[Projecto] Vapochill Gemini Rev 2.0

Homem Bomba

Power Member
Boas pessoal!

Finalmente decidi registar-me neste fórum. Já o conhecia há muito tempo mas nunca me registei. Agora ponho aqui o meu segundo projecto que já esta online na ***** (posso dizer o nome?) há muito tempo. Cortei as partes menos importantes ;) . Então aqui vai:


Após ter colocado o chiller no sótão fiquei a pensar em fazer uma promy.Mas igualzinha a uma vapochill LS, para usar todos os dias.

Mas a ideia de mandar vir um evaporador dos EUA por 110€...Isso é muito caro, caro demais para mim. Portanto, mãos á obra. Pensei em como fazer um evaporador. Fiz o projecto e fui buscar o cobre que tinha encomendado (9€), e vamos lá a ver se consigo passar da teoria à pratica...Isto é complicado de fazer dado a peça ser muito pequena...

As fotos para vos deixar com agua na boca ;):







Como desta vez vou fazer primeiro a caixa e depois a máquina para lá meter dentro (excepto o evaporador, claro isso não depende da caixa), posto o meu projecto pá caixinha :D . Quero mesmo uma coisa pequenina, para monstro já tenho o chiller que foi pró sótão ;).

Espero que gostem. Acho o projecto porreiro e exequível, mas ainda tenho que pedir orçamento para quinar a chapa de alumínio, e não sei por quanto ficará. Se for um balúrdio vou ter que improvisar....

imag02951pa.jpg




Coloco também imagens pormenorizadas das medidas para se alguém estiver interessado poder consultar essa informação. Gosto de mostrar tudo ao pormenor ;)



imag03005ld.jpg



imag03028jk.jpg



imag02991vr.jpg



imag02972ak.jpg



imag02988ad.jpg



Primeiro, antes que começem a pedir, aqui vai a LISTA DE COMPRAS :D

5plano22bi.jpg



Fui à caça de compressor, e trouxe o mais pequenino que arranjei. Preciso de uma coisa que gaste pouco, silenciosa e que dê para 24/7. É para mudar o óleo e vai bombar a r404! BTW, o Ice Tea não é para publicidade, é para verem por comparação como o compressor é pequenino! Vai ficar a matar por baixo da minha caixa actual...

1compressor5gq.jpg


Aqui têm um pormenor da etiqueta, para quem quiser comentar as potencialidades deste bebé (literalmente!)

2etiqueta3yk.jpg


Capilar, a barra de cobre (andei à procura de um torneiro para ver se faço um evap em espiral, tipo Chilly1 :004: ). Se não der ou custar os olhos da cara lá vou pra furadeira outra vez...Há de se arranjar forma.

3cobre1lt.jpg


Por fim fiquem com mais uns planos...Tive imenso tempo a planear isto, especialmente em algumas aulas em que o lápis fugia para o canto da folha e começava a desenhar :lol: !!

4plano15eu.jpg


6plano39es.jpg


7plano45gt.jpg


Fui ao Porto buscar isto :004: :

imag04012nd.jpg


Neste país o cobre está pela hora da morte...

Amanha de tarde deve-se fazer o evaporador.

PS: COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS!
 
Última edição:
Evaporador - SÓ Falta Soldar!

Boas ppl!

Ainda nem acredito que tenho uma peça destas em casa! Eu acho que ficou tão perfeito...Nunca tinha visto isto feito pelas mãos de um profissional! Fiquem com as pics todas, tirei muitas para mostrar todas as fases de elaboração de uma peça tão bonita:

O material todo:



Primeira fase: tornar a barra num cilindro perfeito, perfeitamente liso e em esquadria:





O furo central para a sucção:





Rectificar as bordas do furo para facilitar a solda:



Furo acabado:



Tornear a superfície lateral:





Os sulcos do topo e da base:





Primeiros esboços da espiral:





A seguir mostra-se o progresso na elaboração da espiral, a parte mais complexa do trabalho. As fotos são todas parecidas mas podem ver o aumento da profundidade da espiral:













Interior, acabado de sair da máquina:



Tornear o tubo para ficar com a bordinha pronta para soldar:



Voilá, o produto final:

imag04428gk.jpg


Espero que gostem, as pics não fazem juz á beleza desta peça, acreditem. Só espero que o sistema todo tenha esta perfeição.

