Projecto...

xBoShY

Power Member
Bem... comprei este compressor:
compressor.JPG

(Danfoss nl10ft... 1/3hp... identico ao nl11f)

referencia.JPG

(a etiqueta do compressor)

Keria ver se fazia o evaporador... mas parece k nao consegui ainda arranjar o cobre... alguem sabe onde posso arranjar cobre em lisboa?

O evaporador terá 2 andares... circula no primeiro e sobe po segundo onde será "sugado".
Os esquemas do evaporador:

evap1.JPG

(Base)

evap2.JPG

(2º andar)

evap3.JPG

(topo)

Existe só um pequeno pormenor... é k o tubo capilar, antes de ir para o evaporador, passa num reservatorio de agua... isto faz uma especie de chiller que poderei usar na placa grafica e no chipset.

Agora as perguntas...
- Planeei o evaporador com 3*3*1cm... quero perfurar 0,5cm para o labirinto, com largura de 0,2cm (nota k akilo tem dois sentidos... o k é equivalente a 0,4cm, visto que a pressão irá se dividir). As paredes do labirinto têm 0,2cm de espessura. Axam que suportará as pressões? Axam que terá uma boa "performance"?
- Quanto ao condensador... axam que um radiador dum carro serve? ou terei que comprar um especifico?
- Quanto aos gazes... kual deles? r408a, r404a, r22, r290? eu puz pela minha ordem de preferencia segundo o que tenho lido e avaliado... corrijam-me se tiver enganado.
- Por fim...e talvez a maior das barbaridades... se em vez de usar uma massa termica, eu chumbar o processador ao bloco, os ganhos são muito grandes ou a massa termica tem condutividade de calor igual ou superior ao chumbo?

Bem, axo que é "só"!
Fiquem bem!
xBoShY
 
"Existe só um pequeno pormenor... é k o tubo capilar, antes de ir para o evaporador, passa num reservatorio de agua... isto faz uma especie de chiller que poderei usar na placa grafica e no chipset."
????????? :confused:

"Agora as perguntas...
- Planeei o evaporador com 3*3*1cm... quero perfurar 0,5cm para o labirinto, com largura de 0,2cm (nota k akilo tem dois sentidos... o k é equivalente a 0,4cm, visto que a pressão irá se dividir). As paredes do labirinto têm 0,2cm de espessura. Axam que suportará as pressões? Axam que terá uma boa "performance"?"
em principio nao precisarás de te preocupar, dependendo do gas k usares...

"- Quanto ao condensador... axam que um radiador dum carro serve? ou terei que comprar um especifico?"
podes usar kkr radiador, desde k aguente as pressoes necessarias para condensar o gas k iras escolher... nao tou a ver um radiador desenhado para arrefecer agua a aguentar os 350-400psi.... eu comprava um novo numa loja de refrigeracao pois la basta dizeres kual eh o compressor k eles teem kuase de certeza o condensador para ele recomendado pela danfoss

"- Quanto aos gazes... kual deles? r408a, r404a, r22, r290? eu puz pela minha ordem de preferencia segundo o que tenho lido e avaliado... corrijam-me se tiver enganado."
como ves no autocolante do compressor, é um compressor desenhado para r134a... qualquer gas com uma head pressure acima estaras a tirar a garantia do compressor.... algumas pessoas conseguem ter bons resultados com gases de media pressao como r404a, r507, r410, outras nem por isso... tive a falar com um gajo k carregou um sistema de r134a com r404a e ao fim de uns 10min com o evap a -40 o compressor explodiu... literalmente :die:

"- Por fim...e talvez a maior das barbaridades... se em vez de usar uma massa termica, eu chumbar o processador ao bloco, os ganhos são muito grandes ou a massa termica tem condutividade de calor igual ou superior ao chumbo?"
lol eu se fosse a ti n ia mto pa isso... mete uma boa massa termica k ficas bem servido.... e ainda podes tirar o evap qdo kizeres :p


fica bem e boa sorte ;)



btw, le a thread do phase change cooling info e ve os links k tao la... ha mtas perguntas k sao la respondidas ;)
 
O nl11f (o da prommy): Clique aqui
O nl10ft (o meu): Clique aqui

O da nl11f tá no grupo dos Standard Compressors... o nl10ft tá no dos Tropical Compressors.

Existem mais umas pequenas diferenças, mas que axo que o nl10ft é beneficiado como essas diferenças (tão nos pdfs acima).
__________________

Alguem arranja bronze ou sabe onde posso encontrar (Lisboa ou Porto)? :)
Preciso de 2 placas de 30*30*10mm e uma de de 30*30*5mm.

Quanto às mangueiras de sucção... alguem sabe de uma lojita que possa mandar vir (telefone)?

