[Projector] Projector ate 100-200

Status
Fechado a novas mensagens.
@Yuri2 até 300€ o que recomendas? Eu comprei Vivibright F30 que durou cerca de 3h a funcionar depois foi a fonte à vida e não arranjei reparo para aquilo, mas enquanto funcionou foi porreiro mas barulhento. Uso com Mi Box S para Cinema, Netflix, IPTV, Twitch e Youtube.
Andava a ver Vankyo v630 mas queria algo mais à confiança a ver se não acontece como o ultimo. Agradecido desde já ;)
 
FAzendo então um pequeno resumo de conclusões após uns dias com o Benq W1080ST. Sobretudo em comparação com o Yaber Y30 que experimentei durante uns dias até se ter finado por indigestão no upgrade do firmware.

Em termos físicos, o Benq é mais bonito e com melhores acabamentos. Mas para mim isso é irrelevante, o que interessa é o resto.

Quanto ao ruído emitido, este Benq tem 4 fans. Estas têm velocidade variável. Em modo ECO as ditas fans ouvem-se mas não aborrecem. É consideravelmente mais silencioso do que o Yaber. E sendo um short throw, também fica mais distante do espectador. Penso que no Inverno a diferença ainda será mais notória.

Antes de me debruçar no principal, a qualidade de imagem, deixo aqui umas notas do que tomei consciência com este Benq e de que antes desconhecia.
- O Yaber Y30, e provavelmente todos ou quase todos os projectores chineses "low cost", não têm offset da imagem projectada. Ou seja, o centro da imagem projectada coincide com o centro da lente. Assim, para se evitar usar o Keystone, esses projectores têm de estar numa altura "chata".
Ora acontece que este Benq tem um offset que faz coincidir, mais ou menos, a linha mais baixa de pixeis projectados com o centro da sua lente. Isto é altamente vantajoso. Por exemplo, posso me sentar mesmo por trás do projector, pois este fica a cerca de 30 cm de altura, sem uso de Keystone. Isto porque se trata de um short throw, ficando a cerca de 130 cm de distância da parede.

QUanto à qualidade de imagem, uma prévia ressalva. Como já disse no review do Yaber Y30, as minhas paredes têm acabamento rugoso (deve ser tinta de areia ou pior). Num short throw isto é ainda mais evidente pelo efeito de paralaxe. Ou seja, da projecção de luz ser mais "rasante", acentuando a textura. Mesmo nestas condições, a qualidade de imagem é melhor do que a do Yaber Y30, a todos os níveis. O "dynamic range" é mais amplo, o contraste é maior, as cores bem definidas e naturais e o motion é fluído e agradável, ficando este muito próximo do que experienciei numa TV Philips 58PUS7340. De referir que a nitidez da imagem também é maior, sendo a aberração cromática significativamente inferior, mesmo sendo uma lente zoom.

Não resisti a levar o Benq a um outro local com paredes lisas para fazer uns testes. Infelizmente aí não pude usar uma grande diagonal por limitação do cabo. Mas posso dizer que a sensação era a de estar a olhar para um verdadeiro monitor, tal a qualidade e estabilidade da imagem.

Outro aspecto que releva. Em termos de brilho este tem outra capacidade do que o Yaber Y30. Mesmo no modo ECO. Por exemplo, com os candeeiros ligados, a imagem projectada é perfeitamente capaz. Com a divisão escura, os highlights são espetaculares. E
é aí que são visíveis as limitações da sala onde o uso. Não sendo uma sala dedicada e tendo soalho envernizado acetinado e forro esmaltado brilhante, os reflexos reduzem sobremaneira o contraste e a qualidade dos pretos. Mas é perfeitamente notório que com outras condições a qualidade de imagem deste Benq subirá mais ainda.

Por fim, em conclusão, posso dizer que este Benq não é 10 vezes melhor do que o Yaber Y30. Mas é melhor o suficiente para criar uma sensação de WOW que com o Yaber Y30 não senti. Basta dizer que, quando passei no Benq um vídeo captado da ISS da superfície terrestre, senti um arrepio na espinha... E já nem falo das imagens captadas pelo Hubble no formato IMAX...

Na minha opinião, para quem, como eu, pretende um projector para degustar filmes e séries, vale a pena investir num projector tipo o Benq. Se tiver hipótese de ter uma sala dedicada e preparada, então até deve considerar um projector de gama mais alta.

