Prolog em Mac OS X

mpLopes

Power Member
Ora bem..
o Swi-prolog é fixe e tal mas é na consola.

ninguem conhece algum programa com interface que grafica para programar em prolog?e mesmo que use por baixo o prolog para interpretar nao faz mal.. nao quero é ter a consola aberta:s

cumps.
 
estou a achar caricato que respondas aos meus posts e que tenhas as mesmas dificuldades que eu.
facilmente se percebe que estudas me Braga na UM, em LESI.
lol..

infelizmente fui informado hoje que serei obrigado a usar esse programa. fico descontente se é na consola..:s

Cumprimentos.
 
xiiiii...é so pessoal da UM por aki...lol..me 2:p quanto ao prolog...eu uso o swi tb...já trabalhei em sicstus pra RC mm nakela de experimentar e nao gostei.queixa-se muitas vezes quando nem tinha necessidade,lol...o swi rola sempre.quanto á interface gráfica tb nao encontrei nada...peace
 
xiiiii...é so pessoal da UM por aki...lol..me 2:p quanto ao prolog...eu uso o swi tb...já trabalhei em sicstus pra RC mm nakela de experimentar e nao gostei.queixa-se muitas vezes quando nem tinha necessidade,lol...o swi rola sempre.quanto á interface gráfica tb nao encontrei nada...peace

vou ter agora RC. e é obrigatorio usar o sicstus..ainda nao experimentei..vou pegar nisso agora a ver o que da..

bota UM nisso..=)
 
Bem, bem... mais UM ao barulho com Prolog em OS X. Desde 2006 ainda não saiu nada análogo ao SWI-Prolog para Win? É jeitoso o programa. Em OS X só consola mm. Alguém conhece?
 
Ora bem..
o Swi-prolog é fixe e tal mas é na consola.

OMG ... podias ter parado logo por aí :)

Odeio Prolog profundamente ... Quando tive essa cadeira o professor (Paulo Moura) tinha um powerbook daqueles de 12', e fazia tudo lá. Honestamente já não me lembro se ele tinha alguma interface gráfica.

Vejam na página dele, pode ser que haja lá q coisa -- http://www.di.ubi.pt/~pmoura/

Ps: isto era nos tempos em que eu andava em Eng. Informática :)

Btw, alto desenterro :-D
 
OMG ... podias ter parado logo por aí :)

Odeio Prolog profundamente ... Quando tive essa cadeira o professor (Paulo Moura) tinha um powerbook daqueles de 12', e fazia tudo lá. Honestamente já não me lembro se ele tinha alguma interface gráfica.

Vejam na página dele, pode ser que haja lá q coisa -- http://www.di.ubi.pt/~pmoura/

Ps: isto era nos tempos em que eu andava em Eng. Informática :)

Btw, alto desenterro :-D

Pois, eu a pensar que me ia ver livre de prolog mas estou a precisar novamente em Sistemas Baseados em Conhecimento. Até é engraçada linguagem. Vamos ver no que dá...
 
Última edição:
[N];2644590 disse:
Pois, eu a pensar que me ia ver livre de prolog mas estou a precisar novamente em Sistemas Baseados em Conhecimento. Até é engraçada linguagem. Vamos ver no que dá...

Então querias ver-te livre do prolog e vais para Sistemas Baseado em Conhecimento.

Estou com o Rui Moura, fiquei com um pó ao Prolog desde que tive IA o professor até era porreiro e tal mas o prolog é que nunca caiu lá muito bem.
 
Então querias ver-te livre do prolog e vais para Sistemas Baseado em Conhecimento.

Estou com o Rui Moura, fiquei com um pó ao Prolog desde que tive IA o professor até era porreiro e tal mas o prolog é que nunca caiu lá muito bem.

Estou a ter agora essa unidade curricular no último ano.
Já fiz uns predicados e uma relações e isto até é engraçado e simples. Quanto ao resto fiquei-me pelo SWI-Prolog, é na consola mas funciona bem.
 
EDIT: Grande desenterro, hun? :P
EDIT2: Também sou da UM. (vê-se pela signature...)

