[Projeto] Waterchiller TEC

Já tenho as peças de acrilico à medida ver se este fim de semana já o monto.
Tive que arranjar umas placas de cobre porque a base do cooler é de 4x4cm e o peltier é de 5 por 5cm ou seja 1cm ali estava a mandar calor para o res, assim uma placa de cobre no meio e já resolve o problema .

Tambem recebi esta semana :
-10 Mosfets com capacidade de 50A , vai dar para controla centenas de Ventoinhas
-LCD para colocar na frente da caixa com as informações.
-potenciómetro para regular as ventoinhas .

Agora prevejo algumas semanitas a bater teclas no codigo para meter isto tudo a funcionar .

Ando aqui com a pulga de empilhar um segundo peltier e ficar com dois de 400W a 12V vai debitar +/- 625W...
 
Última edição:
Falta ainda chegar :


-Botoes para colocar tambem na frente da caixa para poder controlar manualmente caso necessario .
-cabos para estas ligaçoes todas no arduino .
-Sonda para ler as temperaturas da agua , vai ser inserida no reservatorio .


Em relaçao ao acrilico vou polir porque nas laterais traz mais um cm porque esqueci me de tirar a e espessura dai ter ficado desacertado . mas de resto está tudo direitinho .
Logo ou amanha ja deixo fotos.
 
13115411_1089532364402641_1667957791_n.jpg


Primeiros testes ao reservatório.

falta me dar uma limpeza ao reservatório porque ainda tem ali bocados de silicone colados.
a parte de cima da caixa colei duas placas de 4mm para aguentar com o peso do nhd15 e do cooler da grafica , uma de 4mm nao me parecia suficiente para aguentar .
Vou tambem fixar o cooler da grafica em varios pontos e tambem recorrendo a silicone para dar resistência a parte de cima da caixa.
 
13115411_1089532364402641_1667957791_n.jpg


Primeiros testes ao reservatório.

falta me dar uma limpeza ao reservatório porque ainda tem ali bocados de silicone colados.
a parte de cima da caixa colei duas placas de 4mm para aguentar com o peso do nhd15 e do cooler da grafica , uma de 4mm nao me parecia suficiente para aguentar .
Vou tambem fixar o cooler da grafica em varios pontos e tambem recorrendo a silicone para dar resistência a parte de cima da caixa.
a imagem não dá para ver :(
 
Boas nao tenho dado atualizaçoes , mas o projeto tem andado , para a frente .
já levou bastantes alteraçoes.
Já tenho o reservatorio feito e já tenho alguns testes com um de 300W , contudo já mandei vir estes dias um segundo para empilhar e ter 600W
já despachei o noctua para meter um Watercooling custom para o lado quente vou optar por watercooling , já chegou alguns componentes para o watercooling, tambem já chegou as placas para fazer as ligações todas soldadas para o micro controlador.
O sistema para a agua nao condensar já está a funcionar.


Esta semana chega a thermal grizzly conductnout para o lado quente dos peltiers .
Agora ando a sondar as caixas mini-itx para meter o sistema todo dentro para ficar uma coisa bonita , e existe umas bem bonitas por 40€







Aquilo ali ao lado do bloco e uma sonda d18s20
 
Última edição:
Boas nao tenho dado atualizaçoes , mas o projeto tem andado , para a frente .
já levou bastantes alteraçoes.
Já tenho o reservatorio feito e já tenho alguns testes com um de 300W , contudo já mandei vir estes dias um segundo para empilhar e ter 600W
já despachei o noctua para meter um Watercooling custom para o lado quente vou optar por watercooling , já chegou alguns componentes para o watercooling, tambem já chegou as placas para fazer as ligações todas soldadas para o micro controlador.
O sistema para a agua nao condensar já está a funcionar.


Esta semana chega a thermal grizzly conductnout para o lado quente dos peltiers .
Agora ando a sondar as caixas mini-itx para meter o sistema todo dentro para ficar uma coisa bonita , e existe umas bem bonitas por 40€







Aquilo ali ao lado do bloco e uma sonda d18s20

Deixo já aqui umas das possiveis caixas , ainda nao decidi :

o verclockers.co.uk/silverstone-sst-sg05bb-lite-sugo-usb-3.0-black-ca-351-sv.html

o verclockers.co.uk/silverstone-sugo-sg13b-mini-itx-chassis-black-ca-403-sv.html

o verclockers.co.uk/raijintek-metis-black-mini-itx-case-ca-010-rt.html

o verclockers.co.uk/phanteks-enthoo-evolv-itx-mini-itx-chassis-black-ca-025-pt.html

(Adicionei um espaço entre o O e o V para o forum nao bloquear )

isto agora so uma questao aqui á parte.... sera que com esse sistema daria para utilizar a agua fria arrefecida pelo peltier arrefecer o lado quente? tipo um loop se é que me faço entender
 
isto agora so uma questao aqui á parte.... sera que com esse sistema daria para utilizar a agua fria arrefecida pelo peltier arrefecer o lado quente? tipo um loop se é que me faço entender
eu pensei nisso ao inicio , mas repara o peltier retira temperatura da agua ,logo a seguir estas a adicionar , ou seja a coisa vai ser igual a agua teoricamente ia ficar +/- a mesma temperatura, porque lembra te do lado quente aquece imenso
 
O peltier não é mágico, o peltier é uma bomba de calor que adiciona ao lado quente o seu próprio TDP, ou seja, se tens um peltier de 100Watts e usas o lado frio para arrefecer o quente em poucos minutos tens água a ferver..
 
