1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PrommyChiller made by |Blaster|

Discussão em 'Cooling' iniciada por schmusli, 15 de Abril de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 2565)

1. schmusli

schmusli Power Member

Aqui vai como prometido uma inovação genial do |Blaster|, curtem:

Ainda n o tenho comigo, falta acertar umas cenas na parte electrónica, do controlador G-froster.

Última edição: 15 de Abril de 2006
  2. schmusli

schmusli Power Member

G-Froster

Este foi o controlador que o |Blaster| lhe aplicou:

Este controlador veio de Argentina foi feito por dois bacanos. Podem seguir aqui a thread no xtremesystems

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim senhor, temos trabalho muito professional :wow:

Conheço esta carcaça de "lian-li" de algum lado, não é MICHEL :D

Esta electronica é de origem da prometeia ou foram vc's que fizeram?

Mas afinal trata-se de um direct-die + chiller com 1 único compressor?

Última edição: 15 de Abril de 2006
  4. schmusli

schmusli Power Member

yep chiller e prommy num compressor. A parte da electrónica é feita toda pelo |Blaster| e do pessoal da oficina onde ele la faz o trabalho (hobby). O g-froster é q veio da argentina, teve q se aplicar. É porreiro pq da programar a q temp queremos ligar o cpu, etc. N se arranja um controlador assim facilmente por ai. O Blaster q explique... ele é q é o pro:x2:

5. MadOnion

MadOnion Folding Member

Prommy pro CPU, chiller pro GPU, queremos é temps de ambos em load, sobretudo num FX55 e numa x1900xtx :-D :-D

Força nisso, já felicitei no outro forum ;)

6. schmusli

schmusli Power Member

n tenho nenhuma x1900xt, mas a x850xt vai ser uma boa cobaia:002:

7. Blaster

Blaster Power Member

Trata-se um sistema com duplo capilar, capilar do chiller controlado por termostato ligado a valvula solenoide que corta ou abre o circuito do chiller dependendo da temperatura desejada no liquido.

Obviamente quando o chiller entra em acção a parte da prommy perde gás, mas foi desenhado para o chiller trabalhar para o dia a dia perto dos 0 graus logo a parte do chiller so funciona durante alguns segundos.

Se o Schmusli quiser benchar a serio pode sempre levar o liquido até aos -25º e depois desligar a parte do chiller ( há um switch para desligar) e benchar com a prommy em potencia maxima enquanto o liquido esta fresquinho . :D

Para controlar a prommy tem um GFroster XE, feito pelo Golden Eagle, no Xs ha uma thread sobre ele.

8. |RickY|

|RickY| OC Legend

Última edição: 16 de Abril de 2006
  9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Esta cena G-froster é mesmo muito bakano!!

Com software pipi e tudo 8o

Isso é mais para controle de promies home-made?

Vem da argentina... quando for ao Brasil, passo por lá e trago 1 tonelada :D

10. sl4ck

sl4ck Power Member

Bom trabalho, está aí um 2em1 mto bom :x2:

11. schmusli

schmusli Power Member

sempre podes ver isso aki:[​IMG]

12. Jasy

Jasy Power Member

13. Lasac

Lasac OC Legend

Já tinha visto pics disso e volto a dizer:

Está muito porreiro sim sr. parabéns amigo Blaster, mais uma unidade muito boa! :)

14. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a ideia deste sistema é realmente interessante. e, de facto, tem uma execussão bastante boa.
    ate acho estranho que não existam mais sistemas como este (pelo menos, este foi o primeiro que vi).

contudo, creio que baixa um pouco a eficiencia dos dois componentes.

pergunto eu, nestes sistemas de phase change, acaba-se por gastar energia para contrariar o arrefecimento (com uma resistencia no socket kit), coisa que faz baixar substancialmente o rendimento energetico deste tipo de maquinas (creio eu).
    então, porque não esquecer a resistencia, e substituir a mesma, por um interface com o sistema de watercooling? sendo que assim, se podiam aproveitar as baixas temperaturas na zona do evaporador, provocando menos aquecimento que com a resistencia, dissipando assim menos energia, e eventualmente conseguindo melhores temperaturas no CPU.
    também deixava de ser necessario o duplo capilar, e podiam-se manter assim pressões mais elevadas, e consegir temps mais baixas no evaporador, e eventualmente mais baixas no sistema de watercooling, dependendo como o interface era feito.

estes evaporadores em espiral, e relativamente altos, ate proporcionam este tipo de sistema.

talvez seja complicado fazer uma peça que combine evaporador, com uma camisa de agua à volta... mas com tão bons trabalhos em peças de cobre que aqui tenho visto, creio que era possivel.

também, não era necessario ser tudo feito com uma peça, podendo ser soldado depois...

ok, é verdade que nem toda a gente que tem phase change usa WC, mas pelo menos, para os que combinam estes dois sistemas...

