1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Projeto de Rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zebisnaga, 16 de Maio de 2018. (Respostas: 11; Visualizações: 222)

1. Boas pessoal, bem eu neste momento tenho um projeto em maos em que o objetivo é criar uma rede num centro de saude.
    Esse centro de saude só tem 2 pisos.
    O primeiro piso tem 4 salas com 3 tomadas rj 45 cada uma, 3 salas com 4 tomadas rj 45 e uma zona tecnica com os servidores.
    No segundo piso existe 1 sala com 6 tomadas rj 45 , outra com 5 tomadas rj 45 e por fim um laboratorio com 11 tomadas rj 45 .
    É pedido que ambos os pisos comuniquem por subnet e no segundo piso terá de haver wireless para a ligaçao de pelo menos 20 portateis...
    Eu já fiz todo o esquema das subnets e dos endereçamentos, já sei tambem os servidores que vou usar, só nao estou a conseguir desenhar a rede ...
    A meu ver, eu poria um switch de 48 portas no 1º piso, outro switch de 48 portas no 2º piso, ligava o segundo switch a um router que iria fazer de wireless e ao mesmo tempo de firewall
    O que acham?

Obrigado

2. profissional

profissional Power Member

Para mim isso cheira-me a possíveis futuros problemas entre o router e servidor DHCP que suponho que irá instalar.
    A utilização de um router no segundo switch só para fazer firewall ao wireless, e estar a atribuir IPs aos mesmos, penso que isso já deve ser mantido pelo próprio servidor, que irá dar segurança aos 2 switchs e a todas as ligações. Em vez de router, optar por bons APs (dependendo da dimensão doespaço a alcançar o wireless, poderá necessitar mais que 1.

3. pois, eu estava a pensar em usar ou um router ou um access point ...
    em relaçao ao servidor dhcp, nao penso criar nenhum até porque o router faz esse mesmo trabalho se eu quiser ... claro que ainda nao sei se opto por um access point ou um router
    tenho na mesma de ter um router se quiser ter ligaçoes exteriores (atençao, isto é opçao, no projeto nao é obrigatorio ter internet mas convem)

4. reise

reise Power Member

A minha sugestão seria:
    • switch (ubiquiti ou microtik) em cada piso ligados entre si por fibra
    • dependendo da área no 2º piso, 1 ou 2 APs da Ubiquiti
    • router com a ligação à internet ligado a um dos switchs para partilhar a internet
    O router, visto que ainda tens alguns utilizadores simultaneos convem que seja de qualidade para fazer de firewall, dhcp, etc sem ter problemas de performance.

Se é um serviço público não deverias contratar uma empresa para te dimensionar isso? Os cabos e fichas RJ45 já estão instalados?

5. profissional

profissional Power Member

Sempre tudo irá depender do que pretende fazer, utilizar, que serviços irá dar aos utilizadores...
    Normalmente numa rede é minha preocupação a expansão, tanto a nível de serviços como a nível de rede. Se for permitido a utilização de servidores, poderá no futuro ajudar quando decidirem fazer alterações por exemplo nos acessos que cada um tem aos serviços, configurações de VPNs, etc. Se utilizar simplesmente um router, dito para serviço comercial só para aceder à internet, depois estará preso às configurações que este permite.
    O mesmo acontece com os switch. O facto de ter uma rede com 20 utilizadores projetados, não significa que vou comprar um switch com 24 portas... No mínimo vou pensar na expansão futura da rede é meter um de 32. (Já dei assistência a muitas redes em que chegando ao bastidor vejo que não tenho espaço para rigorosamente nada... Então tenho de andar a esticar cabos pelo chão, e colocar um switch numa sala para atender as novas necessidades).

6. Boas, este projeto nao é fisico, é tudo lógico ... é para uma disciplina num CET, porem, tenho na mesma de fazer como se fosse para um projeto fisico, ou seja, orçamentos, segurança, expansao, etc
    Consigo entender perfeitamente a tua sugestao e fica bastante em conta a meu ver, mas ligavas o AP ao switch do segundo piso por exemplo?

7. Percebo o que queres dizer com a expansao e faz sentido visto que uma empresa pode ter neste momento 10 pc's + 5 impressoras de rede, no entanto, de um dia para o outro pode expandir e a rede terá de ser refeita ... fica guardado na memoria esse exemplo " fazer com que haja sempre margem de manobra para possiveis expansoes "

Obrigado

8. reise

reise Power Member

Pensei que era mesmo um projecto! :)
    Sim ligava, dependendo de como vais dividir em termos de subnet para poderes ter acesso aos servidores do wifi. Se não houver divisão em termos de IP é indiferente aonde ligas pois tudo tem acesso a tudo.

9. a parte da wi-fi para possiveis portateis nao entra na subnet, é uma rede distinta ^^
    no entanto pensso que um AP seria bom no segundo piso, o que achas?

10. Kain

Kain Power Member

Ponto importante: pelos vistos vais ter pelo menos duas subnets diferentes( uma para wireless e uma para os restantes equipamentos). As duas vão ser completamente independentes?

11. Boas, 2 subnets (1º piso , 2º piso) e uma rede distinta sem subnet (wi-fi).
    mas boa pergunta ... visto que o wi-fi só irá servir para os portateis e nao para os outros equipamentos ...

12. Mas ya, parece-me a mim que vao ser independentes ... no enunciado nao ha referencia da sua dependência, logo, penso que sim

Partilhar esta Página