[Projecto Water Cooling NZXT Switch 810] Diluvium

godevskii

Power Member
Viva,

pessoal abro este tópico para partilhar convosco um projecto de WC que vou iniciar.

O material WC a ser usado será:

1x EK-CoolStream RAD XT 360 1x Thermochill PA120.3
1x EK-CoolStream RAD XT 120
1X EK-CoolStream RAD XTC 280 1x Magicool Ultra 240
1x Koolance CPU-380i Water Block
2x EK Water Blocks EK-FC580 DCII - EN (Nickel)
Pasta térmica Arctic Cooling MX-4
1x Alphacool VPP655 - G1/4 inner thread including Plexi top
1x FrozenQ Liquid Fusion V Series 250mm - Blue
3x Alphacool tubing AlphaTube HF 13/10 (3/8ID) - Clear
2x Aquacomputer Double Protect Ultra - Blue 1000ml
Fans:
12x Enermax T.B. Silence PWM 120mm para radiadores
3x Enermax T.B. Silence PWM 140mm para entrada de ar frontal
Fittings;links;extenções e curvas...:
1x EK Water Blocks EK-FC Bridge DUAL Serial 3-Slot
2x EK-FC Link GeForce
12x EK Water Blocks EK-CSQ fitting 13/10mm 1/4 - Nickel
8x EK Water Blocks EK-45o PSC adapter G1 / 4 Nickel
4x EK Water Blocks EK-90o psc adapter G1 / 4 Nickel

1x XSPC Adap. 10mm 2x G1/4" - black chrome
1x Bitspower Adap. G1/4" p/ G1/4" - shiny black 1x Swiftech SLI connector 11-18mm 2x G1/4 outer thread Lok-Seal - chrome

Estou também a pensar em remover o IHS do meu 3570k e aplicar Coollaboratory Liquid Pro.

Futuramente pretendo trocar de board, sleevar os meus cabos e arranjar uma placa de som dedicada, mas isso fica para outra fase.

Já tenho grande parte do material, ainda não tirei fotos mas amanhã sem falta vou ver se trato disso.

Att,
 
Última edição:
Ficam aqui algumas fotos do material que já tenho, desculpem pela qualidade das imagens mas foi mesmo com o telemóvel, no fim do projecto tiro umas fotos decentes :D

O pc actualmente:
img20130322193831.jpg



img20130322185903.jpg



img20130322185931.jpg



img20130322185940.jpg



img20130322190023.jpg



img20130322190348.jpg



img20130322190438.jpg



img20130322190453.jpg



img20130322190743.jpg



img20130322190757.jpg



img20130322190806.jpg



img20130322191010.jpg



img20130322191247.jpg



img20130322191308.jpg



img20130322191428.jpg



img20130322191453.jpg



img20130322191638.jpg



img20130322191756.jpg



img20130322191823.jpg



img20130322191843.jpg




See you in space cowboy :D
 
Última edição:
Um pequeno update, enquanto as restantes partes ainda não chegam coloquei um bloco numa das gráficas.

O fan connector deu-me uma luta para sair do caraças:

img20130327185704.jpg



Nas próximas 2 imagens podem ver que a minha gráfica tinha o essencial de pasta térmica, ao contrário de outras em que a asus mete pasta às colheres de sopa:

img20130327185744.jpg



img20130327185754.jpg



A seguir gpu limpo:

img20130327191821.jpg



Backplate removida:

img20130327193029.jpg



Pasta térmica e thermal pads no sitio:

img20130327195335.jpg



E finalmente bloco montado:

img20130327202515.jpg




Sexta vou ver de modifico o backplate original para o montar na gráfica, pois devido aos parafusos do bloco e à forma da platina no chip traseiro do gpu ele não encaixa, então tem de ser modificado, já fiz as furações para ele assentar nos parafusos do bloco mas agora tem de ir à prensa para nivelar o backplate no sitio do gpu.
 
É bastante caro :(
Já agora, a montagem é muito complicada? E pode ser feito em qualquer PC? Ou tem de ser motherboard, CPU e GPU específicos?
E em relação ao refrigeração, quais são as vantagens?

Sim quando se faz um custom wc com vários radiadores e múltiplos blocos sai caro.
Sim pode ser feito em qualquer pc, tens é de arranjar os blocos indicados para o teu hardware, para o cpu tens de arranjar um bloco compatível com o teu socket, para o gpu tens de arranjar blocos compatíveis com o modelo e fabricante da tua gráfica, caso não existam full cover tens sempre a opção de universal blocks, mas que só fazem wc ao gpu, e não às memórais e vrm's da gráfica. Eu só estou a fazer wc ao cpu e 2 gráficas. Existem ainda wc a ram, mosfets, chipset da board, hard drives, basta que o utilizador seja extremo e tenha gosto e/ou necessidade de o fazer, só tem de procurar os blocos exactos para o seu hardware. Há e ter um boa caixa para que caiba lá tudo.

A montagem penso não ser muito complicada, penso que um utilizador que saiba por suas mãos montar um sistema de raiz é capaz de montar um custom wc.

As vantagens são nas temperaturas, com um custom wc temos temperaturas bem mais baixas o que nos permitem ter melhores resultados em overclock, e a ter um sistema mais estável. Temos redução de ruído, pois se o sistema está mais fresco, não precisamos de ter as fans a elevadas rotações, daí menos ruído. E depois temos a parte visual que melhora bastante.

Espero ter ajudado.