Cumprimentos.
 
Tens aí um grande evaporador Chilly One Like, estou curioso por ver o progresso desse sistema.

Por onde vai entrar o capilar? Vai por fora e entra ao lado da succção ou vai por dentro da linha de sucão?

Força :x2:
 
Por dentro da sucção, porque quero isto o mais limpo possível ;) . Essa foi a alteração (simples) que fiz ao design original.
 
Última edição:
Caixa Encomendada

Hoje fui a uma calandra encomendar a caixa que mostrei no projecto (página 1)...Vai ficar um brinco, toda em alumínio de 1.5mm, vou polir tudo e aplicar umas laterais em acrilico mais tarde e uns pezinhos tipo aparelhagem (aluminio acetinado) ou umas rodinhas 8)...

Stay tuned ppl!

PS:Alguém me sabe dizer quanto custa um bocado de óleo para r404a? Pediram-me 33€ por 1 litro desse óleo, mas será que é assim tão caro?
 
Salvo erro 25€+Iva, portanto nao anda longe LOL

Tas fdd, tal e qual como eu ja tive, ma 1L dá p\ mais k um compressor, se não estivermos a falar de compressores c\ mais k 1/3Hp
 
esse evaporador está realmente soberbo.
vamos la ver se se mostra eficiente :) ...

mas ainda faltam uns buracos aí na faltam?
não vejo buraco(s) no "core do cilindro" na base da espiral
 
Caixa@home

Vejam então as fotos da caixa, toda em alumínio, pega-se nela com o dedo mindinho ;)

Desculpem pela qualidade péssima das fotos, mas tirei-as ainda agora (de noite :( ) . Mais tarde vão vê-la bastante iluminada, em azul até ;) ;) ...

Para já ainda tem bastantes defeitos, como rebarbas visíveis e falhas no corte mas isso tem de ser tudo corrigido com lima e lixa. O plástico também não deixa ver a beleza do alumínio porque não quero riscos para ja. Ainda devo mandar lacar a caixa de preto para ficar com a minha SuperFlower 8) ...Tudo depende de orçamentos!

Mas venham então as pics:

As laterais:

imag04437tr.jpg


Vejam só o alumínio (riscado pela tico-tico, mas isso depois fica tudo coberto pela pintura)...

imag04447ac.jpg


A peça frontal:

imag04460yw.jpg


A caixinha:

imag04495gw.jpg


Pequenos pormenores:

imag04511bn.jpg


imag04527hf.jpg


Vista interior:

imag04530nb.jpg


Bem, para já (e por agora, porque isto vai encostar por causa dos exames...) é tudo. Daqui a umas semanas (poucas, espero eu) isto volta a mexer...

Cumprimentos a todos.
 
Hoje por acaso falei com um serralheiro que veio consertar uma fechadura cá em casa e perguntei-lhe acerca do alumínio com efeito de aço escovado. Em princípio dará para aplicar uma anodização ao alumínio após passar uma lixa 220, e o acabamento ficaria do estilo da minha superflower, com os risquinhos... Acho que o acabmento final fica semelhante às caixas Lian-Li. O processo é conhecido como Powder-Coat julgo eu, porque um pó é aplicado a 180ºC à caixa, e adere...Esperemos que fique bem, mas antes disso tenho muito trabalho a cortar aquilo e rectificar as rebarbas com esmeris... A caixa é para ficar muito simples mas em contrapartida com pormenores de requinte.

Já agora, tive uma ideia e andei à procura na net de imagens...

Há muito tempo que tinha ideias para colocar uma figura feminina estilizada na caixa, tipo um anjo ou uma fada e esta imagem é perfeita. O processo de gravação no acrílico é algo que vou fazer totalmente à mão (dremel...) e que nunca vi fazer, nem mesmo na net (é segredo para já :P , depois vê-se se fica bem)

Encontrei uma imagem na net que me permitiu, após umas alterações muito simples em Freehand e Fireworks chegar ao logotipo que vou colocar num canto da janela de acrílico. Para ver se era boa ou não pu-la no desktop ontem e hoje liguei o pc e gostei do que vi :) .

logovectorizadowallpaper22lr.jpg


Claro que aqui tem bastante eye-candy, no acrílico só vai ficar a outline...
 
Polimento

Hoje precisava de descarregar algum stress, portanto decidi ir prá varanda trabalhar no polimento do alumínio, para ficar com o tal acabamento escovado de que falei antes.

Fiquem com as pics:

Tudo pronto para trabalhar:

imag04677uw.jpg


Algo indispensável :) :

imag04686xm.jpg


A minha prenda de Natal :P :

imag04694kk.jpg


Em primeiro lugar há que rectificar as rebarbas com o esmeril:

imag04717xe.jpg


A lixa que usei (grão 220):

imag04727ca.jpg


A "vítima":

imag04741nb.jpg


O fiel amigo dos lappings e lixadelas:

imag04757gx.jpg


"Ó prá espuma!" :P :P:

imag04763rc.jpg


Quais máquinas qual carapuça...O melhor é o artesanal, nem há o problema de aquecer o alumínio demais e ele dobrar :

imag04775pn.jpg


A limalha, muito fina, junta-se com a espuma e fica tudo parece um creme cinzento :) :

imag04789bk.jpg


A meio do processo:

imag04811fe.jpg


Nova camada de fairy, desta vez puro!

imag04837ja.jpg


A sujeira que isto faz...

imag04849er.jpg


imag04858qh.jpg


Acabado de lixar, limpa-se e mete-se o secador de cabelo:

imag04863gb.jpg


Vejam agora o antes e o depois (meti o outro painel que não poli ao lado deste, já acabado...)

imag04876zx.jpg


imag04881aj.jpg


imag04913xc.jpg



Agora é só fazer para o resto da caixa...depois é mandar anodizar a preto 8) 8)

Cumprimentos!
 
Gravação no acrílico...

Boas! Tive hoje exame, e como logo a seguir a um exame não se estuda no mesmo dia, mãos à obra :lol: .

Hoje fiz a gravação da figura no acrílico. Fiquem com as pics ;)

O "trabalho de estúdio" :D:

imag04931ia.jpg


A figura a gravar:

imag04949hd.jpg


As pontas da dremel que usei:

imag04953hs.jpg


Planeamento - desenhar as linhas no acrílico para bater bem com a lateral:

imag04970hy.jpg


Margens iguais para a figura ficar centrada:

imag04987sb.jpg


Ver na lateral como fica centrado - Claro que a figura é para ficar do outro lado... ;)

imag04996tl.jpg



Descola-se um bocadinho do plastico para a folha entrar na parte de trás e ficar colada... Volta-se a colar o plástico e a figura fica por trás :)

imag05007it.jpg


No início do processo...

imag05068me.jpg


A acabar, com a ponta redonda:

imag05106tm.jpg


Pics do trabalho acabado:

imag05129px.jpg


Contra a luz:

imag05133gk.jpg


Até à proxima!
 
Hoje de manha decidi fazer as bordinhas do acrílico. Na minha opinião ficou uma borrada, é muito provável que faça outra vez, mas ficam aqui as fotos de como fiz.

Primeiro usar a chapa como "Stencil" para desenhar até onde se ha-de esmerilar:

imag05142kp.jpg


Prende-se na bancada com uma tábua (para não deixar a dremel riscar na janela que vai ficar á vista) com jornal (para não rscar o acrilico):

imag05187pw.jpg


Os cantos:

imag05220zm.jpg


Já acabado, por trás:

imag05236tm.jpg


Pela frente:

imag05249xd.jpg


A dificuldade é que a tábua estava perfeitamente horizontal mas os cortes na chapa não...Logo ficam folgas. Sinceramente não sei como fazer de outra maneira, mas de qualquer forma este acrilico deve ir para o lixo, assim não pode ficar.
 
Back
Topo