Propostas para modelo racional de rede de Telecoms em PT

JPCarvalhinho

Power Member
Muitos dizem que a rede foi mal vendida à PT

Outros dizem que não se devia ter sequer privatizado a PT

Mais defendem que o controlo do estado sobre toda a qualquer rede devia ser total.

E tu? defendes o quê como modelo optimo para uma rede de telecoms moderna e desenvolvida em PT?

VAmos lá pessoal... Ninguém está satisfeito com o que temos... por isso... até pode sair daqui um estudo ou referência para algusn trabalhos de MBA de PPL do forum :)
 
Última edição:
Eu considero que a PT soube aproveitar o negócio, ficando com a rede analógica fixa que o estado tinha, ficando também com o leque de clientes existentes. Posteriormente, a PT soube melhorar a rede, desde adicionar mais sistemas, mais centrais, mais linhas, mais formatos de linhas, desde RDIS, passando por fibra óptica, entre outras, transformando assim o seu serviço na gigantesca empresa que é hoje.

Não considero que tenham feito alguma ilegalidade nesse sentido, apenas aproveitaram e tiveram visão e investimento.

Hoje em dia têm tecnologias novas, como o Meo, que penso ser uma excelente inovação tecnológica, quem sabe o início de muita coisa... O futuro passa por todos os serviços serem separados, como por exemplo, um cliente pode ter telefone duma entidade, internet de outra e TV de outra, disso não haja dúvida. Até os engenheiros e técnicos de todos os ISP's dizem isso, a tendência é definitivamente essa.

Podemos não ter o melhor serviço do mundo, em Portugal, mas para lá caminhamos. Em Espanha, por exemplo, o IPTV está agora em estudo e testes...
 
Eu considero que a PT soube aproveitar o negócio, ficando com a rede analógica fixa que o estado tinha, ficando também com o leque de clientes existentes. Posteriormente, a PT soube melhorar a rede, desde adicionar mais sistemas, mais centrais, mais linhas, mais formatos de linhas, desde RDIS, passando por fibra óptica, entre outras, transformando assim o seu serviço na gigantesca empresa que é hoje.

Não considero que tenham feito alguma ilegalidade nesse sentido, apenas aproveitaram e tiveram visão e investimento.

Hoje em dia têm tecnologias novas, como o Meo, que penso ser uma excelente inovação tecnológica, quem sabe o início de muita coisa... O futuro passa por todos os serviços serem separados, como por exemplo, um cliente pode ter telefone duma entidade, internet de outra e TV de outra, disso não haja dúvida. Até os engenheiros e técnicos de todos os ISP's dizem isso, a tendência é definitivamente essa.

Podemos não ter o melhor serviço do mundo, em Portugal, mas para lá caminhamos. Em Espanha, por exemplo, o IPTV está agora em estudo e testes...

Dizes tu que em Espanha o IPTV está em estudo e em testes??
Deves saber de Espanha como eu sei do Zimbabwe, eheh!!
Então o que é o imagenio da telefonica,Jazztelia da Jazztel e SuperBanda Tv da Superbanda??
http://www.adslzone.net/comparativa-tv-adsl.html
E eles que sempre tiveram tráfego total ilimitado e tarifa única no acesso via modem onde não chega o ADSL??
E já tem há algum tempo o DVB-T e em Portugal ainda vai a concurso??
Os espanhois têm satélites próprios(HispaSat) onde a tvcabo tem o pacote digital via satélite, até a Turquia tem satélites de comunicações próprios, e Portugal nada!!
E já tem canais HDTV via satélite há já algum tempo e nós só agora começamos!!
 
Portanto para melhoria das telecomunicações em Portugal o Estado devia sair do grupo PT de forma a não defender interesses da PT para benificio de ambos, além disso tal como existe a REN(Rede Eléctrica Nacional) na electricidade deveria existir uma RTN(Rede Telefónica Nacional) sendo esse organismo responsável das cablagens e locais de instalação de centrais em Portugal de forma a garantir uma melhor isenção nas telecomunicações, essa RTN deveria ser do Estado ou então de privados que não fazem parte de qualquer operador de telecomunicações.
 
Sim, não há dúvida de que estamos no bom caminho em relação às telecomunicações.

