Projecto para AP - Forum

Kristian0

Power Member
Boas, eu queria fazer um forum para a escola proposto pelo professor de area de projecto.
Mas nao tenho ideia de como fazer.
Basicamente é um forum onde se vao fazer uploads de trabalhos para partilhar com a comunidade escolar.

Alguem me pode ajudar, pois ja me falaram, html, php, mas sobre isto so sei desenvolver uma pagina normal em html, nem sei o que é php, ja pesquisei no google, mas esta tudo mt confuso.

Agradecia ajuda.

Cumps
 
Podes usar fóruns "pré-fabricados" como o vBulletin, que é o que este fórum utiliza por exemplo. É muito fácil e praticamente não tens de programar nada e maior parte dos serviços de alojamento já inclui esse software, basta carregar em instalar e começar a utilizar.

Abraço
 
Pois mas nos temos de meter o forum a rular no servidor/host da escola, ou seja devemos ter de desenvonver algo localmente (no pc) para depois passar para o servidor/host.

Cumps
 
se fores para esse tipo de foruns so tens que instalar nu servidor que e uma coisa simples. e depois configurar a tua maneira. o que nao e nada de outro mundo fazer isso
 
Pois fazer uma conta de dois mais dois tambem nao é dificil para quem sabe.
Logo se eu nao sei estou a pedir ajuda, pode nao ser nada do outro mundo, mas ninguem nasce ensinado. Eu estou disposto a aprender com ajuda, posts desses sao desnecessarios.
Em informatica nada é do outro mundo desde que se perceba e saiba o que se ta a fazer. Como eu nao sei quero aprender.
Por isso pedi ajuda
 
Calma não e preciso stresses, o que aconselho é utilizares uma aplicação chamada xampp para correres um servidor apache e SQL localmente depois instalas o vbulletin e linkas à base de dados (tens o manual no site do vBulletin) e depois quando tiver tudo pronto basta migrar para o server da escola.

Abraço
 
Calma não e preciso stresses, o que aconselho é utilizares uma aplicação chamada xampp para correres um servidor apache e SQL localmente depois instalas o vbulletin e linkas à base de dados (tens o manual no site do vBulletin) e depois quando tiver tudo pronto basta migrar para o server da escola.

Abraço

Nao estava a falar de ti... E desde ja obrigado pela ajuda.
É mesmo uma coisa assim que eu quero, primeiro criar o forum num host local, para poder testar na boa so depois migrar para o site da escola.

A duvida mesmo, é que nao sei como fazer para Inserir no meu PC o tal host local.
E nao sei como nem o que instalar para fazer o dito forum...

Vou ver o que diz na pagina do vBulletin

Obrigado pela ajuda
 
Se é para instalares um fórum criado, não uses o vBulletin, porque das duas uma: ou tens de pagar pela licença, ou usas uma versão crackada, que não só vai contra as regras deste fórum como a tua escola não deverá gostar lá muito da ideia.
Usa algo como o SMF ou o phpBB. São bons, e gratuitos.

Se quiseres criar tu mesmo o fórum, isso é de uma complexidade tal que, se ainda não sabes sequer o que é PHP, duvido que consigas ter o fórum terminado até ao final do ano.

Não te quero desencorajar, e a decisão é totalmente tua, mas se não conheces sequer as linguagens, acho sinceramente que isso é demasiado para ti. Por mais simples que o fórum seja, requer sempre conhecimentos tanto de HTML como de PHP e SQL.
 
Pois, acho que se não sabes php e queres criar mesmo tu o fórum, esquece.

Em vez do phpBB ou SMF tens o MyBB, que para mim também é dos melhores, grátis e tem um visual muito bonito.
 
Se é para instalares um fórum criado, não uses o vBulletin, porque das duas uma: ou tens de pagar pela licença, ou usas uma versão crackada, que não só vai contra as regras deste fórum como a tua escola não deverá gostar lá muito da ideia.
Usa algo como o SMF ou o phpBB. São bons, e gratuitos.

Se quiseres criar tu mesmo o fórum, isso é de uma complexidade tal que, se ainda não sabes sequer o que é PHP, duvido que consigas ter o fórum terminado até ao final do ano.

Não te quero desencorajar, e a decisão é totalmente tua, mas se não conheces sequer as linguagens, acho sinceramente que isso é demasiado para ti. Por mais simples que o fórum seja, requer sempre conhecimentos tanto de HTML como de PHP e SQL.

Pois la o prof de informática falou no php, nao me importo de usar ja um modelo feito, desde que de depois para modificar à minha maneira, o que preciso é que me ajudem primeiro a criar um servidor no meu pc para instalar la o tal codigo phpBB. Nao sei se me fiz entender. Eu tenho alguns conhecimentos de Front Page em HTML.

Cumps
 
Teres conhecimentos de FrontPage == conhecimentos de Word == não servem de nada neste tema. Só se souberes mexer directamente em HTML e CSS.

Tanto o SMF como o phpBB são customizáveis. No entanto, penso que o phpBB é melhor para quem ainda não tem experiência em PHP, enquanto que para customizar o SMF costuma ser preciso modificar PHPs.

Se é para o fórum estar acessível publicamente, precisas de um alojamento na internet. Apenas o alojamento do teu computador não te irá servir de muito, senão para aprenderes a usar e "manobrar" o sistema. Se efectivamente usares o WAMP ou o XAMPP (consultar), aprende também a usar a base de dados MySQL e talvez o phpMyAdmin para poderes mandar a base de dados de lado para lado e fazeres backups (nunca se sabe quando serão necessários ;) ).
Tens um longo trabalho pela frente. Começa por ler o tópico das distribuições *AMP e aprende a mexer naquilo antes de começares ;)
 
Teres conhecimentos de FrontPage == conhecimentos de Word == não servem de nada neste tema. Só se souberes mexer directamente em HTML e CSS.

Tanto o SMF como o phpBB são customizáveis. No entanto, penso que o phpBB é melhor para quem ainda não tem experiência em PHP, enquanto que para customizar o SMF costuma ser preciso modificar PHPs.

Se é para o fórum estar acessível publicamente, precisas de um alojamento na internet. Apenas o alojamento do teu computador não te irá servir de muito, senão para aprenderes a usar e "manobrar" o sistema. Se efectivamente usares o WAMP ou o XAMPP (consultar), aprende também a usar a base de dados MySQL e talvez o phpMyAdmin para poderes mandar a base de dados de lado para lado e fazeres backups (nunca se sabe quando serão necessários ;) ).
Tens um longo trabalho pela frente. Começa por ler o tópico das distribuições *AMP e aprende a mexer naquilo antes de começares ;)

Acho k ainda nao entendeste .
O forum vai ser para estar disponvel a cominidzde escolar mas depois de estar pronto. para o desenvolver ja que nao percebo mt de php , ja enrendi que tenho de utilizar alguma coisa ja pre feita. e resolvi pelo phpBB3 porque li na internet k e' o mais facil. A minha duvida e' como istalo esse codigo ja pre feito... onde e como instalo isso no meu pc... e' preciso algum programa para simular um alojamento local ou assim.... para depois de tar completamente configurado e graficamete pronto, poder mimgrar para o servidor da escola.mas isto e' so para o final do ano lectivo primeiro tede tar pronto depois e' k me preocupo com o alojamento.
 
Última edição:
Sorry o doble post mas é para elevar isto.

Hoje o prof ja teve a perguntar o que é que eu tinha avançado e tal...

Podem explicar como instalo o codigo phpBB num alojamento local (o meu disco rigido).
É preciso algum programa?

Cumps
 
JA instalei o WAMP.
E agora copiei os ficheiros do phpBB3 para o directório... Abri o index e cliquei em instalar... Chego aos parâmetros para meter o nome da data base etc etc e não sei o que tenho de meter ai...
 
Back
Topo