[Projecto] RataxKryo

pics

Pois bem, tal como prometido aqui ficam as fotos do material que tenho até agora e respectivos preços (

já com IVA e descontos):

Garrafa de 10Kg G12 c/valv. normal --> 47,68€
2Kg de gás r404a (9,52€/Kg) --> 19,04€ (o rapaz encheu-me a garrafa com 3Kg e tal de gás :) )
r404a.JPG


Compressor LÚnité Hermetique CAE2420Z r404a 3/8cv --> 114,25€
compressor.JPG


Condensador de 14 passagens --> 22,13€
condenser.jpg

condenser_side2.jpg
condenser_side.jpg


Isolamento Aeroflex 6x16 5/8 2metros --> 0,98€
armaflex.jpg


Tira de Isolamento adesiva Aerotape --> +-5€ ?
aerotape_silver-solder.jpg


Manga flexivel 3/8 1,5metros 52BAR --> 16,58€
hose.jpg
hose_inner.jpg


Motor ventilador 10W --> 10€ -só paguei o motor, deram-me o suporte e a ventoínha (pás) :)
Termostato digital (-50º / +90º) com controle de temp. para desligar o compressor programando para

determinada temp. --> 40,01€ (é para ser utilizado num chiller de cerveja, que vou transformar para o

meu pai fazer um depósito para arrefecer água (potável), mas entretanto vou experimentá-lo no meu

sistema)
fan_thermostat.JPG


Resto do material e algumas ferramentas:
tools_and_stuff.jpg


Corta tubos 1/8 a 5/8 --> 6,75€
Alicate corta capilar --> 9,64€
Tubo Capilar 0.7mm (13,20€/Kg) --> paguei 1,32€ por cerca de 3,5metros
Solda de prata 40% --> 3,62€ cada barrinha, comprei 4
Desoxidante para soldar prata --> oferta de um pouco disso! :)
Curva cobre FFF 3/8 --> 1,45€ cada, comprei 3
Valvula carga 512-100 1/4SAE 6mm c/ext.100mm --> 1,49€ cada, comprei 4 (só necessito de 2, as outras são

para o chiller...)
Filtro (drier) 30G 1/4xCap --> 1,70€
"T" em cobre FFF 3/8 --> 1,45€ cada, comprei 2 (só necessito de 1, o outro é para o chiller)
União de redução 3/8SAE x 1/4gas (para adaptar a linha de sucção) --> 0,99€
Conjunto de mangueiras (3) para manómetro 150cm --> 9,157€ cada (27,27€ as três)

Isto foi tudo material que comprei na ZeroFrio em Coimbra

Falta-me comprar os manómetros e o maçarico. Devo comprar isso ainda esta semana...
Vou ver se consigo uma bomba de vácuo e espero começar a trabalhar nisto na próxima semana!
 
Obrigado ;)

Estou com uma pica tremenda, mas entre trabalho e exames fico sem possibilidades de fazer algo mais ainda esta semana.

Vamos lá ver se fico com um sistema para fazer uns scores porreiros...

Obrigado a todos pelo apoio e ajuda!
 
muito bom!! :004: continua! dps se poderes post o preço do maçarico e dos manometros.

ja agora não sabem +/- quanto é que 1 tecnico leva para carregar o sistema/mudar de gaz?
 
HadHoc disse:
ja agora não sabem +/- quanto é que 1 tecnico leva para carregar o sistema/mudar de gaz?

A mim levavam-me 100€ (já com desconto habitual) para fazer vacuo, carregar e calibrar o sistema á minha maneira.
 
a mim levaram-me 30€ por puxar o vacuo, carregar, fazer algumas soldaduras e ajustes ao capilar... e ainda se deslocaram ao domicilio :cool: os tecnicos aki em leiria sao porreiros :lol:

ratax, so far, so good ;)
 
dass

30€ :wow:

Quem me dera que me levassem isso.

Tou a ver que o gajo é tão amigo que me faz isso 70€ mais caro :puke:

Amigos destes: :die:
 
HadHoc disse:
força nisso! espero que corra tudo bem, eu tenho ali um frigorifico todo podre ja sem porta e o crl.. mas inda funciona!! mas como não ha tempo (aka €€:( ) nao peguei naquilo mas pode ser que com o teu projecto ganhe vontade para construir ou pelo menos começar o meu proprio sistema de phase change. :004:
mas será que é preciso comprar tantas ferrametas para usar 1 ou 2 vezes? é que so em ferramentas estoura-se o orçamento todo

ficamos a espera de resultados :cool: [[]]

Ui!

Pega no frigorifico e desmonta-o todo com muito cuidado para não estragares o sistema de frio.

Depois pegas no evaporador (congelador do frigorifico) e fazes um waterchiller!

Dá uma vista de olhos aqui:

http://phase-change.com/phpBB2/viewtopic.php?t=995&start=15&sid=8c03adeb0f1b1eaf132a70c05c4c7a5a
 
uma dia destes bou desmontalo, mas axo que ele tem alguma fuga no evaporador pk quando o ligo faz pxeeeeeeeee na zona do evaporador (se é que me fiz entender) e nem sequer faz gelo mas tb deixei a trabalhar pouco tempo tipo 10 min. e dps nem tenho bomba nem bloco pa fazer o chiller :( senão ja tava...

