[Projecto] The Aluminum Box

dragao-azul

I fold therefore I AM
boas,

comecei um novo projecto numa caixa que tenho em casa à algum tempo (em novembro), a ideia é aproveitar apenas a estrutura da caixa e o resto fazer tudo.

este projecto pode levar o seu tempo a ser feito... (podem ter uma ideia porque começou em novembro e ainda nao ta acabado :P)

fotos da caixa que vai ser usada:
img%20009.jpg



img%20010.jpg



img%20011.jpg



A minha caixa actual (aquela coisa pendurada é fibra optica, tentei fazer uma experimencia com leds mas na correu muito bem... (nem tirei aquilo)):
img%20012.jpg


material que tenho ate agora:

um esquema duma placa de circuito impresso para um controlador de fans, uma caixa (de uma fonte de alimentação adaptada) para um controlador de fans, um lcd pa ligar ao pc (que vai ficar no controlador) e uma caixa com parafusos:
img%20013.jpg


CC UV, branco e azul, fans, antivibrações grelhas, etc.:
IMG_4570.JPG


laterais, topo e frontal em aluminio:
P2140001.JPG


depois de passar tudo com o esfregao verde deve ficar assim:
(a debaixo ja foi passada, a de cima nao)
P2150001.JPG


fitas de aluminio a tapar buracos e zonas da "estrutura" da caixa que se tavam a ver, buraco da fan cortado e tudo no sitio (menos a frontal):

mod-2.jpg


mod-4.jpg


mod-3.jpg


mod-1.jpg


a frontal vai levar acrilico baço com leds azuis e brancos para o acrilico ficar todo de uma cor.
Neste moemnto o projecto na ta em andamento por 2 razões:
1º- tenho de fazer o controlador
2º- quando tava a cortar o acrilico da frontal, aquilo na tava a furar fiz força a mais e pum, furou... (acho que da pa perceber o resultado) tenho de comprar mais acrilico...

o que acham até agora?

;)
 
pra já esta :WOW:

mas gostei daquela do circuito impresso...depois posta umas pics disso e como ficou..

ha..e podes explicar aquilo do LCD..

ta muito bacano..keep going..
 
oi...o projecto ta fikar fixe...agoa tou kurioxo e pr ver km vai fikar akele kontrolador...f

ta mt bakano...

kontinua axim...
 
Boas,

O lcd fica ligado à porta paralela do pc, o controlador vai servir para regular 4 fans e ligar/desligar 4 outras coisas (os CC's por exemplo).

Vi agora que quando formatei o pc a ultima vez tb apaguei o esquema, mas ainda o tenho aqui impresso.

;)
 
entretanto encontrei o esquema do controlador numa pen, depois de fazer a placa e testar posso fazer um tutorial para fazer um controlador igual ;)
 
Boas,

Um pequeno aparte: eu disse que este projecto ia demorar...

Ja tou a fazer o controlador deve ficar pronto dentro de pouco tempo, tb ja passei o aluminio todo com esfregão verde.
Ja só falta acabar o controlador, fazer uns cortes no acrilico e juntar tudo.

Depois posto fotos.

;)


PS - nesta secção os topicos deixam de estar visiveis passa do algum tmepo? não achei este na galeria, mas quando pesquisei por ele, ele estava lá...
 
parece um bom trabalho :)
isso do acrilico fez me rir :P , fez me lembrar do meu primeiro trabalho que ao fim de um mes de trabalho no mesmo acrilico , o *** partiu no ultimo furo xD , tem cuidado , isso e mesmo frakito :P

vai mostrando mais cenas conforme a evoluçao :P
 
Boas,

ultimamente não tenho feito grande coisa no projecto so comecei a pegar mais nele esta semana.

Aqui estão alguns updates:

topo da caixa - 100% concluído

O topo é a peça que prende as laterais da caixa, assim torna-se mais pratico abrir a caixa. O único inconveniente é que, como o topo tem leds e uma fan, não dava muito jeito ficar agarrado por fios, por isso fiz uma ficha que permite separar tudo o que está preso ao topo do resto da caixa facilmente:

Vista por cima:
imagem001yd7.jpg


Vista por baixo: (os leds estão por baixo da fica de alumínio que está nos cantos do acrílico)
imagem002si4.jpg


Fixa que permite separar o topo do resto da caixa:
imagem008do9.jpg



Uma das laterais já está concluída (a que não tem acrílico), a outra, devido a um varão que tive de por na caixa para não ficar a abanar, tem de ser ligeiramente cortada. Quando estiverem ambas concluídas meto aqui fotos.

