Projectos de Aptidão Profissional/Tecnológica (PAP/Ts)

:hello: alguém me pode dar a estrutura da PAP

Como assim estrutura da PAP? A estrutura tem que ser feita por ti. Depende do tema que queres abordar. Na vossa escola não sei como funciona, mas eu quando acabei o meu curso, elaborei a parte prática e a parte teórica.

Usei como tema de PAP o Overclock & Cooling. Depois dentro deste tema, só tive que explicar o que é, em que consiste, o que podes e não mudar, vantagens e desvantagens, consumos, qual a configuração ideal tendo em conta performance/temperaturas/consumo energético, etc. Basicamente escolhes o tema, e elaboras o resto tendo em conta, ou aliás considerando que, nenhum do jurí presente na apresentação, percebe alguma coisa do que estás a falar.
 
Uma estufa automatizada

Dá uma vista de olhos aqui.

Não sei como é a tua escola, mas vou-te dar a minha opinião:
- Introdução ao tema, sobre o que vais falar.
- O que é exatamente?
- Para que serve?
- Vantagens e desvantagens?
- Qual a diferença entre outro tipo de estufas? O porquê de ser a melhor escolha?
- Que tipo de manutenção é necessária, de quanto em quanto tempo?
- Investimento, para a instalação e manutenção do equipamento? Será vantajoso financeiramente?
- Biografia
- Conclusão

Eu seguiria por esta ordem. Mas também qualquer coisa, tenho a certeza que os prof's da tua escola te esclarecem e te ajudam no projecto. Não me parece que vos vá deixar a toa. A não ser que sejam uma turma muito mal comportada :D
 
:lol: obgd pela ajuda mas uma pergunta a PAP e dividida em 3 partes e os materiais entram na introduçao ou no desenvolvimento

Que materiais? Os que precisaste para a parte prática?

É uma boa pergunta. Mas na opinião, iria colocar no desenvolvimento. Porque acho que não faça muito sentido, meteres na introdução, sem o jurí estar ainda muito a par do tema.

Nunca te esqueças apenas, de antes de dizeres o que fizeste, explicar o que é.

Sem perceber absolutamente nada de estufas automatizadas (ou até mesmo das normais), vou-te dar um exemplo: A estrutura A, tem que ter um motor, para fazer esta e esta função. E só mais à frente, depois de saberem que o motor tem que estar lá, explicas: Usei o motor XPTO, porque é isto e aquilo, e tem X vantagens em relação a outros, porque são Y.

Espero ter sido claro, assim como queria.
 
ajudar-me a realizar a teórica digamos assim

Nisso, dúvido que alguém te possa ajudar. Só tu vais saber, o que vais fazer, e o porquê. Elabora 1º um plano, de tudo o que vais fazer, entre prática e teórica. Do género de um esboço, para já saberes o que escrever, o que fazer, onde, e quando.
Depois de teres tudo estipulado, só te falta mesmo começar com o projecto, e ires adicionando as tuas experiências.

Um conselho, se se aplicar no teu caso. Antes da prova final, irás fazer do género de uma apresentação treino com o teu prof. Tem MUITA atenção, às perguntas que ele te fizer. Se forem bem colocadas, e perguntas interessantes, não esperes que o jurí te pergunte a mesma coisa. Remata logo com isso na apresentação. Quanto mais clara for a apresentação, melhor para ti. Tenta explicar sempre tudo muito bem, sem motivos para perguntas difíceis.

Foi assim que me safei da apresentação final :D

Boa sorte nesse teu projecto. Parece ser interessante.
 
Olá a todos :lol:, muito sinceramente era essa a minha ideia na altura em que fiz uma PAT (Prova de Aptidão Tecnológica) mas a ideia caiu por terra porque acho que fazer um modding/watercooling para se apresentar tem de ser uma coisa MUITO bem feita e trabalhada. No entanto, como já aqui vi um membro que fez um watercooling e ficou muito bom ,se for este o vosso objectivo se calhar é boa ideia.
Eu sou a favor de fazer um programa para fazer qualquer coisa, seja la o que for e penso que os professores do curso ficarão muito contentes e darão uma excelente nota.
Eu também não sou um pro na programação e na altura tive que me esforçar muito para fazer a PAT.
Bem, posto isto, o que criei foi um programa em Visual Basic que geria uma biblioteca.
Segue a introdução do meu relatório da PAT para descrever melhor o programa:

--------------------------------------------#--------------------------------------------------#-------------------------------------
Introdução

O objectivo final da PAT é a criação de um programa utilizando o software Visual Basic, com o objectivo de gerir toda a informação de uma biblioteca assim como os Sócios existentes na mesma.

O produto contém uma form para login, onde só os funcionários tem acesso ao programa através de uma Password e Utilizador fornecidas pela biblioteca.

O programa também permite inserir livros na base de dados bem como sócios, e fazer pesquisas na base de dados por utilizador ou livro.

O programa também permite a gestão dos pc’s existentes na biblioteca e contém uma base de dados em MySQL com os livros e os sócios, onde através de uma interface criada em Visual Basic se podem introduzir retirar e actualizar toda a informação.

Imagem do PRODUTO final: Clica
--------------------------------------------#--------------------------------------------------#-------------------------------------
No final obtive um belo 17 como nota :berlusca: e recebi bons elogios. NUNCA mas mesmo NUNCA copiem ou paguem para vos fazer o trabalho! (sim porque existe gente para tudo).

Ideias:
-Software para gestão de uma biblioteca;
-Projecto de rede com cablagem estruturada e até podem usar um software para a desenhar e explicar todo o funcionamento e configuração;
-Projecto de arduino, são tantos que nem tem conta;
-Pequenos projectos de electrónica como um carregador de telemóvel portátil (video de um que eu criei só para testar);
-Lembrei me agora de uma cena que me parece ser fixe: Criar tipo um manual de técnico de informática com resolução de diversos problemas, tanto a nível de software como hardware e neste podem adicionar vídeos e imagens como forma de suporte a quem esta a tentar resolver os problemas.
- Jogo das damas em VisualBasic (Este foi criado pelo Nuno, um grande amigo meu do curso, um abraço para ele :lol:)
- Website de uma loja informática onde era possível fazer compras e tudo mais e podem incorporar um live chat para os clientes exporem duvidas, etc (Este foi criado pelo Marco, outro grande amigo meu do curso, um abraço para ele :lol:).

O post já vai grande mas espero ter ajudado a quem por aqui passar ;).

Um bem haja a todos.
 
Boas, estava a pensar construir uma caixa/torre em madeira para montar um computador lá dentro, como projeto final de um curso profissional, alguém tem algumas dicas/conselhos que deva seguir e que me possam ajudar neste projeto?
 
Boa noite a todos
Estou no 12 ano e gostaria de fazer a pap com qualquer coisa de software (também aceito hardware)
Alguém tem ideias?
Comprimentos
 
Back
Topo