1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pc Completo Projekt 1000euros

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por God_Like, 28 de Abril de 2009. (Respostas: 65; Visualizações: 3486)

1. God_Like

God_Like I fold therefore I AM

Ora boas pessoal!

Venho aqui vos pedir uma ajuda para fazer um pc de 1000 euros para gastar só na torre para o meu irmão que estuda cinema, ele não joga, portanto era uma coisa para trabalho(edição de video em força). Eu ja fiz um esboço mas como tou um pouco desactualizado, peço a vossa opinião. mas depois surge a duvida que: Será melhor macintosh? Eu acho que não mas eu sou suspeito. ora de seguida vou responder ao questionario da praxe.

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    1000 €uros

2) Quando vais comprar o computador?
    O mais rapidamente possivel

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    b. Se não, indicar as principais utilidades
    Trabalho, Captura de video/Edição de video em força serão as tarefas mais pesadas
    5) Marca de processador
    b. Intel
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Que dure o maximo de tempo possivel

7) Preferes alguma marca?
    Não

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador
    c. I7 (o melhor em termos de desempenho por enquanto, certo?)
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

b. Nvidia

i. Single card

c. Single card mas possível CF ou SLI no futuro? possivelmente não
    10) Memórias
    b. DDR3
    11) Motherboard

a. ATX

iii. Gaming (Performance para trabalho, não é bem gaming)
    12) Disco Rigido
    a. Só 1 disco
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    vi. 1 TB
    13) Drives

c. Gravador de DVD

14) Necessitas de Fonte?
    Sim

15) Necessitas de Caixa? (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Sim, Nox Saphira - Simples e barata

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Não

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Preferencia fisica mas aqui em bragança não ha nada de jeito, la vai ter que ser online

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não(desde que não seja burla)

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    firewire

20) Vais fazer Overclock?
    Não

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    A montagem do CPU mete-me algum receio devido aos pinos serem frageis

Fim do Questionário

Ora aqui está o esboço que efectuei:

:kfold:

Última edição: 7 de Junho de 2009
  2. cmrosado

cmrosado Power Member

Meter um sistema desses numa caixa dessas é quase sacrilégio. Esta que te indico alem de ser muito boa tem uma entrada para Firewire à frente. Caso aches muito cara tens mais baratas a Cooler Master Elite 334 ou a Antec 300. Nox Saphira é que não...
    A placa gráfica que escolheste é mais indicada para jogos (é a ideal para jogos). Esta que escolhi tem um cooler passivo logo é 100% silenciosa. Tambem não há vantagem em ir para a P6T.
    Não sei bem se a gráfica que escolhi será a mais indicada. Parece ter mais saídas que uma placa profissional. Placas de jogos há imensas alternativas mas profissionais é só esta: Placa Gráfica PNY nVidia Quadro FX580 - 512 Mb PCIE
    http://www3.pny.com/NVIDIA-Quadro-FX-580-P2799C365.aspx
    Este tipo de placas utiliza-se mais em programas de arquitectura, não sei até que ponto são indicadas para edição de video, em particular o tipo de utilização que o teu irmão pretende (e que eu não sei qual é).
    Se calhar até podia ser mais barata que a 9600GT (HD4650 ou HD4670). Andei a investigar e deixo alguns links no final do post. A placa profissional só consome 40W pelo que optando por essa a fonte pode ser mais fraca (Corsair 450W ou outras mais baratas).
    Não seria melhor para vocês uma loja no Porto? Sabes que programas ele utiliza ou que tipo de utilização é? É para ligar a um monitor ou a uma TV?
    Tentei montar um PC silencioso:

Caixa Atx Cooler Master Dominator 690 Preta
    Fonte Corsair CMPSU-VX550W 550W
    Motherboard Asus P6T SE Skt1366
    Processador Intel Quad Core i7 920 - 2.66 Ghz Box Skt1366
    Dissipador Processador Artic cooling Freezer 7 PRO (PWM)
    Kit 3 x 2 Gb G.Skill DDR3 PC12800 - 1600 Mhz PI TT
    Placa Gráfica Gigabyte Geforce 9600 GT Silent 512 Mb PCIE
    Disco Duro Samsung 1 Tb "F1" 7,200 Rpm 32 Mb Sata 2
    Gravador Asus DRW-22B1LT 22x LightScribe DL Sata Preto/Cinza

http://www.videoguys.com/Guide/C/DI...iting/0x4aebb06ba071d2b6a2cd784ce243a6c6.aspx
    http://pcworld.uol.com.br/dicas/200...-escolha-a-ideal-para-voce/paginador/pagina_3
    http://www.baixaki.com.br/info/1632-como-funcionam-e-como-escolher-uma-placa-de-video-para-voce.htm
    http://www.videoforums.co.uk/perfect-video-editing-pc/
    http://www.videobr.pro.br/forum/viewforum.php?f=75

