1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Protech - Distro made in Portugal

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por hellaxe, 27 de Setembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1701)

  1. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Descobri hoje esta distro no Distrowatch e é portuguesa.
    Baseada no Ubuntu com fluxbox.
    Link da distro
    Link Distrowatch

    Alguém daqui está envolvido no projecto??

    Assim que tiver um tempo vou experimentar.

    EDIT: Corrigido o link
     
    Última edição: 27 de Setembro de 2007
  2. Romani48

    Romani48 Power Member

  3. Dazkarieh

    Dazkarieh To fold or to FOLD?

    Gosto do nome deles... m4sterguru and pintas :002:

    As fotos também estão a matar. Vou experimentar.
     
  4. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    está bem bonitinha...
    fluxbuntu based ?
     
  5. greatbunzinni

    greatbunzinni Power Member

    Não creio que se possa chamar isso uma distribuição, pelo menos mantendo uma cara séria. Tem mais ar de ser algo que dois malucos (o pintas?? o masterguro??) que resolveram perder tempo a brincar com os pacotes do debian.
     
  6. hellaxe

    hellaxe Power Member

    A distro tem a sua finalidade bem delineada: testar segurança.
    Será semelhante ao nubuntu mas muito mais trabalhada a nivel de look.
    Eu ainda não testei
     
  7. Dois malucos, LoL, as aparencias podem iludir, desde já agradeço o tempo despendido no Protech. Tava agora no server a ver os links, e vi um Português, achei, engraçado e resolvi ver as reviews tugas. Como sempre nunca ninguem valoriza o que é nacional, mas não nos preocupa isso. Gostava de responder que " isto " é uma distribuição de segurança, com reviews internacionais e super aceite na comunidade de segurança. No momento é a melhor distro de segurança no mercado, e feita só por duas pessoas. Não quero fazer perder o vosso tempo, mas a nivel international tamos a softpedia com um optimo review http://news.softpedia.com/news/Protech-ONE-Ubuntu-for-security-professionals-65108.shtml no qual em 2 semanas ja foram feitos 1200 downloads do server deles, se estamos no distrowatch é porque somos uma distro a serio, pois caso não saibam tem restrições muito serias, tipo não aceitam distros novas, e só aceitam coisas mesmo a sério. Estamos na revista Hakin9 do qual temos suporte também, e estamos na pagina inicial deles, além de muitas mais coisas. So queria dizer o seguinte, la por sermos tugas não quer dizer que seja fraco, poix eu e o pintas ja trabalhamos com linux desde há 10 anos ou mais, no tempo em que so instalar o linux era uma vitoria. Verdade, se a caixa magica é uma distro a seria, porque é que estamos á frente deles na distrowatch, e já agora, quais são as distros nacionais conceituadas a nivel internacional??? pois eu também não sei a não ser a minha.... :002::002:
     
    Última edição: 30 de Setembro de 2007
  8. LnxSlck

    LnxSlck Power Member


    Haver uma distro portuguesa é de louvar sim, mas a tua atitude chega a ser enfim.. nem sei que lhe chamar

    Bem, presunção e àgua benta cada qual toma a que quer.

    Desde quando é que o distrowatch é sinónimo de qualidade? É um site com estatisticas, nada mais, por uma distro tar em 1º para mim não significa que seja boa.

    Um conselho, humildade nunca fez mal a ninguém..

    Fizeste uma distro? Óptimo. As pessoas usam? Melhor ainda... Não usam ou não gostam? Não critiques, deixa-te estar no teu canto.

    Finalmente, boa sorte para o vosso projecto e que outros apareçam...
     
  9. nothing

    nothing Power Member

    Realmente, parabéns pela iniciativa mas essa atitude não fica bem.


    Já agora, vantagens da Protech em relação à Backtrack?
     
  10. hellaxe

    hellaxe Power Member

    De facto é uma vitoria estarem na distrowatch. Não a deixem morrer e continuem a trabalhar nisso com qualidade.

    Recordo-me do Tugux que também apareceu no distrowatch mas morreu pouco tempo depois. Pareceu-me uma boa distro mas houve sempre aqueles aqui no nosso burgo que deitaram abaixo até ás profundezas do Inferno. Enfim.......

    Já agora M4asterguru.... já que tiveste o trabalho de te registares para dares a tua impressão da distro mantém a frequência por estes lados já que esta secção pode beneficiar de alguém com uma experiência destas.

    Já agora relativamente ao Backtrack e fora o Fluxbox quais as maiores diferenças?
     
  11. slack_guy

    slack_guy Power Member

    O BackTrack (se não me engano) é baseado em Slackware. O Protech é baseado em Ubuntu. Esta é uma diferença 'abismal'.
     
  12. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Quero dizer em termos de funcionalidade, ou seja, software, configs, etc.
     
