Projector como Televisão

portofino

Power Member
Viva pessoal.

É possível fazer uso de um projector, como uma televisão ? Portanto, usar o projector como se de uma televisão se tratasse. É possível liga-lo à TVCABO ? E quanto à vida do mesmo ? Não se estragar por estar muito tempo ligado ? Não tem um prazo de vida mais curto (as lâmpadas ou assim) ?

Abraço
 
É possível, sem dúvida.

Se tens uma Box, basta ligar a uma das saídas SCART um adaptador que te possibilite saídas S-Vídeo ou RCA (dada a qualidade do sinal da TVCabo, acho que até o RCA vídeo serve :( ), ligar o interruptor do adaptador para OUT, e ligar ao projector. Se não tens Box, ao menos precisas de uma tv para captar o sinal, e ligas o mesmo adaptador à saída scart da mesma, idem idem, aspas.

Quanto à vida... Bem, não acredito que diminua a vida da lâmpada per se, tirando o facto óbvio de teres o PJ ligado mais tempo para ver TV :)

Ter um projector é um compromisso. Eu comprei um projector budget para ver filmes em DVD e volta e meia ver a bola (e, no futuro, jogar Nintendo Wii :)) num écran gigante, com boa qualidade de imagem, e MUITO BARATO.
Mas para a utilização do dia-a-dia... É preciso ver se vale realmente a pena.
 
Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

Nao percebi o que é "o PJ ligado mais tempo para ver TV". Porque dizes que é um compromisso ? Porque razão é que dizes que é "preciso ver se realmente vale a pena" ? Pela questão do preço ? Logo que aguente anos, e a qualidade seja boa....Mas era mesmo isso que eu queria saber.

Se estiveres a dizer que preciso de ver pelo preço, acho que dou mais facilmente para isso do que para uma TV LCD, já que o preço pode atingir os mesmos valores. Logo que possa ver no dia-a-dia, prefiro ver num ecra grande do que numa TV pekena.

abraço
 
É daquelas coisas que são giras e tal mas ao fim de uma semana já estás farto pq requer pouca luminosidade na sala, a qualidade da imagem não é a mesma etc.. há uma série de limitações que inviabilizam o uso diário do projector. No entanto possível é, perfeitamente.
 
Boas eu posso falar pela minha experiencia,

Tenho um projector de gama que podemos designar de "baixa" um Infocus SP4805 e tem a função de tudo em um:

- TV Cabo
- Ver dvds
- Media Center
- Consola PS2

Ora faz tudo na perfeição, mas nao sendo um tv tens que ter pouca luz, de forma a que o mesmo consiga projectar em condiçoes. De forma a colmatar isso podes tentar ir para um com muitos ansi-lumens (brilho) pois conseguem tratar melhor da luz que entra na sala. Agora no que toca a resoluções no minimo aconselho-te 16:9 com resolução 854*480 ou 720*576 . Tem em conta que as lampadas no projector duram normalmente até um maximo de 2000 a 3000 horas. É so fazeres contas.

Cumpz.
 
Faço minhas as palavras do Morg2k2...

Além disso, clarifico a minha posição do projector ser um compromisso: é, realmente, uma solução low-cost para se ter uma boa e grande imagem a partir da fonte de vídeo que entendermos, mas é preciso obedecer a certos requisitos e ter noção das limitações:
- precisa de luz controlada (em minha casa consigo ver bem de dia, mas, tendo duas janelas na sala, tenho mesmo de fechar os estores mais perto da imagem projectada)
- como não o uso para ver TV, e só para filmes, e no futuro, para jogar, vou maximizar o que puder a vida da lâmpada. Mas, tenho de ter noção de que aquilo é um écran "descartável", e que, ao fim de uns 3 anos, vou ter de substituir a lâmpada, ou, dado que é um projector de gama baixa, comprar um novo (as lâmpadas andam pelos ~€350).

Eu paguei €450 por um écran que me enche uma parede, e, com luz controlada, tem uma imagem impecável. Com o triplo do dinheiro comprava um LCD ou um Plasma com uma imagem melhor, mais pequena, e mais durável. Acho que os benefícios, no meu caso, superam as desvantagens, mas cada um tem de analisar a sua situação.
Por exemplo, se tens uma sala com menos de 3 metros de distância de projecção, e fazendo as contas à distância de visionamento... É preferível abrir os cordões à bolsa e ir para uma HDTV :)

Espero ter ajudado!
 
Pois, o problema é mesmo a luminosidade. Porque o resto é so vantagens, sendo assim vou desistir da ideia, porque caso queira ver TV de dia com as janelas abertas, nao podia :)
 
Repara, para cinema em casa, eu acho que continua a ser a melhor opção custo/benefício.
Mas se uma das suas funções primárias vai ser mesmo ver tv... :|
 
boa tarde

e para quem tem cabovisao..sem box.. e televisao led sem tomada SCART?

é possivel fazer essa ligaçao entre,, a TV.. o conversor de sinal e o Projetor?

que aparelho posso usar para fazer essa conversao e onde adquirir?

cumprimentos
 
Podes comprar um sintonizador de TV que vai ligar a entrada VGA do projecto, arranja-se barato no ebay, ronda os 20€, mas a imagem tenho ideia que deixa um pouco a desejar
 
Podes ver perfeitamente algo no pj durante o dia com janelas abertas, agora nao vais e ter a mesma qualidade que tens no plasma ou no pj as escuras, mas da perfeitamente para ver, nos modos mais dinamicos (brilhantes) agora convem e teres um pj com bastante luminosidade ou idealmente um canhao de luz...!
Os valores referidos pelas marcas de luminosidade (e nao so) tem um valor muito residual pois e como o consumo declarado dos automoveis, e possivel mas em circunstancias que o comum mortal nao atinge e neste caso e igual, pois um pj calibrado tem os valores de luminosidade todos alterados, por ex compra se um com 1500 ansi lumen mas no modo cinema tem 600 e no modo dinamico, a nossa maneira, tera 1000....
Se nao tens box, compra um leitor vhs, gravador dvd ou outro tipo de sintonizador de tvs, e uma questao de tu procurares no ebay por ex.
 
estou a perceber mais ou menos a ideia.. portanto sintonizar os canais no video.. mas por exemplo o meu video apenas sintoniza 12 canais..

apenas posso visualizar esses 12 pelo projetor?

cump
 
E será que vale a pena pintar as paredes com cores escuras, como vejo por aí alguns bacanos fazer? É que não me apetecia mesmo nada.
 
escurecer as paredes e teto contribui em muito para a melhoria da imagem, principalmente a nivel de contraste agora isso depende de cada um, eu nem toquei na mesma, se nao te importares melhora a imagem mas tb estamos a falar de um bom pj full hd ou de um pj de 400€ com baixa resoluçao? Em todos ajuda mas no ultimo caso, nem vale a pena o trabalho....
 
No meu caso estou a pensar num full hd. Mas será apenas para filmes em HD pois tenciono manter o meu pana velhinho para ver TV.
É que até preciso de pintar a sala, mas tectos escuros, como já tenho visto????? Nah :nonono2:
Se a diferença não for muita preferia manter umas cores mais claras. Veem-se melhor as melgas. Que na minha zona há muitas. :-D
 
Ajuda pois as paredes e tecto assim absorvem muita da luz dispersa do pj mas se algo que nunca farias, nao te preocupes! Eu por acaso forrei a parede ao lado da tela (consegues ver nas fotos q coloquei no topico especifico) com papel de parede, antes de comprar o pj se nao teria forrado a parede do ecra, mas isso pq ja iria por papel...
 
Back
Topo