Boas!

Desculpem lá o desenterro, mas gostava de acrescentar que existe um editor gráfico feito em Java: http://www.trix.homepage.t-online.de/JPrologEditor/

Eu estava a brincar com ele agora mesmo, mas não consigo compilar o raio do .pl nem executar. Já instalei o swi-prolog e já o sei abrir pela consola usando:

Código:
/opt/local/bin/swipl

mas não consigo abrir os ficheiros .pl


Alguém me ajuda?

Cumps.
 
Última edição:
Vou dar uma ajuda, embora já vá tarde. Em relação ao swi-prolog tentem arranjar o swi-prolog-editor. Existe para windows mas penso que também há para Mac OS X. Em relação ao SICStus peçam a licença na vossa instituição, se eles tiverem isso instalado nos pc's também vos podem fornecer a licença.

Btw, prolog é odiavel mesmo.
 
EDIT: Grande desenterro, hun? :P
EDIT2: Também sou da UM. (vê-se pela signature...)

Boas!

Desculpem lá o desenterro, mas gostava de acrescentar que existe um editor gráfico feito em Java: http://www.trix.homepage.t-online.de/JPrologEditor/

Eu estava a brincar com ele agora mesmo, mas não consigo compilar o raio do .pl nem executar. Já instalei o swi-prolog e já o sei abrir pela consola usando:

Código:
/opt/local/bin/swipl
mas não consigo abrir os ficheiros .pl


Alguém me ajuda?

Cumps.

O prolog não se costuma compilar e executar...o swi faz ambos por ti, e depois interage directamente com o programa (está um pouco confusa a explicação...)

Basicamente tu abres o swi com o
Código:
/opt/local/bin/swipl

e depois tens que fazer consult do ficheiro .pl que queiras executar :

Código:
consult('/Users/....... /ficheiro.pl').

Nao te esqueças do ".", não pode ter espaços, não te esqueças das plicas, não te enganes que depois só apagando tudo...não dá para te movimentares no texto com as setas...(costumo escrever " consult(' " e depois arrasto o ficheiro e coloco o " '). " final...é uma sugestão)

Depois...vais interagindo na consola...

Prolog sucks!
 
Nao te esqueças do ".", não pode ter espaços, não te esqueças das plicas, não te enganes que depois só apagando tudo...não dá para te movimentares no texto com as setas...(costumo escrever " consult(' " e depois arrasto o ficheiro e coloco o " '). " final...é uma sugestão)

Relativamente à questão das setas, penso que isso pode ser resolvido com a correcta configuração do readline.
 
O prolog não se costuma compilar e executar...o swi faz ambos por ti, e depois interage directamente com o programa (está um pouco confusa a explicação...)

Basicamente tu abres o swi com o
Código:
/opt/local/bin/swipl
e depois tens que fazer consult do ficheiro .pl que queiras executar :

Código:
consult('/Users/....... /ficheiro.pl').
Nao te esqueças do ".", não pode ter espaços, não te esqueças das plicas, não te enganes que depois só apagando tudo...não dá para te movimentares no texto com as setas...(costumo escrever " consult(' " e depois arrasto o ficheiro e coloco o " '). " final...é uma sugestão)

Depois...vais interagindo na consola...

Prolog sucks!

Sim, eu sei que o swi-prolog compila e executa-o na mesma janela, mas não conseguia fazer isso num ficheiro que tivesse numa pasta qualquer...

Enfim, agora já funciona tudo como queria!
Obrigado pelo código "consult"! Resoleu exactamente o que queria. ;)

Abraço.
 
Desculpem, mas estou com algumas dúvidas básicas ao trabalhar no swi.
1ª- O código é desenvolvido no swipl. Certo?
2º- Onde faço o consult? também no swipl?

Em windows uso o Gnu Prolog, que é mais "user friendly" que este .. :S
 
Normalmente usa-se um editor de texto para desenvolver o código.
Se preferes o GNU Prolog, nada te impede de o usares no MacOSX.
 
Back
Topo