1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projecto Webdesign

Discussão em 'Web Development' iniciada por SuperTostaEmPo, 13 de Setembro de 2007. (Respostas: 52; Visualizações: 3344)

?

Gostarias de participar num projecto de Webdesign ?

1. Sim, acho que seria interessante

85,3%
  2. Não, acho que não tem pernas para andar

14,7%
  1. SuperTostaEmPo

SuperTostaEmPo What is folding?

Venho desta forma expor um assunto que ja tinha abordado com outro utilizador do forum nomeadamente o HecKel e explicado aos administradores da TZ

Tinha em mente que a comunidade da techzone poderia criar um projecto bastante interessante e productivo na area do webdesign.

O projecto seria tentar criar o ambiente que é praticado pelas empresas de desenvolvimento web
    nomeadamente o webdesign, onde seriam englobados todos os utilizadores que gostassem de fazer parte do projecto e não so os melhores, tornando-se assim um projecto não elitista onde todos teriam oportunidades de aprender e desenvolver mais as suas aptidões.

Antes de o projecto começar, iria ser feita uma poll que teria a duração de uma semana para ser escolhido o tema do Site, após o tema escolhido iria ser criado um tópico sobre o site onde iriam ser debatidas várias ideias, desde o conteudo do site até a sua estrutura, tudo bem evidente e bem explicado para que todos possam analisar e chegar a um acordo como se deve encarar o projecto.

O projecto seria dividido por partes, como por exemplo o desenvolvimento do codigo como o desenvolvimento do layout, onde as pessoas se submetiam em que divisão gostariam de participar.

As divisões teriam um " chefe " que deveria ser uma pessoa que tivesse alguns conhecimentos da area em que estava inserido e que iria organizar a mesma, dividindo tarefas e abordando a melhor maneira de como executar as tarefas encarregadas da sua divisao, as suas funções dentro do grupo além de ser membro e trabalhar como outro qualquer seriam de dar ajuda e informar o resto da comunidade de como estavam os progressos da mesma. O projecto não teria uma data especifica para acabar porque nem todas as pessoas tem a mesma disponibilidade, mas creio que todos queriam ver o quanto antes o site acabado.
    Semanalmente iriam existir relatorios por parte das equipes no mesmo topico ja criado sobre o site, onde as pessoas que tivessem encarregues de certa tarefa apresentavam o “ codigo ou layout “ do mesmo e explicavam o porque de terem feito da maneira que o fizeram para dar a conheçer aos outros membros como o poderiam fazer e assim todos os envolvidos e os que nao estariam envolvidos poderiam aprender, e até darem a sua opinião sobre o trabalho apresentado de maneira que no fim todos tivessem contentes com o que foi elaborado

O projecto serveria para que os que tem menos conhecimentos podessem aprender com os que tem mais conhecimentos e os que tem alguns conhecimentos solidificarem os mesmos e todos aprenderem o que é trabalhar em equipe.

Tambem acho que é uma maneira de poder desenvolver conhecimentos e até que sabe oportunidades de emprego para algum utilizadores

2. Malamene

Malamene Power Member

Eu gostava de participar.

Tenho conhecimentos avançados em Photoshop, Freehand e Illustrator. Sou desenhador de profissão.

Percebo alguma coisa de php e mysql.

3. Byte_Me

Byte_Me Power Member

Que excelente ideia.
    Além de conhecimentos de Photoshop e e alguma dose de criatividade , não tenho grande experiencia no ramo, embora esteja empenhado em seguir WebDesign em termos profissionais.

Tenho a certeza que ficaria a ganhar com esta experiencia e tentaria contribuir da melhor maneira.
    Where do i sign? :)

4. mOrSa

mOrSa Power Member

Não sei se entendi bem a ideia mas se é para ajudar eu ajudo! :)
    PHP, Mysql e Postgresq, JavaScript. Corel Draw, Photoshop, Swish e arranho no flash qq coisa... pra web devechegar.

Espero que saia daí qq coisa interessante :D :002:

1abraço!

5. SuperTostaEmPo

A ideia era arranjar um grupo de trabalho e tentar simular o trabalho que uma " agencia " teria ao construir site , quem diz sites tambem diz cartoes de visita ou algo mais, imaginando que temos um potencial cliente que quer que a sua empresa se revele na web.

Gosto de ver pessoas que votam não e nao tem nada a ver nem nunca fizeram posts nesta parte do Forum.

Última edição: 14 de Setembro de 2007
  6. brock

brock Folding Member

Votei sim acho um projecto interessante ajudo no que for preciso consoante a disponibilidade :)
    cump's

7. amjpereira

amjpereira Folding Member

Sempre gostei bastante deste tipo de assuntos, nomeadamente programação, design, entre outros, tenho alguns conhecimentos de programação nada de especial, mas acho que seria não só "divertido" como bastante enriquecedor.

