[Projeto] Waterchiller TEC

Isso sao muitos termos de eletronica , contudo acho que já percebi , ou seja aconselhas a meter um mosfet com uma margem maior ?

Aquela resistencia no mosfet é necessaria ? se sim meto uma de quanto ?

Em relaçao ao octo, o que lhe faço ? Deixo ali ou deito-o ao lixo ?

Desde já obrigado pela ajuda
 
12728822_1043580902331121_2090351563826484189_n.jpg



12715348_1043592985663246_5246027363514979474_n.jpg


12715395_1043593328996545_2283313544786584861_n.jpg



fiz as ligaçoes, e esta a funcionar.

Contudo quando ligo o peltier direto a fonte tenho melhores resultados que quando ligo com o arduino

@senso o mosfet nem me aquece muito
 
Última edição:
Apensar de ainda nao ter chegado os blocos para montar , parece me que apenas um bloco e a agua a correr cheira me que o peltier de tanta potencia ali vai ser desnecessária , porque acho que a agua nao vai ter tempo de absorver a temperatura do peltier.

Por isso esta semana que vai entrar espero que os blocos cheguem e alem disso vou fazer uma alteraçao.

1ºCriaçao de uma caixa para lhe poder de aplidar de waterchiller para meter as coisas dos peltiers todas la dentro , apartida usarei a carcaça de uma ups.





seguindo essa ideia.
Meter o peltier de maior potencia a dissipar o reservatorio e vou meter dentro , nada mais nada menos que um cooler de uma gpu dentro .

Previsao do loop:

Bomba-Peltier lado frio - Cpu-rad- 2º peltier lado frio - gpu -rad-res

Está semana que vem vou fazer os testes do peltier de 300W no reservatorio com o cooler e ja deixo aqui os resultados.

Falta-me ainda ligar as fans dos rads ao arduino para desligarem quando ativar os peltiers.
Vou receber um h50 para ver o maximo de watts que aquilo consegue dissipar para ter uma ideia de que cooler comprar.
 
Última edição:
estive estes dias a fazer uma especie de reservatorio para testar o decrescimo de temperatura, se for muito significativo e ponderar meter um peltier no reservatorio mando fazer um em acrilico todo bonitinho , este foi feito com acrilicos que tinha cá por casa.



Para alem disso , fiz alteraçoes tambem a nivel do arduino, vou meter na frontal da caixa um lcd com as informaçoes dos peltiers ,comprei um sensor para o arduino para poder saber a termperatura da agua do loop.

E vou ter tres botoes ,Quando pressionado :

1º Ligara todos os peltiers a 100% independentemente das temperaturas do cpu .
2º Colocará todas as fans dos radiadores e caixa a 100%
3º Desativa o sistema de peltier ou seja o arduino continua a controlar as ventoinhas todas mas mesmo que a temperatura do cpu seja superior ao estipulado ele nao me ligará os peltiers
 
Última edição:
Compra um par de sensores de temperatura, dado que tens água, um par de ds18b20 em mangas metálicas isoladas, são facilimos de usar com o arduino, têm alta resolução/precisão e assim podes implementar um sistema de monitorização/segurança não vá o peltier passar-se.
 
Por acaso esq
Compra um par de sensores de temperatura, dado que tens água, um par de ds18b20 em mangas metálicas isoladas, são facilimos de usar com o arduino, têm alta resolução/precisão e assim podes implementar um sistema de monitorização/segurança não vá o peltier passar-se.
por acaso esquecime de informar mas ja tinha comprado os sensores, porque tambem comprei um lcd e vou la colocar as temperaturas do cpu da gpu e da agua do sistema
 
este com o arduino vai ser eficiente.
o teu se for um waterchiller a serio , só o reservatório ocuparia muito espaço
 
o teu se for um waterchiller a serio , só o reservatório ocuparia muito espaço

se percorreres com atenção esta secção, vais ver que há +/- 11 anos eu tinha um waterchiller que o reservatório não tinha mais de litro e meio de metanol, e a temperatura rondava os -30 na serpentina e uns -22 na base do bloco (maso).

O meu sistema pelo que vejo, não era muito maior que o teu, e a nível de eficiência era muito superior.
foi também nessa altura que deixei de usar peltier's.
 
apesar da efeciencia acho que os waterchillers com compressor ficam mais caro , eu tenho ca um e ja tentei criar um waterchiller mas pelo que li precisa se de muitas ferramentas especiais etc fiz as contas e sai-a me mais caro, e depois é o espaço que ia ocupar e o barulho.
 
Reservatorio em acrilico transparente ja a fazer , deixo um esboço de como vai ficar.
Falta arranjar maneira de encaixar o cooler de baixo no dh-15.

Comprei uma versao mais barata do DH-15 que nao inclui fan nenhuma , e meti fans de 120mm que cá tinha para nao me sair muito caro
 
Última edição:
Back
Topo