Cump's
 
Sim, foi bastante esclarecedor. Obrigado!
Eu até sou capaz de montar uma torre, mesmo se fosse necessário ser eu a escolher todas as peças. Mas infelizmente nunca vi um sistema Liquid Cooling em PC e por isso ainda me levanta alguma estranheza. Sei mais ou menos como funciona, porque é muito usado em muitas máquinas e motores, mas num PC é capaz de ser um bocado diferente. Um dia se estiver uns mil euros para desembolsar e mais tempo ainda hei de tentar fazer o tal WC. Isto é capaz de ser o futuro pois se analisarmos a história dos carros antigamente a maior parte usavam sistema de arrefecimento a ar, mas com o tempo os motores tornaram-se cada vez mais potentes e o calor gerado era muito grande para ser resfriado apenas com ar e por isso criaram o arrefecimento com água e radiadores. Acho que é o que está a acontecer com os computadores.


Afinal das contas mesmo antigamente as pessoas esfriavam os carros com água nos dias mais quentes :D
Bundesarchiv_Bild_183-2004-0729-508%2C_Berlin%2C_Mann_k%C3%BChlt_Auto_mit_Wasser.jpg
 
Penso que o wc nos pc não será o futuro, é mais uma necessidade e gosto de cada um, hoje em dia já temos sistemas de refrigeração para pc mais extremos com os vapochill e os liquid nitrogen container . Há ainda os pc submersos em óleo mineral .

Depois temos o avanço tecnológico e cientifico, os cientistas da universidade do arizona criaram os primeiros nanolaser's que podem ser usados no pc para servirem como as actuais pistas electricas, mas ao contrário de electricidade o que viaja nesses lasers é luz, logo mais velocidade e menos temperatura.

Aqui o artigo. Portanto desta forma penso que o wc não será o futuro mas ainda é uma boa solução.
 
Se compraste tudo novo acho que poderias ter ido para um bloco EK tambem... :)

Força nisso...! :)

Ya, ainda pensei nisso e sei que os blocos ek são de grande qualidade, mas este novo design não vou muito com ele e mesmo o antigo não me desperta muito interesse.

Achei muito bonito o design deste 380 da koolance que também é de grande qualidade. :D
 
Tenho uma caixa igualzinha. Quero ver como isto vai fica. Para já bom material usas aí.

Força aí no projecto.


cumprimentos
 
Viva,

após algum tempo com o projecto parado, por falta de tempo (com restauro de motas e outras coisas :D), e por a encomenda do reservatório e mais uns quês ter demorado para caraças para chegar, estou de volta pois amanhã chega o tal reservatório então meti mãos há obra.

Desde o inicio do projecto muita coisa já alterou, o radiador de topo foi substituido, e o rad de 280 foi encostado e comprei um magicool de 240 em 2ª mão.

A board também já foi trocada faz tempo, agora é a msi z77a-gd65, e o cpu já foi aberto. Entre outras coisas, vou então partilhar algumas imagens, a qualidade não é muita pois a minha camera pifou e então olha vai com o telemóvel. O resultado final é o que conta e nessa altura tiro fotos a sério.

Parafernália para abrir o cpu:
3m93.jpg


cpu aberto:
qz01.jpg


cpu fechado:
38eb.jpg


Pelo meio esqueci-me de tirar fotos da aplicação do metal líquido no die, mas é o que acontece em operações delicadas não há manobra para tudo... :P

CPU bloco e sensor de temperatura sleevado, já montados na board:
ovx8.jpg


vqp.jpg


u92f.jpg


Drives de 5.25" alteradas de posição para dar espaço para a espessura do radiador de topo, ainda não deve ficar bem assim penso que vou passar um controlador para cima pois como são curtos deve ter espaço:
xr0b.jpg


Hot swap de hd's e ssd's removida para dar espaço há drive óptica:
mhmu.jpg


Uma jaula de hd's removida para dar lugar ao magicool 240:
ijct.jpg


Os backplates das gráficas em vez de modificados vão ser feitos de raíz e com inovações, já tenho tudo planeado falta meter mãos há obra:
cyqr.jpg


Água destilada e montes de parafusos são acessórios indespenssaveis para os radiadores:
a4k.jpg


76x2.jpg


Estes ainda vão ter de levar corte:
7l5d.jpg


Thermochill PA120.3
btw9.jpg

j1kn.jpg

o6r2.jpg


Toca a furar com broca de 3,5mm para passar um macho de 4mm para colocar parafusos de 4mm:
7srl.jpg


Vejam se advinham o que é isto a proteger para não furar as lamelas do radiador:
7l3l.jpg


Passar o macho:
wmkw.jpg


Confere:

ijhq.jpg

o7cx.jpg


Magicool Ultra 240:
7q2.jpg

60qt.jpg

2nbw.jpg


O latão do magiccol é duro e queimou 3 brocas da minha einhell, porque claro estas ferramentas pequenas quando se colocam a trabalhar devagar não têm força e param ou então de colocamos depressa demais queimam as brocas.

Depois fui buscar o barbequim e foi como manteiga:
o7ts.jpg


Abrir rosca foi fácil:
uns3.jpg


Lavar os radiadores, por causa do pó branco (lol) quando são novos e por causa dos resíduos e cores quando são usados:
3hb3.jpg

0p0e.jpg

vfv1.jpg


Resíduos:
2lbe.jpg


0gvn.jpg


No fim da lavagem passei água destilada:
wzj0.jpg

4yqx.jpg


No fim passei pelo compressor para eliminar eventuais poeiras e resíduos de água entre as lamelas:
lu5s.jpg

6758.jpg


E neste momento tenho a caixa assim desmontada para poder montar o radiador de topo em push/pull tive de desmontar o topo da caixa:
6ujg.jpg

4nqw.jpg

vzgg.jpg

qgx8.jpg

v38u.jpg


Como podem ver ainda muito trabalho pela frente mas a coisa já está a ganhar forma, amanhão meto mais uns updates.

Cump's
 
Back
Topo