Protecção para não ultrapassar o limite de tráfego

casser

Power Member
Boas..

A minha ideia é a seguinte:

Os ISP´s impôem limites de tráfego de internet e todos eles tem a mesma política "ofereçemos um serviço de alerta por email, mas não nos responsabilizamos pela falha de entrega do alerta, cabe ao utilizador controlar o seu consumo de tráfego de internet e pagar pelo excesso de tráfego", excesso este que muitas vezes é cobrado de forma excessiva (ex: 1.77€ por cada 100MB de upload/download na Cabovisão).

Tudo bem, existe um limite, mas o tráfego de internet não é completamente controlado pelo utilizador (actulizações, virus, etc)...todos nós temos exemplos de consumos involuntários de internet e todos nós já lemos aquelas histórias sobre consumos extravagantes..o meu ultimo exemplo de consumo não "controlado":

-À uns dias atrás andava a ver umas terreolas no Google Earth e saí à pressa de casa, deixei sem querer o Google Earth a funcionar..se clicarem no mapa e arrastarem para uma direcção o Google Earth avança sempre devagar, consumindo megas e megas...passado umas horas voltei ao pc e reparei que ele tinha consumido umas boas centenas de MB´s, isto no meu limite de 10GB´s é muito.


Então que "protecção" temos para evitar ultrapassar o limite de tráfego? Uns avisos enviados por email que podem ou não ser enviados? visualização diária e constante dos consumos de tráfego? Devia caber ao utilizador definir se quer ou não ultrapassar o limite de tráfego de uma forma mais eficaz:

exemplo de solução: A Cabovisão actualiza os consumos de tráfego de hora a hora, significando que tem uma gestão eficaz do tráfego. Na página do cliente da Cabovisão existia uma opção em que pudesse mos bloquear o tráfego antes de este ultrapassar o limite, ou seja, se o meu limite são 10GB´s e assim que a opção tivesse activada, não teria mais internet no momento em que atingisse os 10.000mb. Se na altura eu quisesse ultrapassar o limite de 10Gb´s e pagar por fracções de 100mb, a Cabovisão disponibilizava uma forma para eu declarar que sim e desbloqueavam a internet..


O meu exemplo de solução foi o primeiro que me veio à cabeça...mas acham que devia haver uma forma de proteger o cliente de não ultrapassar o limite de tráfego, bloqueando a internet conforme pretendemos?
 
Boas! Em termos de controlar a net conheço um programa( netlimiter 2 ) que é bastante bom para controlar a net. Só que não sei e se tem essa opção de quando chega ao limite bloqueia a net.

Cumpz
 
NetCount

Eu pessoalmente uso o NetCount e nunca tive problemas.
Conta-me o tráfego certinho (Nacional/Internacional) e deixa-me bloquear tipo a partir de X tráfego bloqueia o tráfego ou só bloqueia o internacional.
É o único que uso e nunca me deixou ficar mal.
 
Obrigado pelas respostas e conselhos, mas queria dizer que os ISP´s é que deveriam ter uma protecção para não ultrapassar o limite...contrato um serviço de internet com um limite de tráfego..o ISP é que deveria encontrar uma solução para não ultrapassarmos o tráfego que ele proprio impõe. Se quero ultrapassar o limite, deveria ter que informar o ISP.
 
Obrigado pelas respostas e conselhos, mas queria dizer que os ISP´s é que deveriam ter uma protecção para não ultrapassar o limite...contrato um serviço de internet com um limite de tráfego..o ISP é que deveria encontrar uma solução para não ultrapassarmos o tráfego que ele proprio impõe. Se quero ultrapassar o limite, deveria ter que informar o ISP.
Com um limite mas não são os ISP's que vao ajudar o cliente pois se es cliente deles tens é de cumprir esse limite..
 
Com um limite mas não são os ISP's que vao ajudar o cliente pois se es cliente deles tens é de cumprir esse limite..

Aí é que está!!! Como é que sei que estou a cumprir o limite? O ISP tem o dever de ter um sistema informativo em relação aos consumos. Ok ha sistemas maus e outros melhorzinhos, o que cabe ao cliente resolver é ir verificando a soluçao que o ISP nos dá. Se nao tivermos alertas ou algum tipo de sistema que nos informe dos consumos podemos muito bem nao ser penalizados pois sei lá eu a quantidade de consumos que faço num mês. Até podia saber.. mas sou burrinho e nao conheço programinhas que fazem mil e uma coisas (fazer de burro perante o ISP claro).

