1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto Tecnogico

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Dark_Jak_999, 5 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 762)

1. Bem, eu sou aluno do 12º ano do Tecnológico de Informática e tenho que fazer um projecto.

O projecto já está feito, pelo menos a parte em grupo, mas foi pedido para individualmente abordar-mos um assunto e aprofundar-mos esse assunto e a mim calhou segurança na rede.

Eu gostaria de saber o que posso usar para a segurança da dita rede, para além de passwords no routers, ACL's e isso tudo.

O projecto consiste num edifício de 3 andares, com um servidor, 4 switch's, 1 router, 17 computadores, 1 modem DSL e 3 impressoras. A rede está ligada também com cabos categoria 6.

Vou deixar aqui um esquema feito por nós no Packettracer para poderem visualizar.

Agradeço desde já qualquer ajuda que possam prestar

2. UnWired

UnWired Power Member

- Coloca o servidor atrás de uma firewall, com regras de acesso para todos os cliente.
    - Coloca uma firewall entre o router 1841 e o DSL-Modem-PT
    - Configura VLANS, uma para cada piso e implementa routing baseado em VLANs.
    - Podes também colocar as impressoras atrás de uma firewall (uma interface da mesma) e apenas permitir o protocolo de impressão para passar.

UnWired

3. Kain

Kain Power Member

Podes por exemplo usar 802.1x na rede e IDS/IPS.

Depois depende se queres segurança para a rede em si ou para os sistemas na rede.

Na rede por exemplo (já que estas a usar o Packettracer) podes usar o comando switchport mode access nas portas que ligam a hosts para não permitir a criação de trunks a qq um.

Podes configurar port security para fazer shut a porta caso detecte um MAC address diferente do registado.

Podes usar HIPS nos hosts e um servidor RADIUS( ou ACS) para a autenticação no access point que tens no desenho.

4. Qual é o comando usado para isso?

Se não for muito trabalho dizer.

5. Kain

Kain Power Member

switchport port-security maximum (inserir nº máximo de MACs nesta porta)

por ex: switchport port-security maximum 1 ---- So autoriza um MAC naquela porta. Assim que ligares um dispositivo ele vai registar o MAC.

Depois usas o comando switchport port-security violation shutdown. Quando ele detectar uma violação do nº máximo de MACs vai fazer shutdown a porta.

Caso queiras atribuir tu um MAC especifico a cada porta( ao invés de ser o primeiro dispositivo ligado na porta podes usar o switchport port-security mac-address (inserir MAC)

6. Obrigado, vou usar isso então.

Eu estava com algumas duvidas sobre como melhorar a segurança mas assim acho que vai ficar bom o/

7. Bem, já que estão com este projecto aberto, gostaria de pedir algumas sugestões, eu tenho um projecto parecido, e precisava de saber mais sobre o servidor da firma, como é que hei-de dizer, gostaria de saber alguns programas que eu possa comprar para transformar uma boa máquina de processamento e de armazenamento num servidor interno.

Estive a ver alguns programas free, mas não sei se são os mais indicados e os mais fiáveis, alguns exemplos como o CesarFTP. Mas tal como disse, não acredito muito na capacidade de programas free por isso e se poderem dêem umas sugestões para formar um servidor interno porreiro ;)

Obrigado :wow:

8. Kain

Kain Power Member

Bem essa tua duvida não têm muito a ver com esta thread.

A nivel de armazenamento tens "minhentas" soluçoes desde o free até ao estupidamente caro, mas por ser free não quer dizer que seja mau, pode é não ser adequado para a situação que pretendes.
    Dá uma olhadela ao Freenas.

Quanto ao processamento isso depende do que queres fazer com ele! Queres o processamento para ser utilizado em que?

9. Bem o servidor iria apenas server como base de dados, quando falei em processamento, referia-me a uma máquina com capacidade para dar debito aos outros computadores da rede, caso esteja a haver duas transferências ou mais ao mesmo tempo. Mas estava mais a perguntar se há algum tipo de S.O. ou programa de gestão de dados específicos para um servidor, ou posso simplesmente meter um pc com o windows ou linux a fazer armazenamento de dados com o access? xD

Basicamente, queria fazer um servidor, então que funcionalidades deve(m) ter o(s) programa(s) que vou usar?

Partilhar esta Página