[Projecto] Silent Life Project

eduardomaio

Power Member
Projecto: Silent Life Project
Site do projecto: www.eduardomaio.net/cat/silentlife-project/
Data de ínicio: 14 de Julho de 2008


Apresentação
Apresento-vos o meu actual projecto aqui na Techzone. Este projecto deriva em parte de um anterior de nome Cold Machine.

01.jpg


Já andava com ideia de alterar todo o meu computador, os neons e strobs já não me cativam, estou a ficar velho e ando a dar prioridade a outras coisas mais racionais e menos emotivas (será? ;) ). Li e reli vários testes e opiniões sobre todo o tipo de material para montar algo super silencioso e ecológico. A minha ideia inicial era comprar um Zalman ZM-MFC2 para saber o consumo electrico do meu setup anterior e poder ter uma ideia do quanto este consumo iria baixar com o novo setup.

Infelizmente tive um precalço com o computador e vi-me a braços com um dilema, ou gastava uma quantia nada simpatica para manter um computador obsoleto ou começava a investir forte para iniciar um novo projecto, e assim foi.

Objectivo
O objectivo deste projecto era ter um sistema silencioso, gosto de ouvir musica e trabalhar sem ruídos de fundo, já no meu carro tenho vindo a efectuar insonorização porque adoro silêncio e adoro ouvir música com qualidade e definição.

A componente ecológica e económica também é importante, dei preferência a componentes com eficiencia igual ou superior a 80% e com consumos baixos em idle porque andar na net e ouvir música quase que não puxa pelo hardware.

Setup
Já contava, do meu anterior projecto, com os seguintes componentes que aproveitei para o novo projecto:
- Caixa Chieftec Scorpio TX10BD
- Placa de Som Audigy 2 Platinum eX
- Leitor de cartões Revoltec
- Lateral com acrilico
- Base em acrilico
- Leds azuis
- Coolermaster Aerogate II
- Suportes radiador AquaComputer
- Bomba Eheim 1046
- Reservatório Innovatek Tank-O-Matic
- Radiador Airplex Evo 360
- 1 ventoinha Titan 92mm (intake)
- 2 ventoinhas Globefan 80mm (radiador)

Adquiri assim novo material, inclusíve para watercooling uma vez que o suporte para o fantástico Cuplex Evo iria demorar a chegar e o Cuplex Pro afinal com menos cobre até tem resultados superiores:
- Fonte Seasonic S12-500w
- Motherboard Asus P5Q Pro
- Processador Intel C2D E7200
- RAM OCZ Reaper PC8500 2×1GB
- Gráfica Asus EAH3870 512MB
- Disco Samsung 320GB SATA 2,5"
- Bloco AquaComputer Cuplex Pro Rev3 (CPU)
- Bloco EK FC 3870 Acetal (GPU)

Para não me repetir não irei colocar muito texto neste tópico, os mais interessados podem visitar o site do projecto para obter mais informações sobre as fases que não são tão importantes, no entanto o essencial será partilhado com o fórum.

Primeira fase: Arrefecimento a ar
Como algum material para o watercooling ainda não estava disponível aproveitei para montar o material mesmo arrefecido a ar para ver se estava tudo a funcionar e com que ruído iria ter que viver enquanto não colocasse tudo a watercooling.

02.jpg


Surpreendentemente o material nem é muito ruídoso e a fonte de alimentação é extremamente silenciosa, se parar manualmente os coolers do processador e da gráfica não se ouve nada.

Segunda fase: Planeamento do sistema de watercooling
No dia seguinte (dia 15) fui até à loja onde adquiro os meus componentes de watercooling uma vez que o Cuplex Pro já estava em stock e aproveitei para trazer um EK FC 3870 Acetal para ficar já com o sistema silencioso qb.

Com pena minha não tinham tubo transparente, mas o tubo preto até fica giro e condiz com o bloco da EK e com os dissipadores da OCZ.

Desmontei novamente a caixa toda e coloquei a cabeça a trabalhar e encontrei uma maneira de colocar a bomba de água dentro da caixa retirando uma bay para os discos e tentei reduzir os tubos de água à mostra que passam por fora desta, vão da frente da caixa, por baixo desta até ao reservatório, sempre por fora da caixa mas sem estarem visiveis.

