1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

protatil Fujitsu amilo D7830 - problema ao arrancar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por whatlockin, 8 de Abril de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1972)

1. whatlockin

whatlockin Power Member

boas!

formatei um portátil Fujitsu amilo D7830, depois tentei actualizar a bios, mal cliquei no ficheiro que saquei do site da marca o portátil foi a baixo, e agora não arranca...

Podem-me ajudar?

há alguma forma de fazer um reset á bios? ou tem que ser reprogramada com um programador?

obrigado

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

nao te quero alarmar, mas quando isso acontece é RIP
    a nao ser que arranjes alguem que tenha um igual e usas o chip da bios dele para fazer um hotflash é tua bios.

3. whatlockin

whatlockin Power Member

pois... o problema vai ser arranjar um igual... é um P4...:S

quanto é que custará uma reparação destas na marca? alguém tem alguma ideia?

4. whatlockin

whatlockin Power Member

rustyballzz se arranjar um portátil igual como é que faço um hotflash á minha bios?

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

Hotflash
    Hotflash é daquelas coisas que nem aquece e nem arrefece. Pelo nome fica-se com a ideia que é um flash que consiste que a motherboard esteja ligada enquanto se retira o chip (dai o nome). Isto de retirar um chip enquanto a motherboard está ligada parece uma ideia arriscada, mas quando bem feito, o hotflash pode poupar tempo e dinheiro.
    Por vezes acontece que a informação do chip fica corrompida seja por um flash que não tenha corrido bem, seja por outros problemas. É que no momento em que o computador não arranca mais por causa de um mero chip pode causar alguns transtornos como a demora de receber a motherboard a funcionar do RMA, assim como poderemos ter que comprar uma nova motherboard ou suportar os custos e demora de enviar/receber um novo chip de BIOS.
    Não se pretende que o hotflash seja o remédio santo para estes problemas já que se puderem usar a garantia usem-na, se não se importarem de esperar por receber uma nova motherboard.
    Para fazer um hotflash é necessário duas motherboards em que uma delas está funcional e a outra é a que tem o problema no chip. Como é evidente o tipo de chip terá que ser igual: um chip PLCC não irá encaixar no conector do chip DIP e vice-versa.
    Depois precisam de uma ferramenta que têm o nome de IC Extractor Tool e que está na imagem seguinte:

o resto fica neste link a meio da pagina.

boa sorte.

6. whatlockin

whatlockin Power Member

segundo diz no link não é preciso ter 2 portáteis iguais, mas sim 2 motherboard com o mesmo chip...

"Para fazer um hotflash é necessário duas motherboards em que uma delas está funcional e a outra é a que tem o problema no chip. Como é evidente o tipo de chip terá que ser igual: um chip PLCC não irá encaixar no conector do chip DIP e vice-versa."

Chip de BIOS da minha é do tipo PLCC, se eu arranjar uma motherboard com o mesmo tipo de chip será que dá para fazer o Hotflash??

7. rustyballzz

rustyballzz Power Member

sim da claro.
    falei em portatil igual pq é mais dificil arranjar uma board compativel.

cumpz.

8. whatlockin

whatlockin Power Member

não é facil de fazer, vamos ver no que dá!!

tks

cumps

9. SirArthur

SirArthur Power Member

Já agora, para quem for reparar algum portátil Amilo D 7830 convém sempre verificar o estado da bateria e, caso esta esteja morta, nunca utilizar o carregador dele para o ligar.
    Isto porque o Amilo necessita no mínimo de 20 V a 3,5 A (4,2 A recomendado) e o carregador debita 19V a 3,16 A. Esta deficiência do carregador tem que ser compensada pela bateria de outra forma o PC desliga-se ao fim de segundos.

A alternativa é ou colocar uma bateria nova ou ligar um transformador que debite a voltagem e intensidade necessárias.
    Utilizando um novo transformador deve-se remover a bateria para evitar que esta possa incendiar por sobre-aquecimento.

Uma das formas de detectar a falha da bateria é pelo trabalhar do dissipador, em voltagem insuficiente este liga-se e desliga-se constantemente de forma ruidosa.

Espero ter ajudado a quem no futuro se depare com este tipo de problema.

10. 100do

100do Power Member

Isto quer dizer que é arriscado comprar um portátil destes com a bateria morta, certo?

Encontrei um enquanto procurava solução para o meu Amilo D6800, mas agora fiquei com um pé atrás (ou os 2).

11. SirArthur

SirArthur Power Member

Não, a única coisa que convém é ter atenção ao alimentar o portátil correctamente.

Se a bateria está morta:

1) Remover a bateria.
    2) Determinar e obter, se necessário, um alimentador adequado à tensão necessária.

Com uma bateria boa, ou repondo a bateria por uma nova:

1) Determinar a tensão de carga da bateria.
    2) Alimentar o portátil de acordo com a bateria.

12. 100do

100do Power Member

Ok, obrigado.

Em todo o caso vou tentar encontrar só a placa gráfica para o meu. Apesar de me terem dito que a gráfica é integrada, tenho visto algumas à venda.

Partilhar esta Página