Projeto c/ ard. - Bateria/motor driver, etc

Olá pessoal, eu estou fazendo um projeto com arduino nano, queria a ajuda e conselho de vocês.
Itens que estou utilizando:
Controlador - arduino nano
Motor driver- 2x MX1508 2 Channel DC motor driving (comprei, mas não sei a eficiencia e estou na duvida se vale a pena)
Motor - 3x micro motor 120mA e 1,6A stall. (em 6V)
Sensores - 2x ultrassonico HC-SR04
Bateria - 4 pilhas AA 1,5V Duracell ( 4 pilhas para um motor driver, mais 4 para o outro e mais 4 para o arduino)
Não sei se vale a pena, mas as outras baterias são muito caras ( uma Lipo de 2200mAh 25C vi por 100 reais!!!), estava pensando em usar NiCd, mas a que tenho é de 5V e não sei quantos Amperes, se alguem puder sugerir alguma bateria boa, de qualidade e com custo-beneficio bom agradeceria)
 
Última edição:
Podes substituir as pilhas por pilhas recaregáveis NI-MH.
Com estas não precisarias de 12 pilhas, 5 ou 6 podem ser suficientes para alimentar tudo.
O arduino nano tem regulador de tensão por isso a tensão de alimentação Vin pode ser maior que 5V
 
Podes substituir as pilhas por pilhas recaregáveis NI-MH.
Com estas não precisarias de 12 pilhas, 5 ou 6 podem ser suficientes para alimentar tudo.
O arduino nano tem regulador de tensão por isso a tensão de alimentação Vin pode ser maior que 5V
Obrigado Diogoc pelo conselho!!
Mas como os motores são 6V, se o arduino mandar 5V a potencia dos motores vai ser menor que a media, o que pode não ser muito satisfatorio. Além de descarregar mais rapido ja que eu iria usar 6V apenas para dois motores, 6V apenas para o arduino e 6V para um motor, estou certo ?
Se alguem puder me ajudar me mostrando quanto tempo duraria +ou- as pilhas eu agradeceria.
 
As pilhas NI-MH durariam mais que pilhas "normais", daí não ser necessário tantas.

O driver é que vai alimentar os motores por isso não interessa se o arduino é de 5V.
Se por exemplo os drivers forem alimentados com 12V, essa é a tensão que vai para os motores.
 
As pilhas NI-MH durariam mais que pilhas "normais", daí não ser necessário tantas.

O driver é que vai alimentar os motores por isso não interessa se o arduino é de 5V.
Se por exemplo os drivers forem alimentados com 12V, essa é a tensão que vai para os motores.
Mas nesse caso a bateria se esgotaria rapidamente, já que vou usar apenas 1 para tudo ? Como posso saber o quanto vai durar a bateria, tipo, quantos volts e amperes iria consumir ? (Amperes eu ja sei, so nao sei volts como funciona o consumo).
Obrigado pela ajuda diogoc
 
Back
Topo