Projectos de Aptidão Profissional/Tecnológica (PAP/Ts)

PAP:mao robotica

Bom dia pessoal.

Estou no ultimo ano de um curso profissional de electrónica e automação e para acabar o curso tenho de apresentar uma PAP (pra quem nao sabe - projecto aptidao profissional).

Como PAP decidi fazer uma "mão robótica". Ja tenho algumas ideias de construção da mão. Tou a pensar usar uma corrente de mota, cada um dos dedos feitos por 3 elos da mesma corrente.

Tenho um "prototipo" muito basico, em que um elástico está entrelaçado pelos elos e ao ser puxado, os elos dobram tal e qual um dedo humano em 3 partes.

Pensei numa outra forma, que é apenas fazer dobrar o dedo em 2 partes, em vez das 3, e para isso pingava o ultimo elo (representante da ultima falange do dedo, a tal onde tao as unhas). Para isso tava a pensar usar um cilindro pneumatico (um com 1 entrada de ar e uma mola interna de abertura) com um curso de 7-10mm, com a "vareta" (penso que se chama assim aquela bara que entra e sai) presa a um elo. Em que quando o cilindro fosse activado, a vareta iria retractar-se e ao mesmo tempo puxava o elo, fazendo com que o dedo se fechasse.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre o projecto, tipo o que acham dele e como é que o fariam. Estou de momento a analisar varios metodos de construçao ate encontrar o mais viavel.

Agradeço a ajuda.
 
Duvidas sobre ligação de bluetooth

Estamos a trabalhar num projecto de A.P (12ºano), que consiste em construir um carro electronico. Este possui uma camara e queriamos estabelecer uma ligação entre essa camara(web cam) e um computador. Com os nossos conhecimentos apenas achamos possível o fazer através de bluetooth. Gostariamos de saber como fazer e se ha outras maneiras mais simples de o fazer.
 
Os componentes que usavos para "inaugorar" o nosso projecto para a pap sao dados pela escola ou sao comprados por nos?
Pergunta aos teus professores isso pode variar de escola pa escola e o material que a mesma possui por exemplo onde ando (ESDS) algum material a escola possui e pode emprestar, mas tudo o que faltar tenho de ser eu e o meu amigo de grupo a comprar.. por isso antes de pensar num projecto toma isso em consideração;)
 
Pergunta aos teus professores isso pode variar de escola pa escola e o material que a mesma possui por exemplo onde ando (ESDS) algum material a escola possui e pode emprestar, mas tudo o que faltar tenho de ser eu e o meu amigo de grupo a comprar.. por isso antes de pensar num projecto toma isso em consideração;)

Ok.
Eu também so ando no 10º ano. xD
 
Ok.
Eu também so ando no 10º ano. xD
Ya td bem... até te digo que fazes bem começar a pensar uma ideia, pois nós chegamos ao 12º e ideias nem velas... Apesar de ainda ires aprender muita coisa podes começar a pensar em qualquer coisa e com o teu nivel de conhecimentos a aumentar vais na altura apresentar uma boa ideia com certeza. Não faças o erro que fiz fui pensar num projecto, revelá-lo a uma pessoa com quem pensava faze-lo mas como na vida apanhamos desiluzões e das grandes tudo aquilo foi por água abaixo e agora tive de pensar algo que fosse praticamente de raiz... por isso o meu conselho é: pensa e não reveles mesmo que te pareçam da máxima confiança vai melhorando a ideia conforme os teus conhecimentos e na altura fazes a proposta a um amigo de turma. No meu caso apesar de ter de pensar algo muito em cima da hora penso que afinal tudo o que aconteceu foi de bom
pois tenho um projecto razoável e um amigo de grupo exelente.. por isso não lamento nem de perto nem de longe o que me aconteceu.. tou melhor ;)
 
Ya td bem... até te digo que fazes bem começar a pensar uma ideia, pois nós chegamos ao 12º e ideias nem velas... Apesar de ainda ires aprender muita coisa podes começar a pensar em qualquer coisa e com o teu nivel de conhecimentos a aumentar vais na altura apresentar uma boa ideia com certeza. Não faças o erro que fiz fui pensar num projecto, revelá-lo a uma pessoa com quem pensava faze-lo mas como na vida apanhamos desiluzões e das grandes tudo aquilo foi por água abaixo e agora tive de pensar algo que fosse praticamente de raiz... por isso o meu conselho é: pensa e não reveles mesmo que te pareçam da máxima confiança vai melhorando a ideia conforme os teus conhecimentos e na altura fazes a proposta a um amigo de turma. No meu caso apesar de ter de pensar algo muito em cima da hora penso que afinal tudo o que aconteceu foi de bom
pois tenho um projecto razoável e um amigo de grupo exelente.. por isso não lamento nem de perto nem de longe o que me aconteceu.. tou melhor ;)

Ja agora, aquilo é por grupos? Mais ou menos de quantos?
Quanto tempo dura a Pap e como é que é/o que se tem que fazer?

Hum, eu nao estou a ter ideias do que fazer. Podes, se quiseres, dizer o que fizeste?
 
Ja agora, aquilo é por grupos? Mais ou menos de quantos?
Quanto tempo dura a Pap e como é que é/o que se tem que fazer?