É preciso não esquecer que a PT levou o ADSL em Portugal a uma cobertura a 100%, sendo o quarto país no mundo a fazê-lo (é preciso ter em conta que os outros países que a atingiram anteriormente têm uma área muito menor).
Por isso, apesar de todas as queixas que para aí andam de distâncias à central e de velocidades baixas, ainda têm de se dar por muito contentes, já que pelo menos têm ADSL. Certamente preferem ter 1 mega ou 2 do que andarem a arrastar-se nos 56K.
 
Em resposta à pergunta.

Pela minha parte gostaria de ver uma rede gerida como o MB, podia ser publica ou privada (caso do MB).
Participada pelos empresas utilizadoras em partes iguais (não proporcionais ao seu peso) mais uma cota para o estado. ( em vez da goldem share da pt)

Claro que a Anacom tinha de a manter debaixo de olho, o mesmo que a a caixa geral de depositos faz no MB (ou já andariamos a pagar taxa e mais taxas)
 
Dizes tu que em Espanha o IPTV está em estudo e em testes??
Deves saber de Espanha como eu sei do Zimbabwe, eheh!!
Então o que é o imagenio da telefonica,Jazztelia da Jazztel e SuperBanda Tv da Superbanda??
http://www.adslzone.net/comparativa-tv-adsl.html
E eles que sempre tiveram tráfego total ilimitado e tarifa única no acesso via modem onde não chega o ADSL??
E já tem há algum tempo o DVB-T e em Portugal ainda vai a concurso??
Os espanhois têm satélites próprios(HispaSat) onde a tvcabo tem o pacote digital via satélite, até a Turquia tem satélites de comunicações próprios, e Portugal nada!!
E já tem canais HDTV via satélite há já algum tempo e nós só agora começamos!!

Expliquei-me mal. O que eu quis dizer foi que a tecnologia que a PT utiliza para o IPTV é que está em estudo em Espanha. A tecnologia que a PT tem no Meo, só há 3 países no mundo a usar, até ao momento. É uma tecnologia recente e mais avançada.

O que já existe em muitos lados é o Triple Play, mas isso não é IPTV como o Meo tem, são tecnologias diferentes.

Espero ter-me feito entender agora.

Abraço
 
Última edição:
Bom começo...

1- Há que definir o modelo de ownership da rede/redes

Existem já duas/três grandes redes públicas/Privadas com ligações ao estado:
BRISA
REN
PT

A) Junta-se tudo ficando um único prestador de serviços de wholesale para toda e qualquer entidade que queria comercializar serviços de telefonia, que não tem como objectivo a maximização do lucro, mas sim a eficiência do mercado...

Parece-me natural que se queira manter isto controlado sob um a única entidade, é aquilo que se pode considerar um "Monopólio Natural"

1) Haveria lugar a indemenizações a estas instituições ou fazia-se à moda antiga expropriando-se a "preço de custo"?
2) Era uma empresa pública ou privada com capital público? (teria que sr esclarecido por causa da incompatibilidades com o objectivo do "não" lucro.

B) Obrigatoriedade de Serviço público... quem é o front-end comercial para estas necessidades?
ou seja quem cobra e quem vende estas necessidades?









Respostas a off-topics------------------------------------------------
- A PT tem/gere um satélite Nacional... o POSAT ;) - um Pii de 6 segundos por dia, a emitir em contínuo à mais de 10 anos, criado e construído em solo nacional :) - Exemplo total de irracionalidade económica e afastamento das universidades do tecido empresarial Português!
- A TVCABO emite sinal digital por satélite à mais de 10 anos e creio que já tem canais de alta definição nessa oferta, Atenção que ninguém está cá para ter isto ou aquilo, mas sim para porpocionar os serviços da forma mais competente...ainda que seja alugar capacidade em equipamentos externos... (mas não acompanho isto)
- A licença da DVB-T já esteve atribuída a uma entidade privada que não soube o que fazer com ela...e a PT teve em Lisboa 3 emissores de DVB-T a trabalhar em sobreposição à rede analógica (demonstrador tecnológico único a nível mundial), usando as mesmas antenas, isto em 1999... na altura do concurso... e foi afastada na secretaria apra dar lugar a um operador concorrente...

Este Tópico não se destina a dizer bem nem mal... mas sim a propor configurações alternativas. Ao fim de cada dia tentarei actualizar o post inicial, até deixar de ter tópicos relevantes :)
 
Última edição:
Expliquei-me mal. O que eu quis dizer foi que a tecnologia que a PT utiliza para o IPTV é que está em estudo em Espanha. A tecnologia que a PT tem no Meo, só há 3 países no mundo a usar, até ao momento. É uma tecnologia recente e mais avançada.

