1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projector como Televisão

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por portofino, 23 de Novembro de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 16707)

1. portofino

portofino Power Member

Viva pessoal.

É possível fazer uso de um projector, como uma televisão ? Portanto, usar o projector como se de uma televisão se tratasse. É possível liga-lo à TVCABO ? E quanto à vida do mesmo ? Não se estragar por estar muito tempo ligado ? Não tem um prazo de vida mais curto (as lâmpadas ou assim) ?

Abraço

2. Plantaman

Plantaman Power Member

É possível, sem dúvida.

Se tens uma Box, basta ligar a uma das saídas SCART um adaptador que te possibilite saídas S-Vídeo ou RCA (dada a qualidade do sinal da TVCabo, acho que até o RCA vídeo serve :( ), ligar o interruptor do adaptador para OUT, e ligar ao projector. Se não tens Box, ao menos precisas de uma tv para captar o sinal, e ligas o mesmo adaptador à saída scart da mesma, idem idem, aspas.

Quanto à vida... Bem, não acredito que diminua a vida da lâmpada per se, tirando o facto óbvio de teres o PJ ligado mais tempo para ver TV :)

Ter um projector é um compromisso. Eu comprei um projector budget para ver filmes em DVD e volta e meia ver a bola (e, no futuro, jogar Nintendo Wii :)) num écran gigante, com boa qualidade de imagem, e MUITO BARATO.
    Mas para a utilização do dia-a-dia... É preciso ver se vale realmente a pena.

3. portofino

portofino Power Member

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

Nao percebi o que é "o PJ ligado mais tempo para ver TV". Porque dizes que é um compromisso ? Porque razão é que dizes que é "preciso ver se realmente vale a pena" ? Pela questão do preço ? Logo que aguente anos, e a qualidade seja boa....Mas era mesmo isso que eu queria saber.

Se estiveres a dizer que preciso de ver pelo preço, acho que dou mais facilmente para isso do que para uma TV LCD, já que o preço pode atingir os mesmos valores. Logo que possa ver no dia-a-dia, prefiro ver num ecra grande do que numa TV pekena.

abraço

4. portofino

portofino Power Member

é necessario a Sala escura para ver com um projector em condições ? Ou posso ver com luz ?

5. Gestalt

Gestalt Power Member

É daquelas coisas que são giras e tal mas ao fim de uma semana já estás farto pq requer pouca luminosidade na sala, a qualidade da imagem não é a mesma etc.. há uma série de limitações que inviabilizam o uso diário do projector. No entanto possível é, perfeitamente.

6. portofino

portofino Power Member

Pois, penso ser esse o único problema ser mesmo a luminosidade. Quanto à qualidade de imagem, penso que qq um acima de 800x600 já seja muito bom.

7. Morg2k2

Morg2k2 Power Member

Boas eu posso falar pela minha experiencia,

Tenho um projector de gama que podemos designar de "baixa" um Infocus SP4805 e tem a função de tudo em um:

- TV Cabo
    - Ver dvds
    - Media Center
    - Consola PS2

Ora faz tudo na perfeição, mas nao sendo um tv tens que ter pouca luz, de forma a que o mesmo consiga projectar em condiçoes. De forma a colmatar isso podes tentar ir para um com muitos ansi-lumens (brilho) pois conseguem tratar melhor da luz que entra na sala. Agora no que toca a resoluções no minimo aconselho-te 16:9 com resolução 854*480 ou 720*576 . Tem em conta que as lampadas no projector duram normalmente até um maximo de 2000 a 3000 horas. É so fazeres contas.

Cumpz.

8. Plantaman

Plantaman Power Member

Faço minhas as palavras do Morg2k2...

Além disso, clarifico a minha posição do projector ser um compromisso: é, realmente, uma solução low-cost para se ter uma boa e grande imagem a partir da fonte de vídeo que entendermos, mas é preciso obedecer a certos requisitos e ter noção das limitações:
    - precisa de luz controlada (em minha casa consigo ver bem de dia, mas, tendo duas janelas na sala, tenho mesmo de fechar os estores mais perto da imagem projectada)
    - como não o uso para ver TV, e só para filmes, e no futuro, para jogar, vou maximizar o que puder a vida da lâmpada. Mas, tenho de ter noção de que aquilo é um écran "descartável", e que, ao fim de uns 3 anos, vou ter de substituir a lâmpada, ou, dado que é um projector de gama baixa, comprar um novo (as lâmpadas andam pelos ~€350).

