[Projector] Projector ate 100-200

Status
Fechado a novas mensagens.
@omega

We choose the Cinema image mode as the starting point for our tests. We immediately see that the LG shows a bit too much black detail, you can lower ‘brightness’ to 48 and put ‘contrast’ on 95 in one effort to give the image more punch.

Experimenta esta parte e desactiva o contraste dinâmico...

Sinceramente e depois de ler essa review acho que não vale apena pensares em pagar para calibrar isso de forma profissional e se tens a oportunidade de o devolver também o aconselho, pois parece-me que consegues comprar melhor por menos €.

---

De resto já deu para perceber mais algumas coisas, que afinal não são só os chineses nos projectores de 100-200€ que aldrabam lumens/contraste/etc (já tinha esta ideia antes quando encontrei contrastes de 100.000:1 nas specs de marcas mais conceituadas) e que pelos vistos também não é por um projector ser de uma marca mais conhecida ou por ter um pricetag mais alto que garantidamente irá entregar melhor qualidade imagem (devia acontecer obrigatoriamente mas depende muito do que se comprar).


EDIT:


 
Última edição:
A qualidade óptica da lente do LG HF80JS é fraca... abaixo da média... li noutros reviews. Seja o que se fizer, nunca terá uma imagem excelente. Devolve!

Nunca te fies na opinião de avaliadores sem conhecimentos técnicos suficientes... nem equipamento adequado no banco de ensaios.

Teste Xgimi MoGo Pro: opinião de Grégory
https://www.passionhomecinema.fr/blog/index.php/28/03/2020/test-xgimi-mogo-pro-lavis-de-gregory/

Há melhor que o Xgimi MoGo Pro... Fengmi Wemax Smart DMD

Teste Fengmi Wemax Smart DMD: opinião de Grégory
https://www.passionhomecinema.fr/bl...test-fengmi-wemax-smart-dmd-lavis-de-gregory/

Pique e nitidez:

"Tive a sorte de ter os dois projetores permanentemente ao mesmo tempo e, mesmo que o Xgimi Halo não desmereça nesta área, o Fengmi aumenta ainda mais a precisão da imagem. Observe que o vencedor neste nicho e para esta categoria de dispositivo é mais uma vez o Fengmi Vogue (testado neste blog). Para o registro, com o Fengmi Wemax Smart DMD, permanecemos numa simulação de 1080p, como no Xgimi Halo, MoGo Pro ou Philips PicoPix Max.

Aproveitei a oportunidade para monitorar a estabilidade do foco por um período de 2 horas após ligar a câmera. Não havia necessidade de retocar a configuração de nitidez."
 
Última edição:
Fio-me mais naquilo que conseguir ver pelos meus próprios olhos mesmo que outros com mais ou menos conhecimentos/equipamentos digam bem ou mal, foi precisamente aquilo que fiz com o Vivibright C80/F30 e ainda não me arrependi dos € que gastei. ;)
 
É crucial ler primeiro uma avaliação técnica perfeita, completa e isenta (se existir). Só depois se deve comprar e testar com os nossos olhos. Nos projetores chineses é um tiro no escuro... os avaliadores recusam fazer e publicar os testes técnicos de colorimetria, luminosidade ANSI, contraste e input lag. É para melhor manipularem os compradores, creio.
 
Última edição:
A partir do momento em que nem marcas consagradas declaram os valores reais dos lumens/contraste (só falta aldrabar os db e a durabilidade também), tiro no escuro são todos eles de alguma forma sejam chineses ou não e custem aquilo que custarem.

Em relação ao resto enquanto a tal malta mais conhecedora e com material para o efeito insistir em que fazer testes mais exaustivos a projectores chinês sub 200 não é "atrativo", prefiro ter o ponto de vista de youtubers amadores do que nenhum.
 
Ja esta embalado na caixa, pronto para ir embora.

Eu não tenho grande termo de comparação com outros projectores, mas para ter aquele tipo de resultados, basta-me um projector na casa sub 200€
Bem sei que não posso ter a qualidade do oled, mas quando saia de frente do projector e tinha que ir ver alguma coisa na tv, era quando ficava mais desiludido com o projector, talvez tenha sido também esse um dos motivos que mais me fez desgostar do projector.

Por outro lado, sempre que ia para a frente da tv, tinha uma sensação que era minúscula, e tem 65 polegadas.
ainda dizem que os olhos não comem! muitas vezes, comem mais que a boca :rrotflm:

Fiquei com olho no optoma uhz65ust mas ainda é demasiado caro para me meter e aventuras.
tenho visto esses videos do pessoal brasileiro a projectar com estes baratos 200 e tal polegadas, e até parece uma qualidade aceitável, na altura tive a compra do Aun Akey 6 feita e cancelei, ja estou arrependido.
 
@omega

Comparar a qualidade de imagem do projector com OLED será sempre injusto e meio caminho andando para não apreciar a experiência, nenhum projector no mercado custe ele o que custar entrega a qualidade que OLED entrega.