O que já existe em muitos lados é o Triple Play, mas isso não é IPTV como o Meo tem, são tecnologias diferentes.

Espero ter-me feito entender agora.

Abraço

deves delirar... por exemplo a componente de televisão no clix é iptv.... e tão melhor que por exemplo permite teres 3 tv's enquanto o meo só permite 2... agora que digas que a box para a tv do meo é bem melhor isso sim
 
[PT]latrine;1800337 disse:
Bom começo...

1- Há que definir o modelo de ownership da rede/redes

Existem já duas/três grandes redes públicas/Privadas com ligações ao estado:
BRISA
REN
PT

A) Junta-se tudo ficando um único prestador de serviços de wholesale para toda e qualquer entidade que queria comercializar serviços de telefonia, que não tem como objectivo a maximização do lucro, mas sim a eficiência do mercado...

Parece-me natural que se queira manter isto controlado sob um a única entidade, é aquilo que se pode considerar um "Monopólio Natural"

1) Haveria lugar a indemenizações a estas instituições ou fazia-se à moda antiga expropriando-se a "preço de custo"?
2) Era uma empresa pública ou privada com capital público? (teria que sr esclarecido por causa da incompatibilidades com o objectivo do "não" lucro.

B) Obrigatoriedade de Serviço público... quem é o front-end comercial para estas necessidades?
ou seja quem cobra e quem vende estas necessidades?









Respostas a off-topics------------------------------------------------
- A PT tem/gere um satélite Nacional... o POSAT ;) - um Pii de 6 segundos por dia, a emitir em contínuo à mais de 10 anos, criado e construído em solo nacional :) - Exemplo total de irracionalidade económica e afastamento das universidades do tecido empresarial Português!
- A TVCABO emite sinal digital por satélite à mais de 10 anos e creio que já tem canais de alta definição nessa oferta, Atenção que ninguém está cá para ter isto ou aquilo, mas sim para porpocionar os serviços da forma mais competente...ainda que seja alugar capacidade em equipamentos externos... (mas não acompanho isto)
- A licença da DVB-T já esteve atribuída a uma entidade privada que não soube o que fazer com ela...e a PT teve em Lisboa 3 emissores de DVB-T a trabalhar em sobreposição à rede analógica (demonstrador tecnológico único a nível mundial), usando as mesmas antenas, isto em 1999... na altura do concurso... e foi afastada na secretaria apra dar lugar a um operador concorrente...

Este Tópico não se destina a dizer bem nem mal... mas sim a propor configurações alternativas. Ao fim de cada dia tentarei actualizar o post inicial, até deixar de ter tópicos relevantes :)

a TvCabo com HD na emissão satélite?? só se for em sonhos...

quanto ao POSAT na altura teve toda a lógica pois Portugal ainda não fazia parte da ESA... agora é muito mais útil participar-mos em projectos maiores com componentes específicas...
E sim o POSAT foi um excelente exemplo de parcerias estado/privados/universidades... de momento é da EFACEC e gerido pela Marconi... sendo apenas utilizado por uma ONG norte-americana
 
Última edição:
deves delirar... por exemplo a componente de televisão no clix é iptv.... e tão melhor que por exemplo permite teres 3 tv's enquanto o meo só permite 2... agora que digas que a box para a tv do meo é bem melhor isso sim

Ou não percebes nada do assunto, ou sou eu que não me sei explicar. Eu por acaso referi-me às boxes e à parte do cliente? Eu disse a tecnologia em si!!!! O Clix não tem a tecnologia que o Meo tem, quem lhes dera ter. A tecnologia que o Meo utiliza é uma tecnologia muito recente, muito superior à usada pelo Clix. O que dá ou não para o cliente depende dos DSLAM's, da sua velocidade, etc. Em breve, quando isso for também alterado pela PT, a tecnologia irá usar toda a sua capacidade.

A tecnologia, não me refiro à gateway, à ligação de rede com as boxes, às boxes, nada disso. Refiro-me ao sistema que está por trás disso tudo, os sistemas que permitem que isso chegue aos clientes. Só por ser IPTV, não quer dizer que seja igual a outro ISP que tenha IPTV. O nome é o mesmo, mas a tecnologia é inovadora e com enormes capacidades.

Percebeste desta vez?
 
