Projecto tecnologico

spN

Power Member
Boas.

Este ano tenho que fazer um projecto que tenho que apresentar no final do ano!
A minha ideia é a seguinte:

Fazer um cd interactivo com as várias matérias de Bases De Programação de 10º, 11º e 12º ano!

Só queria que me dessem ideias de programas para criar o dito CD. :007:

Cumprimentos.

Agradecia uma ajudinha pessoal. :007:

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
ora bem.... se bem entendi pretendes dar umas luzes de bases de programaçao desde o 10º ate ao 12º

agora.. k linguagens de programaçao dominas?!?

posso sugerir o seguinte:

uma entrada em VB ou C++ (conforme a que domines) com flash... uma introduçao porreiraça.... depois a opçao de escolher as 3 categorias: 10º | 11º | 12º

.. kd me lembrar de mais cenas vou pondo aki!!

espero ter ajudado
 
ora bem.... se bem entendi pretendes dar umas luzes de bases de programaçao desde o 10º ate ao 12º

agora.. k linguagens de programaçao dominas?!?

posso sugerir o seguinte:

uma entrada em VB ou C++ (conforme a que domines) com flash... uma introduçao porreiraça.... depois a opçao de escolher as 3 categorias: 10º | 11º | 12º

.. kd me lembrar de mais cenas vou pondo aki!!

espero ter ajudado

Boas!

A matéria que vai ser inserida no CD Interactivo é sobre Pascal, VB, e C++.
Gostei da ideia. Se alguém tiver mais sugestões... :001:

Cumprimentos
 
Boas.

Este ano tenho que fazer um projecto que tenho que apresentar no final do ano!
A minha ideia é a seguinte:

Fazer um cd interactivo com as várias matérias de Bases De Programação de 10º, 11º e 12º ano!

Só queria que me dessem ideias de programas para criar o dito CD. :007:

Cumprimentos.

Agradecia uma ajudinha pessoal. :007:

Cumprimentos


Boas amigo. Olha, aquilo que eu te sugiro é que uses um ficheiro autorun.inf em que especificasses qual o icone para o teu cd e em que indicasses qual o ficheiro/aplicação que abria sempre mal o cd fosse inserido no computador (se não souberes fazer este fecheiro *.inf, apita que a malta tá cá para isso).

Sugiro-te então que sigas a sugestão do tXu. Faz como aplicação de abertura uma animação flash: deves escolher imagens simples mas atrativas, colocando-as sobre um fundo colorido (mas não exagerado) e também uma musiquinha de fundo suave (tipo música de apresentação das taças no PES 6 :)).

Depois de uma apresentação de introdução, apresentavas um menu, que também podia ser feito em FLASH, em VB ou então em C++ (se souberes fazer janelas e afins no C++).

Em seguida, dentro do link de cada disciplina, tentavas dividir toda a matéria em capítulos, apresentando elementos chamativos de aprendizagem, como acetatos, exemplos de códigos, pequenas aplicações que foste desenvolvendo, curiosidades e algoritmos famosos e até (como ponto alto) uma série de aulas de video (do monitor do teu computador) em que explicasses um determinado assunto como se estivesses a dar uma aula, colocando no final de cada capítulo uma série de exercícios e problemas aos quais podias dar resposta ou não.

Na minha opinião, acho que assim até os stôres e os tipos do ministério que iam pedir isto como material de ensino.;)

Bem, amigo espero ter-te ajudado na tua tarefa.

Vá, cumps.
 
Boas amigo. Olha, aquilo que eu te sugiro é que uses um ficheiro autorun.inf em que especificasses qual o icone para o teu cd e em que indicasses qual o ficheiro/aplicação que abria sempre mal o cd fosse inserido no computador (se não souberes fazer este fecheiro *.inf, apita que a malta tá cá para isso).

Sugiro-te então que sigas a sugestão do tXu. Faz como aplicação de abertura uma animação flash: deves escolher imagens simples mas atrativas, colocando-as sobre um fundo colorido (mas não exagerado) e também uma musiquinha de fundo suave (tipo música de apresentação das taças no PES 6 :)).

Depois de uma apresentação de introdução, apresentavas um menu, que também podia ser feito em FLASH, em VB ou então em C++ (se souberes fazer janelas e afins no C++).

Em seguida, dentro do link de cada disciplina, tentavas dividir toda a matéria em capítulos, apresentando elementos chamativos de aprendizagem, como acetatos, exemplos de códigos, pequenas aplicações que foste desenvolvendo, curiosidades e algoritmos famosos e até (como ponto alto) uma série de aulas de video (do monitor do teu computador) em que explicasses um determinado assunto como se estivesses a dar uma aula, colocando no final de cada capítulo uma série de exercícios e problemas aos quais podias dar resposta ou não.

Na minha opinião, acho que assim até os stôres e os tipos do ministério que iam pedir isto como material de ensino.;)

Bem, amigo espero ter-te ajudado na tua tarefa.

Vá, cumps.


Boas! É mais ou menos essa a ideia que tenho para o design/organização do CD! Quando ao tal file, podias-me dar uma ajudinha com isso... :001:

Isso já era mesmo um sonho, ganhar assim dinheiro á custa dum projecto de 12º ano. :-D

Cump's e obrigado pela ajuda!
 
Boas! É mais ou menos essa a ideia que tenho para o design/organização do CD! Quando ao tal file, podias-me dar uma ajudinha com isso... :001:

Isso já era mesmo um sonho, ganhar assim dinheiro á custa dum projecto de 12º ano. :-D

Cump's e obrigado pela ajuda!

Boas. Olha, o ficheiro não é muito complicado. Cá vai.

Código:
[autorun]
(o icon deverá estar na raiz do cd e não numa pasta)
icon = "nome_icon.ico"   
(a aplicação a abrir deverá estar também na raiz do cd)
open = "nome_aplicação.exe"

Atenção! Os parantesis não fazem parte do código. Foi só para explicar.

Graves na raiz do teu cd com o nome "autorun.inf". Assim, quando colocares o cd num computador ele abrirá automaticamente a aplicação que escolheres e terá como icon aquele que seleccionaste.

Para a minha pen fiz um ficheiro destes, que especifica o icon dela. O ficheiro é o seguinte:
Código:
[autorun]
icon = wc.ico

O icon de nome wc.ico é este:
wcor2.png


Assim, em qualquer computador que meta a pen, aparece este icon.

Ainda bem que te pude ajudar.

Vá, cumps
 
Última edição:
Obrigado por tudo mj2p! Tens sido grande ajuda no meu projecto! :) Quando já tiver alguma coisa que se veja adiantada, posto aqui para o pessoal dar opinião! Se tiverem mais algumas ideias que queiram compartilhar, força! ;) Cump's
 
Obrigado por tudo mj2p! Tens sido grande ajuda no meu projecto! :) Quando já tiver alguma coisa que se veja adiantada, posto aqui para o pessoal dar opinião! Se tiverem mais algumas ideias que queiram compartilhar, força! ;) Cump's

Fico feliz amigo, por saber que estás a curtir as minhas ideias e que elas te podem levar a ter uma boa nota no teu projecto tecnológico. Olha, se às vezes alguma coisa que eu disse não funcionar ou tiver de ser doutra maneira, posta para o pessoal te poder continuar a ajudar.

Vá, cumps
 
Fico feliz amigo, por saber que estás a curtir as minhas ideias e que elas te podem levar a ter uma boa nota no teu projecto tecnológico. Olha, se às vezes alguma coisa que eu disse não funcionar ou tiver de ser doutra maneira, posta para o pessoal te poder continuar a ajudar.

Vá, cumps

Qualquer coisa eu posto aqui!
Obrigado
Cump's
 
Disseram-me que o macromedia director 2004 era bom para fazer este tipo de coisas, como por exemplo o cd interactivo...
Podes-me confirmar se é verdade ou mentira? :-D
Se sim, podem-me dar umas luzes sobre o programa? É já o instalei e fiquei " como um burro a olhar para um palácio " :rolleyes:

Vá,
Cump's
 
Normal. E vais ficar a olhar para o Flash do mesmo modo se fores por ai. Se puderes usar, isto é impecável. Tem o senão de ser Windows based, logo não faças a apresentação num Mac.

Senão podes sempre usar HMTL puro e duro, não é vergonha nenhuma. É dificil encontrar um PC que não tenha um browser...

Muito CD de apresentação (comercial inclusivé) foi já criado com base nessa premissa. Alem de que garante quase 100% multiplataforma. E com jeitinho, criatividade e muito esforço consegues coisas impressionantes. Javascript é um grande amigo... Logo agora, que podes dar como garantido certas tecnologias que não podias assumir em tempos...
 
Normal. E vais ficar a olhar para o Flash do mesmo modo se fores por ai. Se puderes usar, isto é impecável. Tem o senão de ser Windows based, logo não faças a apresentação num Mac.

Senão podes sempre usar HMTL puro e duro, não é vergonha nenhuma. É dificil encontrar um PC que não tenha um browser...

Muito CD de apresentação (comercial inclusivé) foi já criado com base nessa premissa. Alem de que garante quase 100% multiplataforma. E com jeitinho, criatividade e muito esforço consegues coisas impressionantes. Javascript é um grande amigo... Logo agora, que podes dar como garantido certas tecnologias que não podias assumir em tempos...
ShadeX, esse programa é bom? Serve para aquilo que eu pretendo fazer?
Tipo, tás a dizer fazer um CD interactivo á base de HTML? LOL. Isso ia ter um código fonte interminável nao? :wow:
Cump's e obrigado pelo reply
 
ShadeX, já tive a dar uma vista de olhos no programa...
Isso necessita de algum tipo de programação em especial? Por exemplo para programar botões...
Que tipo de linguagem é que tenho que usar? Javascript?
Cump's
 
Podes fazer tudo "visualmente" mas certas coisas "arcanas" tens de scriptar. IIRC é mesmo uma linguagem custom, mas nada de complexo, aquilo é mesmo para non-coders.
 
Disseram-me que o macromedia director 2004 era bom para fazer este tipo de coisas, como por exemplo o cd interactivo...
Podes-me confirmar se é verdade ou mentira? :-D
Se sim, podem-me dar umas luzes sobre o programa? É já o instalei e fiquei " como um burro a olhar para um palácio " :rolleyes:

Vá,
Cump's

Oi spN. Desculpa só te estar a responder agora. Bem, quanto ao Macromedia Director 2004, posso te dizer que não te conheço o programa. Deste tipo de programas da Macromedia, o que conheço melhor é o Flash.

Por isso, deixei-te aqui alguns links para tutoriais fixes que encontrei na net:

http://www.mxstudio.com.br/views.tutorial.php?act=view&cid=8&aid=352

http://www.softwaretrainingtutorials.com/director-mx-2004.php

http://www.softwaretrainingtutorials.com/director-mx-2004-lingo.php

Bom trabalho!

Vá, cumps
 
Back
Topo