1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Projectos de Aptidão Profissional/Tecnológica (PAP/Ts)

Discussão em 'Overclock, Projetos e Eletrónica' iniciada por N3RO, 18 de Setembro de 2008. (Respostas: 158; Visualizações: 124274)

1. PAP:mao robotica

Bom dia pessoal.

Estou no ultimo ano de um curso profissional de electrónica e automação e para acabar o curso tenho de apresentar uma PAP (pra quem nao sabe - projecto aptidao profissional).

Como PAP decidi fazer uma "mão robótica". Ja tenho algumas ideias de construção da mão. Tou a pensar usar uma corrente de mota, cada um dos dedos feitos por 3 elos da mesma corrente.

Tenho um "prototipo" muito basico, em que um elástico está entrelaçado pelos elos e ao ser puxado, os elos dobram tal e qual um dedo humano em 3 partes.

Pensei numa outra forma, que é apenas fazer dobrar o dedo em 2 partes, em vez das 3, e para isso pingava o ultimo elo (representante da ultima falange do dedo, a tal onde tao as unhas). Para isso tava a pensar usar um cilindro pneumatico (um com 1 entrada de ar e uma mola interna de abertura) com um curso de 7-10mm, com a "vareta" (penso que se chama assim aquela bara que entra e sai) presa a um elo. Em que quando o cilindro fosse activado, a vareta iria retractar-se e ao mesmo tempo puxava o elo, fazendo com que o dedo se fechasse.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre o projecto, tipo o que acham dele e como é que o fariam. Estou de momento a analisar varios metodos de construçao ate encontrar o mais viavel.

Agradeço a ajuda.

2. bruno_vale

bruno_vale Power Member

Duvidas sobre ligação de bluetooth

Estamos a trabalhar num projecto de A.P (12ºano), que consiste em construir um carro electronico. Este possui uma camara e queriamos estabelecer uma ligação entre essa camara(web cam) e um computador. Com os nossos conhecimentos apenas achamos possível o fazer através de bluetooth. Gostariamos de saber como fazer e se ha outras maneiras mais simples de o fazer.

3. Only

Only Power Member

Os componentes que usavos para "inaugorar" o nosso projecto para a pap sao dados pela escola ou sao comprados por nos?

4. Pergunta aos teus professores isso pode variar de escola pa escola e o material que a mesma possui por exemplo onde ando (ESDS) algum material a escola possui e pode emprestar, mas tudo o que faltar tenho de ser eu e o meu amigo de grupo a comprar.. por isso antes de pensar num projecto toma isso em consideração;)

5. Only

Only Power Member

Ok.
    Eu também so ando no 10º ano. xD

6. Ya td bem... até te digo que fazes bem começar a pensar uma ideia, pois nós chegamos ao 12º e ideias nem velas... Apesar de ainda ires aprender muita coisa podes começar a pensar em qualquer coisa e com o teu nivel de conhecimentos a aumentar vais na altura apresentar uma boa ideia com certeza. Não faças o erro que fiz fui pensar num projecto, revelá-lo a uma pessoa com quem pensava faze-lo mas como na vida apanhamos desiluzões e das grandes tudo aquilo foi por água abaixo e agora tive de pensar algo que fosse praticamente de raiz... por isso o meu conselho é: pensa e não reveles mesmo que te pareçam da máxima confiança vai melhorando a ideia conforme os teus conhecimentos e na altura fazes a proposta a um amigo de turma. No meu caso apesar de ter de pensar algo muito em cima da hora penso que afinal tudo o que aconteceu foi de bom
    pois tenho um projecto razoável e um amigo de grupo exelente.. por isso não lamento nem de perto nem de longe o que me aconteceu.. tou melhor ;)

7. Only

Only Power Member

Ja agora, aquilo é por grupos? Mais ou menos de quantos?
    Quanto tempo dura a Pap e como é que é/o que se tem que fazer?

Hum, eu nao estou a ter ideias do que fazer. Podes, se quiseres, dizer o que fizeste?

