[Projecto] Ratax VapoXeon

Ratax, onde compraste esse belo condensador ?

Preciso de um igual para o meu projecto e esse provavelmente tem as dimensoes ideais.
Quais são as dimensoes dele. e preço :D ?


Tou a ver que és do norte. Onde compras o material ?
 
spastikman disse:
Ratax, onde compraste esse belo condensador ?

Preciso de um igual para o meu projecto e esse provavelmente tem as dimensoes ideais.
Quais são as dimensoes dele. e preço :D ?


Tou a ver que és do norte. Onde compras o material ?

O material não foi comprado no norte, mas acho que na Maia há uma boa casa de material de frio. Ainda não tive tempo de lá passar e nem sei como é o nome, mas vou tratar disso...

Este condensador foi uma aquisição impecável, não foi?! :)
Nos próximos dias vou ter alguns para venda.

Abraço!
 
Ratax disse:
O material não foi comprado no norte, mas acho que na Maia há uma boa casa de material de frio. Ainda não tive tempo de lá passar e nem sei como é o nome, mas vou tratar disso...

Este condensador foi uma aquisição impecável, não foi?! :)
Nos próximos dias vou ter alguns para venda.

Abraço!


Yup, parece ser exactamente o que ando a procura para construir um clone de uma prometeia :)

Podes dar aí as dimensoões do mesmo ?

Para mim o ideal era não ultrapassar os 19 cm de largura por 22cm de altura. Será que essa encaixa neste requesito :) ?

Se vais ter mais para venda, qual o preço dos mesmos ?


Depois se souberes, diz qq coisa sobre onde é essa dita casa na Maia.
Cumps.
 
Ora bem, vamos lá às medidas:

Em termos de largura, vais necessitar de um espaço minímo de 18,5cm. Ou seja, já estou a contar com os apoios e as cruvas de tubo que saem das lamelas.
Quanto à altura, o mínimo são 13,2cm.
De espessura, já com o suporte de fan (de 120mm) são necessários 8,8cm.

Só a zona que tem as lamelas mede 12,5x12,5x4cm

estou desejoso de experimentar isto para ver como se porta...

Quanto a preços, não posso transformar esta thread numa idêntica ao do "vende-se".
Estou à espera de confirmar preço para uma encomenda em "quantidade". Depois darei notícias acerca deste assunto.
 
Última edição:
tenho algumas duvidas em se esse condensador é ou nao capaz de aguentar a load de 2 evaps.... eu fazia ainda um desuperheater antes ;)
e experimentava fazer isso mas com um rotary de 1hp :D

boa sorte m8
 
Amigo oc, claro que a coisa vai levar um desuperheater, já estava idealizado :cool:

A propósito, amanhã segue no correio umas amostras (condensador e manga flexível) para o(s) nosso(s) mestre(s) do frio testar(em). Acho que teremos notícias em breve, depois de acabarem os festejos naquela zona :lol:
A manga é de 1/4, não consegui maior em diâmetro e se o Ricky conseguir lá soldar umas pontas de cobre.... "habemos flex hose!". É um de 40cm, mas arranjam-se mais compridos (os que tenho neste sistema são maiores).

Vamos lá ver se arranjamos forma do pessoal arranjar material à maneira para os sistemas de phase-change cá em Portugal. Se pesquisarmos e trocarmos informações entre todos, a coisa fica mais fácil.

Inté!
 
succao de 1/4" é capaz de ser mt pouco para um dual evap... se conseguires arranjar de 3/8" ou de 1/2" ficas bastante melhor servido;)
se kizeres ajuda psicologica, messenger me ;)
fica bem :001:
 
Última edição:
Tenho uma linha de 1/4" para cada evap e depois juntam-se os dois numa linha de 3/8" para a sucção ao compressor.
Vou experimentar assim e depois vê-se :)

(pelo que vi no msn, ainda estás fora para almoço :P )
 
Ora bem, isto está parado de momento.

Tenho de acabar as novas linhas de sucção que são agora de tubo aço-inox flexível e tenho de cortar a caixa para colocar o "fundo" novo que vai albergar o compressor.

A caixa já está toda pintadinha por fora e parece nova :)
Vou entretanto mandar fazer os vinis para lhe colar (Alguém quer dar uma ajuda no grafismo?).

Estou com muita vontade de acabr isto, mas não tenho tido tempo...
 
Ora bem... tempo de update!
Tenho dado umas escapadinhas à oficina para dar um adiantozito a isto.

Pois bem, o high-side está pronto com o condensador original da vapo, um Danfoss TL5G e desuperheater.
Comprei tubo de cobre larguito porque quero fazer um acumulador de sucção. O resto do tubo vai ser para fazer o separador de óleo para a possível cascata e outras pecitas custom ;)

As linhas de sucção estão soldadas e vão ter duas sondas de temperatura em cada evaporador, uma para o chillcontrol original da vapo e outra para o meu UEI DT200.

Estou a preparar um (dois) enclosure para os evaporadores, que poderão ver nas imagens.
O retain system vai ser feito com umas placas de delrin (enfiadas e encaixadas nessas enclosures) que comprei hà tempos no ebay. Já fiz os desenhos, é só cortar e furar.

Isto está a tomar forma e conseguirei acabar em breve, espero eu...

evapbrazed.JPG


sishigh.JPG


sishigh2.JPG


evapfoam.JPG


evapfoam2.JPG


Não há ninguém que queira fazer-me uns desenhos a dizer "Ratax VapoXeon" e talvez um logo?
Eu depois mandava fazer uns autocolantes em acrílico para a caixa, numa plotter de corte.
Teria de ser em azul e vermelho, tipo as cores da asetek para as vapochill...

vapochillcpuLOGO.gif
 
Última edição:
destr0yer disse:


Deve ser espuma de poliuretano ou parecido ;)

mete o evaporador ao centro do suporte, injecta poliuretano em espuma, deixa endurecer, e corta aquele excesso. fica com um evaporador perfeitamente isolado ...


Acertei :D ?
 
Sim, é isso mesmo... pena é não ter corrido bem nesta primeira tentativa :(
Amanhã já deve ficar bem ;)

Elvas: então deste com a cena, fixe ;)
 
Mais uma modificação...
Como a VapoLS agora ficou com dual evap, este sistema vai levar apenas um evap.
Acho que o consigo acabar até à próxima semana...
 
Back
Topo