[PT]latrine;1800337 disse:
Bom começo...

1- Há que definir o modelo de ownership da rede/redes

Existem já duas/três grandes redes públicas/Privadas com ligações ao estado:
BRISA
REN
PT

A) Junta-se tudo ficando um único prestador de serviços de wholesale para toda e qualquer entidade que queria comercializar serviços de telefonia, que não tem como objectivo a maximização do lucro, mas sim a eficiência do mercado...

Parece-me natural que se queira manter isto controlado sob um a única entidade, é aquilo que se pode considerar um "Monopólio Natural"

1) Haveria lugar a indemenizações a estas instituições ou fazia-se à moda antiga expropriando-se a "preço de custo"?
2) Era uma empresa pública ou privada com capital público? (teria que sr esclarecido por causa da incompatibilidades com o objectivo do "não" lucro.

B) Obrigatoriedade de Serviço público... quem é o front-end comercial para estas necessidades?
ou seja quem cobra e quem vende estas necessidades?









Respostas a off-topics------------------------------------------------
- A PT tem/gere um satélite Nacional... o POSAT ;) - um Pii de 6 segundos por dia, a emitir em contínuo à mais de 10 anos, criado e construído em solo nacional :) - Exemplo total de irracionalidade económica e afastamento das universidades do tecido empresarial Português!
- A TVCABO emite sinal digital por satélite à mais de 10 anos e creio que já tem canais de alta definição nessa oferta, Atenção que ninguém está cá para ter isto ou aquilo, mas sim para porpocionar os serviços da forma mais competente...ainda que seja alugar capacidade em equipamentos externos... (mas não acompanho isto)
- A licença da DVB-T já esteve atribuída a uma entidade privada que não soube o que fazer com ela...e a PT teve em Lisboa 3 emissores de DVB-T a trabalhar em sobreposição à rede analógica (demonstrador tecnológico único a nível mundial), usando as mesmas antenas, isto em 1999... na altura do concurso... e foi afastada na secretaria apra dar lugar a um operador concorrente...

Este Tópico não se destina a dizer bem nem mal... mas sim a propor configurações alternativas. Ao fim de cada dia tentarei actualizar o post inicial, até deixar de ter tópicos relevantes :)

Ou não percebes nada do assunto, ou sou eu que não me sei explicar. Eu por acaso referi-me às boxes e à parte do cliente? Eu disse a tecnologia em si!!!! O Clix não tem a tecnologia que o Meo tem, quem lhes dera ter. A tecnologia que o Meo utiliza é uma tecnologia muito recente, muito superior à usada pelo Clix. O que dá ou não para o cliente depende dos DSLAM's, da sua velocidade, etc. Em breve, quando isso for também alterado pela PT, a tecnologia irá usar toda a sua capacidade.

A tecnologia, não me refiro à gateway, à ligação de rede com as boxes, às boxes, nada disso. Refiro-me ao sistema que está por trás disso tudo, os sistemas que permitem que isso chegue aos clientes. Só por ser IPTV, não quer dizer que seja igual a outro ISP que tenha IPTV. O nome é o mesmo, mas a tecnologia é inovadora e com enormes capacidades.

Percebeste desta vez?

tas a referirte ao VDSL?? que reduz ainda mais o alcance da tecnologia de alte velocidade??? se te disser que essa tecnologia por exemplo a quem tiver a mais de 1,5KM tem no máximo uma acesso de 13mbps?
 
Não, refiro-me aos equipamentos, à estrutura, etc.

De qualquer forma, essa situação da distância da central, já está a ser resolvida, com a instalação de Pico-DSLAM's, que está a ser feita gradualmente. Assim cada pessoa fica sempre a uma distância mais curta das ditas centrais, pois o Pico-DSLAM funciona como um repetidor, assim o sinal chega ao local tal como se a central fosse ali mesmo. Esses Pico-DSLAM's são instalados nas caixas que existem da PT, daquelas que existem nas ruas. Irão ser instalados em zonas estratégicas, conforme a necessidade.
 
Não, refiro-me aos equipamentos, à estrutura, etc.