O meu próximo passo é a concepção de uma superfície de projecção para a melhor qualidade possível.
 
@Yuri2 até 300€ o que recomendas? Eu comprei Vivibright F30 que durou cerca de 3h a funcionar depois foi a fonte à vida e não arranjei reparo para aquilo, mas enquanto funcionou foi porreiro mas barulhento. Uso com Mi Box S para Cinema, Netflix, IPTV, Twitch e Youtube.
Andava a ver Vankyo v630 mas queria algo mais à confiança a ver se não acontece como o ultimo. Agradecido desde já ;)
300€ ... já é território DLP.

Aos perfeitamente testados e recomendados em 2019 pelo Gregory no blog PassionHomeCinema https://www.passionhomecinema.fr/blog/ deve ser adicionado o Fengmi Wemax Smart DMD (modelos M055FCN e M055DCN... e versão internacional Xiaomi Formovie Dice) pois é de 2020.
https://www.passionhomecinema.fr/bl...test-fengmi-wemax-smart-dmd-lavis-de-gregory/

Classificação (2019)
https://www.passionhomecinema.fr/blog/wp-content/uploads/700-à-1200€.jpg

Encontras o XGIMI Z6 no JingDong (JD) por ¥2749.00 = 340,61 euros
https://item.jd.com/65118693077.html

Encontras o Fengmi Wemax Smart DMD (M055FCN) no JingDong (JD) por ¥2799.00 = 346,81 euros
https://item.jd.com/66380230727.html

Para navegar sites chineses deves usar Firefox ou Opera (com VPN activo)... pois quando detectam o Chrome dizem logo indisponível. Traduz com DeepL , Bing, Google ou Yandex.

Podes encontrar por bom preço no Black Friday (Novembro):

Epson TW650, TW5400, TW5600, TW5650 e TW5700 (recém-chegado)

BenQ W1050, W1090 e W2000

ViewSonic PX725HD

Acer V7500

Julgo que conseguirás desde 400 euros algum destes no Black Friday (não esquecer Amazon.de).

Não recomendo o Xiaomi Mijia MJJGTYDS02FM pois foi testado pelo Gregory e é mau!
https://www.passionhomecinema.fr/blog/index.php/23/01/2019/projecteur-dlp-xiaomi-mijia-mjjgtyds02fm/

NOTA - verifica o histórico de evolução dos preços no comparador Zwame (e outros que conheças).

O BenQ W1090 esteve a 400 euros em Junho-Julho 2020 na Amazon.de, creio.
https://comparador.zwame.pt/pesquisa/BenQ W1050, W1090 e W2000

O Epson TW5400 esteve a 500 euros em Agosto 2020 na Amazon.de ou Worten, creio.
https://comparador.zwame.pt/pesquisa/Epson TW650, TW5400, TW5600, TW5650 e TW5700

O Epson TW5600 esteve a 660 euros de 1-15 de Agosto 2020 em lojas nacionais... de acordo com outro comparador de preços em Portugal.
 
Última edição:
O BenQ W1090 esteve a 400 euros em Junho-Julho 2020 na Amazon.de, creio.
https://comparador.zwame.pt/pesquisa/BenQ W1050, W1090 e W2000

Um pequeno aparte sobre os preços assinalados nos gráficos históricos, nomeadamente nas Amazon. E no caso sobre os projectores da Epson, Benq e outros.

Há uns poucos meses, uns "brincalhões", conseguiram os dados de acesso de lojas desactivadas na Amazon e publicaram uma série de anúncios de produtos a preços de saldo. A "brincadeira" consistia em que assinalavam que os compradores, antes de efectivarem a compra, os contactassem através de um email que lá estava publicado para saberem se havia stock. Requerendo posteriormente que o pagamento fosse feito por via diversa à da Amazon. O resto é fácil de perceber...

Pelo que os gráficos de evolução dos preços podem apresentar preços mínimos irreais.

Benq W1090, novo, a 400 euros, infelizmente nunca existiu.
 