Chegaste a testar as settings que referi no post anterior ?
 
A partir do momento em que nem marcas consagradas declaram os valores reais dos lumens/contraste (só falta aldrabar os db e a durabilidade também), tiro no escuro são todos eles de alguma forma sejam chineses ou não e custem aquilo que custarem.

Em relação ao resto enquanto a tal malta mais conhecedora e com material para o efeito insistir em que fazer testes mais exaustivos a projectores chinês sub 200 não é "atrativo", prefiro ter o ponto de vista de youtubers amadores do que nenhum.
Não sei quantos utilizadores activos tem esta discussão
Projector ate 100-200
A minha proposta é comprar uma sonda termográfica (até 250 euros, o software é gratuito) e dividir o custo entre todos nós! A sonda será utilizada pela pessoa por nós escolhida (entre um núcleo dos membros do grupo capazes de realizar um teste de avaliação completo... o @bseixas por exemplo). Esse núcleo de pessoas deve seleccionar e comprar na Amazon um projector sub 200€ mensalmente (12 por ano)... testá-lo, publicar os resultados aqui no Zwame ou num Blog... e devolver o projector à Amazon. Assim teremos informação credível para ajudar quem busca um projector sub 200€. Presumo que haverá um aumento do número de pessoas registadas nesta discussão.
A sonda termográfica poderia circular entre o núcleo dos membros do grupo, caso exista maior disponibilidade de um deles para efectuar os testes em determinado período. A sonda será pertença deste grupo de discussão ZWAME.

Que acham desta ideia?
 
Última edição:
@Yuri2

A ideia parece-me interessante mas não sei até que ponto terei disponibilidade para tal, relembro que ando há praticamente um ano para arranjar o espaço onde o projector irá funcionar e ainda não está feito (embora seja usável nas condições actuais)... :-D

Além disso existe outra questão, tenho reparado que a esmagadora maioria dos projectores chineses que considero como mais interessantes até 200€ ao longo destes meses que tenho prestado mais atenção nem os encontro à venda na Amazon sequer, outro ponto é que não sei se somos assim tantos por aqui e provavelmente ainda menos disponíveis para levar isto mais a sério, pessoalmente e para aquilo que pretendo de um projector neste momento, se arranjasse forma de calar o F30 "arrumava já a loja". :D

Já agora e por curiosidade, se quisesse adquirir algo para calibrar uma TV ou projector que equipamento devia procurar ?
 
Última edição:
@pauloms

Sim, já para não falar disso...


@Yuri2

Algo como um X-Rite Studio ou Datacolor SpyderX ? Apanhando uma promo na Amazon era menino para avançar para isso, nem que fosse para calibrar os ecrãs cá por casa. :D
 
@Yuri2

Algo como um X-Rite Studio ou Datacolor SpyderX ? Apanhando uma promo na Amazon era menino para avançar para isso, nem que fosse para calibrar os ecrãs cá por casa. :D
Terás de investigar o desempenho dessas sondas específicas.
Reparei que algumas pessoas cometem erros de principiante... há calibrações DIY (do it yourself) piores que calibrações de fábrica.

Algo que me lembrei, e que já confirmei na net que é uma solução usada, é a utilização de filtros ND. Estes filtros mais não são do que um redutor de luminosidade. Reduzem em proporção os negros e os brancos. Em teoria têm o mesmo efeito do que a tela cinza. Mas na prática actuam de forma diferente porque a tela cinza tem a vantagem de absorver os reflexos das paredes envolventes, em especial se estiverem pintadas de branco.
Em todo o caso, perante a vulgaridade da oferta, os filtros ND parecem-me uma solução muito prática e barata. Apenas é preciso ver se o projector em questão tem rosca e qual.
Outro tema interessante.

Test – Filtre ND 2 Hoya
https://homecinema-tendances.eu/test-filtre-gris-neutre-nd-2-hoya/

Quanto ao aprofundamento dos negros, isso é muito eficaz. De fato, o filtro ND 2 divide a luminância do preto residual por 2. Os negros, portanto, tornam-se duas vezes mais profundos, o que é óbvio visualmente!

Ao contrário da crença popular, um filtro ND 2 não tem efeito sobre contrastes seqüenciais e ANSI.

O impacto do filtro na colorimetria existe, mas permanece baixo o suficiente para ser ignorado. De qualquer forma, visualmente, se a diferença de luminância é impressionante, é quase impossível ver uma relativa às cores.

Em termos de cor, o filtro ND 2 Hoya cumpre todas as suas promessas com boa neutralidade.

Do ponto de vista teórico, a colocação de um filtro deve diminuir a nitidez diminuindo o MTF (função de transferência de modulação da cadeia óptica).

Mas, no caso desse filtro ND 2, isso não foi encontrado visualmente. Mesmo com o nariz a 30 cm da tela, não via diferença alguma com e sem o filtro.

Bem sei que não posso ter a qualidade do oled, mas quando saia de frente do projector e tinha que ir ver alguma coisa na tv, era quando ficava mais desiludido com o projector, talvez tenha sido também esse um dos motivos que mais me fez desgostar do projector.
Creio que ficarás mais satisfeito com este tipo de projetores (100% Rec. 709)

BenQ da gama CinePrime Series Home Cinema (W2000, etc.)
https://www.benq.com/en-in/projector/cineprime-home-cinema.html

Acer V7500
https://www.lilireviews.com/novo-projetor-acer-v7500-home-theater/
https://www.acer.com/ac/pt/PT/press/2015/159544

Viewsonic PX725HD
https://www.viewsonic.com/id/products/projectors/PX725HD.php
 
Última edição:
Tenho de testar os filtros ND que tenho aqui a ver se algum é compatível com o F30 e que resultados consigo em relação à tela cinza...

Por falar em F30 ontem estive +-1h em gaming e não tendo forma de testar números concretos em relação ao input lag aquilo que posso confirmar é que é um bom projector para essa utilização, comparativamente à 60UM7100 que tem um input lag de 11.5ms não senti diferenças e pareceu-me bastante responsivo à instrução dada no gamepad. :D


@omega

Então e novidades ?
 
Sei que o preço não tem nada a ver com o título do tópico, mas projector short throw, o que existe por aí relação preço qualidade?
Obrigado.
 
Boas, comprei e chegou ontem o Blitzwolf BW-VP1, comprado na ***** na semana passada e chegado ontem.
O preço foi de 68€ e comprei-o especificamente para ter mais uma "TV" para poder jogar PS4. Tendo uma PS4 PRO e uma TV 4K como é óbvio que a qualidade iria desaparecer, mas há que ter em consideração que foram apenas 68€.

Como tal, e para já, posso dizer - atenção que o comentário é adequado ao preço e qualidade do produto (quando falo em "Muito bom" é preciso ter em consideração que são 68€ de projetor e 720p de imagem):

* Imagem - é apenas 720p embora diga quando a PS4 está a ligar 1080p.
Está afastada a 2-3 metros da parede e a qualidade fica muito boa. Nos cantos nota-se que perde qualidade, mas nada que não se aguente.

* Som - o pior disto, mas também já não esperava grande coisa sinceramente. Acima dos 55 nota-se que destorce, e os 55 não são os mesmos 55 que numa TV. Acaba por distorcer, mas perto dos 50-55 acaba por ter um som razoável.
Com o intuito é efetivamente jogar com headphones, não causa qualquer problema. Testarei depois com Netflix ou outra coisa mais tarde.

Como tal, e para um projetor tão barato e com uma resolução tão baixa, estou surpreendido.
Claro que não tem grande qualidade, mas há que perceber em que patamar se insere o produto.

Deixo algumas fotos, sendo que ignorem a desarrumação, não tive tempo de arrumar nada ahahaha.
Na última foto verão a qualidade, ou falta dela claro, nos cantos. É suportável sinceramente, não me causa qualquer confusão - nesta altura já consegui melhorar um pouco. Certamente que colocando o projetor mais perto a qualidade será melhor, mas este foi apenas o primeiro teste, até pq quero a imagem assim grande, mesmo perdendo alguma qualidade:

F4Hw3dg.jpg


spTpt5x.jpg


c4VF4aF.jpg


sqPRp6V.jpg
 
bem agradável, com luz é que fica cinzento, mas a mim com um projector laser bem mais caro, acontecia-me o mesmo.
dificuldades em colocar a imagem completamente rectangular, tens tido? sem mexer no Keystone.
 
Sim, se ligares a luz ou tiveres luz ambiente piora bastante, mas com 2800 lumens não esperava mais. Além de que o objetivo é ficar mesmo às escuras, pelo que cumpre o objetivo.

Sinceramente foi só mesmo ligar o mais longe possível, para ter 100", e ajustar tudo devidamente para jogar ahahah - melhor qualidade possível à distância a que está da parede vs tamanho.

Não me dei ainda ao trabalho de tentar sequer aproximar a imagem para tentar melhorá-la um pouco, certamente que mais perto, ficando com 60-70" poderei ter melhor definição nos cantos e na imagem toda em geral.

Ela não está totalmente retangular na parede pois perde definição, tive de ajustar um pouco para tentar ficar o melhor possível. Diria, no entanto, que o projetor não foi de todo feito para as 100". Mas, para já, o objetivo é jogar um pouco com as 100" e depois mais tarde tentar outro tipo de definições.

Para já, e com 100" tive de o ajustar assim, meio de "esguelha".
 
@ricky19

Vai no sentido daquilo que tenho vindo aqui a dizer, não é silencioso e ninguém faz ideia se dura 6 meses ou 6 anos mas se tivermos em conta os € que custa os resultados finais são surpreendentes pela positiva, se for claro usado sem qualquer luz ambiente, durante o dia ou com luz perde bastante (embora a tela cinza faça mais do que aquilo que esperava)...

E em relação ao input lag, parece-te bem?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo