[Projecto] Vapochill Gemini Rev 2.0

Lembro-me de dizeres isso noutra altura. Eu procurei o tal alicate mas nao descobri onde se vende. O corte 'enviesado' é melhor, tens razão no que dizes.
 
Neste projecto sou eu que faço tudo, não posso pagar para me fazerem as coisas :lol: .A excepção é o trabalho de torno, não percebo nada daquelas alavancas todas :007: . Deixo isso aos profissionais.

Tas a fazer tudo pq queres :P eu cheguei a dizer que te ajudava (apesar de perceber pouco da coisa), em trabalhos pesados :P

qqcoisa pm e boa sorte.
 
Ainda não é desta que vou para o Watercooling...:-\"

Resolvi trocar o motor. Em vez de algo parecido com uma Vapo LS, o melhor para mim é mais o tipo XE... Assim sendo, meti-me a fazer mais um rebuild a isto. Vamos a ver se isto aguenta o cpu a -10ºC no windows, já fico contente. O motor é super silencioso, e tem que gastar bastante menos electricidade. Bem, venham as pics :wink: :

Repintei um motor que aqui tinha. Ficou como novo:

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Como a prommy estava:

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Tirar a manga:

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Dessoldar o lado da alta:

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Fora com as pontas de cobre:

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Meti uns tacos que os compressores novos trazem para selar o compressor que usei antes. Afinal de contas levou oleo novo... Assim está bem acondicionado e pronto quando quiser solda-lo em algum sistema:


Tacos:

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Compressor:

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Fiz um vácuozinho rápido para prender os tacos e verficar se vedavam. OK.

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Alteração simples no capilar, que não estava:

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Como ficou...(foto nojenta, mas a maquina n tem auto-focus...)

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Pormenor do novo desuperheater (o outro vibrava demais). So lhe falta levar o filtro, desta vez voltado para baixo, como deve ser:

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Faltaram umas solditas para ter o sistema pronto, com o novo motor, mas o Oxigénio acabou:
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Fim do dia de trabalho...Os 3 amigos :D:

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Se não tivesse acabado o Oxigénio de soldar (Mais uma vez, malditas botijitas :evil: ), eu tinha feito estas alterações em 3 horas... Practice makes perfect, I guess.
 
Última edição:
Liguei o sistema pela primeira vez, com este novo motor de 1/6 hp... Espectacular, ouço mais a fan do condensador que o motor (é uma AC Ryan de 120mm)... O motor só com o ouvido lá colado ;)

Isto promete. Tá undercharged, acabou-me o gás, vamos a ver em LOAD.

Acabada....Deu-me uma trabalheira do caraças, pensava que tinha o capilar entupido mas afinal era um tubo que levou solda a mais. É o que dá não ter abocardador...

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Vácuo. Fiz triple evac de 1 hora cada vacuo, quebra de vacuo a 50 psi. Sim sim, podia ser mais mas tenho um motorzeco que está dar as últimas, ele já escalda fazendo assim.

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O fiel motorzito...Já teve na prommy há uns tempos ;) :

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Capilar enrolado na aspiração:

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Manga de aspiração já soldada:

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Filtro e novo desuperheater em destaque. O filtro desta vez ficou viradinho para baixo, nota-se a diferença no pulldown da maquina ;)

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First Run:

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Ela deu mais, mas o termómetro não regista abaixo de -50ºC :twisted: :

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Pressões nesta altura:

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Creio que para além do undercharge, as modificações que fiz na construção, a fan mais potente e o facto de o motor ser LBP (finalmente pude usar um de congelação) contribuiram para esta temp.

Vamos a ver isto em carga, mas estou optimista, acho que vai aguentar o cpu a -10ºC...Com um bocado mais de gás.
 
Última edição:
Tenho estado a trabalhar no sistema eléctrico e na caixa.

Tentei fazer uma grelha em acrílico mas não ficou bem, portanto rejeitei essa opção...:

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Resolvi também colar o acrílico, porque ele após rebarbado não fica bem, para quem vê do outro lado da caixa...É o que faz ter acrílico dos 2 lados...

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Nova lateral, e novo símbolo. Foi retirado daqui:

http://www.deviantart.com/deviation/7253111/?qo=88&q=fairy+in:customization/wallpaper/abstract

Há que dar os louros a quem faz as coisas, e não fazer a coisa 'à Portuguesa'...

