1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 10 de Dezembro de 2007. (Respostas: 546; Visualizações: 73077)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Este tópico tem o objectivo de permitir ao pessoal com projectos caseiros mostrar aqui as suas ideias. Já existem milhentos tutorials on-line com milhares de coisas, mas aqui podemos sempre consultar os autores para tirar dúvidas, trocar ideias e dicas para aperfeiçoar os nossos projectos.
    Daqui por uns minutos posto aqui o meu contributo com uma soft-box que estou a fazer e daqui por uns dias tenho os meus reflectores acabados. Sei que aqui no fórum há mais pessoas com projectos por isso tocar a partilhar.

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Softbox para compacta

Difusor para flash.

Material:
    - Cartão
    - Régua/Esquadro
    - Lapiz
    - Fita-cola
    - Tesoura/Xizato
    - Papel prateado
    - Papel vegetal ou outro material difusor

Procedimentos:

- Meçam o tamanho do vosso flash e desenhem um rectangulo num bocado de cartão. Depois desenhem as paredes da caixa. Atenção para não desenhar uma caixa demasiado grande pois pode passar para a frente da objectiva, ou não caber no sitio.

- Recortem os triângulos e separem-nos.

- Espalhem cola de baton em todas as paredes.

- Colem tudo numa folha prateada (pode ser papel de aluminio da cozinha). Tentem manter o papel o mais direito possivel para não ficar com rugas. Ajuda se esticarem o papel sobre uma mesa e colocarem as peças de cartão viradas para baixo.
    Enquanto esperam que seque podem colocar um livro pesado em cima para fazer alguma pressão.

- Recortar todas as peças com cuidado.

- Dobrar as pontas (fazer um pequeno corte nas costas para ajudar) e colar com fita-cola as bermas inclinadas.

(Tinha umas imagens para pôr aqui mas apaguei sem querer)

- Cortar um rectangulo de papel vegetal ou outro material difusor, deixando abas para a colagem. Dobrar as abas, colocar fita-cola e colar no difusor. Revestir o resto com fita adesiva e está feito.

FIM

Aqui ficam alguns testes com o meu relógio:

- Flash Baixo

- Flash Médio

-Flash Médio com difusor:

Espero que tenham gostado. Podia estar mais completo mas não tenho jeito nenhum para estas coisas.

Cumps ;)

Última edição: 11 de Dezembro de 2007
  3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Podias por uma foto disso montado na camera, por acaso via dar jeito...

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, eu ía pôr mas há um problema com isso: Tiro a foto com o quê? :p

PS: Tens a caixa de luz feita?

5. timber

timber Zwame Advisor

Tira a foto a um espelho ;)

6. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

Eu também tenho um difusor home-made, e acreditem, para macros é quase que indispensável, um teste:

SEM DIFUSOR:

COM DIFUSOR:

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem visto. Já ponho daqui a nada.

8. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

9. timber

timber Zwame Advisor

Fazes isso por passatempo ou és um vendedor eBay compulsivo?

Seja como for, boas fotos de produto.

10. cantara

cantara Power Member

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ou usas o espelho do Timber ou um telemovel :D

Ainda não, neste momento ando sem tempo nenhum para a acabar. (já que preciso comprar um spot luminoso e envolve alguma pesquisa no AKI ou leroy merlin...)

Depois posto novidades disso aqui :P

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Só há um problema com essa caixa de luz. Devia ser toda branca e ter algo a difunfir a luz da lâmpada em cima. Dá para ver reflexos no rato que não deviam lá estar.
    De qualquer forma, bom trabalho. :)

Edit: Já coloquei as fotos.

Última edição: 11 de Dezembro de 2007
  13. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

timber: passatempo mesmo =P.

Rui Marto: Se esse fosse o maior problema na altura =P. A minha luz era amarela, tive de fazer uns bons tweaks no WB. Agora já tenho outra, feita com k-line branco, papel difusor em cima e nos lados, e uma lâmpada branca. =) Poupa-vos tempo no photoshop se não fizerem isso à pressa. =)

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Por acaso também vou fazer a minha em k-line e madeira. Depois arranjo uns panos para fazer fundos de várias cores.

Já agora, que papel difusor é que usas? Eu tenho visto na net o pessoal a usar papel esquiço ou vegetal.

15. Kisai

Kisai Power Member

Já agora rui o que raios é K-line só encontro uma marca de cremes :P lol ^^

por acaso uma caixinha destas dava muito jeitito para certas brincadeiras :X bom projecto de natal :P tendo a maquina logo vejo como faço uma caixita difusora dessas também deve dar um jeito :D

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

K-line é uma placa de espuma com uns 3 ou 4mm revestida de ambos os lados com um cartão branco brilhante. É muito usado para se fazer maquetes. Qualquer boa papelaria deve ter isso.

Comprei uma ontem para fazer dois reflectores (falta-me o dourado) e vou comprar outra para fazer a caixa de luz.

O único problema é que cada placa custa 7€ +- mas são bem grandes. Assim a olho parece quase 4 folhas A3, que acho que é equivalente a um A1.

17. caraguatatuba

caraguatatuba Power Member

projecto interessante esse do rui, tenho de testar em casa quando tiver tempo
    :007:

18. rott

rott Power Member

parabéns pelo projecto do difusor de flash do Rui Marto, está muito bem explicito e deve ser bastante útil

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E onde compraste isto? Eu meti uma cartolina branca para o fundo.

Que lâmpada vais usar?

20. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

Rui, papel vegetal é muito bom para difundir sim!

destr0yer, em qualquer papelaria decente compras k-line. Eu comprei na Papelaria Fernandes, no Cascaishopping, mas se não quiseres gastar dinheiro (que é justamente o propósito dos DIY), a cartolina branca serve muito bem.

A luz, se quiseres algo mais in-budget, convém que compres lâmpadas DAYLIGHT, que dão luz mesmo branca. A minha é uma Philips economic Daylight 14W, parece pouco mas não é, custou 7€, gasta menos energia e dura anos. Podes sempre comprar algo mais potente, para ter mais liberdade, mas esta para mim está-me óptima.

Partilhar esta Página