03.jpg


04.jpg


Testei vários pontos de passagem e o melhor seria da direita para a esquerda na frontal da caixa, permitindo aos tubos que façam uma curva natural sem os forçar e sem interferir com os locais de intake da caixa. Os locais de passagem dos tubos foram todos protegidos com um pouco de Akasa Pax-Mate que ainda tinha guardado para evitar vincos e possíveis rupturas dos tubos.

Assim ficaram a passar dois tubos por baixo da caixa em direcção ao depósito e ao radiador e na traseira desta ficam visiveis dois tubos que fazem acesso ao radiador.

05.jpg


O bloco da EK é muito porreiro e com boa qualidade de construção, fiquei satisfeito.

Terceira fase: Instalação do sistema e testes
Por burrice minha coloquei a bomba muito longe do depósito e primeiro que esta tivesse água para começar a circular foi um castigo. Uma seringa e muita paciencia para meter água por um tubo resolveram a situação, mas não será mal pensado ou um depósito numas das bainhas de 5.25" ou um depósito acoplado à bomba.

E por falar em bomba, com a pressa esqueci-me de tirar uma foto do local onde esta ficou. Está perto da ventoinha de intake que ajuda a arrefecer a mesma, e foi colocada sobre uma peça de espuma com 25mm de espessura para absorver as vibrações que esta provoca.

06.jpg


Eu sei que alguém vai reclamar com a ventoinha presa por dois parafusos, mas ela está forrada com fita de tecido nos pontos de contacto com a caixa para evitar vibrações, truques que aprendi quando insonorizei o meu carro.

07.jpg


O hardware foi todo protegido no caso de existir uma fuga, que podem sempre aparecer. No meu caso apareceu uma por desleixo, esqueci-me de colocar convenientemente um tubo que liga à bomba de água e enquanto colocava água no circuito com a seringa dei pela fuga e resolvi a situação imediatamente.



O sistema já se encontra totalmente a funcionar, mas por falta de tempo ainda não organizei todo o material, assim que possível farei a continuação deste tópico ;)
 
Última edição:
Armazenamento de dados
Consultei várias tabelas e vários dados dos fabricantes e cheguei a uma conclusão assustadora: Um disco de 3.5" consome tanto em idle como um de 2.5" em Seek! Cheguei a pensar em drives SSD mas o seu preço por enquanto é proibitivo e o consumo energético é só ligeiramente mais baixo que um disco de 2.5"

É verdade que são mais caros e mais lentos (5400rpm e 1.5Gbps) mas o silencio está primeiro e a perda de performance nem é considerável tendo em conta o meu uso diário do computador.

08.jpg


Optei então por um Samsung HM320JI de 320GB e achei que a melhor maneira de colocar o disco na caixa era sobre um pedaço denso de esponja preso por uma braçadeira plástica. Desta forma o disco fica devidamente preso e as suas vibrações são amortecidas.

O único problema é que as esponjas e outro tipo de material deste género é quente e não tem grande capacidade de libertar calor, caso isto se revele um problema em termos de temperaturas para o disco terei que encontrar outra solução, mas até agora o disco está fresco e a funcionar correctamente graças aos 0.6w consumidos em idle e 2w em read/write. :wink:



Já agora, para os interessados, uma vez que não encontrei nada do género na net, escrevi um pequeno texto a explicar como funciona o EPU e o software EPU-6 Engine que ajuda a reduzir o consumo de energia do computador e a baixar a sua temperatura.

Fotos do Silent Life project

11.jpg

Uma vista “geral” dos componentes instalados

12.jpg

Um close-up ao bloco do CPU, um AquaComputer Cuplex Pro

13.jpg

O EK FC 3870 Acetal na Asus EAH3870

14.jpg

As OCZ Reaper com os seus dissipadores fora do vulgar

15.jpg

Temperatura do processador e velocidade da fan de intake

16.jpg

Radiador no exterior com ventoinhas por baixo, a temperatura ambiente no meu quarto é a indicada no visor

17.jpg

As duas ventoinhas de 80mm que arrefecem o radiador

Nas fotografias acima podem ver que as ventoinhas estão debaixo do radiador, ou seja, no sitio errado. Encontrei aquele local para poder colocar no topo do radiador uma Dodge Ram à escala como podem ver nas fotografias do projecto Cold Machine e assim ficaram também para este projecto.