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Ah, agora já parece uma coisa mais ou menos :D :

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Bem, a caixa ta terminada, e a prommy também. Seguem-se as pics, e atenção...Tenham em conta um simples facto. O motor é de 1/6 de cavalo. O normal é usar-se 1/3, ou 1/2. Esta prommy pode ser comparada com a XE II (tb usa 1/6) mas não com a LS, essa joga num 'campeonato' diferente. O motor também não é novo, foi tirado de um frigorífico e 'reacondicionado' por mim ;)

Bem, deixemo-nos de conversa...Venham as pics:

Pés que aproveitei da caixa:

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Instalação eléctrica - A prommy tem 3 interruptores:

:arrow: On-Off global
:arrow: Fan Condensador 12V-7V
:arrow: Neon On-Off :D

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Todos os cabos foram envolvidos em ACRYAN FlexSleeve Kit Azul. É 5*****,adorei este produto, e não, não recebo nada da ACRYAN para estar a dizer isto.

A caixa acabada:

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Montada no CPU:

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Primeiras pressões...Estava com algum gás a mais.

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Primeiros testes:

CPU Stock Speed
Vcore: 1.52V:

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Full Load:

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Idle:

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Evap Full Load:

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A partir daqui resolvi por isto ao teste mais severo:

CPU Speed: ~2900MHz (mais que isto ele crashava o sp2004...)
CPU VCore: 1.60V

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Pressões:

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Ainda tentei dar mais capilar, para ver se a baixa ia abaixo de zero, mas aqui é que se entra a potência do motor, e a aspiração de um motor de 1/2 nao tem nada a ver com a deste...A agulha não vai a menos que isto, mesmo com os 50cm de capilar extra que enxertei para experimentar. Voltei ao início, porque deixou de aguentar carga.

Evap Idle:

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Evap Full Load:

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Vista nocturna 8) 8):

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Como ja disse, estes resultados não são os -55ºC do costume, mas o objectivo era um sistema silencioso, que gastasse pouco, e com a EFICIÊNCIA como pano de fundo. Assim sendo, acho que atingiu plenamente os objectivos. Dá tareia em qualquer WC, e só ouço as fans (2x Aerocool 140mm + 1x 120mm AC Ryan)...


Uns runs de superpi, que a malta gosta ;) . Reparem na velocidade rasca das mems...É só o CPU a puxar :twisted:



 
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eh pa, o animal ficou com muito bom aspecto. sim senhor.
e para 1/6 de cv, ate nem são más temps.

mas, ahas que a fan do condensador está à altura do trabalho?
 
eh pa, o animal ficou com muito bom aspecto. sim senhor.
e para 1/6 de cv, ate nem são más temps.

mas, ahas que a fan do condensador está à altura do trabalho?

Performance-Graph.jpg


screenshot001sp2.png


Eu acho as temps boas... Se pensarmos que o compressor da XE II é de 1/6 também...

A fan do condensador puxa 70 e tal CFM's, salvo erro. Abaixo dos 85 da da prometeia, mas ainda assim acho que chega.
 
Como já falamos no MSN, axo essa caixa brutal, principalmente a frente, ficou mto fix, o CPU kit tb está mro bom. Quanto as temps, cumpriste o teu objectivo com esse compressor, apesar de eu axar que um DD não é p\ essas temps :P

Está mto bom :x2:
 
ta muito fixe, mas por favor para de comparar isso com uma vapochill xe, ambos sabemos que o compressor de 12v/24v a 12v k a vapochill usa não é minimamente comparavel com um de 220v, ja modei varias vapochill's dessas usei 1/6 ou 1/8 de 220v e as temps passaram de -10 de origem para -50 modada idle. O de origem so com uma mega fonte dedicada é que aguenta r404a como deve ser por isso nem podemos comparar gases diferentes.

abraço
 
ta muito fixe, mas por favor para de comparar isso com uma vapochill xe, ambos sabemos que o compressor de 12v/24v a 12v k a vapochill usa não é minimamente comparavel com um de 220v, ja modei varias vapochill's dessas usei 1/6 ou 1/8 de 220v e as temps passaram de -10 de origem para -50 modada idle. O de origem so com uma mega fonte dedicada é que aguenta r404a como deve ser por isso nem podemos comparar gases diferentes.

abraço

Ricky...Não interessa o tipo de alimentação. Sendo corrente contínua ou alternada, o que interessa é que o trabalho de compressão exercido pelo compressor sobre o gás é sempre 1/6 de cavalo, quer seja um motor de 1/6 AC ou DC.

O que não sabes é que o compressor da vapochill XE tem uma capacidade derivada de ser de corrente contínua, que é a velocidade variável (está na folha de specs da Danfoss). O motor só trabalha o necessário para a carga que lhe é aplicada. Assim, ele reduz a velocidade em idle, ao contrário dos AC, que estão sempre a 100%! Estão assim explicadas as diferenças de temperatura (em IDLE claro).

Não podemos assim comparar temps em idle, porque o motor abranda, por assim dizer. Eu comparei em CARGA, que é o que conta.
 
também é possivel controlar a velocidade de motores de corrente alterna. o sistema é naturalmente mais complexo, mas o motor AC não tem que andar necessariamente sempre a 100%.
 
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