O peltier não é mágico, o peltier é uma bomba de calor que adiciona ao lado quente o seu próprio TDP, ou seja, se tens um peltier de 100Watts e usas o lado frio para arrefecer o quente em poucos minutos tens água a ferver..

Eu agora vou empilhar dois , um para arrefecer o de baixo , ou seja 600W , mas já mandei vir 2 radiadores para o loop dos peltiers
 
Vais vale meter em paralelo, o peltier de cima vai ter de dissipar o load todo do loop mais os 300Wats do outro peltier, cheira-me a silicio tostado, para além de que vais estar a dissipar 600Watts só dos peltiers, só isso vai-te obrigar a um valente radiador ou dois.
 
Vais vale meter em paralelo, o peltier de cima vai ter de dissipar o load todo do loop mais os 300Wats do outro peltier, cheira-me a silicio tostado, para além de que vais estar a dissipar 600Watts só dos peltiers, só isso vai-te obrigar a um valente radiador ou dois.


Sim vao ser dois de 240mm , e um de 120mm apartida (já cá tenho ) , eu meti dois peltiers para ser mais rapido a agua arrefecer , porque se nao demora me +/- 7 minutos a chegar entre 5 e 0º

Já agora é uma boa questão de teste, os dois em paralelo ou empilhados?

Segundo uma analise teórica , e segundo o que sei de peltier , com eles empilhados , consigo temperaturas mais baixas ao fim mas vou ter que ter mais poder de dissipação .
Com os peltiers em paralelo consigo as mesmas temperaturas contudo mais rapidamente as alcanço.

peltier104.gif


Tambem já varias pessoas relatarem que o consumo com eles ligados em serie é mais reduzido e a eficiência é maior ,vou testar quando tiver o material todo .
 
Última edição:
Boas pessoal , entre ferias e trabalho nao tenho tido muito tempo, mas o projeto tem andado devagarinho .

-Já fiz os encaixes para o bloco dos peltiers.
-Já estou a receber algumas peças de watercooling para o loop dos peltiers, deixei o opção do cooler a ar .
-Já tenho liquido anti congelante e liquido da ek para fazer a mistura .

Agora ando a ver as mini itx com suporte para radiadores.

Opçoes :

https://goo.gl/D7XVFE

https://goo.gl/zxH1vY

https://goo.gl/AXh1eP

https://goo.gl/rLcxu7

https://goo.gl/fuoMzm

https://goo.gl/tSr33W
 
Última edição:
Cooler Master Elite 130 Mini ITX Case - Black , é uma boa caixa. É a que uso no PC principal.

Muito robusta e dá para o material todo. Tem é atenção à fonte que lá vais meter, convém ser modular.
 
Cooler Master Elite 130 Mini ITX Case - Black , é uma boa caixa. É a que uso no PC principal.

Muito robusta e dá para o material todo. Tem é atenção à fonte que lá vais meter, convém ser modular.
Apartida dificilmente conseguirei uma mini itx sem mods que leve radiadores, a minha ideia era pelo menos meter um radiador de cada lado , e tambem nao queria gastar muito dinheiro.

Estou muito inclinado para estas duas :

-Satellite Micro-ATX Cube Case - Black
-Cooler Master Elite 130 Mini ITX Case

a vantagem da satellite é ser quase metade, e consigo com uns mods espero eu meter dois rads de 240 de lado dois de 120 na parte da frente e na traseira .

A da cooler master é mais comprida dá me mais espaço para meter todo material dentro e talvez consiga dois rads de 360 nas laterais
 
Última edição:
Pessoal usar dois TEC de 30A perfazendo 720W dois rads daqueles de 240mm baratos do ebay chegariam ?
@senso dá ai uma ajuda que percebes da cena :D

e dois de 240mm no ebay sai me entre 35/40€ os de 360 já é uma diferença de preço enorme , se for necessário o de 360 mais vale meter da ek

Porque acho que vou optar por uma Cooler master HAF 915R , já com suporte para rad , para nao andar a fazer "buracos" nas outras.
 
Última edição:
Pessoal usar dois TEC de 30A perfazendo 720W dois rads daqueles de 240mm baratos do ebay chegariam ?

Depende da espessura do rad, fpi e velocidade das ventoinhas. Se os rads forem de 45mm com 30fpi deve ser o suficiente, agora se forem de 30mm com 10 fpi ficas pelos 200w deltas por cada rad o que é pouco.
 
Depende da espessura do rad, fpi e velocidade das ventoinhas. Se os rads forem de 45mm com 30fpi deve ser o suficiente, agora se forem de 30mm com 10 fpi ficas pelos 200w deltas por cada rad o que é pouco.
eles nao tem grandes caractristicas anunciadas , mas 20€ já com duas fans nao é má opçao em termos de preço .
Link

a caixa de largura tem 228mm se meter dois rads desses , por 40€ fico com 170mm +/-.

Se arranjar um rad de 60mm de 360 fico melhor servido e tenho mais espaço .
 
Última edição:
Tem lá escrito que são de 18fpi, se forem de 60mm de espessura sem as fans como eles têm lá no desenho então com 18fpi parece ser boa aposta pelo preço e penso que nesse caso fica adequado.
 
Então o desenho deles está lá para engrampar o comprador, sendo assim são de 45mm de espessura com 18fpi com dois deves andar nos 600w e picos delta. Penso que seja uma boa aposta pelo preço se tencionares usar as ventoinhas incluídas, mas tem em atenção que os canais são em alumínio se misturares com blocos cobre natural a corrosão vai ser acentuada.
 
Back
Topo