1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Projecto] Ratax VapoXeon

Discussão em 'Cooling' iniciada por Ratax, 2 de Maio de 2005. (Respostas: 39; Visualizações: 5342)

1. Ratax

Ratax Power Member

Boas pessoal!

Pois é... lá devem estar vocês a pensar: "Lá está o gajo noutro projecto. Mas porque será que faz as cenas e não as experimenta?"

Epá, dá-me um gozo tremendo fazer deste tipo de coisas. Mas desta vez vai ser utilizado mal esteja acabado. O chiller (o outro projecto) também vai trabalhar dentro de pouco tempo ;)

Bem, vamos ao que interessa.
    Já recebi a Vapochill PE que comprei no ebay. A coisa não correu muito bem pois o gajo tratou isto como a m"#$da. Mas como era para modificar de qualquer maneira, não há problema.

Liguei-a e sem load chegou aos -32ºC com uma PAPST no condensador.

A intenção é colocar-lhe dois evaporadores e ter os meus dois Xeon's fresquinhos.
    Numa primeira fase vou utilizar o compressor de origem porque quero ter a máquina ligada 24/7 e não queria assustar-me com a conta da luz (já agora, alguém tem um estudo prático acerca do consumo de uma vapo/prommie 220v ligada 24/7?).
    Já sei que as temperaturas não vão ser nada de especial, mas serão no entanto melhor que os coolers a ar, espero eu :D .

Tenho já cá os evaporadores e as linhas de sucção também, bem como o drier de 40gr e outro condensador assim pequenino :) .

A caixa vai levar com uma pintura nova, aproveitando o pintor que lá tenho a fazer uns arranjos numas máquinas ;)

Agora, gostava de receber opiniões vossas.

Devo mudar já o compressor de uma vez e não pensar mais nisso, ou acham que já vou ter uma "performance" consideravel para aquilo que quero? Se sim, qual o compressor que aconselham de maneira a não ter que modificar a caixa e a isto ficar assim "silencioso"?

Devo juntar ao sistema mais um condensador (num total de 2)?

Tenho cá uma fonte Meanwell 12v. Como a poderei ligar ao compressor, de forma à Enermax ficar apenas para a board e restantes?
    Pensei em ligar os dois fios (que dão corrente ao compressor) que saem do chillcontrol ao relé da Meanwell e então as saídas da Meanwell ao compressor. Assim quando o chillcontrol ligasse o compressor, estaria no fundo a ligar a Meanwell (através da activação do seu relé) que alimentaria então o compressor. Estou errado?

Nos próximos dias ponho aqui fotos de tudo.

EDIT: Esqueci-me de dizer. É para ser carregada com r404a, mas tenho visto que há alguns problemas. Poderei no entanto considerar comprar algum r507, que pelos vistos funciona melhor que o r404a neste compressor.

Última edição: 3 de Maio de 2005
  2. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

http://82.102.28.193/showthread.php?t=57546

Dá aqui uma vista de olhos e já ficas com ideia dos ganhos que vais ter calibrando isso.
    Quanto ao resto é para os masters do frio responderem.
    BTW boa sorte com isso.

Última edição: 3 de Maio de 2005
  3. xBoShY

xBoShY Power Member

Com um chiller não terás melhores temps e menor consumo?

4. Ratax

Ratax Power Member

Obrigado MJRL, mas o Ricky não diz lá o que fez em concreto. Sei que mudou o compressor para um de 220v, mas não sei mais nada.
    Ando a ver se o apanho no msn :)

Não quero fazer um chiller porque tenho já cá os evaporadores e tudo o resto.
    Gosto mais do direct-die cooling do que dos chillers. E o chiller ainda tinha mais a bomba e tinha de comprar ou fazer os waterblocks.
    Isto vai ser um projecto direct-die de certeza. Posso é depois implementar um chiller junto, para arrefecer outros componentes.
    Vou talvez receber um maciço redondo de delrin 100x300mm, que certamente dará um óptimo depósito para outro projecto ;)

5. Ratax

Ratax Power Member

Aqui ficam umas imagens dela.
    Depois de pintadinha fica benzito :)

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG][​IMG]

Última edição: 4 de Maio de 2005
  6. Jottaman

Jottaman Power Member

bonito! mais 1 projecto de cooling :D boa sorte com isso ;)

7. God_Lx

God_Lx Folding Member

Desculpa a curiosidade mas por quanto te ficou isso no ebay ?