A frontal está a 70%... Falta por os leds, colar o acrílico ao aluminio e meter fichas na ponta dos fios para ligar à MB:

Estou a pensar em pintar os botões vermelhos com uma caneta de acetato... não gosto do vermelho... :p
As fichas usb's ainda não estão no sitio, têm de ser coladas.
imagem004fz3.jpg


A caixa em si não tem grandes alterações para além do varão que falei:

imagem006cb8.jpg


Quanto ao controlador, a parte eléctrica em si já está 100% concluída, apenas falta fazer os buracos na caixa dele e mete-lo no sitio:

4 potenciómetros para ventoinhas, 4 botões para ligar e desligar coisas e o lcd que fica ligado ao pc através da porta paralela (com o cabo que está ao lado)
imagem005ag4.jpg


Pormenor dos controladores individuais das ventoinhas:
imagem007em2.jpg


:wink:
 
muito bom projecto!apenas detesto os botoes mas quanto a isso vou-te dar uma ideia por PM, para nao pensarem que eh uma especie de publicidade.

eu ja fiz um esquema para um controlador parecido, sem lcd, e nao precisa de levar nem condensades nem transistores, componentes que o teu levou pelo que me parece, mas falta saber se o meu funciona a 100%, so testei em bread sem o led e respectiva resistencia, as unicas coisas que tem eh em cada ventoinha um potenciometro de 330K , um interruptor e depois em paralelo com a ventoinha tem um led e uma resistencia de 270ohm, assim posso controlar as ventoinhas e o led brilha mais ou menos consoante as rotaçoes
 
boas,

este controlador funciona muito bem, tenho um individual no meu pc e tb ja testei um destes novos numa fan para ver se estavam bons.

Este tb já lá tem o fio para por um led, apenas não o tem soldado...
Como se metesse um led seria vermelho, não os vou por para já, tenho de experimentar que cor fica melhor 1º.

;)
 
Boas,

Algumas (poucas) actualizações no projecto:

Botões pintados (acho que ate nem ficaram mal... o que tem uma coisa preta à volta vai ser para o power, o outro todo avermelhado é reset):

imagem034sq9.jpg


A frente da drive de diskets com a fita de aluminio colada no plástico branco:

imagem035ex1.jpg


O conjunto:

imagem030mt8.jpg


E finalmente os buracos no acrilico onde os leds ficam "alojados":

imagem039yx9.jpg


To do list:

-Desbastar um pouco o acrilico em alguns sitios, pois a drive de diskets, os cd roms e os leds nao cabem no sitio.

-Soldar e montar os leds na frontal

-Meter fichas na ponta dos cabos usb, power led, hdd led e botoes de reset e power.

-Arranjar uns autocolantes para colar na caixa.
tava a pensar num padrão do genero:
:'
.:

(isto tudo em quadrados, depois tento fazer algo em corel ou photoshop para mostrar)

-Limpar tudo.

-Juntar as peças.

:wink:
 
Boas,

A caixa esta quase pronta :D

O controlador está 90% pronto (falta os botões para os potenciómetros):

A frente:
imagem004rv8.jpg


Por dentro:
imagem003zm9.jpg




A frontal teve 1 pequeno problema e um problema não muito pequeno...

A parte fácil de resolver foram as fichas usb's (acho que meti os fios ao contrario... :P). Solução: rodar a ficha.

A parte mais difícil é os botões e os led's... eu usei (pensava eu) uma massa comum a todos, diminuindo assim o nº de fios que tinha de passar, mas aparentemente a massa dos led's é cortada quando o pc se desliga e como a massa que está nos botões e nos leds vem do power led, os botões não funcionam com o pc desligado e o pc na liga.



A caixa (o esqueleto) está 100% concluído, já tem tudo no sitio:

As caixas pretas dos CC (agora na me lembro do nome... :p):
imagem001dj4.jpg


CC em baixo:
imagem002ho4.jpg


CC em cima:
imagem005jf2.jpg


A caixa já com fans e tudo no sitio:
imagem006se6.jpg



;)
 
Boas,

Algumas (poucas) actualizações no projecto:

Botões pintados (acho que ate nem ficaram mal... o que tem uma coisa preta à volta vai ser para o power, o outro todo avermelhado é reset):

imagem034sq9.jpg


A frente da drive de diskets com a fita de aluminio colada no plástico branco:

imagem035ex1.jpg


O conjunto:

imagem030mt8.jpg


E finalmente os buracos no acrilico onde os leds ficam "alojados":

imagem039yx9.jpg


To do list:

-Desbastar um pouco o acrilico em alguns sitios, pois a drive de diskets, os cd roms e os leds nao cabem no sitio.

-Soldar e montar os leds na frontal

-Meter fichas na ponta dos cabos usb, power led, hdd led e botoes de reset e power.

-Arranjar uns autocolantes para colar na caixa.
tava a pensar num padrão do genero:
:'
.:

(isto tudo em quadrados, depois tento fazer algo em corel ou photoshop para mostrar)

-Limpar tudo.

-Juntar as peças.

:wink:

o cooler na parte de cima ficou muito porreiro podes dizer onde o arranjas-te?
boa sorte com o teu modding.
 
Boas,

Finalmente a caixa está concluída... (ou quase)

Consegui queimar os 4 leds brancos do topo da caixa e um da frontal vinha avariado, mas os azuis estão todos bons.

O lcd tb está a funcionar:
imagem0018iu.jpg


imagem2mj.jpg


A caixa com as luzes brancas (nunca tinha visto uma e até gosto):
imagem0039jo.jpg


A caixa com as luzes azuis:
imagem0025ja.jpg


Os dvd-roms que normalmente estão escondidos:
imagem0055kv.jpg


E o interior da caixa:
imagem0060xl.jpg


Quanto ao topo é uma ventoinha com um grelha por cima, não tem nada de especial


:wink:
 
Última edição:
Back
Topo