1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto - Redes/Hardware

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Learner, 26 de Novembro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 2662)

1. Learner

Learner I fold therefore I AM

Como aqui também serve para pedidos de ajuda. Eu venho pedir ajuda!
    Eu gostava de saber se alguém tem ideias para um projecto de fim de ano (Curso Tecnológico de Informática) ou seja, para o PAT.

Área - Redes/Hardware

Não sei mesmo o que fazer. Um colega meu vai fazer um cluster, o PTNetSurfer vai fazer o controlo de um RC Car pela porta paralela, os outros nem sei...

Qualquer ideia, agradeço.

2. Queiros

Queiros Power Member

Aproveito o tópico para o mesmo assunto.. tambem preciso de um projecto para a PAT..

pode ter haver com programação, robotica, hardware(maximo cluster, mas na minha turma ja vao fazer)...

3. Learner

Se vier uma ideia boa, fazemos os dois o mesmo! E ajudamos-nos, caso seja necessário. ;)

4. GloriosoSLB

GloriosoSLB Power Member

Que material (hardware) tens à tua disposição?

E programação, estás à vontade em Java ? C ?

Já terminei o 12º ano à 4 anos e estou um bocado desactualizado, na minha altura não havia isso PAT(?), agora que estou a tirar o Mestrado em Engenharia Informática tenho muitas ideias em mente sobre o que podes fazer, mas não os "recursos" que tens à tua disposição...

5. Learner

Programação... Pode ser VB?! lol
    Não é o meu forte, por isso é que escolhi a opção PMMREI (Planeamento, Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos) no 12º e os outros foram para Técnicas de Gestão de Bases de Dados (engloba, entre outras coisas, programação).

PAT = Projecto de Aptidão Tecnológico

Os recursos arranjam-se. Até mesmo a escola pode disponibilizar material. Precisava era de ideais. Por agora, não aprofundadas, mas para ver se eram interessantes de se fazer e utilidade. Isto anda complicado.

6. Queiros

Queiros Power Member

concordo totalmente, poderia tornar-se mais facil..

hardware tenho os pc's la da escola... posso usar cerca de 4, mas cluster esta fora de questao, porque ja há quem o faça...
    programação estou agora a dar C++... eu vou programar um robot(nao conta para a PAT), o que podia fazer era acrescentar funções ao robot(tipo dar-lhe intruções para se desviar de obstaculos, etc..)

P.S.- PAT é um projecto de final de curso que tens de apresentar a um juri onde és avaliado por isso

7. Queiros

Queiros Power Member

eu escolhi PMMREI mas fui obrigado a mudar para TGBD devido à maioria, tou bastante desmotivado por causa disso... gostava muito mais de redes...

8. Learner

Pois, em Redes só somos 7. Os outros são 15.

9. siul2k

siul2k Power Member

Agradecia uma ajuda também. A nossa turma está mesmo perdida =) não sabem o que fazer. Learner, acho que eles sao mais que 15. Mas nós somos melhores! =Pp Não está em questão isso..

Como foi dito em cima, a nossa escola disponibiliza o material necessário.

Agradecia que desses algumas ideias, algumas podem ser uteis =)

cmpz

10. nunot

nunot [email protected] Member

Tirando Clusters, vamos ver o que poderiam fazer.

rede CyberLan
    trabalho tipo portugal folding
    tipo portugal folding para programas 3D com ou sem cluster mas em redes Lan ou Wan, de modo a usares os varios pcs ligados para acelerarem o processamento, 3ds max, lightwave, Maya.

teste de infecção pela internet com:
    1 pc como isco, acabado de instalar.
    1 pc para os logs (iria fazer logs do isco)
    1 pc como firewall para proteger o "log"

teste de verificação de infecções, ao fim da instalação do windows, quanto tempo leva a ficar infectado e com que virus.

vosses vão ficar parvos com o que os logs vão mostrar hehehehehe.

espero ter ajudado

11. Queiros

Queiros Power Member

podias explicar melhor essa parte do teste de infecção pela internet?! vou perguntar ao stor se isso serve para projecto

12. Learner

Não há mais ideias?!

