[PROJECTO] Uma Zon Box a servir 2 televisões (HDMI e SCART)

jts

Power Member
Boas pessoal! Tive a rabiscar um esquema que apesar de tosco penso que dá para entender exactamente o que pretendo fazer em minha casa, mas mesmo assim passo a explicar um pouco melhor.

Recentemente adquiri um LCD para uma divisão "lúdica" da casa, LCD esse que entretanto teve a companhia de uma Zon Box, que apesar dos seus defeitos acabou por ser uma pequena benção não só para o ecrã como para mim e restantes pessoas que lá vêem televisão.

Acontece que um andar acima mora um velho "tubo" de 36 polegadas na principal divisão da casa, a sala. Sala essa onde o meu pai, e muito bem, não abdica da nem da Sport TV nem dos TV Cine. Ele até queria lá a Zon Box a substituir a powerbox, mas consegui convencê-lo que se tirava melhor partido dela se ligada a um LCD.

E como sabem, se por um lado duas Sport TVs numa casa significa pagar a dobrar, por outro hoje em dia nem é permitido mais do que uma Zon Box por casa.

Assim sendo, ocorreu-me. Vamos tentar ter o melhor dos 2 mundos: os canais pagos em ambos os televisores, bem como os restantes beneficios da Zon Box, ainda que isto possa ter as suas desvantagens. Como? Passando todos os canais para a Zon Box, e o resto é o que quero que me ajudem a descobrir, mas aqui está o esquema do que pretendo:

25tuxyd.png


Eu já vi alguem fazer algo "parecido" com uma powerbox, mas de qualquer maneira não sei que tipo de equipamento é este, qual o seu nome, marca, onde procurar, restantes conselhos etc, e agradecia informação de quem a tivesse.

Agora, isto para começar é só uma ideia e deparo-me com algumas questões.

Segundo tenho ideia, a Zon Box não pode tar ligada a duas televisões desta maneira. O que acontece ao certo não sei! Alguem me diz?

Não posso fazer por exemplo um Switch que ligue e desligue a saída Scart e ligue a saída HDMI conforme eu queira utilizar o LCD ou não? Assim quando eu fosse para a tal divisão ludica mudava a posição do switch deixando a sala do 2º andar sem acesso à Zon Box (de qualquer maneira vai-se manter lá a powerbox). Era interessante que esse switch também desligasse o emissor IR do 1º andar, mas isso sou eu a sonhar.
Já agora lembro-me que provavelmente vale a pena ter um splitter Scart para ligá-lo também dessa forma ao LCD e em certas situações poder ter a Zon Box a dar nas televisões, ainda que sem HD.

Estou disposto a gastar entre uns 100 e 200eur para fazer uma coisa em condições.

Digam-me então o que acham da exequibilidade disto, partilhem ideias e opiniões, outras maneiras de fazer o que pretendo, e se tiverem conhecimento disso, falem-me então do material que terei que utilizar para levar a cabo a tarefa. Obrigado.
 
Ninguem? Hmmm já tive a investigar e os tais conjuntos de emissor/receptor AV até são bem mais comuns do que eu pensava e além disso normalmente já incluem capacidades de transmissão IR ;) E ficam por menos de 100eur
Só receio pelo seu alcance e possiveis interferências por causa do wi-fi...

Não me sabem dizer ao menos o que acontece quando se liga uma Zon Box a 2 televisões pelas 2 saídas? Só passa sinal por HDMI? Só passa por Scart? Não passa por nenhum?

HALP
 
funciona, mas pagas as 2? O meu vizinho, tem a nova box na sala, e não lhe pediram a antiga, então tem a velha box na cozinha e outra na sala...
 
funciona, mas pagas as 2? O meu vizinho, tem a nova box na sala, e não lhe pediram a antiga, então tem a velha box na cozinha e outra na sala...
Pois, a mim também não me pediram a antiga... para ser sincero não faço a menor ideia se se paga aluguer por essa.

De qualquer maneira essa powerbox que ficou vai ficar na sala ligada à TV que tem ligação remota à powerbox... isto porque desta maneira se houver necessidade disso, cada um pode ver os seus canais ;)

EXCEPTO os pagos. Esses uma pessoa tem que decidir se os quer numa box ou noutra. Bah.

podes sempre experimentar no teu lcd. ligas a box pelas duas vias e depois mudas mudas de entrada a ver o que acontece!
Olha, foi exactamente o que fiz há um par de dias! Resultado: dava tanto por uma via como por outra 8|

Céptico, não descansei enquanto não vi mesmo a imagem em duas TVs em simultâneo, e foi o que tentei fazer hoje. Resultado: funcionou!!!! 8|8|

Problema menor: os menus no CRT são em HD e como tal, vêem-se mal.
Problema maior: as gravações só dão no cantinho direito na TV no CRT, como se fosse a preview :'(

Solução: desligar o cabo HDMI da box. O problema disto é que assim sendo sempre que saio da sala de baixo teria que desligar o HDMI, e não me parece uma solução muito boa não só por não ser muita prática como pelo facto de a longo prazo poder causar um desgastezinho tanto à saída HDMI como ao conector do cabo.

Acham que posso utilizar alguma coisa que engane a box para desligar o HDMI sem retirar fisicamente o cabo? :(


edit: se algum mod pudesse passar isto para a secção ISP's era uma marabilha
 
Última edição:
Boas venho desenterrar este tópico porque estou com uma dúvida tenho na minha sala um tv ligada a zon box por scart, e se eu ligar uma outra tv a zon box por hdmi, será que ambas funcionam (a ver o mesmo canal obviamente). è que se funcionassem assim ligava a tv do meu quarto a zon box que está na sala por um cabo hdmi que teria que ser de 15 metros de comprimento por isso como um cabo destes não é barato queria certificar-me se funcionaram as duas saidas (scart e hdmi) simultaneamente.
Cumprimentos
 
Boas venho desenterrar este tópico porque estou com uma dúvida tenho na minha sala um tv ligada a zon box por scart, e se eu ligar uma outra tv a zon box por hdmi, será que ambas funcionam (a ver o mesmo canal obviamente). è que se funcionassem assim ligava a tv do meu quarto a zon box que está na sala por um cabo hdmi que teria que ser de 15 metros de comprimento por isso como um cabo destes não é barato queria certificar-me se funcionaram as duas saidas (scart e hdmi) simultaneamente.
Cumprimentos

Boas, o melhor será experimentares 1º com cabo hdmi dos baratos (pequenos).
 
Back
Topo