Projecto pagina web

nasic

Power Member
Boas a todos!

Vinha pedir a ajuda da malta mais experiente, pois não tenho muita experiência em web development e muito menos design.
Surgiu me um pedido para criar uma página na internet para um pequena empresa. Esta página tem apenas o objectivo de dar a conhecer a empresa. Não posso adiantar muito mais porque ainda não falei com o "cliente".

Recentemente, iniciei-me no flash, para um projecto da faculdade, e já sei fazer umas coisas. Por iniciativa própria explorei um pouco o Joomla e gostei muito do que vi. Como disse tenho poucos conhecimentos desta área.

As minha perguntas são estas:
1. O que me aconselham para este tipo de pagina?Utilizar o Joomla ou criar a pagina em Flash?
2. Acham que recorrer a templates, tanto no Joomla como Flash, é inapropriado visto que é para uma empresa? É que design não é mesmo comigo. Obviamente os créditos destes são para ser mantidos!
3. Existe um CMS melhor que o Joomla?

Por agora penso que seja tudo, irão surgir mais dúvidas certamente mas depois coloco aqui :D
Peço desculpa se este tipo de posts é repetido.

Obrigado desde já!
 
Última edição:
Eu sou sincero ao dizer que não sei mexer em flash, mas sou da opinião que deves utilizar o joomla, por duas razões: 1ª- É mais fácil de alterar ou inserir novo material sobre a empresa. 2ª - O site em Flash nunca terá tantas facilidades de acesso como um site em joomla como tanto fala o W3C.
Quanto a templates (falando do joomla) pode usar um que aches que ficará bem com a empresa podendo na parte de administrador do joomla facilmente alterar este de modo a que fique como gostes, em termos de cor, etc.
Quanto a terceira pergunta, isso é relativo, pois dependendo do objectivo da empresa pode-se escolher um que se aplique melhor. Mas caso seja para dar a conhecer a empresa, os objectivos desta, etc o joomla serve perfeitamente.
 
O que me aconselham para este tipo de pagina?Utilizar o Joomla ou criar a pagina em Flash?

Aconselho-te a compreenderes bem o que pretende o cliente, veres qual das tecnologias se adequa mais ao que pretendes, tendo sempre presente que deve usar aquela que saibas utilizar.

2. Acham que recorrer a templates, tanto no Joomla como Flash, é inapropriado visto que é para uma empresa? É que design não é mesmo comigo. Obviamente os créditos destes são para ser mantidos!

Se design não é contigo o ideal é mesmo usares um template! Deves informar o cliente sobre essa situação, bem como das implicações daí decorrentes, como a informação sobre o autor, etc..

3. Existe um CMS melhor que o Joomla?

Sim, existem alguns cms melhores que o joomla. Gosto bastante do liferay, mas está escrito em Java. Existem muito bons em dot.net, mas são pagos.
 
Última edição:
outra vez isto...
se ha gente que passa anos a tirar um curso, mestrados e pós graduações para aprender a fazer isto, porque é que insistem em encarar "os sites, cartazes e flyers" de forma leviana...

Joomla, ou outro CMS qualquer, terá que ser muito alterado para servir uma empresa, visto que são indicados para portais e comunidades, maioritariamente. Em flash o mesmo se aplica: exige tecnica avançada para que se tenha um resultado satisfatório.

No teu caso acho melhor que até tentes conciliar as duas coisas. Existe um CMS livre e com uma comunidade activa, que se chama "Webspell". É feito com o propósito de servir gaming clans, mas é simples de instalar e de alterar para o teu propósito. Com isto, podes ter a área de conteúdos simples, e um banner ou menu em flash.
O resultado disto é muito subjectivo, como ja disse não é em casa a pedir ajuda em foruns que se ganham noções de design/web/development, e portanto o mais certo é deixares muito à imaginação do teu "cliente", mas pode ser que assim ele aprenda a pedir serviços a quem os sabe fazer..
 
Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões! Vou decidir então apenas depois de falar com o cliente. Mas tou mais inclinado para a utilização de um CMS.

@Razziel:
Não encaro isto de forma leviana. Sou aluno de Eng. Informática e, como deves saber, Engenharia não se foca muito nesta área. Felizmente. Como tal, tenho apenas alguns conhecimentos, mas o suficiente para apresentar trabalho e, acima de tudo, curiosidade e vontade de alargar os horizontes. É certo que o meu futuro não passa pelo webdesign e páginas na internet, mas que mal tem em aceitar este desafio?
Se isto te incomoda tanto, então tá prometido que caso corra mal, eu dou o teu contacto à pessoa, e assim não ficas chateado comigo:D
 
Back
Topo