Hum, eu nao estou a ter ideias do que fazer. Podes, se quiseres, dizer o que fizeste?
Bem na minha escola ESDS (pode variar de estabelecimento de ensino) a PAT (curso tecnológico da area de electrotecnia) tem sido feito todos os anos em grupos de dois escolhes quem achas que melhor te pode ajudar a desenvolver um bom projecto e neste caso não convém ir só pela amizade tambem pela competência pois a nota de projecto é nota de uma disciplina. O projecto desenvolve-se ao longo do ano lectivo no caso da minha turma temos de entregar as propostas até o inicio de Novembro para depois começar a desenvolve-lo a nivel teórico (esquemas, principio de funcionamento etc) e só no 3º Período vais passar á parte prática a nivel de ligações electricas. Finalmente no final do ano a PAT vai a avaliação de um juri que não pertence á escola. Neste momento é o que te sei dizer foi o que os meus profs me explicaram.
Quanto à minha ideia... eu e o meu amigo de grupo apresentámos duas. Uma é realmente boa mas infelizmente pelo tempo ser pouco, o material ser tambem pouco e caro (para uma que se divide em duas) talvez não a possamos realizar. Seria perfeito se a dividise-mos em duas partes e o meu grupo fazia uma e outro grupo fazia a outra... falei com o meu profs se aceitavam e disseram sim mas infelizmente na minha turma não deve haver ninguem intressado e que consegui-se superar as nossas espectativas apesar de não nos impedir de fazer uma só parte mas com as duas mais completo ficava.. por isso voltando ao que intressa em principio e se não avançarmos com o projecto anterior vamos fazer uma Cidade Rodoviária e Ferroviária com limitadores de velocidade, semaforos, avisadores de peões, alimentado a paineis fotovoiltaicos que acumulavam energia nas baterias e envia-va para as partes electricas... basicamente um projecto de colegas do ano passado mas bastante melhorado esperamos nós....
 
Última edição:
Mas..tipo..Entao o projecto é de dois (do grupo) e a nota vai ser para os do grupo a mesma, ne?

O que é que o juri vai lá fazer?
 
Mas..tipo..Entao o projecto é de dois (do grupo) e a nota vai ser para os do grupo a mesma, ne?

O que é que o juri vai lá fazer?

Ora boas,

eu tive a dita cuja PAT este ano, e a única coisa em grupo que podes fazer para a PAT, PAP é estudar, pq a apresentação é individual, pelo menos a da minha turma e da turma do ano passado do 12º foram.

O tal projecto tecnológico é em grupo mas não é para apresentar, pelo menos eu n apresentei o meu. simplesmente foi feito e entregue ao professor encarregue daquela disciplina.

cumps
 
Ora boas,

eu tive a dita cuja PAT este ano, e a única coisa em grupo que podes fazer para a PAT, PAP é estudar, pq a apresentação é individual, pelo menos a da minha turma e da turma do ano passado do 12º foram.

O tal projecto tecnológico é em grupo mas não é para apresentar, pelo menos eu n apresentei o meu. simplesmente foi feito e entregue ao professor encarregue daquela disciplina.

cumps

ya é isso mesmo.

Eu estou no curso de redes e escolhi um projecto que consiste na monitorização da rede da escola... o stress é arranjar o software (gratuito.. e completo)
 
Mas..tipo..Entao o projecto é de dois (do grupo) e a nota vai ser para os do grupo a mesma, ne?

O que é que o juri vai lá fazer?
Only parece que a forma de fazer o projecto e a PAT variam um pouco de escola para escola e claro de curso para curso. Pois o meu é tecnológico de electrotecnia/electrónica e há quem esteja em profissionais na área da informática.
quantop ás tuas perguntas na minha escola o projecto tem uma nota depois os elementos têm outra podendo ser diferentes ou seja eu posso ter melhor ou pior nota que o meu colega de grupo.
Por sua vez o juri como o nome indica vai avaliar a PAT simplesmente isso.
Por ultimo tu vais ter que fazer dois trabalhos: um é o Projecto outro é a PAT podendo ser a PAT uma melhoria do primeiro (projecto)
Deixo-te um link para o site da minha escola que contem os projectos e as PAT´s dos meus colegas do ano passado:
http://esds.edu.pt/PAT/patele08.htm
 
boas, vinha pedir ajuda, num projecto que vou elaborar para a minha pap.Estou a pensar montar um pequeno LCD na parte frontal da minha torre, onde o LCD vai ligar.se a bord e mostrar as temperaturas de todos os componentes do computador, gostava de saber se alguem tem alguns sites de esquemas da montagem dos circuitos etc...

Cumprimentos Hokage ;)
 
boas, vinha pedir ajuda, num projecto que vou elaborar para a minha pap.Estou a pensar montar um pequeno LCD na parte frontal da minha torre, onde o LCD vai ligar.se a bord e mostrar as temperaturas de todos os componentes do computador, gostava de saber se alguem tem alguns sites de esquemas da montagem dos circuitos etc...

Cumprimentos Hokage ;)

já fizeram um projecto parecido aqui pela TZ..

procura na parte da electrónica ou pela galeria de projectos, de certeza que há cá disso.

cumps
 
encontrei 1 de um ao carro... andei a procura mas nao encontrei mais nada, se conseguirem arranjar qualquer coisa metam ai sff


Cumprimentos Hokage ;)
 
boas, vinha pedir ajuda, num projecto que vou elaborar para a minha pap.Estou a pensar montar um pequeno LCD na parte frontal da minha torre, onde o LCD vai ligar.se a bord e mostrar as temperaturas de todos os componentes do computador, gostava de saber se alguem tem alguns sites de esquemas da montagem dos circuitos etc...

Cumprimentos Hokage ;)

há muitos aqui na techzone. faz uma pesquisa que encontras ;)

Cumps
 
olá pessoal eu este ano tambem vou ter de fazer uma pap
estou no 12ºano num curso de programação de sistemas informáticos....
o problemas é que os setores estão a sugerir que façamos ou um website ou um programa em vb ou outras linguagens de programação.....
o que sugerem...?????

cumpz
 
Back
Topo