1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Protech - Distro made in Portugal

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por hellaxe, 27 de Setembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1701)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

Descobri hoje esta distro no Distrowatch e é portuguesa.
    Baseada no Ubuntu com fluxbox.
    Link da distro
    Link Distrowatch

Alguém daqui está envolvido no projecto??

Assim que tiver um tempo vou experimentar.

EDIT: Corrigido o link

Última edição: 27 de Setembro de 2007
  2. Romani48

Romani48 Power Member

3. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Gosto do nome deles... m4sterguru and pintas :002:

As fotos também estão a matar. Vou experimentar.

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

está bem bonitinha...
    fluxbuntu based ?

5. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Não creio que se possa chamar isso uma distribuição, pelo menos mantendo uma cara séria. Tem mais ar de ser algo que dois malucos (o pintas?? o masterguro??) que resolveram perder tempo a brincar com os pacotes do debian.

6. hellaxe

hellaxe Power Member

A distro tem a sua finalidade bem delineada: testar segurança.
    Será semelhante ao nubuntu mas muito mais trabalhada a nivel de look.
    Eu ainda não testei

7. Dois malucos, LoL, as aparencias podem iludir, desde já agradeço o tempo despendido no Protech. Tava agora no server a ver os links, e vi um Português, achei, engraçado e resolvi ver as reviews tugas. Como sempre nunca ninguem valoriza o que é nacional, mas não nos preocupa isso. Gostava de responder que " isto " é uma distribuição de segurança, com reviews internacionais e super aceite na comunidade de segurança. No momento é a melhor distro de segurança no mercado, e feita só por duas pessoas. Não quero fazer perder o vosso tempo, mas a nivel international tamos a softpedia com um optimo review http://news.softpedia.com/news/Protech-ONE-Ubuntu-for-security-professionals-65108.shtml no qual em 2 semanas ja foram feitos 1200 downloads do server deles, se estamos no distrowatch é porque somos uma distro a serio, pois caso não saibam tem restrições muito serias, tipo não aceitam distros novas, e só aceitam coisas mesmo a sério. Estamos na revista Hakin9 do qual temos suporte também, e estamos na pagina inicial deles, além de muitas mais coisas. So queria dizer o seguinte, la por sermos tugas não quer dizer que seja fraco, poix eu e o pintas ja trabalhamos com linux desde há 10 anos ou mais, no tempo em que so instalar o linux era uma vitoria. Verdade, se a caixa magica é uma distro a seria, porque é que estamos á frente deles na distrowatch, e já agora, quais são as distros nacionais conceituadas a nivel internacional??? pois eu também não sei a não ser a minha.... :002::002:

Última edição: 30 de Setembro de 2007
  8. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Haver uma distro portuguesa é de louvar sim, mas a tua atitude chega a ser enfim.. nem sei que lhe chamar

Bem, presunção e àgua benta cada qual toma a que quer.

Desde quando é que o distrowatch é sinónimo de qualidade? É um site com estatisticas, nada mais, por uma distro tar em 1º para mim não significa que seja boa.

Um conselho, humildade nunca fez mal a ninguém..

Fizeste uma distro? Óptimo. As pessoas usam? Melhor ainda... Não usam ou não gostam? Não critiques, deixa-te estar no teu canto.

Finalmente, boa sorte para o vosso projecto e que outros apareçam...

9. nothing

nothing Power Member

Realmente, parabéns pela iniciativa mas essa atitude não fica bem.

Já agora, vantagens da Protech em relação à Backtrack?

10. hellaxe

hellaxe Power Member

De facto é uma vitoria estarem na distrowatch. Não a deixem morrer e continuem a trabalhar nisso com qualidade.

Recordo-me do Tugux que também apareceu no distrowatch mas morreu pouco tempo depois. Pareceu-me uma boa distro mas houve sempre aqueles aqui no nosso burgo que deitaram abaixo até ás profundezas do Inferno. Enfim.......

Já agora M4asterguru.... já que tiveste o trabalho de te registares para dares a tua impressão da distro mantém a frequência por estes lados já que esta secção pode beneficiar de alguém com uma experiência destas.

Já agora relativamente ao Backtrack e fora o Fluxbox quais as maiores diferenças?

11. slack_guy

slack_guy Power Member

O BackTrack (se não me engano) é baseado em Slackware. O Protech é baseado em Ubuntu. Esta é uma diferença 'abismal'.

12. hellaxe

hellaxe Power Member

Quero dizer em termos de funcionalidade, ou seja, software, configs, etc.

13. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Abismal e para pior não ? :lol:

14. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Antes de mais, ninguém criticou por ser português. Criticou-se por ser apenas mais uma distribuição entre muitas, sem qualquer valor acrescentado e que não é nada mais do que pegar numa distribuição já estabelecida, mudar o visual e tocar numa mão cheia de pacotes. Podes estar muito orgulhoso do trabalho que fizeste com o pintas e orgulhoso pela tua promoção ter dado uns frutos em alguns meios permeáveis mas isso não quer dizer que seja a bomba que tu tentes fazer crer, muito menos "a melhor do mercado". Por muita auto-promoção que queiras fazer, não deixa de ser nada mais do que algo que o masterguru e o pintas fizeram no seu tempo livre, ao trocar uns PNGs no ubuntu e tocando nuns pacotes.

E já agora, apesar de também serem portuguesas tu não vês ninguém a criticar a Caixa Mágica ou o PAIPIX, apesar de haver muito mais trabalho português do que mudar PNGs.

E mais uma vez sobre esses "óptimos reviews", pelo o que eu vejo os criticos escreveram as criticas sem se darem ao trabalho de testarem-na pessoalmente, publicando os artigos somente a partir do que aparece no site e sobre o que o masterguru e o pintas dizem. No entanto, quando instalam eles dão elogios tão grandes como dizerem que a única coisa que ela tem de diferente é instalar o opera com o tor. Uau.

Por isso, apesar dos teus 10 anos e múltiplas vitórias a instalar linux e apesar do teu trabalho com o pintas, se calhar convinha assentares os pés na terra e desceres à realidade antes de te pores de bicos de pés e comparares o teu projecto de fim de semana com distribuições como a Caixa Mágica. Podes não gostar mas fizeram mais pelo linux em Portugal do que a tua brincadeira com os pacotes do ubuntu.

15. slack_guy

slack_guy Power Member

Nem para pior nem para melhor. São distribuições diferentes, com diferentes formas de 'fazer as coisas'.
    Pessoalmente, agrada-me mais a estabilidade, performance e simplicidade do Slackware do que qualquer outra característica (resolução automática de dependências, ziliões de pacotes, alterações ao Kernel... you name it) de outra distro.

Como nota de rodapé: alguns dos programas incluídos (em ambas as distros), se utilizados de forma 'inapropriada' (WTF... qual é a forma 'apropriada' de correr um sniffer numa rede que não é nossa e não nos foi dada qualquer permissão para o fazer?) podem dar cadeia.

Estas ferramentas são importantes e o seu desenvolvimento deve ser apoiado. O reverso da medalha é a rapaziada que se arma em ácaro e se pôe a fazer scan às portas a torto e a direito, desperdiçando recursos e a chatear o resto da malta. Enfim, cada é um é 'pró que nasce'.

16. espeon

espeon Power Member

Pergunto se inclui uma worlist em português, para testes de segurança?

Atentamente,

17. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

[Distro] Protech One - Distribuição Linux made in Portugal

Protech One - Distribuição Linux made in Portugal

Foi a partir do meu colega Gonçalo Rodrigues do PlanetGeek que conheci esta excelente distribuição Linux.

Criada com base no Ubuntu e usando o gestor de janelas FluxBox, a distro Protech foi criada por dois jovens "pinguins" portugueses de nick "pintas" e "m4sterguru".

Nesta distribuição podemos encontrar várias aplicações vocacionadas para programação e segurança, no entanto o sistema é acessível a qualquer utilizador normal, podendo ser usado como sistema desktop default.

Entre a lista de aplicações disponíveis na Protech podemos encontrar o cliente de IM pidgin, o Audacious e ainda o reprodutor de vídeos Mplayer, no site podemos encontrar uma lista de software pré-instalado.

O XAMPP, servidor Apache com suporte a MySql e PHP, faz também parte dessa lista.

Algo que chama a atenção é o facto de o browser por omissão ser o Opera e não o Mozilla Firefox como a maioria das distribuições Linux.

O criador "pintas" explica essa escolha dizendo que o Opera é um tudo em um, funcionando como browser, cliente de IRC, gestor de downloads, cliente de e-mail e ainda cliente de bittorrent.

Para além de ser bastante completa, esta distro é muitíssimo leve, também devido ao FluxBox que usa muita pouca RAM.

Homepage: TechM4sters

Fonte: webtuga.com

18. mundano

mundano Power Member

Software livre é mesmo isso... Pegar no que já existe, e melhorar... Não entendo essas criticas.. Se fosse para fazer sempre tudo do zero tanto interessava se fosse livre ou proprietário..

Quanto à distro em si, eu pessoalmente não vou experimentar porque não me parece que pela descrição se adapte ao meu perfil de utilizador, mas se para o seu objectivo é uma boa distribuição, parabéns aos seus criadores..

E é sempre bom ver que existe o know-how em Portugal para estas lides..

Partilhar esta Página