Como no Inverno até as costumo ter desligadas e o radiador fica em modo passivo não efectuei grandes alterações a este sistema. Mas como agora também estou a arrefecer a placa gráfica com recurso ao sistema de water cooling irei arranjar uma nova solução para arrefecer o radiador se assim for necessário. ;)

18.jpg

O grande Innovatek Tank-O-Matic na traseira da caixa

19.jpg

Por fim o Kenny com um amigo novo. Sim, estou a correr XP

Fiquei bastante contente com o resultado até agora, e o tubo preto nem ficou mal, até vai de acordo com os dissipadores nas memórias e o bloco da gráfica, faz um contraste giro entre o cobre e o preto.

O computador está extremamente silencioso e bastante fresco tendo em conta que a temperatura ambiente no meu quarto não é nada baixa! Com temperaturas ambiente inferiores o Prescott 2.8GHz sem overclock e só a arrefecer o chipset no mesmo circuito rondava os 40º em idle contra os 33º do E7200.
 
Fiz um video do computador para tentar mostrar o ruído que este faz.

A máquina usada foi uma Canon S5 IS e o microfone desta encontrava-se a 10cm da lateral do computador. O volume do microfone foi colocado no máximo e o filtro de vento foi desligado.

Durante a gravação fiz algum barulho para que possam ter uma ideia do volume do microfone que gravou até o ruído do mecanismo da lente durante o autofocus.

http://www.youtube.com/watch?v=r_tVrXPuq5k

Sei que o video não está grande coisa e não percebo porque é que no Youtube o volume aumenta quando faço os clicks no rato uma vez que isso não acontece no video original, mas espero que dê para terem uma ideia que a máquina está praticamente inaudível.
 
Um projecto que me deu gozo ler só mesmo por teres um objectivo BEM definido...
Gostei da escolha de cor do WC e também gostei a tua maneira de pensar e ter ideias para as coisas que vais fazer na caixa...

Bem, esperamos pelas fotos do sistema montado e pela conclusão do mesmo, afinal quero saber se valeu por o WC ou não!

Cumps

EDIT: Foste mais rápido do que eu :p
 
Pois, fui pondo as coisas aos bocadinhos :D Eu já tinha watercooling na minha caixa anterior, mas compliquei demasiado o sistema, tinha tudo fora da caixa... Quer dizer, agora com os tubos a passar por baixo da caixa as coisas não ficaram mais simplificadas e só a bomba é que está dentro da caixa :rofl:

Mas com o sistema assim fiquei com menos tubos visiveis, especialmente no interior. No projecto anterior o watercooling estava lá para ter performance com menos ruído, agora está cá para arrefecer os componentes com ruído 0 e funciona. Tinha algum receio porque estou também a arrefecer a gráfica mas esta não aquece tanto o sistema como pensava, apesar de a água ficar quente a jogar com todas as ventoinhas no mínimo.

É melhor que cooling passivo porque arrefece os componentes convenientemente e trás o calor para fora da caixa permitindo que o sistema funcione mais fresco.

De qualquer forma vou tentar arranjar ventoinhas com o mesmo ruído (ou inferior) às actuais e com CFM superior para baixar ainda mais a temperatura no interior da caixa sem adicionar ruído ao sistema.

Já agora, uma curiosidade, a minha anterior Enermax era bastante audível (isso e os discos) e as ventoinhas (80 e 120mm) estavam sempre no mínimo e o ar saía quente. Com a Seasonic a ventoinha não se ouve e o ar sai fresco da fonte de alimentação. ;)
 
Iluminação interior
Ao olhar para o interior do computador e ao ver aquele contraste entre o cobre e o preto pensei que ficava bem uma iluminação branca suave apenas para criar um ambiente diferente ao olhar para a caixa.

Tinha aqui 3 LEDs brancos de baixo consumo que funcionam a 6v que foram fornecidos como amostra, de uma empresa que os fabrica para simular as estrelas nos palcos dos espectáculos (essencialmente música clássica, opera). Dois deles já tinham sido usados durante algum tempo na parte da frente do projecto Cold Machine e um terceiro estava ainda por usar.

Toca de ligar o ferro de soldar, a manga termorectrácil, fio e fazer o que de mais mal faço na minha vida: Soldar cabos!

