1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

prolog newbie

Discussão em 'Programação' iniciada por Mitch, 1 de Outubro de 2003. (Respostas: 9; Visualizações: 1304)

1. Mitch

Mitch Banido

oias...
    tou aqui a tentar fazer um exercicio de prolog, mas como sou um absoluto novato nesta coisa estou um pouco às "aranhas"...

aqui fica a base de conhecimentos:

filho(jose,francisco).
    filho(ana,francisco).
    filho(madalena,francisco).
    filho(francisco,domingos).
    filho(rui,abilio).
    filho(antonio,abilio).
    filho(abilio,domingos).
    filho(augusto,manuel).

tenho varias funçoes para fazer, nomeadamente as seguintes que sao da minha autoria:

pai_filho(X,Y) :- filho(Y,X).
    tio_sobrinho(T,S) :- filho(S,I), filho(I,A), filho(T,A), T\==I.
    primo_primo(A,B) :- filho(A,P), filho(P,Avo), filho(T,Avo), filho(B,T), T\==P.
    avo_neto(A,N) :- filho(N,P), filho(P,A).

falta agora uma funçao que me indique os descendentes de uma determinada pessoa... como o faço?
    obrigado

PS: algum reparo às outras funçoes é bem-vindo, já que aquilo foi feito sem grandes certezas (embora me pareçam estar correctas).

2. Biker_

Biker_ Power Member

Que queres dizer exactamente com descendentes?
    DAndo o nome de um pai queres saber quais os seus filhos (descendentes)?!
    Não deve ser isso, pq isso já tens (pai_filho(X,Y) :- filho(Y,X).
    )...
    Explica melhor para ver se te consigo ajudar.

3. Mitch

Mitch Banido

quero saber todos os descendentes de uma pessoa. filhos, netos, bisnetos, etc. e a funçao só pode ser iniciada com uma variavel - descendentes/1

4. Biker_

Biker_ Power Member

Ok, já percebi!
    Vou ver se consigo qq coisa e dp digo. :D
    É que já estou um pouco destreinado, mas acho que ainda dá para isto...

5. Biker_

Biker_ Power Member

Já agora, visto a a aridade do "descendentes" ser 1, como queres o output?