534,08€ - Benq W1090 (9 Setembro 2020)
Amazon Prime
https://www.amazon.de/s/ref=as_li_ss_tl?k=Benq W1090&__mk_de_DE=ÅMÅŽÕÑ&ref=nb_sb_noss_2&linkCode=ll2&tag=zwame03-21&linkId=6fbe08ec6ce1cd671b1c06f4edc924a3&language=en_GB

557,75€ - Epson TW5400 (25 Agosto 2020)
Loja nacional (?) noutro comparador de preços em Portugal

É necessária cautela com a Amazon, como diz o @pauloms...

Não será boa altura de desistir da tecnologia 1LCD LED (pouco fiável e barulhenta)... e dar o salto para a tecnologia DLP e 3LCD?
 
Última edição:
Que projetores têm 60Hz nesta categoria de preço, neste momento?
M9, Z9, S1080, M18, T26K e TD96.

Já saiu o teste do novo Touyinger M19K no canal Oniomania.
Achei a imagem demasiado escura... quando os dois atiradores correm no topo de um prédio (minuto 19:05 - 20:20)... no famoso vídeo de calibração da Philips Hong Kong.

Na minha opinião Thundeal TD96 (cinema... vêm-se os pelos no nariz da rapariga) e Touyinger Q9 (cinema e jogo) têm as melhores imagens do momento.

Você recomenda algum outro projector além do Touyinger Q9 para jogos? Tanto esse e o Thundeal TD96 tem restrição ao colocar no teto?
 
Um pequeno aparte sobre os preços assinalados nos gráficos históricos, nomeadamente nas Amazon. E no caso sobre os projectores da Epson, Benq e outros.

Há uns poucos meses, uns "brincalhões", conseguiram os dados de acesso de lojas desactivadas na Amazon e publicaram uma série de anúncios de produtos a preços de saldo. A "brincadeira" consistia em que assinalavam que os compradores, antes de efectivarem a compra, os contactassem através de um email que lá estava publicado para saberem se havia stock. Requerendo posteriormente que o pagamento fosse feito por via diversa à da Amazon. O resto é fácil de perceber...

Pelo que os gráficos de evolução dos preços podem apresentar preços mínimos irreais.

Benq W1090, novo, a 400 euros, infelizmente nunca existiu.

Na Amazon o problema é fácil de resolver. Comprar diretamente à Amazon sempre que possível. Como também é um marketplace quando é vendido e enviado por um terceiro é que pode acontecer o que referes. Se é enviado pela Amazon o truque que referes já não funciona.
Vai haver sempre alguém que tenta dar a volta ao sistema e a Amazon também vai sofrer disso mas é bastante fácil não cair. Quando se está a comprar na Amazon e depois se aceita pagar por fora parece-me claro que é ingenuidade das pessoas.
 
Você recomenda algum outro projector além do Touyinger Q9 para jogos? Tanto esse e o Thundeal TD96 tem restrição ao colocar no teto?
Tento acompanhar os testes dos avaliadores russos pois são minuciosos... e tendem a ser ignorados pelo mundo ocidental. Raramente pesquiso testes de outras marcas (inúmeras) não cobertas pelos avaliadores russos. Essas são facilmente investigadas pela generalidade das pessoas. O meu contributo é trazer conhecimento sobre novos projetores de referência que vos podem ter escapado.

Touyinger Q9 é o melhor para jogos neste momento.

Touyinger Q9
Correção Keystone: Correção 15° vertical, correção de keystone manual

Thundeal TD96 (básico)
Correção Keystone: Correção 15° vertical, correção de keystone manual

Thundeal TD96 (versão Android)
Correção Keystone:
Correção 50° vertical - correção de keystone manual (controlo remoto)
Correção 40° vertical - correção de keystone automático
Ajustamento trapezoidal de 4 pontos - correção de keystone manual

Especificações oficiais do Thundeal TD96
https://www.thundeal.com/full-hd-1080p-projector-td96-p00050p1.html

Conclusão: o Thundeal TD96 (versão Android) é o único que pode ser colocado sem restrição no teto, com qualquer adaptador/suporte.

Touyinger Q9 e Thundeal TD96 (básico) também podem ser colocados no teto, utilizando um adaptador/suporte telescópico. Serve para baixar o projetor até à posição ideal. Depois ele sobe para o teto. Alguém sabe o preço de um dispositivo desses?

NOTA - um adaptador/suporte telescópico para o Touyinger Q9 custa 25 euros (opção enviado da China). Não está disponível nos envios através da República Checa.

