[Projecto] Vapochill Gemini Rev 2.0

Fiz um novo socket kit:

socketkit8wy.jpg


Podem sacar AQUI o projecto da top plate, em PDF.

Esta informação pode ser facilmente encontrada em foruns (foi em vários que encontrei os mounting holes), mas eu posto aqui isto porque o projecto em pdf está pronto a imprimir e colar em cima do material a furar, ja tem a escala a 1:1 como se quer ;)

A dificuldade deste é fazer aquela peça de cima no material isolador, mas pelo menos é mais rapido de fazer com a lima e assim do que se fosse o plastico das tabuas. O topo devo fazer em acrilico de 15mm.
 
Hoje tive a fazer peça de cima, como está no projecto. Depois na altura corta-se a peça a meio, como as 2 peças do socket kit da vapo, que perfazem o topo:

04l02168fw.jpg


Então fiquem com as pics:

imag00154wn.jpg


imag00163xt.jpg


imag00171kv.jpg


imag00246uf.jpg


imag00250qw.jpg


imag00263il.jpg


imag00278nb.jpg


imag00294dp.jpg


Vamos a ver se isto resulta ou não...

Se alguém souber como ligar as resistências do socket kit da vapochill (voltagem recomendada, por exemplo) gostava que me dissesse...
 
Primeiro, o socket kit universal (building...)

imag0015qt7.jpg


imag0016qg1.jpg


Ora, hoje foi dia de retalhar a prommy...Mas ela vai renascer das cinzas :twisted:

imag0017yo6.jpg


imag0018qj4.jpg


imag0019vz4.jpg


Dessoldar as pontas do compressor do chiller...O isolamento é uma porcaria, é retardante do fogo e primeiro que saísse ou ardesse para lixar...:evil:

imag0022uu2.jpg


imag0020wm0.jpg


Para cortar fora a sucção, e ela sair inteirinha...

imag0023aj1.jpg


imag0024ai1.jpg


Cortar o capilar...Aproveito as emendas, ja estão feitas.

imag0025jy6.jpg


So faltava separar a serpentina para o conjunto sair todo. Toca a polir...

imag0027cr5.jpg


Quando a serpentina saiu tinha um bocado de oleo lá, e ele incendiou...Nada de especial, mas a foto ficou fixe :twisted: :

imag0028dp8.jpg


Parece um isqueiro:

imag0030ea8.jpg


A minha nova bomba de vácuo :wink: :

imag0032cq6.jpg


A manga completa da aspiração:

imag0034ct0.jpg


Agora depois da destruição, vem a construção. Tenho que ir comprar solda e decapante, acabou-se-me tudo :-k
 
Homem Bomba disse:
Hoje tive a fazer peça de cima, como está no projecto. Depois na altura corta-se a peça a meio, como as 2 peças do socket kit da vapo, que perfazem o topo:

...

Se alguém souber como ligar as resistências do socket kit da vapochill (voltagem recomendada, por exemplo) gostava que me dissesse...

se não tou em erro podes ligar directamente ao 12 v dc

cumprimentos
 
gavião disse:
se não tou em erro podes ligar directamente ao 12 v dc

cumprimentos

Tens a certeza? É que aquilo liga ao chillcontrol da vapo. Sabes de alguma thread em que tenha essas especificações? Ou alguém k tenha medido a ddp com um multimetro ou assim... Não arrisco queimar uma coisa dessas. Não é para mim o socket kit da vapo, mas gostava de saber na mesma. Há um colega meu que quer aplicar um socket kit desses.
 
Yaaaa ok. Eu so n tirei akele pk n estava a dar calor naquele tubo, nao há problema. O compressor em si so fica ligeiramente morno, como sabes.

EDIT: Por acaso ate me lembrei disso quando estava a dessoldar o material e a tirar as pics. "Quando eu postar isto alguém vai reparar..."
 
Última edição:
Tirei uma pic só para verem a diferença dos motores:

imag0033qt3.jpg


Estive a dessoldar mais uns tubos e o filtro velho já foi po lixo.

imag0035zc3.jpg


'Bomba de vácuo' acabada :roll: :roll: :

imag0037hd6.jpg


Pic geral do estaminé....

imag0034zu7.jpg


Amanha quero ver se arranjo o desgraçado do decapante, para soldar o evap.
 