De qualquer forma, essa situação da distância da central, já está a ser resolvida, com a instalação de Pico-DSLAM's, que está a ser feita gradualmente. Assim cada pessoa fica sempre a uma distância mais curta das ditas centrais, pois o Pico-DSLAM funciona como um repetidor, assim o sinal chega ao local tal como se a central fosse ali mesmo. Esses Pico-DSLAM's são instalados nas caixas que existem da PT, daquelas que existem nas ruas. Irão ser instalados em zonas estratégicas, conforme a necessidade.

esses pico-DSLAM só levam velocidadades até 8 megas... ups

e para dar esses mesmo 8 megas só pode ter um cliente ligado a ele... visto que suporta até 8 clientes (apenas) cheira-me que os 8 megas vão continuar a ser miragem para muita gente (mas é um desenvolvimento importante qt mais não seja já toda gente consegue ter 1 ou 2 megas no mínimo)
 
Atenção.. não descambem... estamos a falar de modelos de rede...

Vamos tentar responder às questões...


OFF TOPICS---------------------------
Acerca da tecnologia, o Nabais tem razão.. não se preocupem só com o acesso mas sim com tudo o que está por trás... Servidores, gateways, box, tanto em nível de capacidade de armazenamento (VoD), Programação (EPG navegável e utilizável), em capacidade de transmissão (e.g. zapping imediato) como em escalabilidade (10.000 adesões num mês).Isto é que é o IPTV... se vai em ADSL ou se vai em VDSL ou em fibra, para o caso é "irrelevante" em termos de Qos desde que chegue ao clietne com nomínimo 8 Mbps...

O serviço suporta as televisões que "quizerem", mas como é lógico estimou-se os 8 Mbs como capacidade máxima para se ter o serviço com qualidade e isso faz 3,25 por canal creio que em h.264X2 canais e 2 Mbps disponíveis para a net ao mesmo tempo.

Uma pessoa que tenha possibilidade de ter 24 Mbps em ADSL2+ pode em teoria ter 7 televisões ligadas em simultaneo e ainda ter espaço para net.

NipNip-> Quanto às áreas cobertas com picodslams... não vês a Novis a ofercer serviço sequer a uma TV nas areas cobertas, ou sequer a vender ADSL activamente nessas areas certo?
 
esqueceste-te de dizer que no caso de ver um canal hd e apenas teres 8 megas... ficas basicamente com 2 megas disponiveis... nem um canal consegues ver...

a novis e outras que tais limitam-se a prestar os serviços que podem fazê-lo bem em vez de andarem a inventar serviços assim assim... mas isto já não tem nada a ver com o tópico
 
tas a referirte ao VDSL?? que reduz ainda mais o alcance da tecnologia de alte velocidade??? se te disser que essa tecnologia por exemplo a quem tiver a mais de 1,5KM tem no máximo uma acesso de 13mbps?

Estás errado... e muito... pois a tecnologia já em testes da PT baseia-se numa revisão própria do VDSL esta tecnologia é pioneira no mundo, em desenvolvimento conjunto com a cisco systens e a infineon tech. com apoio da Microsoft , grande parte do projecto nasceu no SET em Aveiro.

Por acaso estou bem por dentro da coisa já que fiz parte de algum do desenvolvimento.

mas chega de off-topic
 
Última edição:
Quanto ao IPTV, no edificio da PT em Coimbra, temos lá um serviço instalado (unico na cidade), e posso dizervos que a velocidade de sincronismo é de 24Mbps sendo que com as duas "box's" ligadas desce para os 16~17Mbps.

Abraços pessoal.
 
Estás errado... e muito... pois a tecnologia já em testes da PT baseia-se numa revisão própria do VDSL esta tecnologia é pioneira no mundo, em desenvolvimento conjunto com a cisco sistens e a infineon tech. com apoio da Microsoft , grande parte do projecto nasceu no SET em Aveiro.

Por acaso estou bem por dentro da coisa já que fiz parte de algum do desenvolvimento.

mas chega de off-topic


o VDSL2 que tu dizes resolver o problema das distância não resolve... apenas duplica o débito em relação ao VDSL
 
Odin... Sim, cometi algumas imprecisões mas foi para não baralhar o leitor :)...

Todos os operadores tiveram acesso a fundos comunitários.. o QCA 2 e QCA3 estavam lá para promover o investimento em infraestruturas... A REN que o diga que fez exactamente o mesmo, passando Fibras opticas por onde queria e lhe apetecia, tal como a Brisa...

e não baralhei os conceitos, apenas tentei simplificar... Rede digital de Comutação refere-se exactamente aos comutadores digitais EWSD, S12 e ELD (totalmente made in Portugal mas que não acompanharam a evolução dos concorrentes, e mais uma vez eram promovidos para locais remotos tal como os Micro e pico DSLAms são hoje). A comunicação é analógica entre o telefone e a central mas é depois convertida em digital e trafegada em 0s e 1s - explicação à martelo)

Não é convertida em 0s e 1s, é pcm, a sinalização é que é por pacotes em SS7.