13. nunot

nunot [email protected] Member

router -> switch -> isco
    -> pc firewall -> logger

ou

router -> isco
    -> pc firewall -> logger

o pc que tem firewall vai defender o logger de ataques
    o logger vai fazer um rastreio da rede e tudo que se passa nela e de tudo que se passa no pc

o router e o isco não podem ter firewall nem qualquer tipo de defesa.

o logger registra todas as entradas por portas e a que horas, ao mesmo tempo que registra o que é instalado no pc e as modificações efectuadas

tens no fim um log que te indica onde e como foi instado, verificando depois com anti-spyware que virus ou spywares infectaram o isco e quanto tempo levaram.

não é um projecto fácil devido ao logger, não sei onde se pode arranjar um programa que te registre tudo pela rede, desde o pc isco ate aos movimentos de dados na rede

14. Exc4libur_

Exc4libur_ Power Member

Comigo foi diferente, nem escolhi nem um nem outro e fui mandado para a turma que tinha menos gente, na turma de TGBD, eu e um colega meu queriamos mudar para redes, mas nao podiamos como era lógico porque a turma de rede até ja tinha alunos a mais, acabamos por ficar em Bases de dados e safei-me com nota final da disciplina 17 e na PAT tambem. Enquanto que o pessoal de redes andavam todos com uma média de nota final 11/12. huhuh :)

15. Queiros

Queiros Power Member

lol, pois eu com os stores que tenho tambem sou bem capaz de ter essa média de notas.. o meu stor de TI e Bases chegou a dar 20's em alguns projectos, ele motiva bastante os alunos, basta mostrares empenho...

ja agora nao tens nenhuma ideia para a PAT?! :(
    tou mesmo à "nora".. nao sei o que fazer..

16. Learner

nunot obrigado pela ideia, mas...

Há mais ideias por ai?!

17. GDXRulez

GDXRulez Power Member

Existem muitos projectos que podem até combinar diversas áreas do vosso interesse.
    Penso entretanto que não seria correcto obterem ideias de fonte externa, não tendo por isso,
    nada contra o facto.

Tentem algo inovador, que vos faria falta na vossa vida, que faça uso e recurso das novas tecnologias.

Robots é uma boa ideia. Mas ja batida.
    Podem pegar na ideia e superiorizar-na:

Uma central (computador) que desse ordens ao robot, MAS, por ex., que tambem receba instruções por outros meios (telemovel por ex.). Dependendo do vosso tempo e conhecimento a nivel de programação poderiam até construir uma aplicação JAVA para o telemovel.

Já agora, não façam a velha história do braço mecànico, ja esta fora de moda.
    Algo mais fixe. Pensem, hipoteses não faltam!!!

A originalidade tambem deve contar, não? Tentem ser originais!

Era giro um telemovel ser o controlo remoto de um robot!

18. Exc4libur_

Exc4libur_ Power Member

na parte de redes não me vem nada à cabeça :s os meus colegas que estavam na turma de redes basicamente o que eles fizeram foi implementar uma rede em X lugar, o material que necessitavam e como o faziam, para eles foi só teórica, parte prática não houve.

19. GloriosoSLB

GloriosoSLB Power Member

Base de dados não me perguntem porque não é a minha área, agora de redes posso dar algumas ideias. Desde projectos básicos e que praticamente é construir um serviço que já exista, que alguém inventou, ou então algo de inovador mas que vos dará muito trabalho. Como eu já fiz o 12º ano e sei que tempo é escasso para grandes projectos (principalmente quem está empenhado em ir para a faculdade com uma boa média), devem querer algo não muito básico, mas que também esteja ao vosso alcance e que não seja um projecto de longa duração.

Depois de ler os vossos posts fiquem confuso. Vocês na realidade têm de mostrar o projecto a funcionar (um protótipo) ou é tudo teórico, só têm de mostrar o plano de como resolveriam o projecto ?

Uma coisa interessante, mas que infelizmente nunca "meti a mão na massa" é programação de robots com inteligência artificial. Um bom projecto era a construção de um robot, do género "Salvamento e Busca".

20. Exc4libur_

Exc4libur_ Power Member

Os meus colegas na turma de redes, apenas foi a parte teórica, porque a escola não tem capacidades para andar a distribuir computadores nem material de rede e afins por X alunos para estes os incluirem nos seus projectos.

Partilhar esta Página