8. Bem na minha escola ESDS (pode variar de estabelecimento de ensino) a PAT (curso tecnológico da area de electrotecnia) tem sido feito todos os anos em grupos de dois escolhes quem achas que melhor te pode ajudar a desenvolver um bom projecto e neste caso não convém ir só pela amizade tambem pela competência pois a nota de projecto é nota de uma disciplina. O projecto desenvolve-se ao longo do ano lectivo no caso da minha turma temos de entregar as propostas até o inicio de Novembro para depois começar a desenvolve-lo a nivel teórico (esquemas, principio de funcionamento etc) e só no 3º Período vais passar á parte prática a nivel de ligações electricas. Finalmente no final do ano a PAT vai a avaliação de um juri que não pertence á escola. Neste momento é o que te sei dizer foi o que os meus profs me explicaram.
    Quanto à minha ideia... eu e o meu amigo de grupo apresentámos duas. Uma é realmente boa mas infelizmente pelo tempo ser pouco, o material ser tambem pouco e caro (para uma que se divide em duas) talvez não a possamos realizar. Seria perfeito se a dividise-mos em duas partes e o meu grupo fazia uma e outro grupo fazia a outra... falei com o meu profs se aceitavam e disseram sim mas infelizmente na minha turma não deve haver ninguem intressado e que consegui-se superar as nossas espectativas apesar de não nos impedir de fazer uma só parte mas com as duas mais completo ficava.. por isso voltando ao que intressa em principio e se não avançarmos com o projecto anterior vamos fazer uma Cidade Rodoviária e Ferroviária com limitadores de velocidade, semaforos, avisadores de peões, alimentado a paineis fotovoiltaicos que acumulavam energia nas baterias e envia-va para as partes electricas... basicamente um projecto de colegas do ano passado mas bastante melhorado esperamos nós....

Última edição: 20 de Outubro de 2008
  9. Only

Only Power Member

Mas..tipo..Entao o projecto é de dois (do grupo) e a nota vai ser para os do grupo a mesma, ne?

O que é que o juri vai lá fazer?

10. Only

Only Power Member

Ja agora, oq eu acham de um portatil a funcionar a energia solar?
    Acham uma boa ideia?

11. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Ora boas,

eu tive a dita cuja PAT este ano, e a única coisa em grupo que podes fazer para a PAT, PAP é estudar, pq a apresentação é individual, pelo menos a da minha turma e da turma do ano passado do 12º foram.

O tal projecto tecnológico é em grupo mas não é para apresentar, pelo menos eu n apresentei o meu. simplesmente foi feito e entregue ao professor encarregue daquela disciplina.

cumps

12. AlmaMater

AlmaMater Power Member

ya é isso mesmo.

Eu estou no curso de redes e escolhi um projecto que consiste na monitorização da rede da escola... o stress é arranjar o software (gratuito.. e completo)

13. Only parece que a forma de fazer o projecto e a PAT variam um pouco de escola para escola e claro de curso para curso. Pois o meu é tecnológico de electrotecnia/electrónica e há quem esteja em profissionais na área da informática.
    quantop ás tuas perguntas na minha escola o projecto tem uma nota depois os elementos têm outra podendo ser diferentes ou seja eu posso ter melhor ou pior nota que o meu colega de grupo.
    Por sua vez o juri como o nome indica vai avaliar a PAT simplesmente isso.
    Por ultimo tu vais ter que fazer dois trabalhos: um é o Projecto outro é a PAT podendo ser a PAT uma melhoria do primeiro (projecto)
    Deixo-te um link para o site da minha escola que contem os projectos e as PAT´s dos meus colegas do ano passado:
    http://esds.edu.pt/PAT/patele08.htm

14. Hokage

Hokage Power Member

boas, vinha pedir ajuda, num projecto que vou elaborar para a minha pap.Estou a pensar montar um pequeno LCD na parte frontal da minha torre, onde o LCD vai ligar.se a bord e mostrar as temperaturas de todos os componentes do computador, gostava de saber se alguem tem alguns sites de esquemas da montagem dos circuitos etc...

Cumprimentos Hokage ;)

15. Pedro18

Pedro18 What is folding?

já fizeram um projecto parecido aqui pela TZ..

procura na parte da electrónica ou pela galeria de projectos, de certeza que há cá disso.

cumps

16. Hokage

Hokage Power Member

encontrei 1 de um ao carro... andei a procura mas nao encontrei mais nada, se conseguirem arranjar qualquer coisa metam ai sff

Cumprimentos Hokage ;)

17. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

há muitos aqui na techzone. faz uma pesquisa que encontras ;)

Cumps

18. Neon_17

Neon_17 Power Member

olá pessoal eu este ano tambem vou ter de fazer uma pap
    estou no 12ºano num curso de programação de sistemas informáticos....
    o problemas é que os setores estão a sugerir que façamos ou um website ou um programa em vb ou outras linguagens de programação.....
    o que sugerem...?????

cumpz

19. Marco André

Marco André Power Member

Faz uma batalha naval :D

20. Neon_17

Neon_17 Power Member

nice idea....
    mas um bocado complicado!!!
    que linguagem de programação me aconselhas para fazer a batalha naval???

cumpz:D