[Projecto Water Cooling NZXT Switch 810] Diluvium

Vejam se advinham o que é isto a proteger para não furar as lamelas do radiador:
7l3l.jpg


É dum disco rígido. Por acaso não sabia que eram tão resistentes.

O resto está com bom aspecto :)
 
LOL também tenho uns pratos de HDD por aqui :p

Parabéns pelo projeto, vou seguir :)

Esse pormenor de lavar os radiadores acredito que pouca gente o faça.
 
Pois mas deve ser feito, pois mesmo quando são novos os radiadores trazem um pó e se não lavar-mos esse pó acumula-se nos blocos e outros componentes.

Deve dar-se umas 4/5 passagens por água normal, agitando o rad, e no fim passar por água destilada.
 
Parafernália para abrir o cpu:
3m93.jpg


cpu aberto:
qz01.jpg


cpu fechado:
38eb.jpg

Porque fizeste este processo? É mesmo necessário que seja feito, ou é apenas para ter uma aderência melhor e baixar ainda mais as temperaturas?

Ah, só agora é que reparei... Aquilo é silicone de altas temperaturas, o vermelho. Sendo assim, não estou a ver qual é a vantagem, para além de aguentar em temperaturas mais altas, mas o cpu aos 100ºC desliga-se e penso que o outro silicone é capaz de se aguentar, ou estou errado? Também não sei para que serve aquele liquido da seringa :( Podias esclarecer-me esta dúvida também?
 
Última edição:
Fiz porque os IB vêm com uma pasta térmica muito foleira, e em full load com overclock atingem temperaturas muito altas.

Então há que substituir a pasta térmica, e a substituir optei por metal líquido para ter ainda mais condutividade de calor e obter temperaturas ainda mais baixas. ;)
 
Ah, muito bem! :) Por acaso nunca abri um cpu para desktop para ver bem a pasta térmica. E o tal metal liquido pode ser usado em cpu's para portáteis ou é só para desktops?
 
Também pode ser usado para cpu's de portátil, no entanto é preciso avaliar a necessidade e conveniência de tal, pois nos cpu's de portátil por vezes o die está em contacto directo com o dissipador, e nesses casos não sei se será de todo vantajoso faze-lo, pois o metal líquido não é de fácil remoção. Mas no portátil também são poucas as vezes que removemos o dissipador para aplicar nova pasta portanto pode ser conveniente ou não, depende.

Nos cpu de desktop, isto é recomendado fazer nos IB e Haswell, pois foi a partir dos IB que a Intel deixou de soldar os die ao IHS e colocou a pasta térmica foleira. Nos SB isto não era assim...
 
O sensor de temperatura entre o bloco e o cpu, não acho que isso seja grande coisa. O radiador de 120 ali no meio so te vai fazer perder fluxo e forçar a bomba.
 
Ora bem hoje sempre chegou o reservatório e os links, que há tanto esperava...

qmgb.jpg

Aquilo da Phobya são thermal pad's para meter na traseira das gráficas a encostar no backplate.

Ek fc bridge dual serial 3-slot e links:
txhn.jpg

28mf.jpg


Reservatório:
znf2.jpg


Acessórios de reservatório e umas gomas da Phobya para adoçar o bico, enviaram-me as gomas como brinde não sei se seram mesmo para comer, vão ficar ali de lado para enfeitar :D
l0n8.jpg

le73.jpg


Links e bridge montados nas gráficas, ainda que previsório pois quando meter os backplates tenho de remover o bridge para dar mais jeito fazer a coisa:
n77s.jpg

7lqa.jpg

Há e o meu loop vai ser invertido, vai passar 1º pela 2ª gráfica...cpu...e por aí fora...

Espuma anti-vibração para colocar entre a bomba e caixa:
0lmd.jpg


uns furos e já está:
2gnj.jpg


Uma visualização por alto de onde vão ficar a bomba e reservatório e o aspecto:
a7si.jpg

qyp.jpg

Nestas imagens pode não dar para avaliar bem a coisa, mas ao vivo posso dizer que me parece muito bem!

Amanhã já faço as novas furações na caixa e agora só me falta encomendar o fittings e algumas ventoínhas para montar tudo e concluir... penso que o que me vai dar mais trabalho é organizar os cabos, e eu que não tenho paciência vou ter de :boxing_sm

Cump's
 
Última edição:
O sensor de temperatura entre o bloco e o cpu, não acho que isso seja grande coisa. O radiador de 120 ali no meio so te vai fazer perder fluxo e forçar a bomba.