Axo k é só.
 
acho que o melhor é ires a uma loja de refrigeração e explicas o que queres! de certeza que vão ter várias opções para ti!
cobre
normalmente não existem grandes problemas com o uso de gases diferentes para que o compressor foi feito, mas nunca se sabe!

só mais uma coisa, tenta fazer um evaporador com mais canais, e com mais irregularidades para haver maior contacto do gaz com o cobre!
 
Hum.. Bocage, posso estar enganado mas acho que a área de contacto com o gaz não tem grande coisa a ver neste caso... É a mudança de fase do gaz que provoca a descida brusca de temperatura, o gaz não entra n evaporador já frio...
 
ups... disse bronze... mas é cobre! ehehe
tava com a cabeça ainda na loja... eles só tinham bronze... nada de cobre!
Vou tentar nakela loja k o bocag3 sugeriu.

Encontrei mangueiras para o tubo de sucção... mas axo k nao serviam... era akelas usadas nos manómetros. Vi num post kualker k nao serviam por causa das temperaturas muito baixas. (elas aguentavam 500psi)

Mas o gajo sugeriu-me que usa-se um tubo de cobre para fazer o tubo se sucção. É um tubo de cobre que é até é relativamente maleável e é de 3/8" como o povo gosta :) .

Já tenho o material todo! O gajo disse que me fazia o carregamento (ainda na sei o preço... mas nao deve ser muito). Falta-me agora só o evaporador e soldar esta cena toda! Tá quase... vamos a ver se no inicio do proximo mes isto já tá tudo a rular sem probs! :) oxalá!

Fiquem bem!
 
SideWalker disse:
Hum.. Bocage, posso estar enganado mas acho que a área de contacto com o gaz não tem grande coisa a ver neste caso... É a mudança de fase do gaz que provoca a descida brusca de temperatura, o gaz não entra n evaporador já frio...

tas certo( axo)
mas se tiveres uma area de contacto maior tens maior capacidade para removeres o calor! não sei se é muito importante a área, mas na minha opinião tambem conta!

só uma questão que tenho: se o capilar passar por dentro do tubo de sucçao não vai diminuir a temperatura a do gas que esta no capilar, tipo autocascade?

edit: como é k meto um anexo? lol
 
Eu nao vou passar o tubo capilar no tubo de sucção. o buraco do topo tá muito largo. vou diminuir e já resolve o problema, passando o capilar um pouco ao lado.

O tanque com o capilar enrolado lá dentro:
tanke.JPG


Arranjei um condensador de um desumificador (30*20cm com 12 "passagens"):
condensador.JPG


Vou ver se soldo isto tudo e depois só me fica a faltar o evaporador!

O pior (ou nao) é k amanha vou pa lisboa e só volto lá po fim do mes (pa casa... açores :) )

Mas já tá kuase :)
 
Eu axo que já meti foi agua... axo que o que eu quero fazer é algo identico só que com o tubo de sucção... assim faço um mini chiller :)
 
E se eu usar 2 capilares e 2 filtros...? ou seja, dividir o gaz pelas aldeias. E depois usava o mesmo tubo de sucção. Axo k já vi isso num lado kualker...

Assim conseguia arrefecer tanto o processador como a placa grafica ou chillava agua.

Que dizes?
 
Tás a fazer uma tempestade num copo de água!

A melhor solução para isso que queres fazer é montar só um waterchiller e comprar um bloko de água para o cpu...

Se achas que vais melhorar a temp com o capilar dentro de um reservatório minúsculo daqueles... mais vale comprares um radiador potente e meter o chiller só no cpu em direct-dye...

Para isso aguentar umas cargas boas tinhas de usar um reservatório praí com 5litros o mínimo, portanto vê a anedota que fizes-te ao meter o capilar naquele reservatório tão mini :007:

Pensa bem! Ou waterchiller, ou direct-dye... as 2 coisas num só compressor é para esqueçer!


Cumps
 
Lasac disse:
Pensa bem! Ou waterchiller, ou direct-dye... as 2 coisas num só compressor é para esqueçer!


nem eu diria melhor... dual evap é preciso ter mta experiencia no phase-change e ter um compressor grande e em condicoes.... axo k t devias instruir antes de continuar a comprar material antes k isso dê para o torto :confused:

começa pela thread do phase-change cooling info k tem la links pa coisas interessantes nesta area ;)

fica bem e n faças asneira k isto eh perigoso :rolleyes:



btw, twin compressor vacuum pump almost ready :D
 
Mas temos o exemplo do bowman... ele fez com k o tubo de sucçao passa-se num tanke pa chillar a agua... claro que irei peder nas temps...

Mas axo k vou desistir da ideia do xillar a agua... vou mas é ver se ponho isto a funkar a ver no k dá.

btw, acabei de ir buscar a minha 6800ultra :)
 
o Bowman não é propriamente exemplo para quem pensa que o capilar arrefeçe alguma coisa, não leves a mal esta frase, mas axo que já é altura do ppl ler um pouco antes de se atirar as lojas a comprar material
 
Back
Topo