  13. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Abismal e para pior não ? :lol:
     
  14. greatbunzinni

    greatbunzinni Power Member


    Antes de mais, ninguém criticou por ser português. Criticou-se por ser apenas mais uma distribuição entre muitas, sem qualquer valor acrescentado e que não é nada mais do que pegar numa distribuição já estabelecida, mudar o visual e tocar numa mão cheia de pacotes. Podes estar muito orgulhoso do trabalho que fizeste com o pintas e orgulhoso pela tua promoção ter dado uns frutos em alguns meios permeáveis mas isso não quer dizer que seja a bomba que tu tentes fazer crer, muito menos "a melhor do mercado". Por muita auto-promoção que queiras fazer, não deixa de ser nada mais do que algo que o masterguru e o pintas fizeram no seu tempo livre, ao trocar uns PNGs no ubuntu e tocando nuns pacotes.

    E já agora, apesar de também serem portuguesas tu não vês ninguém a criticar a Caixa Mágica ou o PAIPIX, apesar de haver muito mais trabalho português do que mudar PNGs.

    E mais uma vez sobre esses "óptimos reviews", pelo o que eu vejo os criticos escreveram as criticas sem se darem ao trabalho de testarem-na pessoalmente, publicando os artigos somente a partir do que aparece no site e sobre o que o masterguru e o pintas dizem. No entanto, quando instalam eles dão elogios tão grandes como dizerem que a única coisa que ela tem de diferente é instalar o opera com o tor. Uau.

    Por isso, apesar dos teus 10 anos e múltiplas vitórias a instalar linux e apesar do teu trabalho com o pintas, se calhar convinha assentares os pés na terra e desceres à realidade antes de te pores de bicos de pés e comparares o teu projecto de fim de semana com distribuições como a Caixa Mágica. Podes não gostar mas fizeram mais pelo linux em Portugal do que a tua brincadeira com os pacotes do ubuntu.
     
  15. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Nem para pior nem para melhor. São distribuições diferentes, com diferentes formas de 'fazer as coisas'.
    Pessoalmente, agrada-me mais a estabilidade, performance e simplicidade do Slackware do que qualquer outra característica (resolução automática de dependências, ziliões de pacotes, alterações ao Kernel... you name it) de outra distro.

    Como nota de rodapé: alguns dos programas incluídos (em ambas as distros), se utilizados de forma 'inapropriada' (WTF... qual é a forma 'apropriada' de correr um sniffer numa rede que não é nossa e não nos foi dada qualquer permissão para o fazer?) podem dar cadeia.

    Estas ferramentas são importantes e o seu desenvolvimento deve ser apoiado. O reverso da medalha é a rapaziada que se arma em ácaro e se pôe a fazer scan às portas a torto e a direito, desperdiçando recursos e a chatear o resto da malta. Enfim, cada é um é 'pró que nasce'.
     
  16. espeon

    espeon Power Member

    Pergunto se inclui uma worlist em português, para testes de segurança?


    Atentamente,
     
  17. nuno_nunes

    nuno_nunes Power Member

    [Distro] Protech One - Distribuição Linux made in Portugal

    Protech One - Distribuição Linux made in Portugal

    [​IMG]

    Foi a partir do meu colega Gonçalo Rodrigues do PlanetGeek que conheci esta excelente distribuição Linux.

    Criada com base no Ubuntu e usando o gestor de janelas FluxBox, a distro Protech foi criada por dois jovens "pinguins" portugueses de nick "pintas" e "m4sterguru".

    Nesta distribuição podemos encontrar várias aplicações vocacionadas para programação e segurança, no entanto o sistema é acessível a qualquer utilizador normal, podendo ser usado como sistema desktop default.

    Entre a lista de aplicações disponíveis na Protech podemos encontrar o cliente de IM pidgin, o Audacious e ainda o reprodutor de vídeos Mplayer, no site podemos encontrar uma lista de software pré-instalado.

    O XAMPP, servidor Apache com suporte a MySql e PHP, faz também parte dessa lista.

    Algo que chama a atenção é o facto de o browser por omissão ser o Opera e não o Mozilla Firefox como a maioria das distribuições Linux.

    O criador "pintas" explica essa escolha dizendo que o Opera é um tudo em um, funcionando como browser, cliente de IRC, gestor de downloads, cliente de e-mail e ainda cliente de bittorrent.

    Para além de ser bastante completa, esta distro é muitíssimo leve, também devido ao FluxBox que usa muita pouca RAM.

    Homepage: TechM4sters

    Fonte: webtuga.com
     
  18. mundano

    mundano Power Member

    Software livre é mesmo isso... Pegar no que já existe, e melhorar... Não entendo essas criticas.. Se fosse para fazer sempre tudo do zero tanto interessava se fosse livre ou proprietário..


    Quanto à distro em si, eu pessoalmente não vou experimentar porque não me parece que pela descrição se adapte ao meu perfil de utilizador, mas se para o seu objectivo é uma boa distribuição, parabéns aos seus criadores..

    E é sempre bom ver que existe o know-how em Portugal para estas lides..
     

Partilhar esta Página