[Projeto] Blue Orb: ACTUALIZADO!(controlador de ventoinhas simples e grelha frontal)

hey calma, e que tal substituir essa do meio por uma turbine da aerocool, fazia mt melhor desempenho

é só uma ideia

cumps


aquela fan foi de borla e já tem fluxo de ar a mais para o k a caixa aguenta, por uma coisa com mais fluxo so vai misturar todo o fluxo existente na caixa, pois iria entrar muito mais ar que akele k a caixa tem capacidade de extrair,

e na minha opinião dar + de 6€ por uma fan é um roubo! essa k falas custa quê? 16€?

é k tipo para quê por uma fan super cara e barulhenta a bufar ar lá para dentro? se com uma fan da noisebloker por 5,5€ super silenciosa tens o mesmo, ou como neste caso, ainda um melhor resultado?

o k interessa é criar um fluxo de ar na caixa k consiga renovar o melhor possível o ar lá dentro, extraindo o ar quente e metendo ar "fresco", e muitas fans com grande fluxo de ar não traduzem em melhores temps, eu tava preocupado com isso e fans aqui e fans ali na minha caixa e de momento tenho o CPU com 33% de OC e apenas tenho a fan do cpu, do ***** e da fonte de alimentação ligadas, nem a grafica tem fan e com temps k fico :O de momento 29º no CPU e a única coisa k ouço é a rotação do disco rígido lool xD

e nesta caixa do meu primo ao principio até assustava as temps, o CPU em idle chegava aos 50ºC!!! :O e pus-me a meter fans aqui e ali, ele já tinha 6 fans na caixa e apenas um ganho de 5ºC, apesar de com a fan do CPU a menos RPM mas mesmo assim muito barulhenta... então pus mãos à obra pois para quê meter mais fans se a caixa não "deixava" o ar entrar nem sair?

após as modificações, com um objectivo de melhorar as temperaturas e não só o aspecto estético. agora ele tem temps muito melhores, óptimas se formos a ver o CPU que é, com metade das fans... e já k estavamos com a mão na massa também mudamos o aspecto... não custava nada

e com praticamente 0€ de custo, apenas no acrílico e na conta da luz para ligas a rebarbadeira lool :004:


não digo k isto seja regra, mas nas experiências que tenho levam-me a pensar assim ,e cm não tenho a possibilidade de andar a gastar 10 e 15€ só numa fan... vou fazendo estas modificações nas caixas que até encontrar outra solução, é a maneira mais rentável e eficiente de refrigerar o PC...

e também... não é que eu seja velho, ainda vou a caminho dos 20, mas também ja tive 15 anos e percebo bem a vontade k temos de querer por o nosso PC todo bonito para mostrar e não sei o kê... mais neons e mais isto e aquilo, para o por todo "bonito"... para uma coisa k está no quarto... humm... só damos valor a essas cenas durante um mês depois queremos la bem saber disso, e o melhor aspecto que podemos dar a uma caixa quase de certeza que não é o melhor para as temps da mesma...


cumps
 
tens tda a razao eu é ke vi essas fans noutro projecto i... porke nao dar uma sugestao ao darkbullet?

nao tenho kualker experiencia com estas fan(aerocoll turbine) nem sabia ke eram assim tao barulhentas(ia comprar)!!!!

cumps

eskulpa la kualker koisita mas era so na boa intençao, i obrigado por alertares ke akelas fans eram barulhentas, ja agr ondev« vais arrnjar noiseblockrs a esse preço?

cumps
 
tens tda a razao eu é ke vi essas fans noutro projecto i... porke nao dar uma sugestao ao darkbullet?

nao tenho kualker experiencia com estas fan(aerocoll turbine) nem sabia ke eram assim tao barulhentas(ia comprar)!!!!

cumps

eskulpa la kualker koisita mas era so na boa intençao, i obrigado por alertares ke akelas fans eram barulhentas, ja agr ondev« vais arrnjar noiseblockrs a esse preço?

cumps

eu sei ond podes comprar as 4.50€ 1 ou 2 na me lembro
 
aki ta a lateral mais elaborada... comentem...

2004286798350503781_rs.jpg


pena nao ter imprimido as maos a branco... se foxxe possivel ficaria melhor em contras-t com a luz azul

2000170304803714080_rs.jpg
 
que tal pintar o frame das maos com tinta reagente a UV, e qd tivesse o neon ligado via-se muito melhor as maos

ha aí no forum um modd em que pintaram um dragao na lateral com o tal verniz UV e fica altamente
 
actualização

bem, a tempos k ka nao venho... e tenho umas coisas novas pa mostrar... tais como:

decidi por uma ventoinha a frente na caixa, e para tal comprei uma rede pa proteger os dedos dessa mesma:

2002830282454010330_rs.jpg

aki ta!!!

cortei a rede a medida do buraco... :
2001059518266572204_rs.jpg

ai ta...

depois fix uns suportes pa ventoinha, a ventoinha xia pa caraças, por isso aproveitei e fix o meu controlador :D simples e eficaz k passo a mostrar mais a frente...

2000247872940379750_rs.jpg

cortei um suporte k tinha da termalteke, as abas...
(espero k o antigo dono deste suporte nao fike chateado) :D ele anda por ai... :D :D

colokei a fan no devido lugar...
2004741239932801068_rs.jpg

aki tambem da ppa ver o LCD ke tenho a frente...
2005508417536479279_rs.jpg

mais uma vista de olhos a fan, agora vista de tras, ( dentro da caixa )!

vista final:
2006203694159522050_rs.jpg

um bocado mal vista :P

(daki a uns dias vou postar aki o meu controlador (ou amostra de controlador k eu mesmo fix)
mas simples e eficaz... nao percam o proximo episodio... te depois pessoal... e comentem
 
controlador de ventoinhas por selecção de tensão

não é preciso ser um estudante de electrónica (como eu :)) para fazer um simples controlador de ventoinhas...
Eu optei por fazer um simples por selecção de tensões as quais as ventoinhas vão funcionar... através de interruptores de três posições...
MAX - 12V (posição 1)
Desligado (posição 2)
MIN - 5V (posição 3)

comecei por soldar duas fixas de alimentação...
e as fixas onde irão ligar as ventoinhas...
2005257129278560843_rs.jpg


soldei os tres fios para um potenciometro de tres posições...
para testar o meu esquema :)...
2003440710626068327_rs.jpg

o esquema funcionou
(não liguem a desarrumação)

aqui estão mais alguns potenciómetros já soldados, e a vista das fixas das fans

2006074772513766097_rs.jpg


agora vejamos as soldaduras, eu tremo um pouco (a favor) não se riam das soldaduras :P

2006006459868008080_rs.jpg

(também não da pa ver muito bem... :P)

e aqui temos o aparato final:

2006027312352447479_rs.jpg


tem ali um botão, de um potenciómetro, mas aquilo esta so a fazer feitio...

bem... aos menos entendidos do assunto, se precisarem do esquema de ligações avisem...

cumps
 
Back
Topo