20.jpg


Até aqui tudo bem, as coisas até nem correram mal, escolhi mais ou menos os pontos de iluminação para obter o efeito desejado mas cometi um erro grave, usei sempre o mesmo led, o que iria ficar na lateral da caixa a apontar para o processador.

Depois de tudo montado verifico que em dois leds a sua intensidade era extremamente reduzida, noutro a luz era forte demais. Verifiquei ligações e cheguei à conclusão que os leds com a intensidade fraca tinham sido os usados anteriormente o que demonstra que estes têm uma durabilidade reduzida.

Irei procurar outros leds, não irei optar por um neon branco (que tenho aqui) porque a luz é demasiado intensa e eu quero uma iluminação suave e discreta. De qualquer forma aqui ficam duas fotografias para terem uma ideia do resultado nada satisfatório.

21.jpg


22.jpg


Já ando a estudar alternativas que permitam um controlo eficaz da iluminação com leds mais compactos e com um consumo energético mais baixo, mas esta fase do projecto não é prioritária.

E agora em tom de off-topic, mas já que falo em iluminação, a máquina está de tal forma silenciosa que comecei a ouvir um zumbido vindo do balastro de uma lâmpada flourescente que tenho no quarto. A solução foi apagar a luz e ligar outra mais pequena também economizadora, cá em casa as lâmpadas normais já foram todas substituídas por económicas. Agora tenho que calar aquele balastro ;)
 
Gostei bastante do teu projecto ;)
Acho k esta muito bom.
Notei foi k o tubo maior esta um pouco curvado..
Porque k nao experimentas mudar os tubos para uns transparentes, e colocas um liquido reagente a UV? Assim ja dava uma iluminação nao?
 
O tubo como sabem vem sempre enrolado, e este acaba por ganhar aquela curvatura natural. Está lá uma braçadeira para tentar tirar o "vicio" ao tubo para que este fique a direito. No meu primeiro sistema o tubo que usei era rijo logo este problema não se colocava.

Este com o tempo vai lá também. ;)
 
esta muito fixe
ficou bem limpo o visual da caixa
com uma bela arrumação
os tubos do Wc estao bem arrumados
só tenho uma coisa a fazer
ter dar os parabéns pelo trabalho feito na caixa :D
 
Cko obrigado pelo comentário ;)

Já ando a puxar os cabelos à procura de ventoinhas, parece que todas as lojas nacionais agora só sabem vender Noctua e outras nem vender sabem!

Andei à procura de fans da Nexus e da Scythe em 120 e 80mm, as Scythe de 80mm não as encontro em lado nenhum, mas as Nexus encontrei-as numa loja que não vou divulgar o nome. Vou a fazer encomenda e vejo que estas estão fora de stock, umas Nexus Real Silent de 80mm e 17.6dB. Eis que recebo um email hoje a indicar que não as iam ter em stock, mas tinha uma alternativa, umas ventoinhas da Spire de 120mm (não de 80) que fazem 38dB!

Se souberem de alguma loja que venda as Scythe Kama Flow em 80mm ou as Nexus Real Silent em 80mm avisem, caso contrário irei mandar vir de Espanha ou de Inglaterra, é que as Noctua são feias que doi...
 
Devo dizer que fiquei abismado com o video relativo ao ruido do teu PC!!

Que performance aucustica excepcional!!

Ando à muito tempo a tentar ter um PC assim,mas não tenho dinheiro para um sistema WC. Estou a tentar chegar a esse nivel com aircooling.
Será dificil, mas a ver vamos.

Vou ser um espectador atento aos teus desenvolvimentos pois estou a curti montes o teu projecto!

Fica bem,

e já agr, gostei mt da tua arrumação
 
jjooll ainda bem que gostaste. Eu tinha pensado num sistema a aircooling com tudo passivo, até o processador (Pentium M 1.6GHz) mas para as minhas necessidades o sistema iria-se revelar curto com algumas aplicações de trabalho.

Já vi alguns sistemas aircooled que são bastante silenciosos, o truque é ter ventoinhas com bom airflow e silenciosas qb para que a caixa tenha uma boa ventilação, o resto é tudo componentes passivos (menos o processador).

A HD3850 por exemplo da Sapphire é um bom exemplo de uma gráfica com arrefecimento passivo e uma óptima performance.
 
Hoje andei a testar algumas coisas na caixa e, como a tinha aberto, aproveitei para alterar o local onde passa o cabo sata que liga ao disco assim como os cabos usb internos para o leitor de cartões da Revoltec.