Cada vez mais tenho a pancada de meter frio nisto :P

8. Ratax

Ratax Power Member

Ficou por 356euros já com portes, mas foi um pack de material:

Vapochill PE com Intel socket kit
    Fonte ATX 550W fan 120mm (Até é jeitozita 3.3v 32A - 5v 40A - 12v 24A)
    Gravador de DVD's +-8X IDE
    Leitor DVD Pioneer SCSI slot-in
    Placa SCSI PCI
    Teclado Wireless Logitech
    Rato wireless
    GamePad USB

9. God_Lx

God_Lx Folding Member

Porreiro... A ver se arranjo aí um negócio quando os €'s andarem mais jeitosos...

10. |RickY|

|RickY| OC Legend

duplo evaporador num compressor a pilhas?... com um condensador de barby? :D

nunca fiz nenhum duplo evaporador, não posso adientar muito, mas digo-te ja k essa maravilha mal aguenta um nortwood stock a -10ºc

a regra de um duplo evaporador é: lixado de calibrar e afinar, compressor que suque um BOM vacuo, um BOM condensador. quanto ao gaz, duvido k o compressor/condensador/fonte aguente as pressões k r404a/r507 deve funcionar nesse sistema

vai postando avanço :)

edit: tava a pensar: so vais aproveitar a caixa disso? ja tens os evaps e pensas trocar o compressor e tens outro condensador ou li mal

depois leio melhor, tou com pressa :D

Última edição: 5 de Maio de 2005
  11. Pedro Rocha

Pedro Rocha OC Legend

12. |RickY|

|RickY| OC Legend

faz-se, o problema é que a mach2 faz quase -90 nos dispplays errantes qando ta modada... aki faz -41 -45 em cada... e esses tb teem erro ve-se no screen que o programa da mach2 mostra la os -40 e pouco...

sou um pouco contra duplo evaporador, talvez mude de ideias um dia que monte um, quando alguem me pedir :)

um abraço

13. Pedro Rocha

Pedro Rocha OC Legend

Tens razão como sempre, para mim o único "duplo evaporador" decente é este :

:) :)

14. |RickY|

|RickY| OC Legend

15. Ratax

Ratax Power Member

OK, OK, eu vou comprar um compressor à homem master :D

Vou tirar a vapochill PE inteirinha assim como está.
    Já agora, alguém a quer comprar? Uma Vapochill PE stand-alone?

Quando comprei a vapo, não tinha ainda pensado nela para arrefecer os xeon's, a ideia surgiu depois.
    Como não tenho muito tempo, vou já de uma vez fazer o sistema como deve ser.
    Tenho cá um condensador que não fica nada atrás dos que o chilly1 utiliza nos seus single-stage.
    Só não sei se coloco dois condensadores ou ajudo 1 colocando um bom bocado de tubo em espiral.

Bem, de uma maneira ou de outra isto vai trabalhar!

16. _King_Pin_

_King_Pin_ I'm cool cuz I Fold

17. sl4ck

sl4ck Power Member

18. Ratax

Ratax Power Member

Bem, aqui vão umas imagens para ir aguçando o apetite à malta :)

Condensador que vou utilizar, de modo a caber na caixa da Vapochill PE:
    [​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]

Linhas de sucção e evaporadores. Tudo testado e sem fugas...

Modificação que vou fazer dentro da caixa para ver se o compressor não fica a espreitar cá para fora :).
    Aqui tb podem ver o compressor que cá tenho de 1/2cv para r12. Vamos lá ver se ele, com uma mudazinha de óleo também, tem pedalada para aguentar o r404a...

19. sl4ck

sl4ck Power Member

força c\ isso :D

tas a ir no bom caminho :009:

20. Ratax

Ratax Power Member

Bem, o compressor já cá está.
    Comprei um Embraco de 1/3cv de baixa pressão para r134a (FFI 12 HBK) (claro que vai levar com r404a...).
    Mais logo posto aqui umas fotos.

Podem entretanto ver mais info AQUI

Última edição: 30 de Maio de 2005

Partilhar esta Página