8. racsol

racsol Power Member

Gostava imenso de poder participar em tal projecto, porque como finalista de um curso de informatica(Informatica e Comunicações na ESTGM), estou sempre disposto a aprender e quem sabe ensinar, mas suspeito que vou aprender muito mais do que ensinar ;).

Tenho conhecimentos em HTML, XHTML, CSS, javascript, php, mysql, actionscript e algumas coisas basicas de animação em flash.

Última edição: 15 de Setembro de 2007
  9. HecKel

HecKel The WORM

SuperTostaEmPo, se puderes explica melhor os objectivos da tua ideia, no teu post inicial não dá para compreender bem o intuito da tua ideia, eu mesmo fiquei com uma ideia diferente das PMs que trocámos ;)

10. mOrSa

mOrSa Power Member

Se bem entendi o que tu queres fazer é uma imagem corporativa, certo? Além do site tb queres criar uma imagem/cara para uma suposta "empresa", certo?

Pelo menos foi o k entendi... :P

1abraço

11. michael c

michael c Power Member

A ideia não está muito clara...parece ser interessante, mas acho que precisa de mais maturação e, acima de tudo, mais organização no que concerne à sua disposição.

Se conseguisses expôr melhor a tua ideia, dizendo de uma forma já muito definida, por exemplo, como vão ser constituidas essas equipas, quais são as equipas que vão existir, quais vão ser as suas responsabilidades. Na minha opinião, e uma vez que o que se pretende é trabalhar como uma empresa, as posições deveriam ser limitadas...ter muita gente a trabalhar não siginifica necessariamente trabalhar mais ou melhor. A comunidade techzone poderia aprender na mesma uma vez que aquilo que seria feito estaria, com relatórios regulares, à disposição de todos numa thread, por exemplo. Penso que deverás começar realmente pela definição de uma estrutura de trabalho e de metodologias de processos. A titulo de ajuda vou deixar-te aqui um exemplo:

DEPARTAMENTO DE GESTÂO

Responsabilidades - XPTO

Membros:

Um Director Geral
    Funções: XPTO
    Aptidões: XPTO

5 Gestores de Processos

DEPARTAMENTO DE PROGRAMAÇÃO

Responsabilidades - XPTO

Membros:

Director de Programação

8 Programadores Seniores

8 Programadores Juniores

---------------------------------------

DEPARTAMENTO DE DESIGN

Responsabilidades - XPTO

Membros:

Director Criativo

8 Designers Seniores

8 Designers Juniores

DEPARTAMENTO DE MARKETING

Responsabilidades - XPTO

Membros:

Director de Marketing

8 Criativos

8 Jornalistas

E por aí fora. De realcar que isto foi apenas um exemplo. Depois de definida a estrutura poderia ser aberto um concurso interno na techzone para angariar candidatos para as diferentes posições. A selecção poderia ser feita por um juri composto pelos responsáveis da Techzone e pelos responsáveis do projecto. A selecção poderia ser feita através de envio de Curriculum Vitae e Portfolio, elementos que seriam uma mais valia na hora de escolher determinado candidato para determinada posição. Bom, penso que já dá para ficar com uma ideia de uma possibilidade para organizar melhor o projecto que tens em mente. Em todos os projectos é fundamental haver organização e todos os envolvidos saberem das suas funções, objectivos e missão. Apesar de ser um projecto "não remunerado" penso que deve ter um prazo definido e ser encarado com seriedade porque senão dificilmente algum dia sairá daí alguma coisa.

Enfim, fica a minha opinião e também os meus parabens pela iniciativa. Fico na expectativa de poder participar e estou ao dispor caso precises de ajuda na definição dessa estrutura de trabalho e de metodologias. Não interpretes isto como uma critica destrutiva mas sim como uma tentativa de ajuda. Objectividade, pragmatismo e organização são sempre necessárias ao sucesso de qualquer projecto.

Cumps a todos

12. HecKel

HecKel The WORM

Julgo que isso seria profissionalizar demais a ideia. A ideia com que fiquei da proposta seria algo como dinamizar esta secção apresentando desafios à/ajudando a comunidade. De facto teria bastante interesse dinamizar esta secção com algo mais do que dúvidas e ajudas ;)

Quanto à estrutura que foi apresentada, julgo que é arriscado pois tal como foi dito, é uma empresa fictícia, até que ponto isso não iria dar confusões?

Julgo que existem algumas pontas soltas na proposta que podem dar origem a más interpretações, aguardo por mais esclarecimentos ;)

13. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Excelente projecto, espero que vá em frente.

Na minha opinião este projecto é muito interessante na medida em que todos os participantes poderão aprender e/ou melhorar muitos dos processos inerentes a um projecto de WebDesing.

14. michael c

michael c Power Member

Se a ideia é criar de facto um projecto com cabeça, tronco e membros julgo que se deve ir por algo similar ao que apresentei. A estrutura que apresentei é meramente representativa, para se fazer uma coisa bem feita teria de, por exemplo, começar-se pela elaboração de um organigrama, manual de funções, matrizes de processo, etc. Se tudo tiver bem organizado acho que não haverá espaço a confusões.