O sensor de temperatura NÃO está entre o bloco e o IHS, o bloco tem uma margem de cerca de 1,5 cm para fora do IHS, é lá que se encontra agarrado o sensor, aliás como manda a lei da koolance.

Quanto ao rad de 120 ali penso que não vai forçar a bomba mais do que o que ela pode aguentar, o loop não é demasiado extenso para eu me preocupar com a perda de fluxo, mas claro que só depois de tudo a correr é que se fazem os testes e se tira a prova dos 9, caso esteja a dar impacto negativo depois resolve-se.
 
Última edição:
Uau! Isto está com muito bom aspecto! Depois posta mais fotografias com melhor qualidade, sff. E quando estiver já a trabalhar partilha um screen das temperaturas. E um orçamento, se for possível.
 
So dar um bitaite, mas nao sabes onde te mestete ao comprar esse frozenQ isso e do piorio, a qualidade e pessima ja dito por varias pessoas, e comprovado por mim tive nao o consegui utilizar, sempre com rachadelas, e mesmo arranjado voltava-se a lixar, nunca mais me meto nisso.
 
Oh não me digas... não tinha conecimento disso, espero que não me aconteça, caso contrário terei de trocar. Estive quase para comprar o Primochill CTR, mas tava dificil de arranjar, o que achas desse @ArkangelPT.
 
Esses ai parecem ser de qualidade mas so tendo na mao e testando porque por vezes ha pormenores muito importantes para prevenir fugas e etc, que eles nao tem, eu em reservatório continuo a escolher ou XSPC, ou EK, estes são bonitos e ate agora nao me falharam.
 
Acho que vou ver se desmontar o frozenq para ver como está selado e se é preciso aplicar algum silicone ou vedantes para prevenir fugas. Quanto às rachadelas espero não ter essa infelicidade, se tiver terei de arranjar outro reservatório.

Obrigado pelo heads up.
 
Hoje mais um pouco de mãos há obra no projecto, ficam aqui as imagens...

Alargamento dos furos do suporte da bomba para 5mm:
9ygf.jpg

3ed7.jpg


Fazer furação no chassis:
xx9j.jpg


Bomba fixa:
g19y.jpg

8wpa.jpg

rvbr.jpg


Trocar o sleeve antigo desta fan de 140 que vai para a hd cage:
wuvv.jpg

0az3.jpg

Não tenho muita paciência para fazer sleeving mas até acho que ficou porreiro...

Verifiquei o alinhamento de reservatorio com a bomba e vai ficar mesmo em linha, desta forma encomendei um destes:
G1-4-MMEXT-SHORT-CHRX150.jpg

Swiftech G¼ Male-Male Lok-Seal™ SLI & CrossFireX connector fitting adjustable from 11 to 18mm

Há e hoje encomendei os fittings, adaptadores de angulo e ventoínhas que me faltavam, para a semana se chegarem devo quase terminar o projecto dependendo do meu tempo para finalizar os backplates e sleevar os cabos...

Até breve.
 
Essa mota que está ao lado da bicicleta, sem ser a Aprilia, é uma Famel XF17?

Claro que sim amigo, daqui a uns dias essa vai entrar em restauros também, pertenco ao Clube de Motoclássicos de Boim, também conhecido como ADAM (Associação Desportiva dos Amantes das Motos), e vamos a várias concentrações há alguns anos, ajudamos a bater o record do guiness há uns trés anos em Fátima, e temos ido todos os anos em concentrações pelo País fora, e fora os passeios do motoclube.

Aqui no norte o pessoal tem uma panca por tudo o que tenha motores Zundapp, especialmente eu em xf-17.

Estamos a preparar um passeio só com motorizadas com motor Zundapp em principio com o apoio do Motoclube de Lousada, já temos uns amigos do Clube da Famel de Fajões, e Chassos de Croca, é sempre a queimar borracha na estrada, isto das motorizadas rouba-me tempo para caraças mas é lindo...

Desculpem o off topic...
 
Última edição:
Também já cá houve uma em casa! Cor de rosa com jantes especiais verde menta. A suspensão da frente e as jantes eram da Sachs V5 Lotus e tinha também atrás 2 amortecedores Tabor de câmara dupla. Tenho um irmão que tem um stand/oficina de motas e que faz restauros. Tenho lá visto grandes "aviões" para restaurar! Ele de vez em quando também vai dar uns passeios mais os amigos nas Zundapps que lá tem!
 
Back
Topo