Eu paguei €450 por um écran que me enche uma parede, e, com luz controlada, tem uma imagem impecável. Com o triplo do dinheiro comprava um LCD ou um Plasma com uma imagem melhor, mais pequena, e mais durável. Acho que os benefícios, no meu caso, superam as desvantagens, mas cada um tem de analisar a sua situação.
    Por exemplo, se tens uma sala com menos de 3 metros de distância de projecção, e fazendo as contas à distância de visionamento... É preferível abrir os cordões à bolsa e ir para uma HDTV :)

Espero ter ajudado!

9. portofino

portofino Power Member

Pois, o problema é mesmo a luminosidade. Porque o resto é so vantagens, sendo assim vou desistir da ideia, porque caso queira ver TV de dia com as janelas abertas, nao podia :)

10. Plantaman

Plantaman Power Member

Repara, para cinema em casa, eu acho que continua a ser a melhor opção custo/benefício.
    Mas se uma das suas funções primárias vai ser mesmo ver tv... :|

11. boa tarde

e para quem tem cabovisao..sem box.. e televisao led sem tomada SCART?

é possivel fazer essa ligaçao entre,, a TV.. o conversor de sinal e o Projetor?

que aparelho posso usar para fazer essa conversao e onde adquirir?

cumprimentos

12. breakpulse

breakpulse Power Member

Podes comprar um sintonizador de TV que vai ligar a entrada VGA do projecto, arranja-se barato no ebay, ronda os 20€, mas a imagem tenho ideia que deixa um pouco a desejar

13. sabes com que come poderei procurar no ebay?

grato pela atenção

14. shiseido

shiseido Power Member

Podes ver perfeitamente algo no pj durante o dia com janelas abertas, agora nao vais e ter a mesma qualidade que tens no plasma ou no pj as escuras, mas da perfeitamente para ver, nos modos mais dinamicos (brilhantes) agora convem e teres um pj com bastante luminosidade ou idealmente um canhao de luz...!
    Os valores referidos pelas marcas de luminosidade (e nao so) tem um valor muito residual pois e como o consumo declarado dos automoveis, e possivel mas em circunstancias que o comum mortal nao atinge e neste caso e igual, pois um pj calibrado tem os valores de luminosidade todos alterados, por ex compra se um com 1500 ansi lumen mas no modo cinema tem 600 e no modo dinamico, a nossa maneira, tera 1000....
    Se nao tens box, compra um leitor vhs, gravador dvd ou outro tipo de sintonizador de tvs, e uma questao de tu procurares no ebay por ex.

15. estou a perceber mais ou menos a ideia.. portanto sintonizar os canais no video.. mas por exemplo o meu video apenas sintoniza 12 canais..

apenas posso visualizar esses 12 pelo projetor?

cump

16. seaman

seaman Power Member

E será que vale a pena pintar as paredes com cores escuras, como vejo por aí alguns bacanos fazer? É que não me apetecia mesmo nada.

17. shiseido

shiseido Power Member

escurecer as paredes e teto contribui em muito para a melhoria da imagem, principalmente a nivel de contraste agora isso depende de cada um, eu nem toquei na mesma, se nao te importares melhora a imagem mas tb estamos a falar de um bom pj full hd ou de um pj de 400€ com baixa resoluçao? Em todos ajuda mas no ultimo caso, nem vale a pena o trabalho....

18. seaman

seaman Power Member

No meu caso estou a pensar num full hd. Mas será apenas para filmes em HD pois tenciono manter o meu pana velhinho para ver TV.
    É que até preciso de pintar a sala, mas tectos escuros, como já tenho visto????? Nah :nonono2:
    Se a diferença não for muita preferia manter umas cores mais claras. Veem-se melhor as melgas. Que na minha zona há muitas. :-D

19. shiseido

shiseido Power Member

Ajuda pois as paredes e tecto assim absorvem muita da luz dispersa do pj mas se algo que nunca farias, nao te preocupes! Eu por acaso forrei a parede ao lado da tela (consegues ver nas fotos q coloquei no topico especifico) com papel de parede, antes de comprar o pj se nao teria forrado a parede do ecra, mas isso pq ja iria por papel...

Partilhar esta Página