:)

"O meu exemplo de solução foi o primeiro que me veio à cabeça...mas acham que devia haver uma forma de proteger o cliente de não ultrapassar o limite de tráfego, bloqueando a internet conforme pretendemos?"

Tao agora iam bloquear a internet? Não navegavas pq não tinhas mais consumos.. nao faz grande sentido. O que te podiam fazer era mandar alertas para x nivel de consumos para os reduzires ou nao navegar mais.
 
Última edição:
Eu preferia dizer ao ISP que não queria ultrapassar o limite e bloquearem-me a internet, a arriscar a pagar por excesso de tráfego. Porque para mim, o limite é limite e nunca vou ultrapassa-lo nem por necessidade extrema.
 
vergonha

Olá casser e o restante do pessoal, li o comentario de vcs sobre limite de internet, porem no Brasil os serviços prestados de internet são na verdade uma porcaria a questão é a gente lutar contra limites e não ficar pedindo para que os fornecedores nos informem ou cobrem pelo excesso, e sim que eles tomem vergonha na cara isso mesmo vergonha na cara, pois os serviços de internet no brasil são caros e péssimos muitas vezes por própia responsabilidade dos fornecedores do seviço, pois é muito mais comodo eles deixar a genete usar somente para coisas leves como msn, e-mail, foruns etc do que gente poder aproveitar realmente tudo o que a internet nos pode oferecer pois eles não querem investir em nada seja em cabos, servidores, enfim só querem ganhar nas nossas custas, pessoal vamos reivindicar nossos direitos os nerds unidos jamais serão vencidos. OBRIGADO
 
Este post é de 2008 pelo que já é antigo.
Apenas em internet movel existem limites, de resto é ilimitado.

Olá casser e o restante do pessoal, li o comentario de vcs sobre limite de internet, porem no Brasil os serviços prestados de internet são na verdade uma porcaria a questão é a gente lutar contra limites e não ficar pedindo para que os fornecedores nos informem ou cobrem pelo excesso, e sim que eles tomem vergonha na cara isso mesmo vergonha na cara, pois os serviços de internet no brasil são caros e péssimos muitas vezes por própia responsabilidade dos fornecedores do seviço, pois é muito mais comodo eles deixar a genete usar somente para coisas leves como msn, e-mail, foruns etc do que gente poder aproveitar realmente tudo o que a internet nos pode oferecer pois eles não querem investir em nada seja em cabos, servidores, enfim só querem ganhar nas nossas custas, pessoal vamos reivindicar nossos direitos os nerds unidos jamais serão vencidos. OBRIGADO
 
Desculpa asturnas? O sapo adsl por exemplo tem tráfego limitado, a zon também.. Apenas dois isp.

Têm mas só nos serviços mais baixos (ZON), já na sapo adsl acho uma vergonha só darem trafego ilimitado a quem tem débito directo, porque senão pagas mais €7,9 por mês.., mas pronto a PT tem coisas destas como também pagar para números nómadas (30).
 
Última edição:
Pronto ok...
Na generalidade dos serviços (3play principalmente) o tráfego é ilimitado...

Peço desculpa pelo desenterro dos ossos, mas visto ser cliente meo e ter incluído no pacote total24 o tarifário banda larga móvel zero - 100mb/mês, após ligar para a PT (16200), eles recusam-se a barrar / suspender o serviço antes que ultrapasse o limite dos míseros 100mb.

Já enviei carta à ANACOM para apreciar o caso, apesar de ainda não ter obtido resposta.

Teremos ou não o direito de informação e de controlo de custos de tráfego?
 
Tens o direito provavelmente. Mas também muito provavelmente a ANACOM não vai querer saber de nada disso infelizmente. Já aconteceu por aqui um caso semelhante e pagámos a mais. A solução foi colocar as pens onde nem sabemos onde elas estão ou mandá-las para o lixo. Para todos os efeitos é como se não tivéssemos.
 
Back
Topo