Consegues recomendar algum, mas que tenha WiFi e Bluetooth, sem ser com boxes porque não quero mais fios..
Obrigado
Esqueci de recomendar esta nova versão ThundeaL TD96A (Multi-Screen, WiFi... sem Android, Keystone manual +/- 15º). Não tem Bluetooth.
O review é do canal russo Oniomania... mas não recordo os detalhes desta versão.

NOTA - De qualquer modo, o Chromecast incorporado é inútil se não suportar 24p como o Chromecast2 (também não 24p) externo que se pode adicionar facilmente. Melhor são os dongles/players que suportam conteúdos 24p e 4k, reduzidos a FHD.

NOTA 2 - Esta versão está à venda na AMAZON por € 224.29
 
Última edição:
Você recomenda algum outro projector além do Touyinger Q9 para jogos?
As opiniões sobre o Thundeal TD96 divergem... a maioria dos avaliadores diz que a latência é adequada para jogos. Mas o canal Oniomania diz que a latência é inconstante. Pode ficar subitamente elevada e afectar alguns momentos cruciais do jogo. Deve ser possível optimizar o firmware no futuro.

Foi avaliado em 5 canais até ao momento. Quem fez mais testes nele (5) foi o SEMPro.

SEMPro
Ониомания
КИТАЙ RU
Alex SH - (avaliador incompetente)
Avis Express - Testeur High-Tech

O canal Avis Express - Testeur High-Tech tece grandes elogios ao Thundeal TD96.
É francês e mais fácil de entender pelos portugueses, presumo!

Thundeal TD96 - Dans mon TOP des projecteurs LCD 1080P

NOTA - A versão com WiFi (sem Android) está à venda na AMAZON por € 224.29

NOTA 3 - As ventoinhas não fazem um ruído estridente... é um barulho surdo (tranquilo e aceitável).
 
Última edição pelo moderador:
Versão internacional (perdeu as portas USB 3.0)

Xiaomi Formovie Dice - Dolby Audio e DTS HD (700 ANSI) Android 9 - Full HD DLP
 
Última edição:
EStive nos últimos dias a fazer mais uns testes com o Benq W1080ST. Experimentei com umas fontes de elevada qualidade, as quais não tive oportunidade de testar na altura com o Yaber Y30.

Posso dizer que este Benq é qualquer coisa de fantástico! Isto com fontes de boa qualidade é fenomenal. A claridade e o detalhe nas imagens é excelente.


No entretanto fiz também uns testes para o ecrã. TEstei um com um pano branco de linho ou algodão e o resultado foi mau. TAlvez pintado melhorasse, mas não me pareceu uma boa solução.
Experimentei também com uma folha de papel fotográfico mate white. Os resultados foram muito bons. Mas o papel não é lavável e pode-se rasgar.

Penso que a opção PVC é ainda a melhor.

Li também algures que os projectores que de origem tiverem um contraste nativo (não o dinâmico), devem usar ecrãs mate white. Não os cinza.
 
Última edição:
EStive nos últimos dias a fazer mais uns testes com o Benq W1080ST. Experimentei com umas fontes de elevada qualidade, as quais não tive oportunidade de testar na altura com o Yaber Y30.

Posso dizer que este Benq é qualquer coisa de fantástico! Isto com fontes de boa qualidade é fenomenal. A claridade e o detalhe nas imagens é excelente.
Quanto custou o Benq W1080ST... é novo ou usado?

Ando intrigado com telas que têm fibra de vidro. Valem alguma coisa?

[Ecrã de projetor de alta qualidade] Feito de material de fibra premium. Super anti-vinco. O ecrã do projetor não enruga/vinca quando dobrado e achatado, o que significa que pode dobrar o ecrã num tamanho compacto e depois colocá-lo na mochila, na mala ou gaveta até voltar a usá-lo.



O tecido Hx-820 reflexivo é excelente para quem usa o projetor durante o dia! Durante a noite é "ídem aspas". Parece a imagem de uma televisão.
Desvantagens:
- O projetor tem de ficar à altura da cabeça... ou pouco acima dela.
- O problema é o ângulo de visão ser 20º no máximo... há melhor?