Bem, tou neste momento à espera que o evap arrefeça, para o limpar e soldar o casquilho exterior...Nada como um post para fazer passar o tempo ;):


Antes de soldar, num bocado de cimento que fui pedir ali ao lado:

imag0032iq0.jpg


imag0033zq2.jpg


Á temperatura ambiente:

imag0034tn5.jpg


No ponto :D . Nesta situação, onde se der mais calor, a solda agarra logo (vemos brasa no lugar onde apontamos a chama). Este evap é pequenino, não precisa de grandes aquecimentos :):

imag0035tc0.jpg


Aqui já está soldado. A dificuldade desta solda é que o tamanho do tubo por onde se mete a vareta é estreito, e o calor não pode ser dado no local errado, senão tapa a saída dos gases. Este evap é, na minha opinião, um bocado difícil de soldar por isso. Vejam a vareta em comparação com o canal (com a atenuante da diferença de proximidade da camara, mas não queria estar a pousar a vareta no evap).

imag0036lu3.jpg


Agora, testar a ver se o capilar entupiu. Vejam o método super sofisticado :roll: :

Solda-se uma valvula de carga...

imag0037ov5.jpg


imag0038ys3.jpg


Toca a ligar a garrafa do R404A:

imag0040vf8.jpg


Se puserem a mão ao lado do evap e notarem uma brisa fresquinha, acompanhado de um som tipo 'hhhhissssss'....Sucesso!!

Depois é só cortar a válvula:

imag0042mp5.jpg


Para aqueles que não quiserem fazer um post para passar o tempo, recomendo beber um iogurte :-\" :roll: :

imag0041wf2.jpg


Agora vou limpar o evap...
 
Blaster disse:
não gosto desses yogurts :p

...


pena não teres purgado durante a solda :( , ficou todo preto por dentro...

Pois, mas com um orçamento tão limitado como o meu, não há €€ nem para CO2 nem para N2, logo não há purge... Podia fazer com butano, mas isso é perigoso, para além de eu não ter um redutor.

Eu entretanto resolvi o problema... Posto já os resultados de um remendo 'artesanal' para tirar (grande parte dos) oxidos do evap ;).
 
Homem Bomba disse:
Pois, mas com um orçamento tão limitado como o meu, não há €€ nem para CO2 nem para N2, logo não há purge... Podia fazer com butano, mas isso é perigoso, para além de eu não ter um redutor.

Eu entretanto resolvi o problema... Posto já os resultados de um remendo 'artesanal' para tirar (grande parte dos) oxidos do evap ;).

é verdade...essas empresas de gases: Gasin, Air Liquide, Praxair, Linde, etc.... querem que casemos com eles só para termos um pouco de gás >(
 
Bem, já está tudo acabado, mesmo contra todas as adversidades:

Estava eu a meio da solda do evap e acaba-me o oxigénio:evil:

Saí para pedir a um amigo para fazer a solda...O maçarico é industrial, e o bico é muito mais grosso do que o meu...aquilo aquece muito mais rapidamente...Mas o pior foi que tive que trabalhar às escuras e numa divisão com 1 m^2...

Mas agora já está acabado e isso é que conta... Hoje foi dia do evap! Soldar, polir, etc.

Para limpar os oxidos do evap (não tenho €€ para gases de purga em condições) recorri a um método que encontrei na net. Aparentemente misturando vinagre+sal+farinha faz-se uma pasta capaz de decompor aquele negrume que fica no cobre ao soldar. Deduzo que se possa retirar a farinha se quisermos 'demolhar' o evap. Na verdade resulta mesmo! Vejam a cor do evap a seguir a estar de molho:

imag0045gs3.jpg


imag0044km2.jpg


imag0047ok6.jpg


Na base não me preocupei sequer, vai ser polida...

imag0050hp3.jpg


A pasta roi mesmo tudo...Vejam a cor em comparação com o casquilho exterior, que nem levou solda, só oxidou um bocado com o passar do tempo:

imag0052tv5.jpg


Após soldar, foi necessário lapar o evap...Estaminé de polimento:

imag0054lh6.jpg


O procedimento foi o mesmo do outro evap...Mesmas lixas e trabalho manual.

Acabei com um polimento rápido com a dremel:

imag0053tg6.jpg


Flatness test rápido:

imag0055lt3.jpg


Agora tenho que comprar uma botija de oxigénio...Isto é só despesas.
 
Blaster disse:
acido no sistema é do pior que pode haver para a bobinagem to compressor :(

So poem defeitos no meu serviço :smiliel:

Eu sei disso, por isso se mede o pH do óleo... Eu limpei com agua até deixar de cheirar, e deixei secar bem...Faço o que posso com o dinheiro que tenho!
 
Hoje tive que ir às compras de manha e de tarde fiz a tubagem para o sistema...

imag0043om1.jpg


imag0044wq4.jpg


imag0048fv2.jpg


imag0050fp2.jpg


imag0051qf1.jpg


imag0054av6.jpg


Com um isolamento destes não há condensação que resista :twisted: :

imag0056pe4.jpg


imag0057br3.jpg


O redutor do oxigénio do meu maçarico resolveu dar o pifo, por isso é que não soldei isto hoje...Vamos a ver se desenrasco a siituação, não quero ficar com isto em aguas de bacalhau.
 
Back
Topo