EDIT: ja agora se eu não conseguir desmontar tudo inteiro, ha algum problema em cortar os tubos (suction e dicharge line) do compressor msm com a gaz la dentro?
 
Última edição:
isso do pxeeeee é normal... é o gas a evaporar ;)

se o frigorifico for baseado num sistema r12 estas a danificar a camada do ozono ao ventilar cfc para a atmosfera e ainda tas a violar a lei... se for relativamente novo, ja deve usar r134a k é um hfc e n tras problemas ao ambiente (99,kkr coisa % biodegradavel penso eu)....
 
o pxeeee é um bocado exagerado, dos frigorificos, arcas congeladoras e desumificador que tenho cá em casa nenhum faz assim barulho...

o problema é msm que eu nao sei qual é o gaz não diz nada só vejo uma camada de ferrugem lol mas como aquilo ja é antigo deve ser r12.. vamos lá ver se eu 1 dia destes consigo desmontar aquilo direitinho.. e fazer 1 chiller e mais tarde talvez um direct die

ps: se kiserem amanha ponho pics do compressor
 
maçaricos

Já comprei o maçarico!
Comprei o meu no Continente (ontem), pois o kit e as botijas de gás são mais baratos que na Makro. A makro tem melhor preço para as botijas de oxigénio.

O kit custou 78euros e qualquer coisa, não tenho aqui o talão de momento... (as garrafas de gás andam por menos de 7€ e as de oxigénio por volta dos 16-17€)

macarico1.JPG

macarico2.JPG

macarico3.JPG



Fui à Sogafer, na Pedrulha, para saber quanto custavam as botijas de oxigénio e de acetileno. Aqui ficam os preços (botijas Air-Liquide):

Garrafa de oxigénio 1m3 já com manómetros e válvulas e carregado --> 295€ + IVA --> carga posterior 17,28 + IVA
Garrafa de acetileno 1m3 já com manómetros e válvulas e carregado --> 320€ + IVA --> carga posterior 26,37 + IVA

Garrafa de oxigénio 2m3 já com manómetros e válvulas e carregado --> 310€ + IVA --> carga posterior 21,70 + IVA
Garrafa de acetileno 2m3 já com manómetros e válvulas e carregado --> 340€ + IVA --> carga posterior 38,47 + IVA

Os carregamentos eram na base do "deixa ficar uma vazia e leva uma cheia", não há tempos de espera nem cobram o teste da garrafa...

Havia lá um kit já completo com o maçarico e carrinho e botijas por cerca de 140cts + IVA...


Fui saber destes preços para ver se valeria a pena comprar uma botija de oxigénio maior em vez de estar sempre a comprar pequeninas, mas não me parece que vá ser uma opção para já ;)

Agora só para regalarem os olhos (só uma parte do que lá tinha...):

botijas.JPG
 
Como o ricky já tinha referido anteriormente...
1projecto destes fica caro mas compreendo-vos...sermos nós a fazer dá smp akele gosto especial k a meu ver cobre os gastos, eu também penso assim!
Força com o teu projecto Ratax.
Espero k tudo corra pelo melhor!
 
Felizmente a mim custa-me menos, porque a ferramenta já tenho praticamente toda.

Tenho um maçarico de soldar indústrial "Maçarico Soldador Oxiacetilênico" (1 botija de acetileno 6kg e 1 de oxigénio indústrial tb de 6kg).

O maçarico é desses que o ratax fala, com um carrinho de 2 rodas para transportar as botijas.

O maçarico é parecido com esse que compraste e tem todos os manómetros (2 em cada botija) que se chamam manoredutores, para reduzirem a pressão das botijas (200bar) para um valor regulado por nós, de forma segura e estável.

Á uns anos atrás custou cerca de 200cts, mas hoje em dia encontram-se soluções mais baratas, como esses do Continente ou Makro! :)

Não te esqueças de usar óculos próprios, porque a chama é muito intensa e pode danificar a tua capacidade visual!

O meu projecto está por enquanto parado, por causa de €€€

Tenho de comprar o material restante e recarregar a botija de oxigénio que acabou quando o meu pai soldou o evap.

Mas assim que tiver dinheiro para isso tudo, avanço imediatamente com o projecto. :)

Keep Going!
 
olha um maçarico igual ao meu :P

o gaz dura bastante tempo, o 1 lata de oxigénio não dá para soldar um evapaporador :S convém teres uma em stock senão ficas agarrado facilmente
 
|RickY| disse:
olha um maçarico igual ao meu :P

o gaz dura bastante tempo, o 1 lata de oxigénio não dá para soldar um evapaporador :S convém teres uma em stock senão ficas agarrado facilmente

Obrigado Ricky!
Já comprei mais uma lata de cada... acho que vou ter de me abastecer com mais 1 ou 2 de oxigénio então...

Já agora, valerá a pena gastar mais alguma coisa num manómetro com glicerina, ou os que não têm são suficientes?
 
Back
Topo