Blitzwolf BW-VP1 / Tecido Hx-820 (durante o dia)

Tela projeção - Tecido reflexivo Hx820 (à noite)
https://www.youtube.com/watch?v=JZKdXGOLvKc

Análise Projetor Led BW-VP5 3800 Lumes Blitzwolf

Blitzwolf BW-VP5 - As cores são muito boas e o contraste também... mas a nitidez não alcança o patamar do Blitzwolf BW-VP1. Será questão de substituir a lente fresnel por uma de qualidade superior?
 
Última edição:
Quanto custou o Benq W1080ST... é novo ou usado?

Comprei-o usado, mas no estado de praticamente novo. Basicamente, foi vendido porque tem algumas partículas de pó no sensor, criando alguns blobs em imagens muito escuras.
Na verdade, antes dele chegar já tinha analisado como deveria proceder para remover essas partículas. O processo não é difícil. MAs após os testes iniciais verifiquei que afinal não era nada de especial e em 99.9% das imagens de um filme são completamente imperceptíveis. Pelo que deixei-o estar como está.

ESte modelo já vem com as calibrações ISF e parece que também é bom para gamers, pois tem um input lag baixo.

É curioso que o modelo que supostamente era para o substituir, BEnq W1210ST, parece ser inferior no global a este W1080ST. Pelo menos é o que é afirmado nos fóruns da especialidade.
 
Desmontagem - ThundeaL TD96W
Que tipo de montagem, que tipo de filtros se vê no vídeo.

Não tem filtros! Está bem concebido e minimiza a entrada de poeira. Em 3 meses de utilização não entrou pó!
 
Última edição:
No sei se aqui será o melhor sítio para perguntar mas aqui vai: tenho um xiaomi smart projector, e tem uma opção que não sei se é comum a todos os projectores ou não (é o meu primeiro projector), nas opções de imagem em "modo de luminosidade" tem "modo de visualização" e "modo de destaque".
Nao sei se é uma questão de tradução, mas não percebo bem o que é esse "modo de destaque". Quando o seleciono, a imagem fica com uma tonalidade meio verde e amarelada, horrivel para qualquer tipo de visualização.
Este modo serve para alguma coisa em particular?
 
No sei se aqui será o melhor sítio para perguntar mas aqui vai: tenho um xiaomi smart projector, e tem uma opção que não sei se é comum a todos os projectores ou não (é o meu primeiro projector), nas opções de imagem em "modo de luminosidade" tem "modo de visualização" e "modo de destaque".
Nao sei se é uma questão de tradução, mas não percebo bem o que é esse "modo de destaque". Quando o seleciono, a imagem fica com uma tonalidade meio verde e amarelada, horrivel para qualquer tipo de visualização.
Este modo serve para alguma coisa em particular?
O modo de destaque (Highlight mode) utiliza a potência luminosa máxima (lumens ANSI) de forma não calibrada. Causa sempre esse tom esverdeado. Não serve para nada... apenas para colocar um instrumento de medição à frente e gabarem-se que atinge 550-700 lumens ou algo parecido.

Sabes francês?
Tens aqui a resposta (o teu projector Xiaomi foi construído pela Fengmi... os menús são idênticos).

VERDICT TECHNIQUE

Bruit de fonctionnement :

Le nouveau Fengmi propose deux modes de puissance lumineuse : « Highlight et Movie ». Autant vous prévenir tout de suite, le premier et sa teinte verdâtre très prononcée ne sert absolument à rien dans la perspective d’une utilisation home cinéma. Donc, vous sélectionnerez obligatoirement le mode « Movie » qui a pour avantage d’être plus discret et avec une colorimétrie naturelle. Dans ces conditions, les 32dB mesurés ne viendront pas perturber le spectacle de votre film du soir.

Test Fengmi Wemax Smart DMD : l’avis de Grégory
29 juin 2020
https://www.passionhomecinema.fr/bl...test-fengmi-wemax-smart-dmd-lavis-de-gregory/
 
Última edição:
A melhor clareza e nitidez para jogos no 1LCD ThundeaL TD96, Xbox One S!

O teste de latência revelou alguma instabilidade. Mas não afectou adversamente os jogos testados com a Xbox One S no projetor ThundeaL TD96.

É o melhor projetor para filmes e jogos... neste momento.

Com descontos fica por 154 euros.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo