este tipo de posts é repetido.

    Obrigado desde já!
     
    Última edição: 22 de Janeiro de 2009
  2. sornafix

    sornafix Power Member

    Eu sou sincero ao dizer que não sei mexer em flash, mas sou da opinião que deves utilizar o joomla, por duas razões: 1ª- É mais fácil de alterar ou inserir novo material sobre a empresa. 2ª - O site em Flash nunca terá tantas facilidades de acesso como um site em joomla como tanto fala o W3C.
    Quanto a templates (falando do joomla) pode usar um que aches que ficará bem com a empresa podendo na parte de administrador do joomla facilmente alterar este de modo a que fique como gostes, em termos de cor, etc.
    Quanto a terceira pergunta, isso é relativo, pois dependendo do objectivo da empresa pode-se escolher um que se aplique melhor. Mas caso seja para dar a conhecer a empresa, os objectivos desta, etc o joomla serve perfeitamente.
     
  3. geoblast

    geoblast Power Member

    Aconselho-te a compreenderes bem o que pretende o cliente, veres qual das tecnologias se adequa mais ao que pretendes, tendo sempre presente que deve usar aquela que saibas utilizar.

    Se design não é contigo o ideal é mesmo usares um template! Deves informar o cliente sobre essa situação, bem como das implicações daí decorrentes, como a informação sobre o autor, etc..

    Sim, existem alguns cms melhores que o joomla. Gosto bastante do liferay, mas está escrito em Java. Existem muito bons em dot.net, mas são pagos.
     
    Última edição: 24 de Janeiro de 2009
  4. tomassantos

    tomassantos To fold or to FOLD?

    Se é uma coisa pequena, só constactos, sobre,..., que não seja preciso acrescentar conteúdos devias fazer em Flash, é mais apelativo.
     
  5. Razziel

    Razziel Power Member

    outra vez isto...
    se ha gente que passa anos a tirar um curso, mestrados e pós graduações para aprender a fazer isto, porque é que insistem em encarar "os sites, cartazes e flyers" de forma leviana...

    Joomla, ou outro CMS qualquer, terá que ser muito alterado para servir uma empresa, visto que são indicados para portais e comunidades, maioritariamente. Em flash o mesmo se aplica: exige tecnica avançada para que se tenha um resultado satisfatório.

    No teu caso acho melhor que até tentes conciliar as duas coisas. Existe um CMS livre e com uma comunidade activa, que se chama "Webspell". É feito com o propósito de servir gaming clans, mas é simples de instalar e de alterar para o teu propósito. Com isto, podes ter a área de conteúdos simples, e um banner ou menu em flash.
    O resultado disto é muito subjectivo, como ja disse não é em casa a pedir ajuda em foruns que se ganham noções de design/web/development, e portanto o mais certo é deixares muito à imaginação do teu "cliente", mas pode ser que assim ele aprenda a pedir serviços a quem os sabe fazer..
     
  6. nasic

    nasic Power Member

    Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões! Vou decidir então apenas depois de falar com o cliente. Mas tou mais inclinado para a utilização de um CMS.

    @Razziel:
    Não encaro isto de forma leviana. Sou aluno de Eng. Informática e, como deves saber, Engenharia não se foca muito nesta área. Felizmente. Como tal, tenho apenas alguns conhecimentos, mas o suficiente para apresentar trabalho e, acima de tudo, curiosidade e vontade de alargar os horizontes. É certo que o meu futuro não passa pelo webdesign e páginas na internet, mas que mal tem em aceitar este desafio?
    Se isto te incomoda tanto, então tá prometido que caso corra mal, eu dou o teu contacto à pessoa, e assim não ficas chateado comigo:D
     
  7. Razziel

    Razziel Power Member

    :rolleyes:

    ta certo.. ta certo...
    :p
    lol
     
  8. SkylineGTR

    SkylineGTR Power Member

    O DNN (DotNetNuke) é Open Source.

    http://www.dotnetnuke.com/
     

Partilhar esta Página