Projecto para computador portatil de US$ 100

RavenMaster

Power Member
"O visionário Nicholas Negroponte, fundador do MIT Media Lab, iniciou um projeto para criar computadores portáteis de US$ 100. A lista de parceiros inclui AMD, Samsung, Motorola, Google e News Corp. O objetivo é vender as máquinas a países em desenvolvimento, com pedidos mínimos de 1 milhão de unidades, para utilização em projetos educacionais.
O computador é baseado em chips AMD, roda em Linux e inclui uma tela de 14
polegadas. Segundo Negroponte, já existe um protótipo pronto e as primeiras unidades estarão disponíveis até o fim do ano, com a produção em massa começando em 18 meses. No final do ano passado, a AMD lançou o PIC, um PC popular que custa US$ 249."

link
 
Feiticeiro eu bem sei disso, e por isso acho muito boa iniciativa sinceramente. Só tou a dizer que não era uma coisa que fosse ter muito exito se fosse com um processador dos referidos no meu post anterior. (talvez tenha escolhido mal as palavras, para variar )
 
O Geode é simplesmente um Athlon XP em underclock, por isso não pode ser tão mau como um Via C3 ou um Intel Shelton (se n sabem o q isto é, vão ao google, lol).
 
Madril disse:
Feiticeiro eu bem sei disso, e por isso acho muito boa iniciativa sinceramente. Só tou a dizer que não era uma coisa que fosse ter muito exito se fosse com um processador dos referidos no meu post anterior. (talvez tenha escolhido mal as palavras, para variar )
Madril, um portátil desses seria feito basicamente para fins acadêmicos, e nada mais do que isso.
E um processador desses seria o suficiente. Para jogar Doom3 não deve dar, mas também não serve esse propósito.
 
eu de um portatil so quero é ke seja pekeno (especialmente fino, e leve)! kualker coisa c/ mais de 800mhz e 256kb de cache chega-me!
n me parece que seja o caso...
ja agora se alguem tiver um portege p vender.... :P
 
Para mim é com duas placas de rede sff.
Assim substituia a tower do CC:)
Espero que o projecto avance. Para navegar na net e processar texto deve servir muito bem.
 
Depende bastante dos portáteis que forem... o mais provável é serem portáteis só para Office e pouco mais (e mesmo assim ficam lentos). Devem cortar os custos em coisas que até são importantes... ecrãs fracos, baterias fracas, etc. Devem vir a ser uma espécie de mini-desktop-replacements. But I'm just guessing...
 
bem portatil mesmo (não substituto de desktop ou desktop com ecrã colado como eu vejo alguns) não precisas de muito... 1GH até sobra, 256 cache, placa gráfica (epá linux corre em linha de comandos né :D ) wi-fi é ke dá mt jeito...
 
axo que kualker portatil, realmente poirtatil, c/ cpu pentium 3 mobile a plo menos 700mhz, 256mb de memoria, placa wireless, e 20gb de disco serve perfeitamente para editar texto, trabalhar em linux e/ou windows, navegar na net, ter boa autonomia, e tamanho, e td akilo que a grande parte das pessoas que tem um portatil faz. É claro que não da para edições de video, ou trabalhos pesados em 3d, e jogos nem pensar (ker dizer acho que da para uns bons vicios de age of empires na rede...)
para mim um portatil tem que ser realmente portatil, e desempenha bem tarefas normais de produtividade. um poratil é um instrumento de trabalho, por exelencia.
este projecto dos $100usd é muito bonito, mas se tiver ecrã a cores ja não vai ser mau... contudo axo que para o mercado que se propõe é muito boa ideia, e sera bem aceite. acaba por sair mais barato ao fabricante um portatil de $100 do que um descktop c/ o mesmo preço.

mas talvez para o nosso estilo de vida a proposta a fazer será:
portatil por 100contos!
em que o objectivo era obter um computador produtivo, c/ boa autonomia, e dimensões/peso aceitaveis coisa na ordem dos 2,5cm de espessura, e não mais de 1.5kg de peso, para trabalhar durante 4 horas.
isto é o que se pede... (plo menos falo por mim.)

para lazer ou trabalhos pesados temos ca o bom do descktop...
 
Silver Wolf disse:


Inclui tela? O que é isso tela? Até pode ser um pedaço de cartolina. Nem sempre acredites nas notícias lês sobretudo escritas sabe-se lá por quem. Segundo o Negroponte em Davos:

" Most of the expense in laptops is in the screen, Negroponte said. His laptop doesn't have an liquid-crystal display screen but a small backlit screen, which is much cheaper to produce."

Não acredites em milagres.
 
eu n estou a acreditar em milagres... aliás... tenho muitas dúvidas q se consiga fazer um portatil por 100US$. Só em custos de transporte vai quase isso :P

Se estamos a falar daquele pedaço de texto.... uso-o :D

Agora se queres saber a minha opinião, nem com cartolina nem sem cartolina, simplesmente n acredito :)

SW
 
Back
Topo