Propostas para modelo racional de rede de Telecoms em PT

Boa dica... infazível mas muito prática... de novo a racionalidade económica e o monopólio natural a vir ao de cima...

Já agora porque não obrigar As camaras municipais a fazer condutas multi-tarefa quando fazem qualquer tipode obra na via pública? pelo menos poupava-se o custo de estar a esburacar o alcatrão recente uma semana depois de posto só porque a licença chegou atrasada :)
 
[PT]latrine;1803341 disse:
Boa dica... infazível mas muito prática... de novo a racionalidade económica e o monopólio natural a vir ao de cima...
Estás-te a referir á ideia da Redes Nacionais(RN)?
Eu não tinha medo de monopólio na gestão da rede nacional, pelo contrario até gostava,
onde nós precisamos de concorrência é nas empresas que iriam utilizar essa rede.

A rede ficava melhor estruturada e em última analise os consumidores iriam ter menos entraves à concorrência.

Olha o caso da PT e da sua gestão da rede telefónica, que prejudica todos os concorrentes e consumidores.
A PT até admite que poderá ser multada pela Concorrência por abuso de posição dominante.


Quanto à concorrência não vejo problema, quanto à racionalidade económica: para não haver a expectativa de lucro, deveria ser uma empresa pública, que investia tudo o que recebia em novas infraestruturas e despesas operacionais.


Impossible is nothing
 
----------OFF topics--------------------

Rede de comutação digital é mesmo 100% digital entre comutadores... entre o telefone e a central é analógico, na cetral faz-se conversão para digital por amostragem e é TODA 0 e 1 tal como a sinalização que é gerada. (podes estar a confundir entre rede de comutação por circuitos e pacotes, mas a RDIS também é por circuitos)

A RDIS é 100% digital pois a digitalização da comunicação ocorre no equipamento terminal (por isso não podes usar os mesmo equipamentos) ou em TA (terminal adapters) onde podes ligar terminais antigos.

Em 90% dos casos em que o cliente residencial tinha RDIS optou pela migração para analógico, por causa das questões que eu levantei (funcionalidades identificação do número chamador, chamada em espera, call waitnign reencaminhamento, todas as ocisas qu qa RDIS apregoava como vantagens foram replicadas para a rede "normal" com um preço muito mais barato... Daí eu dizer que os investimentos em RDIS terem sido um erro estratégico (mas está descansado... já fui um defensor acérrimo da RDIS)... foi assim mais ou menos como o ATM... era a centésima quinquagésima maravilha do mundo, mas por causa do seu preço e da massificação do Ehternet e IP perdeu toda a sua vantagem.

SS7 ou sinalização 7 é o que é usado entre comutadores ou a rede core de comutação e é comutação de circuitos pura e dura e é pcm (pulse code modulation). Só a sinalização é que é pacotes, não vou mais teimar, se quiseres faz umas pesquisas. O RDIS está morto, é mais que óbvio, nunca disse o contrário. Agora o SS7 não, é o mais usado em operadores sérios pela segurança e fiabilidade. Mesmo com VoIp o SS7 continua lá na stack de SIP-T(embora aqui a comutação já seja por pacotes).

Já agora quanto a soluções de TV eu digo-vos qual é o futuro...

A fase II já existiu num projecto da TV Cabo que não me lembro o nome, ainda a NOVIS andava a pensar o que fazer para adquirir cleintes na voz. Este produto assentava na emissão em broadcast por sinal CATV e no IP para a meta-informação. Era possível numa emissão clicar em anúncios, sendo levado para páginas da net, costumizar publicidade com base no padrão do utilizador, enviar e-mails, chats, tudo. O problema deste produto é que a box era cara demais, e ninguém via utilidade para aquelas coisas na tv...e eu sinceramente continuo sem ver, mas o marketing assim o dita.

Foi o que eu disse, isso é IMS (IP Multimédia Subsystem) com a diferença que com o IMS a inteligência está no core da rede e não na box, o que é mais fiável e mais barato de implementar. É tambem mais fácil de criar unified Message de verdade e a convêrgencia de todas as redes de dados voz e televisão. Já existem 3 operadores cá em Portugal que podem lançar já estes serviços, embora um não tenha a TV e outro não tem a componente móvel.

[[]]'s
 
azurit3

O problema é que o desenho de uma rede electrica não é de todo semelhante ao de uma rede de telcos... irias estar a prejudicar o correcto desenho tanto de uma como de outra... POr isso é que disse que a ideia seria boa.. mas impraticavel.

além disso isso funcionaria correctamente para novas áreas, mas o que se assiste a uma concentração demográfica nos centros urbanos e esses ja têm rede passada...



---------------------OFF topics-----------------------
Devemos estar a falar em níveis diferentes do modelo ISO...

Concordo com o que disseste quando à SS7 e nem está em questão, tendo sido a única coisa que realmente funciona entre os vários fornecedores... o que resta do modelo TMN... mas desde sempre que me venderam que a "mensagem" na comutação digital era transformada em zeros e uns e comutada neste formato... claro que a layer de transporte no velhinho PDH ou em SDH ja´é um outro nível se é pulse ou time já não me interessa. :) a mensagem continua a ser em zeros e uns.

Sim o princípio está lá, o IMS é um nome "recente" puxado mais à baila pelo 3g e redes móveis, mas sim... teoricamente estás lá!... só que este piloto da tvcabo já tem para cima de 6-7 anos :)
 
Última edição:
Por acaso fui cliente da ITV - TV interactiva ( TV Cabo ) há uns anos atrás. Era uma granda box, o interface era da Microsoft. Além do comando, também nos era dado um teclado sem fios. A Box foi trocada umas 3 vezes. Havia salas de jogos, chat, compras-on-line, VOD, disco rígido e tinha net gratuita na TV. Isso é que era interessante: uma box, que dps nos permitia navegar com um browser na tv sem restrições nem limites de tráfego e sem mensalidade extra...até havia uma opção para enviar SMS á pala para TMN. Podiámos inclusivé, por exemplo na altura dos Big Brothers, fazer a votação dos concorrentes pela box, pq aquilo tinha menus interactivos exclusivos para cada programa. Mas era um sistema mto instável, apesar de ter carradas de opções...é pena não ter vingado...

Cumps !
 
Última edição:
Exactamente... era esse o modelo de televisão...

Como não foram produzidos os conteúdos necessários, excepto pela tvcabo, a MS repensou a sua estratégia e focalizou a sua iniciativa nos media no IP TV... ou seja... o MEO é a iTV2... com menos funcionalidades, mas mais orientadas às massas... simples para usar simplesmente...

O engraçado é que a versão da itv era pensada para ecrãs CRT normais e os conteúdos não apareceram pois tinham que seguir directrizes muito fortes na sua configuração base... hoje em dia com os TFTs já s epodem ver os sites da web no seu formato normal...

-----------oF toppics--------

Estava ali na casa de banho e lembrei-me que tens toda a razão... a comutação digital aplica-se apenas ao nível da "inteligência" da comutação, o resto continua a ser pcm... no entanto a gestão faz-se a um nível electrónico/digital :)... sorry, my bad.. isto de ser economista acaba por deturpar um pouco as coisas :)
 
[PT]latrine;1804194 disse:
O problema é que o desenho de uma rede electrica não é de todo semelhante ao de uma rede de telcos... irias estar a prejudicar o correcto desenho tanto de uma como de outra...
Já alguém fez um estudo sobre isso?
 
Back
Topo