Última edição: 28 de Abril de 2009
  3. cmrosado

cmrosado Power Member

A questão fundamental é que gráfica escolher e para isso é preciso saber exactamente o tipo de utilização que o teu irmão faz.
    Disseste que ele estuda cinema. Se o que ele precisa é de montar sequências de imagens, tipo cortar e colar, a gráfica não entra na equação. Se é para converter entre formatos tambem será tarefa do processador e da ram.
    Como disse fiz uma pesquisa mas confesso que acabei por não perceber bem a importância da placa gráfica. Uns dizem que pode ser a mais básica possivel pois grande parte das tarefas são feitas pelo processador. Placas de 50-60€ já têm saída para dois monitores, DVI e HDMI.
    Outros ao trabalharem com programas especificos encontram diferenças entre por exemplo uma 9600GT e uma HD4850 ( http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=75&t=8302&st=0&sk=t&sd=a&start=15 ). Outros ainda defendem a utilização de placas profissionais como as mais indicadas (não percebi bem para quê).
    Penso que dependerá acima de tudo do tipo de utilização. Isso é que irá determinar a gráfica mais adequada. Uma GTX275 é a placa recomendada para uma boa configuração para jogos. Tem os defeitos de ser cara, de consumir imensa energia e de aquecer imenso. Caso queiras optar por uma placa cara de jogos o meu conselho é a GTX260 que é silenciosa, consome bastante menos que a GTX275 e é mais fresquinha. No entanto se o que ele precisa é de fazer montagem de cenas parece-me a mim que é dinheiro mandado à rua. Qualquer 9500GT ou HD4550 faz isso com a mesma qualidade. Estas placas mais baratas, consomem menos energia e normalmente encontram-se versões com cooler passivo o que faz com que sejam 100% silenciosas.

Eu optei pela motherboard P6T SE pois permite por coolers socket 775 que são mais baratos que os 1366, o que fiz com o intuito de montar um PC silencioso. Caso não tenhas interesse em colocar um cooler para o processador tambem não precisas dessa motherboard. Podes optar por esta http://designpconline.com/product_info.php?cPath=38_429&products_id=9195 que tambem é de uma boa marca e é uns trocos mais barata.

Última edição: 29 de Abril de 2009
  4. God_Like

antes demais muito obrigado pelas respostas bastante estruturadas e bem feitas! vou tentar falar com ele para apurar isto

:kfold:

ps: em relaçao a grafica meti a gtx 275 pk é bastante performante para jogos e logo pensei que pa video tambem era(pura nn00biçe minha) sabia a existencia dessas quadros... mas como so vi da 1800 pa cima axei mt louco no preço e nem sequer fui ver essas porque pensei k fosse mesmo preço. em relação aos perifericos seguintes(monitor etc), vai comprar mas pediu-me só para ja isso, 1000 só torre, depois o resto

Última edição: 29 de Abril de 2009
  5. God_Like

Os programas a utilizar com o pc são o adobe premiere, abobe after effects, adobe audition, photoshop, nuendo e programas desse gênero. A placa de captura é muito importante por causa da captura de vídeos, da adição de efeitos na imagem e essas coisas. A placa de som também é importante. Não sei a importância da placa de vídeo.

6. cmrosado

cmrosado Power Member

Andava a pesquisar por causa da placa de captura quando encontrei isto:

http://www.deskshare.com/Resources/articles/vem_ConfigurePCfor_VideoEditing.aspx

O que não falta são boards com Firewire. Precisarão mesmo de placa de captura?
    Os efeitos são depois feitos com software.
    Em relação à placa de som a mesma coisa. As board já têm um som jeitoso, ao contrário do que acontecia há uns anos, chamado de HD Audio. O som de uma placa de som será melhor ainda assim mas julgo que terá mais a ver com a qualidade de reprodução do que com a edição propriamente dita.
    A questão é que para comprar essas duas placas dentro dos 1000€ poderá ter que se desistir do sistema i7 ou então fazer alguma ginástica orçamental: cortes na caixa, fonte, disco ou gráfica por exemplo.

Sem placa de captura:
    Cooler Master Dominator RC-690 - 75€
    Corsair VX550W - 82€
    Asus P6T SE - 193€
    Intel Core i7 920 - 263€
    Arctic Cooling Freezer 7 PRO - 18€
    OCZ PC12800 6GB Platinum Low-Voltage CL7 (3x2GB) DDR3 - 100€
    Sapphire Radeon HD4670 512Mb DDR3 (PCI-E) HDMI - 83€ (Com cooler passivo)
    Samsung 1Tb 7200 RPM S-ATA2 32Mb - 82€
    Sony Nec DVD+-R/RW Sata - 23€
    Creative Sound Blaster X-Fi Titanium PCI-E Bulk - 70€

988€

Este tópico é interessante: http://techreport.com/forums/viewtopic.php?f=33&t=66027

Última edição: 20 de Maio de 2009
  7. horus19

horus19 Power Member

8. God_Like

a questão é que firewire ate no meu pc actual tenho, mas é assim, eu não consigo passar video de uma Sony TRV33E a mais de 720*576pixeis para o pc, sendo uma miniDV a "megapixel". uso o windows movie maker para fazer import do video. será normal essa resolução?

+... tambem experimentei com uma cam de filmar toda profissional que o meu irmão requisitou na univ. da covilhã e tambem não captura a mais de 720*576pixeis. será isso normal? por isso referi a placa de captura dedicada.

aguardo resposta, cumps e :kfold:

9. God_Like

quanto a configuração é assim eu acho bastante equilibrada para a necessidade, mas agora com a recente noticia da intel a "matar" os core i7, não sei se valerá a pena tar a investir num sistema que se vai tornar "obseleto" ou se valerá a pena investir de qualquer forma na config i7 visto k irá desaparecer ou se vale muito a pena esperar um pouco e ir para o i5 que subtituirá o i7, aguardo resposta, :kfold:

10. cmrosado

cmrosado Power Member

Os i7 são os melhores. A não ser que esteja nos vossos planos fazer upgrades com regularidade (falo do CPU) acho que faz todo o sentido ir para o i7. Seria a minha escolha.
    Em relação à captura não te sei ajudar mas posso dizer-te que podes acomodar a entrada de uma placa de captura na configuração mudando a fonte para a OCZ Stealthxstream 600W. Alguns dos preços dessa configuração já mudaram, pelo o menos o do processador.

11. dacosta89

dacosta89 Banido

12. RSC

RSC Power Member

Não papagueiem asneiras de fanboys ATI... O socket 1366 não vai "morrer". O que se fala é que no ano que vem, e isto ainda não foi confirmado por ninguém ligado à Intel, a Intel irá descontinuar os i7 920/950. Ou seja, mesmo que isto se confirme, para socket 1366 ainda permanecem vários processadores, nomeadamente o i7 975, o Xeon W3520, Xeon W3540 e o Xeon W3570. Destes 4 processadores, o Xeon W3520 (2.66GHz) e o Xeon W3540 (2.93GHz) preenchem perfeitamente o lugar deixado vazio pelos i7 920 e 940, na mesma gama de preços e oferencendo performance igual (e até ligeiramente superior).

Além disto tudo, a Intel vai lançar no futuro o Gulftown (Nehalem 6 cores, 32nm) para socket 1366, que em princípio será compatível com as motherboards 1366 actuais.

Edit: Vejam lá se descobrem as diferenças...

Intel® Core™ i7-920 Processor (8M Cache, 2.66 GHz, 4.80 GT/s Intel® QPI)

Lithography 45 nm
    Max TDP 130 W

Processor Number i7-920
    # of Cores 4
    Clock Speed 2.66 GHz
    L2 Cache 8 MB
    Intel® QPI Speed 4.8 GT/s
    # of QPI Links 1
    Instruction Set 64-bit
    Core Voltage 0.800V-1.225V

Max Memory Size 24 GB
    Memory Types DDR3-800/1066
    # of Memory Channels 3
    Max Memory Bandwidth 25.6 GB/s
    Physical Address Extensions 36-bit

Tcase 67.9°C
    Package Size 42.5mm x 45mm
    Die Size 263 mm2
    # of Transistors 731 million
    Sockets Supported FCLGA1366

Intel® Xeon® Processor W3520 (8M Cache, 2.66 GHz, 4.80 GT/s Intel® QPI)

Lithography 45 nm
    Max TDP 130 W

Processor Number W3520
    # of Cores 4
    Clock Speed 2.66 GHz
    L2 Cache 8 MB
    Intel® QPI Speed 4.8 GT/s
    # of QPI Links 1
    Instruction Set 64-bit
    Core Voltage 0.800V-1.225V

Max Memory Size 24 GB
    Memory Types DDR3-800/1066
    # of Memory Channels 3
    Max Memory Bandwidth 25.6 GB/s
    Physical Address Extensions 36-bit

Tcase 67.9°C
    Package Size 42.5mm x 45.0mm
    Die Size 263 mm2
    # of Transistors 731 million
    Sockets Supported FCLGA1366

Última edição: 8 de Junho de 2009
  13. God_Like

mas resta saber se as mobo's do i7(p6t se em causa) dao po xeon, ya o socket é igual, mas a minha mobo tb é 775 e no entanto não da pa core2duo/quad se é que me faço entender

14. RSC

RSC Power Member

Dão para os Xeon, sim. Na maioria das boards basta um update para a última BIOS para suportarem os Xeon socket 1366.

15. God_Like

fiz um refresh na config. acho k vou comprar tudo na global data, será que os componentes tao bons, ou o k alteravam?

+55.36€ do noctua nh-u12p se 1366 k m eskeci de acrescentar http://globaldata.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=NCT013

note-se que tirei a placa x-fi porque se precisar meto-a depois (senão serve a onboard)

k axam pessoal?

16. cmrosado

cmrosado Power Member

17. RSC

RSC Power Member

Um Caviar Green para disco de sistema? :rolleyes:

18. God_Like

Última edição: 10 de Junho de 2009
  19. cmrosado

cmrosado Power Member

Nas memórias acho que devias ir para estas GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ PI (CL8)

Se não explicas porquê acabamos por não saber das tuas razões para achares que não é uma boa ideia.
    Pelo menos no boot do sistema parece tão mau como o outro: http://techreport.com/articles.x/16472/5 sendo que o Samsung que ele escolheu parece melhor.

Última edição pelo moderador: 11 de Junho de 2009

Partilhar esta Página