1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Prolog em Mac OS X

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por mpLopes, 19 de Setembro de 2006. (Respostas: 29; Visualizações: 5787)

1. mpLopes

mpLopes Power Member

Ora bem..
    o Swi-prolog é fixe e tal mas é na consola.

ninguem conhece algum programa com interface que grafica para programar em prolog?e mesmo que use por baixo o prolog para interpretar nao faz mal.. nao quero é ter a consola aberta:s

cumps.

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

eu devo arranjar o SICStus nos próximos dias, mas acho que também é na consola...

3. mpLopes

mpLopes Power Member

estou a achar caricato que respondas aos meus posts e que tenhas as mesmas dificuldades que eu.
    facilmente se percebe que estudas me Braga na UM, em LESI.
    lol..

infelizmente fui informado hoje que serei obrigado a usar esse programa. fico descontente se é na consola..:s

Cumprimentos.

4. Fork

Fork What is folding?

Olha outros lool

Eu tb queria qq coisa para ter o SWI em modo mais grafico. Consolas irritam-me, so mesmo o GCC vai la bem.

5. Rui_Carlos

a parte da UM está correcta, a de LESI é que não!!!
    ando em MCC!

6. WackyMac

WackyMac Power Member

xiiiii...é so pessoal da UM por aki...lol..me 2:p quanto ao prolog...eu uso o swi tb...já trabalhei em sicstus pra RC mm nakela de experimentar e nao gostei.queixa-se muitas vezes quando nem tinha necessidade,lol...o swi rola sempre.quanto á interface gráfica tb nao encontrei nada...peace

7. mpLopes

mpLopes Power Member

vou ter agora RC. e é obrigatorio usar o sicstus..ainda nao experimentei..vou pegar nisso agora a ver o que da..

bota UM nisso..=)

8. [N]

[N] Power Member

Bem, bem... mais UM ao barulho com Prolog em OS X. Desde 2006 ainda não saiu nada análogo ao SWI-Prolog para Win? É jeitoso o programa. Em OS X só consola mm. Alguém conhece?

9. ruimoura

ruimoura Power Member

OMG ... podias ter parado logo por aí :)

Odeio Prolog profundamente ... Quando tive essa cadeira o professor (Paulo Moura) tinha um powerbook daqueles de 12', e fazia tudo lá. Honestamente já não me lembro se ele tinha alguma interface gráfica.

Vejam na página dele, pode ser que haja lá q coisa -- http://www.di.ubi.pt/~pmoura/

Ps: isto era nos tempos em que eu andava em Eng. Informática :)

Btw, alto desenterro :-D

10. [N]

[N] Power Member

Pois, eu a pensar que me ia ver livre de prolog mas estou a precisar novamente em Sistemas Baseados em Conhecimento. Até é engraçada linguagem. Vamos ver no que dá...

Última edição: 6 de Março de 2008
  11. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Então querias ver-te livre do prolog e vais para Sistemas Baseado em Conhecimento.

Estou com o Rui Moura, fiquei com um pó ao Prolog desde que tive IA o professor até era porreiro e tal mas o prolog é que nunca caiu lá muito bem.

12. [N]

[N] Power Member

Estou a ter agora essa unidade curricular no último ano.
    Já fiz uns predicados e uma relações e isto até é engraçado e simples. Quanto ao resto fiquei-me pelo SWI-Prolog, é na consola mas funciona bem.

13. DanK

DanK Power Member

EDIT: Grande desenterro, hun? :P
    EDIT2: Também sou da UM. (vê-se pela signature...)

Boas!

Desculpem lá o desenterro, mas gostava de acrescentar que existe um editor gráfico feito em Java: http://www.trix.homepage.t-online.de/JPrologEditor/

Eu estava a brincar com ele agora mesmo, mas não consigo compilar o raio do .pl nem executar. Já instalei o swi-prolog e já o sei abrir pela consola usando:

Código:
    /opt/local/bin/swipl
    mas não consigo abrir os ficheiros .pl

Alguém me ajuda?

Cumps.

Última edição: 4 de Outubro de 2008
  14. OubeLa

OubeLa Power Member

Vou dar uma ajuda, embora já vá tarde. Em relação ao swi-prolog tentem arranjar o swi-prolog-editor. Existe para windows mas penso que também há para Mac OS X. Em relação ao SICStus peçam a licença na vossa instituição, se eles tiverem isso instalado nos pc's também vos podem fornecer a licença.

Btw, prolog é odiavel mesmo.

15. good_in_bed

good_in_bed Power Member

O prolog não se costuma compilar e executar...o swi faz ambos por ti, e depois interage directamente com o programa (está um pouco confusa a explicação...)

Basicamente tu abres o swi com o
    Código:
    /opt/local/bin/swipl
    e depois tens que fazer consult do ficheiro .pl que queiras executar :

Código:
    consult('/Users/....... /ficheiro.pl'). 
    Nao te esqueças do ".", não pode ter espaços, não te esqueças das plicas, não te enganes que depois só apagando tudo...não dá para te movimentares no texto com as setas...(costumo escrever " consult(' " e depois arrasto o ficheiro e coloco o " '). " final...é uma sugestão)

Depois...vais interagindo na consola...

Prolog sucks!

16. Rui_Carlos

Relativamente à questão das setas, penso que isso pode ser resolvido com a correcta configuração do readline.

17. DanK

DanK Power Member

Sim, eu sei que o swi-prolog compila e executa-o na mesma janela, mas não conseguia fazer isso num ficheiro que tivesse numa pasta qualquer...

Enfim, agora já funciona tudo como queria!
    Obrigado pelo código "consult"! Resoleu exactamente o que queria. ;)

Abraço.

18. Crypter

Crypter Power Member

Desculpem, mas estou com algumas dúvidas básicas ao trabalhar no swi.
    1ª- O código é desenvolvido no swipl. Certo?
    2º- Onde faço o consult? também no swipl?

Em windows uso o Gnu Prolog, que é mais "user friendly" que este .. :S

19. Rui_Carlos

Normalmente usa-se um editor de texto para desenvolver o código.
    Se preferes o GNU Prolog, nada te impede de o usares no MacOSX.

20. Crypter

Crypter Power Member

:005::005::005::005:

Nem tinha dado conta que havia para MAc OS! obrigado pela dica!!

já agora, como desinstalo o swi?

Partilhar esta Página