Rede Digital de Integração de Serviços (RDIS) diz respeito a uma rede 100% digital...

Depende do que quer dizer 100% digital, se formos picuinhas a voz continua a ser pcm.

O RDIS foi uma tentativa de ter dados a velocidades aceitáveis e um caminho para a banda larga, não evoluiu por uma série de razões.

E passo a explicar porque é que a RDIS na Alemanha foi um buraco enorme... e cá não vingou no residencial, que no empresarial está bem e de saúde...
1- Equipamentos mais caros, tanto de central como terminal - Tanto telefones como routers e afins exactamente por causa de um menor efeito universal de rede .. Só mesmo na Alemanha é que vingou, e muito porque a DT teve que montar a rede do Leste toda do zero.

????

2- Funcionalidades extra "totalmente" replicadas ao nível dos comutadores digitais "normais"
????
3- Ganhos de qualidade de voz de passar para os 64 kbs por canal são mínimos
4- Em PT "Ninguém" quer ter duas linhas em casa especialmente pagando por isso (exigência da ANACOM)
????
5- Gastos extraordinariamente mais elevados na instalação de equipamentos como por exemplo ADSL (exigindo deslocação do técnico) por causa de...

O RDIS ou ISDN foi concebido muito antes do ADSL, por isso ????

6- Dificuldade de passar a ideia que o NT (network terminator) é do operador e que para trás disso não se mexe... (e é o local onde se tinha que meter os filtros para ADSL e ficava dentro da casa do cliente)

Odin... "nenhum" operador quer montar rede... não quando tem a ORALL e o unbundle ao preço que estão... pelo menos para clientes residenciais... Por isso é que para mim, o melhor operador alternativo que está neste momento no mercado é a TVTEL...

Jogada de marketing sem impacto no nosso cenário, por enquanto.

o serviço habitual normal não é grande coisa, mas a visão de jogo que o futuro está na fibra, sim... e que eu saiba passar fibra não está limitado por nada, tanto que todos os operadores se dedicaram a instalar aneis de fibra ainda por cima sobrepostos, por LIsboa Inteira... mais um exemplo de racionalidade económica...

Está limitado sim senhor, caso um operador queira p.ex passa cabo na conduta que liga um prédio à rede, tem de pedir autorização ao incumbente, que pode atrasar o processo porque lhe apetece. Além de ter que pagar um aluguer, sobre uma conduta que foi o construtor que a fez e entregou, por obrigação à PT, a maioria dos Km de condutas foram feitas assim!

A rede de Fibra que existe em Lisboa, é diferente. Foi um conjunto de operadores que se juntou e criou as infraestruturas. A fibra é barata, caro é contruir condutas em cidades.
Quanto ao ICP se vires bem as coisas a maioria do pessoal que foi para o ICP era pessoal que tinha ódio de morte da TLP e Telecom por terem sido arredados de cargos administrativos aquando da fusão... por isso é que não percebo estas acusações... se eram conhecidos uns dos outros?!?! claro que sim... mais ninguém mexia em telecoms no pais como é que não haviam de ter sido todos colegas? até a maioria dos operadores veio buscar malta à PT a pagar-lhe duas e ttrês vezes mais... (mais um exemplo de racionalidade económica, talvez desculpavel pois estava-se na altura da euforia da as dot.com)

Desculpem o Offtopic, mas vir dizer mal da empresa que lançou um dos serviços mais avançados de IPTV do mundo ( é a 3ªa a usar a tecnologia),

Quantos fabricantes queres que te entreguem uma box com as mesmas funcionalidades do meo? VOD já não é a new wave (em Portugal é claro), agora é o IMS. Já agora tirando o HDD, qual a inovação em relação à Clix?

e que ainda por cima pelo que tenho ouvido dizer, funcionou à primeiram, o que é raro em Portugal :) ... no post referente ao mesmo serviço... acho um pouco de mau gosto.
.Over and out. -> discussão poderá continuar Aqui nesta thread agora aberta que isto é bom de discutir pois vê-se que a juventude não está de todo perdida..

[[]]'s
 
Última edição:
Back
Topo