Infelizmente um dos problemas do watercooling é que não podemos desmontar os componentes sempre que nos bem apetece, levando a tirar toda a água do circuito, montar tudo novamente e encher o circuito. Assim tive que passar cuidadosamente os cabos por detrás da motherboard sem a desmontar.

23.jpg


Com esta pequena alteração, além de estecticamente ficar mais agradável, reduzi a quantidade de cabos que passam em frente à ventoinha de intake melhorando o airflow.

Infelizmente só me apercebi que não tinha fotografias do antes para comparação quando vi as fotografias disponíveis no blog, o que é pena.
 
Muito fixe, desde a arrumação ao efeito visual, mas talvez trocaria esses tubos pretos, por tudo tranparente com um liquido de cor reagente a UV.

Parabens pelo trabalho
 
Está a ficar mesmo giro!!! eu ao contrario do user anterior ate gosto da tubagem em preto mas por acaso não custumo muito ver(aposta-se sempre mais nos transparentes) parabens por este grande trabalho desenvolvido ;)
 
Em relação ao tubo preto também tinha as minhas dúvidas mas acabei por achar piada ao contraste e até joga bem com os dissipadores das memórias e com o bloco da gráfica. ;)

Obrigado a todos pelos comentários.
 
Recebi ontem o MFC2 mas só hoje tive oportunidade de o montar e testar devidamente. Deixei a minha opinião no blog sobre o MFC2 para os interessados.

Após a instalação do MFC2 decidi fazer uns pequenos testes para saber qual o consumo da minha máquina. A ideia é ligar o CVS directamente ao meu UPS para saber o consumo real do sistema e não apenas do que é alimentado pela fonte de alimentação.

De qualquer forma liguei-o primeiro apenas à fonte de alimentação para comparação com outros dados de alguns testes noutros sites e fiquei satisfeito em saber que tinha um sistema <100w, consumindo 84w em idle.

24.jpg


Lá fiz a ligação directamente ao UPS, lendo assim o consumo eléctrico real do sistema com todas as perdas de energia pelo caminho. Assim consigo ler o consumo do computador em si, do monitor, bomba de água, modem/router e claro do próprio UPS que também consome alguma energia.

25.jpg


Um total de 114w em idle, não é <100w mas anda lá perto no entanto não deve descer mais do que isto. Achei no entanto estranha a diferença de 30w entre os valores uma vez que o meu monitor, um LG 1720B, tem um consumo anunciado de 33w, mas com o brilho reduzido que uso diáriamente consegui um consumo de apenas 21w, lendo o Zalman em idle com o monitor desligado um consumo de 93w, o que indica que a bomba de água, o UPS e o router/modem consomem teóricamente cerca de 9w.

Continuei com os testes e decidi colocar o Test Drive Unlimited a correr uma vez que o Sims 2 (sim, eu ainda jogo Sims 2) corre quase sempre com a gráfica a 300MHz e pouco puxa pelo processador sendo a velocidade deste reduzida pelo EPU-6 Engine. A jogar Sims 2 com todas as opções ligadas e resolução de 1280×1024 o consumo eléctrico do sistema não passa dos 125w.

Então, com o Test Drive Unlimited tenho um consumo máximo de 145w, embora este valor baixe para os 140w a jogar normalmente. Tive que andar a fazer peões para que o efeito do fumo no ar aumentasse o consumo eléctrico. :lol: Já sei que fazer peões no TDU é mau para a conta da luz. :lol:

26.jpg


Depois corri o CPUBurn e o Prime95, tendo este último dado um valor energético mais alto, provavelmente por usar a ram mais intensivamente, e o valor foi de 130w.

27.jpg


E por fim uma foto do MFC2 devidamente instalado.

28.jpg


Pessoalmente estou satisfeito com os resultados, se abrir alguns programas o consumo varia, mas com o Opera e o Winamp aberto (uso normal do computador) o consumo não passa dos 114w. A ver um video a 720p o consumo sobe ligeiramente para os 117w, outros videos com resoluções mais baixas o consumo oscila entre os 115w e os 116w.

É um brinquedo giro e, com o uso devido, pode ser bastante útil para perceber o consumo energético do computador e reduzir o mesmo.
 
Back
Topo