Última edição: 17 de Abril de 2006
  15. sl4ck

sl4ck Power Member

Só nao percebi onde é k a parte do WC iria fazer o trabalho da resistencia, de resto estou a ver +/- a ideia

A resistencia por vezes é um mal necessário

16. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

ia fazer, porque levava dali o frio, e trazia algum calor, certamente que era menos que a resistencia, mas também, a resistencia esta la para evitar condensação na parte de fora do evap, a ser assim, a parte exterior, iria ficar bem menos fria, e possivelmente uma ou duas folhas de neoprene serviriam...

também pode ser que eu n esteja a perceber bem a função da resistencia.

17. |RickY|

|RickY| OC Legend

as resistências usadas são para anular o friu que chega as ultimas camadas do isolamento do evap, a perda de temp não é assim tanta.

meter agua a ser arrefeciada pelo evap, ou a levar o friu dali, como dizes, das 2 uma, ou metias no fim do isolamento e isso não arrefecia a agua e criava um molho de trabalhos no resto ou metias logo pegado ao evap como me pareçeu ser a tua ideia, e ai, aquecia em w o que o sistema de wc fosse capaz de libertar, ou seja, até a agua estar a mesma temp que o evap o sistema levava uma carga de calor do crlh

e quando a agua tivesse a mesma temp, ai os problemas de isulamento ainda eram maiores. mesmo com temps de maravilha no wc e no evap.

este tipo de sistema, chiller + DD não é novo, ja o fazem à uns anos.

a minha ideia sincera, é que não é gato nem lebre, por mais que dê para desligar um lado a quantidade de gaz no sistema nunca é a optima para o resto e isto não é bem: falta gas faz menos temperatura, num sistema DD faltar um pouco de gaz significa não aguentar carga nenhuma, e ter gas a mais significa temps de maravilha e lixar compressor, e quando todo o sistema levar uma boa carga de calor as temps não são nunca tão boas. por exemplo, se a ideia é arrefeçer varios componentes, porque não um chiller com reservatório maior? ou um dd com 2 evaps?

de ***** forma está um exelente trabalho, dos mais elaborados que vi do genero :)
    mas
    de ***** forma tb hehehe mantenho-me fiel aos meus ideais, pelo que vejo o compressor ainda é o mesmo k eu montei no chiller, penso que seja de 1/5hp danfoss. até ver as temps que mantem no evap e na agua ao fim de meia hora de jogo com o cpu e grafica puxados, não bato palmas. claro está, quando o evap do chiller ta a funcionar, pois não interessa ter -50 no evap durante 5min (sim pk o reservatorio é pequeno, em carga 5min ja é bom) e depois durante outros 5 ou 10min com o chiller ligado para manter a temp da agua, o evap va para -20 pois isso era o mesmo k ter -20 continuos pois so porporcionará um overclock que seja estavel a -20 a não ser k se so se puxe (jogue por exemplo) pelo pc de 5 em 5min

claro que as minhas palmas não interessam para nada e não deixa de ser um sistema curioso de fazer e de usar, e se eu tiver enganado bato as tais palmas com vontade, mesmo que ninguem queira ouvir!!

lol não liguem vim de uns anos, ou então liguem

abraço

Última edição: 18 de Abril de 2006
  18. schmusli

schmusli Power Member

a minha ideia de ínicio era só para ficar com DD, mas como o Blaster disse que tinha uma ideia porreira adicionar um mini chiller para a vga e q akilo aguentava as temps bem em load fikei a pensar. Disse-lhe para tentar se realmente as temps no evap forem razoáveis vale a pena até pq só quero na gráfica 0º!

É um danfoss 1/4! Penso com a festa de anos tás desculpado! :)

19. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Nem era preciso ter dito k vinha duma party :D :D :D

Partilhar esta Página