[Projecto] Silent Life Project

Belo WC, esta muito diferente dos mais comuns pelo facto dos tubos estarem direitos. Continua está a ficar muito fixe.

O teu avatar é fixe, O meu pai tem um desses dos últimos que saíram a diesel.
 
olha um lindo Zalman MFC2, estou a espera que chegue o meu tambem. encomendei-o ontem:007:

agora que vejo que tens um tambem, e a ver imagens ainda mais "ao perto e reais" tirando todas as reviews que já li, estou mesmo impaciente para que chegue o meu :)
espero que acente que nem luvas na minha black box :009:
 
Belo WC, esta muito diferente dos mais comuns pelo facto dos tubos estarem direitos. Continua está a ficar muito fixe.

O teu avatar é fixe, O meu pai tem um desses dos últimos que saíram a diesel.

São carros porreiros e aindam viram algumas cabeças. Tenho uma espécie de diário de bordo em www.406coupe.info mas ainda nem a meio vai, não tenho tido tempo. Faltam as etapas de insonorização e outras coisas.

A motorização diesel é que não me convence.

olha um lindo Zalman MFC2, estou a espera que chegue o meu tambem. encomendei-o ontem:007:

agora que vejo que tens um tambem, e a ver imagens ainda mais "ao perto e reais" tirando todas as reviews que já li, estou mesmo impaciente para que chegue o meu :)
espero que acente que nem luvas na minha black box :009:

Eu até ver estou bastante satisfeito com ele, a única coisa que chateia é mesmo a visibilidade porque a questão de carregar em mode para controlar as ventoinhas já nem me incomoda assim.
 
Última edição:
Após várias tentativas falhadas à procura de ventoinhas desisti de tentar ajudar a economia nacional e encomendei 4 ventoinhas Nexus e 2 suportes em silicone também da Nexus no site holandês Silent PC Shop.

Após uma semana chegou a encomenda.

29.jpg


Duas Nexus D12SL de 120mm, duas Nexus SP802512L de 80mm e dois suportes em silicone de 80mm para absorver os ruídos.

Antes de ter recebido a encomenda fiz alguns testes e cheguei à conclusão que tinha mais efeito ter uma ventoinha a puxar o ar quente do que uma a meter ar fresco, tanto que até o consumo de energia baixou 2w durante os testes, parece que o calor prejudica bastante a eficiência dos componentes.

Assim, e como já sabia onde iria colocar as ventoinhas comecei a passar cabos, liguei tudo e regulei as ventoinhas à procura de ruído ou de vibrações para garantir que a instalação estava correcta.

30.jpg


31.jpg


Eu sei que a ventoinha de intake não está grande coisa, o local ali é para duas ventoinhas de 80mm e a bomba de água está a tapar metade da ventoinha. No entanto não existem ruídos adicionais do ar a bater na bomba de água, e esta assim sempre vai sendo arrefecida de forma activa já que o radiador se encontra de momento em modo passivo.

32.jpg


Aqui as duas SP802512L a fazer outtake nos suportes originais da Chieftec com os suportes em silicone na traseira para reduzir vibrações para o chassis.

Fiquei muito satisfeito, têm um bom airflow e não têm nenhum ruído caracteristico como algumas das ventoinhas que já experimentei. Consomem também pouca energia o que é positivo e o contraste preto/branco até lhes dá um ar distinto e não fica muito mal na caixa.

Entretanto sobrou uma ventoinha de 120mm, o objectivo era colocar esta nas baías de 5.25″ uma vez que o ar tende a aquecer bastante ali, mas com alguns dos cabos que lá passam tornou-se complicado de a colocar lá. Pode ser que a coloque no radiador com um switch on/off para aquelas tardes mais quentes de verão a jogar.

O consumo em idle do computador passou de 114w para 112w.
 
A mais cara (120mm) nem a €7 chegou e as outras foram €4. Em relação à Poweron, realmente é bonito ter lá os preços baixos indicados o problema é que não as têm em stock :lol:
 
A mais cara (120mm) nem a €7 chegou e as outras foram €4. Em relação à Poweron, realmente é bonito ter lá os preços baixos indicados o problema é que não as têm em stock :lol:


Pois isso já não sabia.

Por acaso comprei hoje uma noiseblocker XL1. Nem é má.
Andava também com a gana de comprar essas nexus mas não havia aqui uma loja perto que a tivesse e mandar vir tenho de pagar os portes, por isso acho q não compensa.
 
Adoro essas fan's e o projecto em sim tambem esta muito bom, parabens! Como ja foi dito pelo Kingjack é bom ver que ja tens um "plano" bem defenido...

Cumps, keep working :009:
 
queria saber o que acham das fans da CM e da akasa...tenho uma akasa UV azul 80 e nao faz barulho nenhum assim como a CM 120 blue Leds tambem nao em todos os sitios nunca oiço ninguem falar delas por issso resolvi perguntar em termos de ruido estarem ligadas ou desligadas e a mesma coisa
 
O ruído que cada uma faz é subjectivo e depende do ruído ambiente e principalmente dos nossos ouvidos.

Posso-te dizer que estas Nexus que fazem 17.6 db(A) são audíveis às 1000rpm, tornando-se inaudíveis às 800rpm. Provavelmente para alguém que tem ventoinhas ruídosas e não está habituado ao silencio vai dizer que elas são silenciosas às 1000rpm.

As Titan e Globefan que tinha, devidamente reguladas também eram inaudíveis mas tinham um baixo airflow porque não foram desenhadas para baixas rotações.
 
Back
Topo