Enfim, lá está, tal como tu, acho que existem muitas pontas soltas e não dá para perceber muito bem a ideia-chave do que é proposto. Penso contudo que não se perderia nada em profissionalizar um bocado a ideia e o facto de ser um projecto mais profissional não significa necessariamente que esta secção não ficaria mais dinamizada por isso. Mas percebo e respeito o teu ponto de vista e a tua ideia. Tudo depende daquilo que é pretendido.

Cumps

PS: Não será também importante para todos mostrar que um projecto de webdesign é muito mais que código e design? Não será importante para todos os que desejam entrar neste mundo perceber as estruturas e processos por trás de um bom projecto de webdesign/branding? Enfim, é só a minha opinião...

Última edição: 15 de Setembro de 2007
  15. HecKel

HecKel The WORM

Acho que não percebeste mesmo o que escrevi :P

Quando digo que profissionalizar pode dar mau resultado, nem é pela ideia mas sim pelas pessoas que possam integrar no projecto. Há pessoal que vai olhar para isto como uma brincadeira e vão assumir um compromisso sério como uma brincadeira. De realçar que nunca sabemos quem está do outro lado de um nick, pode correr tudo sobre linhas como se podem escolher/aceitar as pessoas erradas.

Levando as coisas com mais descontracção existe margem para erros, margem para menos dedicação e sem levantar grandes stresses ;)

Acho a ideia com bastante potencial, tanto que a apoiei logo desde a primeira PM que recebi, apenas queria ler uma proposta mais detalhada e mais elaborada, actualmente existem muitas pontas soltas o que dá origem a várias interpretações, umas melhores outras piores ;)

HecKel

16. edusantos

edusantos Power Member

Sem dúvida que é algo interessante e que poderia interessar a muitos.

Tenho apenas conhecimentos em Photoshop (edumicro.deviantart.com) e poucos em HTML.:-D

Ultimamente tenho andado com a "mania" dos layouts para websites. :007:

cumps

17. michael c

michael c Power Member

:)Eu tinha percebido HecKel.

Concordo com o que dizes e sei como é dificil as pessoas sentirem-se motivadas quando são pagas, o que dizer de quando não o são. Lá está, existiria também um processo de selecção para garantir que seriam escolhidas as pessoas certas. Mas pronto, talvez tenhas razão, talvez seja melhor levar tudo na boa e cada um trabalhar quando lhe apetecer. Embora eu não acredite muito em projectos onde cada um faz o que quer quando quer, partilho da opinião de que isto tem potencial e espero que arranje pernas para andar. Acrescento ainda que a motivação das pessoas vai depender muito do tema que for escolhido.

Cumps

18. SuperTostaEmPo

O gatekeeper até deu uma boa opinião quanto à maneira de organizar as pessoas, mas n vejo que seja a melhor porque estamos a ser um pouco elitistas e estamos a deixar as pessoas que tem menos conhecimentos para trás. Eles aprendem à mesma mas de uma forma que não era a que eu estava a pensar.
    Acho que deviam ser incluidos à mesma nos grupos em que gostassem de aprender. Não precisamos de um grupo de 5 a fazer um layout completo, podemos dividir o layout por mais grupos para que todos possam ter uma função no grupo, se calhar a maneira que eu estou a dizer não é a melhor mas era a que eu tinha para o projecto.

Quanto a parte de marketing e gestão acho que de inicio para exprimentar são departamentos que deviam ser postos de lado.

Os gestores de cada grupo além de executarem o mesmo trabalho que os outros têm o acréscimo de apresentar relatórios no fim da semana ( se for decidido ter relatórios semanais ).

Quanto às ideias que tinha para o projecto são :
    ( exemplo )

2 Grupos

-desing ( logo / banners / Layout )
    -desenvolvimento ( código fonte do site )

-onde cada um dos grupos tem que ter uma pessoa que tenha conhecimentos sólidos da area
    -Todos os utilizadores tem oportunidade de trabalhar na parte que mais gostarem da construção do Projecto ( design / desenvolvimento )

-O projecto é escolhido através de uma poll que tera a duração de uma semana com vários tipos de projecto ( desde um site destinado a uma biblioteca até um site destinado à venda de artigos )

19. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Acho que a melhor forma de se organizar é a que o SuperTostaEmPo está a sugerir, porque cada uma das "divisões" terão 1 ou mais user's experientes e alguns user's novatos e prontos a aprender algo de novo.

Espero que este projecto siga em frente pois tenho vontade de integra-lo e aprender muito mais.

Boa Sorte

20. brock

brock Folding Member

Estou cada vez mais interessado no projecto acho que poderá dar um trabalho bastante interessante.
    cump's.

Partilhar esta Página